Duas mortes por arma de fogo registradas no Alto Pajeú
Por Nill Júnior
Agricultor de 46 anos e dona de casa de 29 morreram em São José em Itapetim
Em São José do Egito, no Sítio Riacho de Cima, na PE 402, o corpo de João Nascimento, 46 anos, casado, agricultor estava debruçado no chão ao lado de uma moto Honda CG Titan, placa KIL-2277.
O mesmo estava de capacete e apresentava várias perfurações nas costas provavelmente de arma de grosso calibre. Ele transitava na PE 402 sentido Riacho do Meio-Sítio Tigre, e segundo familiares, teria saído para entregar queijo quando foi morto.
Em Itapetim Geórgia Silva Costa, 29 anos, morreu vítima de um ferimento na região do abdômen provocado por disparo. O esposo da vítima, José Junielson Franco, 34 anos, diz que foi um acidente. A mulher, com receio de que ele utilizasse a arma para atirar em alguém depois de uma briga, foi retirar a arma do interior do carro.
A vítima não possuía conhecimentos técnicos sobre o manuseio de armas de fogo, tendo disparado acidentalmente.
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu duas recomendações, em caráter de urgência, cobrando ao secretário Estadual de Defesa Social (SDS), Alessandro Carvalho, ao chefe da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), Antonio Barros, e ao comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), coronel Carlos Alberto Maranhão Filho, a adoção imediata de medidas para melhorar as […]
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu duas recomendações, em caráter de urgência, cobrando ao secretário Estadual de Defesa Social (SDS), Alessandro Carvalho, ao chefe da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), Antonio Barros, e ao comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), coronel Carlos Alberto Maranhão Filho, a adoção imediata de medidas para melhorar as condições de trabalho dos policiais e reforçar o efetivo das forças de segurança no município de Sertânia.
O promotor de Justiça Júlio César Elihimas afirmou que a população de Sertânia vem fazendo constantes reclamações sobre a grande quantidade de furtos e assaltos, bem como o recorrente transporte de carga roubada pela cidade. Porém, conforme apurou o representante do MPPE, as Polícias Civil e Militar não dispõem de recursos adequados para desempenhar suas funções.
No caso da Polícia Civil, o delegado designado para atuar em Sertânia está acumulando outros dois municípios, não podendo se dedicar exclusivamente aos inquéritos de Sertânia. “A grande quantidade de furtos e roubos ocorre sem que haja investigação efetiva dos seus autores. Na delegacia local ainda há grande quantidade de inquéritos com prazo legal expirado e requisições do Ministério Público que não foram atendidas”, descreveu Júlio César Elihimas.
Por esses motivos, o MPPE recomendou ao secretário de Defesa Social e ao chefe da PCPE que providenciem, no prazo de 30 dias, o aumento do efetivo de policiais civis na Delegacia de Sertânia.
Também no prazo de 30 dias Alessandro Carvalho e Antonio Barros devem designar uma força-tarefa, composta por delegado, escrivão e agentes de polícia, para atuar exclusivamente na conclusão dos inquéritos policiais em aberto referentes a crimes dolosos contra a vida, contra o patrimônio, contra a dignidade sexual e por tráfico de drogas.
Do ponto de vista da infraestrutura, o MPPE recomendou à Secretaria de Defesa Social (SDS) disponibilizar viatura adequada para o uso da Delegacia de Sertânia, com o compromisso de custear o abastecimento do veículo. Também deve ser efetuada uma reforma mínima no prédio da delegacia e a retirada de todos os veículos apreendidos para um local adequado, a fim de afastar possíveis riscos à saúde dos policiais e do público que frequentam o imóvel.
A situação é semelhante no que diz respeito às condições de trabalho dos policiais militares. Segundo Júlio César Elihimas, Sertânia dispõe apenas de uma equipe por dia em uma viatura, o que se reflete na ausência de atendimentos rápidos, falta de policiamento na zona rural e nos distritos.
“Como os casos em flagrante têm que ser lavrados em Arcoverde, durante a lavratura dos autos de prisão a cidade de Sertânia permanece sem policias e sem viatura”, lamentou o promotor de Justiça. Os policiais militares também não contam com armamento, munição e coletes à prova de balas adequados.
A Secretaria Municipal de Educação de Carnaíba promove, no dia 11 de dezembro o 1º Fórum de Educação Inclusiva. O encontro acontece no Teatro José Fernandes de Andrade, das 07h30 às 12h. O tema Tecnologias Assistivas como recurso pedagógico integrada ao Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) será apresentado pela Profª. Drª. Tícia Cassiany Ferro Cavalcante, […]
A Secretaria Municipal de Educação de Carnaíba promove, no dia 11 de dezembro o 1º Fórum de Educação Inclusiva. O encontro acontece no Teatro José Fernandes de Andrade, das 07h30 às 12h.
O tema Tecnologias Assistivas como recurso pedagógico integrada ao Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) será apresentado pela Profª. Drª. Tícia Cassiany Ferro Cavalcante, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O objetivo do encontro é refletir sobre recursos de acessibilidade e inclusão, dentre eles, as Tecnologias Assistivas na sala de aula regular, com o intuito de construir práticas pedagógicas acessíveis, para alunos da Educação Inclusiva da rede municipal de Carnaíba.
A Tecnologia Assistiva é um importante recurso de acessibilidade e inclusão, e pode ser entendida como um conjunto de suportes, equipamentos, serviços, estratégias e práticas desenvolvidas e aplicadas com o propósito de reduzir as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência.
Participam do encontro gestores escolares, coordenadores pedagógicos, apoios pedagógicos e professores do Ensino Regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
De Tuparetama, apenas os nove vereadores eleitos foram diplomados. O prefeito Sávio Torres aguarda decisão do TSE. Por André Luis – Com informações de Marcello Patriota Também na manhã desta quinta-feira (17), em cerimônia virtual conduzia pela Juíza Tayna Lima Prado, forma diplomados os eleitos no pleito municipal deste ano de São José do Egito […]
De Tuparetama, apenas os nove vereadores eleitos foram diplomados. O prefeito Sávio Torres aguarda decisão do TSE.
Por André Luis – Com informações de Marcello Patriota
Também na manhã desta quinta-feira (17), em cerimônia virtual conduzia pela Juíza Tayna Lima Prado, forma diplomados os eleitos no pleito municipal deste ano de São José do Egito e de Tuparetama.
Em São José do Egito, além do prefeito reeleito, Evandro Valadares (PSB) e do seu vice, Dr. Eclériston Ramos (PSB), os vereadores: Henrique Marinho (PSB), Flávio Jucá (PSB), João de Maria (PSB), Mauricio Mendes (PSB), Patrícia de Bacana (PSB), Damião de Carminha (PSB), Beto de Marreco (PSB), Gerson Souza (PSB), Aldo da Clipsi (PP), Albérico Thiago (PP), Jota Ferreira (PP), Alberto de Zé Loló (PP) e David de Deus (MDB).
De Tuparetama foram diplomados apenas os 9 vereadores eleitos, isto que o prefeito reeleito, Sávio Torres, concorreu sub judice e aguarda decisão do TSE. Os vereadores diplomados foram: Vandinha da Saúde (PTB), Danilo (PDT), Luciana Paulino (PTB), Domenico Perazzo (PSB), Plécio Galvão (PDT), Arlâ (PTB), Tanta Sales (PTB)Joel Gomes (PSB) e Valmir Tunu (PTB).
A entrega dos diplomas dos eleitos será na secretaria do Cartório Eleitoral de São José do Egito a partir do dia 18 de dezembro de 2020. Já os diplomas dos suplentes serão entregues exclusivamente via e-mail.
O evento de diplomação, aconteceu sem presença de público e dividido para evitar aglomerações.
Tiveram início na última semana de julho as aulas práticas do Módulo de Qualificação Profissional do Centro de Inclusão Produtiva, do Programa Pernambuco no Batente, parceria da Prefeitura de Tuparetama com o Governo do Estado. Nas aulas práticas os alunos do Programa deram início as atividades de processamento primário de frutas, com a fabricação de […]
Tiveram início na última semana de julho as aulas práticas do Módulo de Qualificação Profissional do Centro de Inclusão Produtiva, do Programa Pernambuco no Batente, parceria da Prefeitura de Tuparetama com o Governo do Estado. Nas aulas práticas os alunos do Programa deram início as atividades de processamento primário de frutas, com a fabricação de polpas frutas, doces, compotas etc. monitorados pelo técnico agroindustrial Paulo Sérgio, contratado do programa.
As aulas estão acontecendo da segunda à quinta-feira na sede do Centro de Inclusão Produtiva em Tuparetama. O espaço conta com toda infraestrutura montada pela Prefeitura para atender às exigências do projeto, como tanque de lavagem de frutas com capacidade para 1500 litros, triturador, despolpadeira, balança, dosador, tanque de inox, seladora e câmara de congelamento. Há também um laboratório com todo instrumental necessário.
As aulas práticas são ministradas para as turmas dos quatro pólos atendidos pelo programa desde seu início, em janeiro deste ano. Os pólos são Sede (cidade), Bairro Bom Jesus, Logradouro e Distrito Santa Rita. A prefeitura e o programa disponibilizam transporte para os alunos dos pólos da zona rural.
A produção inicial do Centro de Inclusão Produtiva é de polpa de fruta e doce cremoso, com uma média de 300 quilos semanais. O Coordenador do programa, engenheiro Gilmar Aguiar informa que toda produção é distribuída gratuitamente a instituições sociais (Lar do Idoso, Casa da Juventude, Hospital) e secretarias municipais como Saúde, Assistência Social, Educação entre outros.
Gilmar também falou sobre as atividades planejadas para os próximos meses, dentro do programa: “No decorrer do projeto outras ações comunitárias serão desenvolvidas pela coordenação e alunos, com apoio da administração municipal. Dentre as ações previstas estão a visita e distribuição de produtos a famílias de baixa renda da cidade e zona rural, e a realização de uma feira com exposição dos produtos e resultados alcançados”.
Os deputados estaduais Silvio Costa Filho (PTB), Teresa Leitão (PT) e Álvaro Porto (PTB) assumem oficialmente nesta segunda-feira (02) as funções de líder, e vice-líderes da oposição, respectivamente, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. A bancada oposicionista conta com 13 deputados estaduais. Escolhido para a liderança do grupo, o deputado Silvio Costa Filho explica que a […]
Os deputados estaduais Silvio Costa Filho (PTB), Teresa Leitão (PT) e Álvaro Porto (PTB) assumem oficialmente nesta segunda-feira (02) as funções de líder, e vice-líderes da oposição, respectivamente, na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
A bancada oposicionista conta com 13 deputados estaduais. Escolhido para a liderança do grupo, o deputado Silvio Costa Filho explica que a proposta dos parlamentares é desempenhar uma oposição afirmativa, responsável e pedagógica, que dialogue com a sociedade civil de Pernambuco.
“A nova oposição terá um papel estratégico, na perspectiva dos desafios que se colocam para o futuro do Estado. Vamos atuar para que Pernambuco possa avançar em áreas como segurança pública, saúde e educação. Vamos também discutir de forma permanente a agenda fiscal e orçamentária do Estado, a interiorização do desenvolvimento, a industrialização, entre outros temas fundamentais. Para isto, queremos ampliar os canais de interlocução com os atores políticos e a sociedade civil de todas as microrregiões do Estado”, explica Silvio Costa Filho.
Primeira vice-líder oposicionista, a deputada estadual Teresa Leitão lembra que o grupo já realizou reuniões de planejamento ao longo do mês de janeiro, definindo algumas atividades, a exemplo do pedido de uma audiência pública para que se discuta a atual crise no sistema prisional do Estado. “Além disso, a bancada vai cobrar ao governo do Estado a liberação da senha de acesso ao E-Fisco, visando dar maior transparência aos gastos públicos. Queremos também debater em audiência pública os problemas na rede estadual de saúde e de educação”.
Segundo vice-líder, o deputado estadual Álvaro Porto explica que o grupo irá trabalhar em conjunto com vereadores, prefeitos, deputados federais e com os senadores da República que hoje estão no campo de oposição ao governo estadual. “Essa articulação fortalecerá nossas ações. Queremos ter a visão dos problemas dos municípios para ajudar a destravar as ações no plano federal. Vamos atuar de forma coordenada”, reforça.
Silvio Costa Filho reforça ainda que o trabalho de fiscalização e cobrança das ações da gestão estadual se inicia imediatamente. “O governador Paulo Câmara representa a continuidade das administrações dos últimos oito anos do PSB. Ou seja, ele inaugurou o nono ano de Governo e tem a responsabilidade de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população”, conclui.
Você precisa fazer login para comentar.