Notícias

Em Arcoverde, inauguração termina em protesto contra Madalena

Por Nill Júnior

Blog do Magno

Na inauguração da nova praça São Cristóvão, ontem, localizada no bairro de mesmo nome, a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), foi surpreendida por um protesto. Os manifestantes cobraram mais educação da gestora.

Segundo o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB), após os discursos de vereadores, no momento em que a prefeita fez uso da palavra, alunos da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA) interromperam a fala de Madalena com gritos de guerra em defesa da educação: “Praça nova não! Queremos mais educação!”.

De acordo com o parlamentar, os alunos cobravam as bolsas do Programa Universidade Para Todos em Pernambuco (Proupe) cortadas pelo Governo do Estado. Na ocasião, a prefeita alegou que não era responsabilidade dela, mas do Governo do Estado.

Outras Notícias

Professores de Calumbi decretam greve por tempo indeterminado

Os professores ativos e inativos da rede de ensino do município de Calumbi, decretaram greve por tempo indeterminado, em assembleia realizada na manhã da segunda-feira (11). A assembleia teve a participação de outros funcionários aposentados da prefeitura local e as categorias estão reivindicando o recebimento dos salários atrasados. “O Sindicato Único dos Profissionais do Magistério […]

Assembleia dos professores. Foto: Portal Nayn Neto
Assembleia dos professores. Foto: Portal Nayn Neto

Os professores ativos e inativos da rede de ensino do município de Calumbi, decretaram greve por tempo indeterminado, em assembleia realizada na manhã da segunda-feira (11). A assembleia teve a participação de outros funcionários aposentados da prefeitura local e as categorias estão reivindicando o recebimento dos salários atrasados.

“O Sindicato Único dos Profissionais do Magistério Público das Redes Municipais de Ensino no Estado de Pernambuco já havia mantido contato com a Prefeitura de Calumbi, em outra assembleia realizada pela categoria, no dia 30 de março, do corrente, onde foi estipulado o prazo  para que o secretário de educação ou o prefeito se pronunciasse. Porém a gestão do município não se pronunciou e houve a necessidade de tomarmos esta medida extrema”, disse Josenildo Vieira, Presidente do SINDUPROM-PE, em Calumbi, ao portal Nayn Neto.

“A categoria está insatisfeita com a maneira como vem sendo tratada pelo Gestor Municipal, Erivaldo José da Silva (PSB), mais conhecido por Joelson. Esta deveria ser uma das classes mais respeitadas dentro da sociedade”, pois somos formadores de opinião, agora tendo que pedir ajuda à população para não passar fome, depois de ter trabalhado a vida inteira para o município, isso é uma vergonha”, reclamou um professor que preferiu não se identificar.

Além dos professores ativos que nunca recebem seus salários em dia, funcionários aposentados de outras categorias estão sofrendo com quase seis meses de salários atrasados, segundo as denúncias.

Durante a assembléia, ficou marcado para a próxima segunda-feira (18), que todos os funcionários, unidos, farão um protesto reivindicando seus direitos em frente a sede da Prefeitura Municipal de Calumbi, a partir das 08h, tendo início na praça local.

Ciclo carnavalesco de Arcoverde mantém viva a tradição da Folia dos Bois

Em Arcoverde, depois da folia antecipada – com shows entre os dias 20 e 23 de fevereiro, neste sábado (01.03), teve início o “Carnaval Folia dos Bois”, com o tradicional Cortejo do Zé Pereira,  enchendo novamente de alegria e festa as ruas da cidade. O Cortejo do Zé Pereira, que deu a largada no “Carnaval […]

Em Arcoverde, depois da folia antecipada – com shows entre os dias 20 e 23 de fevereiro, neste sábado (01.03), teve início o “Carnaval Folia dos Bois”, com o tradicional Cortejo do Zé Pereira,  enchendo novamente de alegria e festa as ruas da cidade.

O Cortejo do Zé Pereira, que deu a largada no “Carnaval Folia dos Bois”, partiu do bairro São Geraldo e seguiu pelo Centro até a Praça da Bandeira, no coração da cidade. Mais de 30 agremiações carnavalescas tradicionais de Arcoverde – como o Boi Diamante, Boi Cafuné, Boi Linguarudo, Boi Fantástico, Urso Pé de Lã, Urso Mimoso, Urso da Cara Preta e Urso Maluco Beleza – participaram do desfile.

O “Carnaval Folia dos Bois” de Arcoverde segue até a terça-feira Momo. Diversas atrações artísticas e culturais farão apresentações de frevo, maracatu, bois e ursos em três polos carnavalescos: Dona Didi, JK e São Cristóvão. Os polos descentralizados terão atrações em todos os dias do carnaval, às 17h, 17h30, 19h e 19h30. No polo São Cristóvão haverá uma atração extra (Batalha dos Bruxos), às 21h da terça-feira, dia 04 de março.

CARNAVAL FOLIA DOS BOIS – ARCOVERDE

PROGRAMAÇÃO

POLO DO JK

Domingo, 02 de Março

17h – URSO JUJUBA

17H30 – ALESSANDRO CITY

19H – URSO BALU

19H30 – NAGYLLA FERREIRA

POLO DONA DIDI

Domingo, 02 de Março

17h – BOI CAFUNÉ E BONECA EMÍLIA

17H30 – DAN PAREDÃO

19H – BATUQUE DO SERTÃO

19H30 – 1 PAGODINHO

POLO DO SÃO CRISTÓVÃO

Domingo, 02 de Março

17h – ALA URSA ROSINHA

17H30 – É O SAMBA

19H – BOI FANTÁSTICO

19H30 – DINHO MENEZES

POLO DO JK

Segunda , 03 de Março

17h – BOI BANDIDO

17H30 – KAKO BALA

19H – BOI BOLA DE FOGO

19H30 – ORQUESTRA DE FREVO MAKTUB

POLO DONA DIDI

Segunda, 03 de Março

17h – BOI ATREVIDO

17H30 – PATRÕES NA FARRA

19H – AFOXÉ YA OMI OGUNTÉ

19H30 – PAGODEZ

POLO DO SÃO CRISTÓVÃO

Segunda, 03 de Março

17h – BOI CAFUNÉ E BONECA EMÍLIA

17H30 – ORQUESTRA DE FREVO MAKTUB

19H – SERTÃO MARACATU

19H30 – KAKO BALA

POLO DO JK

Terça , 04 de Março

17h – BOI CAFUNÉ E BONECA EMÍLIA

17H30 – PATRÕES NA FARRA

19H – BOI PÉROLA NEGRA

19H30 – DAN PAREDÃO

POLO DONA DIDI

Terça , 04 de Março

17h – BOI TATU

17H30 – ORQUESTRA DE FREVO MAKTUB

19H – BOI BOIOLA

19H30 – O MALVADÃO

POLO DO SÃO CRISTÓVÃO

Terça , 04 de Março

17h – BOI DIAMANTE NEGRO

17H30 –  O MALVADÃO

19H – MARACATU ENCANTO DO SERTÃO

19H30 – PAGODEZ

21H – BATALHA DOS BRUXOS

Alunos da Casa da Juventude de Itapetim recebem certificados de conclusão de cursos

A Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria de Ação Social, realizou, na noite da última sexta-feira (08/08), a entrega de certificados de conclusão dos cursos de Informática Básica e Manutenção de Computadores, oferecidos gratuitamente pela Casa da Juventude. “Nos dias em que vivemos o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e para conseguir um […]

3

A Prefeitura de Itapetim, através da Secretaria de Ação Social, realizou, na noite da última sexta-feira (08/08), a entrega de certificados de conclusão dos cursos de Informática Básica e Manutenção de Computadores, oferecidos gratuitamente pela Casa da Juventude.

“Nos dias em que vivemos o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e para conseguir um emprego é essencial ter uma qualificação na área da informática”, disse o vice-prefeito Junior Moreira, durante a entrega de certificados, ressaltando o compromisso do governo do prefeito Arquimedes Machado de investir na profissionalização da população.

O esforço da Prefeitura Municipal de oferecer qualificação profissional aos itapetinenses também foi destacado pelo aluno do Curso de Manutenção de Computadores Wellinton Silva. “Essa é uma grande oportunidade para todos nós. Só temos a agradecer a Casa da Juventude, a Secretária de Ação Social e ao governo do prefeito Arquimedes Machado”, enfatizou.

Segundo o coordenador da Casa da Juventude, Benone Henrique, os cursos de Informática Básica e Manutenção de Computadores tiveram duração de quatro meses e foram ministrados pelo instrutor Jones Nunes. Ainda de acordo com Benone Henrique, foram certificados 28 alunos. “Estou muito feliz por concluir mais uma etapa do nosso projeto”, comentou.

A entrega de certificados aconteceu na Casa da Juventude e também contou com a participação das secretárias de Ação Social, Cláudia Patriota, e de Educação, Edna Rangel, além do coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV 2), Zé Roberto.

Mostra Pajeú de Cinema está com inscrições abertas

A Mostra Pajeú de Cinema está recebendo filmes brasileiros que poderão integrar a sua programação na sua sexta edição, que acontecerá em 2020. Apesar do impasse entre a Ancine e a Fundarpe ao longo de 2019 e que acabou impossibilitando a capitação de recursos, a sexta MPC acontecerá, mantendo em sua programação as sessões de […]

Foto: MPC/Divulgação

A Mostra Pajeú de Cinema está recebendo filmes brasileiros que poderão integrar a sua programação na sua sexta edição, que acontecerá em 2020.

Apesar do impasse entre a Ancine e a Fundarpe ao longo de 2019 e que acabou impossibilitando a capitação de recursos, a sexta MPC acontecerá, mantendo em sua programação as sessões de curta metragem, longas e as “matinês” (curtas para crianças).

Podem se inscrever filmes produzidos em qualquer formato de captação de imagem, de qualquer gênero, realizados a partir de janeiro de 2017. As inscrições deverão ser feitas pelo site: www.mostrapajeudecinema.com.br até 31 de janeiro de 2020.

Para se inscrever, os realizadores/produtores deverão preencher o formulário online no site do festival, onde informarão um link protegido com senha para o Vimeo e Youtube. Cada realizador poderá inscrever quantos filmes desejar. A previsão é de que a lista com as obras selecionadas seja divulgada até o final de fevereiro.

O adeus ao meu sogro

Por Magno Martins* Perdi não apenas um sogro atencioso, carinhoso, de roupagem humanística, matuto apegado aos seus encantos, desde uma viola para traduzir a vida em versos a uma vaquejada. Se não derrubava o boi, apreciava a arte e patrocinava os troféus. Sua grande paixão era trovejar. Poeta e contador de causos dos bons, Antônio […]

Por Magno Martins*

Perdi não apenas um sogro atencioso, carinhoso, de roupagem humanística, matuto apegado aos seus encantos, desde uma viola para traduzir a vida em versos a uma vaquejada. Se não derrubava o boi, apreciava a arte e patrocinava os troféus.

Sua grande paixão era trovejar. Poeta e contador de causos dos bons, Antônio Mariano era um político completo, tinha o cheiro e a alma de povo. Palacetes não agradavam sua índole. Preferia viver distante, tinha ojeriza ao entorno festivo do poder.

Viveu intensamente. Boêmio de bater o ponto todos os fins de semana, o conheci no apogeu da sua carreira, chegando quatro vezes ao parlamento estadual. Brigamos por longo anos que a política dos dois lados do interior foi capaz. Mas não eram empates bisonhos, mas gigantescos, tendo começado no jornalismo e depois descambando para o campo pessoal. Até que um dia – e a vida dá muitas voltas – taquei um beijo em Aline, dançamos uma noite inteira e com o tempo viramos a protagonista de uma versão tupiniquim de Romeu e Julieta.

Antônio quase desmaia ao saber que sua filha xodó havia lhe traído no campo amoroso. Não ache exagero, mas aquele que viria o ser um sogrão literal passou seis meses sem dar um bom dia à filha. Se sentiu golpeado.

Mas logo conquistei o coração do Velho poeta, mais generoso e amplo do que poderia imaginar. E criamos uma relação de pai e filho. Antônio deixou a política no último mandato no meio do qual fez uma grande festa para celebrar nosso casamento.

Deus chamou um homem que, apesar de encerrado seus mandatos há mais de dez anos, continuava agarrado ao exercício da política partidária. Adorava buscar o voto. Sabido, inventou certa vez para uns índios do Moxotó que sabia ler mãos. E levou todos no papo, resultando em votos nas urnas.

Político não muito chegado aos modismos, Antônio Mariano não inventou a roda para ser vereador, prefeito de Afogados e deputado por quatro legislaturas. A vocação selou o casamento do chamado político bom de voto, sagaz, convivente, e com grandes serviços prestados na área social, principalmente.

Seu xodó se revelou, por sua vez, uma herdeira política magnânima, com carreira brilhante na capital, onde exerce seu terceiro mandato.

Eu sempre digo que Aline Mariano é uma Antônio de saias. Nunca vi tão parecidos. Em tudo: no temperamento, na sensibilidade, no jeito de buscar o voto, enfim, até no jeito maroto e manhoso, como é a política no Brasil.

*Casado com Aline Mariano, com quem teve dois filhos, Magno Martins é jornalista.