Em Arcoverde, Câmara participa de ato com representantes do campo
Por Nill Júnior
Foto: Wagner Ramos
O candidato da Frente Popular ao Palácio do Campo das Princesas Paulo Câmara reuniu mais de quatro mil lideranças rurais de 30 municípios – segundo números de sua coordenação de campanha – em um encontro em Arcoverde para destacar um conjunto de ações para o segmento.
Câmara esteve ao lado da prefeita Madalena Brito (PTB) e do seu companheiro de chapa, Fernando Bezerra Coelho (PSB/senador), adiantou que trabalhará pra garantir a universalização do abastecimento de água.
O socialista se comprometeu com a execução de obras sonhadas pelo ex-governador Eduardo Campos e uma série de outras intervenções com esse objetivo que constarão em seu programa de governo. “Era um sonho de Eduardo que todos os pernambucanos pudessem ter água em suas torneiras. Eu não descansarei em nenhum momento para perseguir esse sonho”, assegurou.
“Teremos muito prazer em executar o plano de convivência com o semi-árido. Vamos dobrar o número de atendimentos, para que possamos incluir nossos agricultores familiares no processo de transformação que Pernambuco vivencia”, destacou Paulo Câmara.
O candidato governista George Borja abriu a sabatina com candidatos à Prefeitura de São José do Egito, promovida pela Gazeta FM. O Debate do Sábado Especial Eleições 2024 teve apresentação desse jornalista com participações de Júnior Finfa, Marcelo Patriota, Carlos Júnior e Erbi Andrade. George apresentou propostas nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento econômico. […]
O candidato governista George Borja abriu a sabatina com candidatos à Prefeitura de São José do Egito, promovida pela Gazeta FM.
O Debate do Sábado Especial Eleições 2024 teve apresentação desse jornalista com participações de Júnior Finfa, Marcelo Patriota, Carlos Júnior e Erbi Andrade.
George apresentou propostas nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento econômico. Na área de saúde, defendeu a transformação do Hospital Maria Rafael de Siqueira em uma unidade regional. Também fortalecer o atendimento nas unidades básicas de saúde e melhorar o TFD.
Falou em valorização da educação, do fortalecimento da economia com aproveitamento da produção local e também de outros projetos de seu plano de governo.
Mas também tratou da pauta política. Sobre sua autonomia, afirmou que caberá a ele a montagem de sua equipe e a diretriz de sua gestão, se eleito.
George chegou a dizer que não entrou política por interesses pessoais e que deu uma pausa na sua carreira bem sucedida para servir à população.
Também disse ter ciência dos avanços e gargalos da gestão Evandro Valadares, prometendo avançar nas agendas onde há dificuldades.
Crítica a Fredson: em mais de uma vez, ao questionar o adversário, George tratou Fredson Brito como quem não tem disposição de ficar em São José do Egito. “Eu nasci e escolhi viver aqui. Eu conheço todo mundo aqui pelo nome. Eu não vou ficar governando da praia de Fernando de Noronha não “, referência ao fato de que o empresário tem, além das outras atividades empresariais, pousadas no arquipélago.
A Rede Estadual de Educação de Pernambuco conquistou, pelo quarto ano seguido, o primeiro lugar nacional com a menor taxa de abandono escolar no Ensino Médio. O dado consta no Censo Escolar 2016, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Em 2015, a taxa era de 2,5% e, atualmente, possui […]
A Rede Estadual de Educação de Pernambuco conquistou, pelo quarto ano seguido, o primeiro lugar nacional com a menor taxa de abandono escolar no Ensino Médio.
O dado consta no Censo Escolar 2016, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).
Em 2015, a taxa era de 2,5% e, atualmente, possui taxa de abandono escolar de 1,7%, dado que continua apontando as escolas de Pernambuco como as mais atrativas do país. O segundo estado com a menor taxa de abandono foi São Paulo, com 4,5%, seguido do Espírito Santo, com 4,6%.
Nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano), a Rede Estadual também conquistou o primeiro lugar no ranking nacional, com apenas 1% de taxa de abandono, empatado com o estado de Santa Catarina. O Mato Grosso segue em terceiro lugar, com 1,3%. Em 2015, Pernambuco estava em terceiro lugar nacional, com taxa de 1,5%.
Também houve crescimento da taxa de aprovação, tanto no Ensino Médio como nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Entre 2015 e 2016, segundo o Censo Escolar, o crescimento da taxa de aprovação em Pernambuco aumentou de 88,1% para 90,9%, no Ensino Médio. Na comparação com os Anos Finais do Ensino Fundamental, a taxa saiu de 85,9% para 89,6%.
O secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio, comemorou os resultados de redução da taxa de abandono. “É uma grande satisfação ter mantido o primeiro lugar no Ensino Médio e ter avançado no Ensino Fundamental. Isso demonstra que nossos estudantes veem a educação como o melhor caminho para conquistar seus sonhos e, para nós, que estamos no caminho certo nessa busca incessante da melhoria da educação em Pernambuco”.
Em 2012, a capital da poesia tinha em média 88% dos alunos da rede municipal de ensino alfabetizados. Hoje, mais de 4 anos depois, a realidade mudou e mudou para pior. A avaliação feita pelo programa Alfabetizar com Sucesso do governo do estado de Pernambuco, mostra uma queda gigantesca nos níveis de aprendizagem dos alunos […]
Em 2012, a capital da poesia tinha em média 88% dos alunos da rede municipal de ensino alfabetizados. Hoje, mais de 4 anos depois, a realidade mudou e mudou para pior.
A avaliação feita pelo programa Alfabetizar com Sucesso do governo do estado de Pernambuco, mostra uma queda gigantesca nos níveis de aprendizagem dos alunos nos últimos dois anos.
Em 2015 apenas 73% dos estudantes do primeiro ano sabiam ler e escrever, já em 2016, esse índice piorou ainda mais, caiu para 70%.
Já no segundo ano o nível de aprendizagem dos alunos que era de 88% em 2012, foi para 79% ano passado. No terceiro ano saiu do mesmo patamar no ultimo ano de governo de Evandro Valadares, para 79% em 2016.
Somente o quarto e o quinto ano se mantiveram com 88% de aprendizagem, o detalhe é que, a meta é de pelo menos 95% de nossas crianças, sabendo ler e escrever em todos os anos do ensino fundamental 1.
Esses números foram divulgados para toda população no Sábado (1), pela secretária de Educação Roseane Borja, em entrevista a uma emissora de rádio local, disse ainda que já colocou em prática um plano de intervenção para tentar reverter esse quadro critico da educação egipciense o mais rápido possível. Destacando que é de prioridade do governo municipal a qualidade do ensino às crianças.
Nesta terça-feira (12), o Ministério Público de Pernambuco, por meio da Procuradoria Geral de Justiça, e a Prefeitura de Arcoverde assinaram o Convênio Técnico e Administrativo para execução do Projeto “Abraçando a Escola”. A solenidade aconteceu no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde- Aesa e contou com as presenças de cerca de 120 representantes […]
Nesta terça-feira (12), o Ministério Público de Pernambuco, por meio da Procuradoria Geral de Justiça, e a Prefeitura de Arcoverde assinaram o Convênio Técnico e Administrativo para execução do Projeto “Abraçando a Escola”. A solenidade aconteceu no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde- Aesa e contou com as presenças de cerca de 120 representantes da educação municipal entre, diretores, gestores e educadores de apoio.
O balé da Escola Rotary Alcides Cursino abriu o evento e em seguida o secretário-geral do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Aguinaldo Fenelon, proferiu palestra sobre a importância do projeto e a necessidade do engajamento dos professores.
O “Abraçando a Escola” consiste em palestras nas escolas municipais ministradas por autoridades, como representantes do Ministério Público, das polícias civil e militar, do Poder Judiciário, além de encontros com pais e professores.
São doze temas, entre eles estão: “Enfrentamento da Corrupção”, “A importância da sociedade na construção da paz”; “Prevenção ao uso de drogas em geral”; “Gravidez na adolescência”; “Racismo e o extermínio da juventude negra”; “Violência contra grupos vulneráveis”.
“O objetivo é reduzir a evasão escolar, diminuir índices de violência na escola, assim como, fortalecer a cidadania dos estudantes”, enfatizou o secretário-geral Agnaldo Fenelon, que convidou os educadores a contribuir com o projeto: “São ações individuais, que fazem a diferença. Precisamos mostrar aos alunos que a atitude é base para a transformação e que mudar só depende de cada um de nós”.
Lançado em novembro do ano passado, em parceria com o Poder Judiciário, Defensoria Pública, Secretaria de Defesa Social (SDS) e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), o projeto já promoveu palestras em doze escolas da rede estadual de ensino, no Recife, envolvendo mais de mil estudantes.
Essa é uma excelente iniciativa. O “Abraçando a Escola” vai abranger a instituição de ensino como todo. É na conversa com os alunos, pais e professores e assim poder ajudar a desenvolver cada vez mais uma maior consciência cidadã”, finalizou Madalena.
Estiveram presentes também o Promotor Acumulativo de Arcoverde e Ibimirim, Felipe Wesley, o secretário de Educação Kerley Lafayette, a gestora de Rede, Ana Maria, os vereadores: Everaldo Lira, Luiza Margarida, Warley Maral e Sargento Siqueira.
Aprovados no Concurso para professor e professora da rede estadual de ensino de Pernambuco do último certame de 2022, fazem protesto em frente ao Palácio do Campo das Princesas na manhã desta terça-feira (31). O ato acontece em favor da imediata convocação destes concursados aprovado para as 2.900 vagas homologadas, assim como pela criação de […]
Aprovados no Concurso para professor e professora da rede estadual de ensino de Pernambuco do último certame de 2022, fazem protesto em frente ao Palácio do Campo das Princesas na manhã desta terça-feira (31).
O ato acontece em favor da imediata convocação destes concursados aprovado para as 2.900 vagas homologadas, assim como pela criação de novas vagas para o cadastro de reserva, visto que a rede estadual de ensino em Pernambuco trabalha com cerca de 17 mil professores em regime de contrato temporário, segundo dados de dezembro de 2021 da Secretaria de Educação.
O protesto é organizado pela Comissão dos Aprovados no Concurso da SEE-PE 2022 e tem o apoio do Sintepe.
Você precisa fazer login para comentar.