Notícias

Doleiro Youssef deixa hospital

Por Nill Júnior

L04CB962980B947AEAF3EBFA211715BF3

Na manhã desta quarta-feira (29) o doleiro Alberto Youssef, que estava internado deste do último sábado (25) no Hospital Santa Cruz, de Curitiba, teve alta. A informação foi dada através de um boletim médico assinado pelo cardiologista Rubebs Zenobio Darwich.

O principal alvo da Operação Lava Jato, preso há nove meses, sofreu uma queda brusca de pressão e foi hospitalizado com sinais de desidratação e emagrecimento.

No domingo, 26, dia da eleição, a Polícia Federal desmentiu boatos de que o doleiro havia morrido. Youssef passou mal no sábado, dois dias depois de a revista Veja publicar que ele teria afirmado à Justiça Federal que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff sabiam do suposto esquema de corrupção na Petrobrás.

Outras Notícias

Apresentações natalinas encantam população florense

A noite do último domingo (22) foi de muito brilho, arte e luz na cidade de Flores. Por ocasião do período natalino a população pode contemplar as belezas das apresentações feitas por crianças, adolescentes e jovens do município, ligadas a Secretaria de Bem Estar Social, assistidas pelo o programa do Serviço de Convivência e Fortalecimento […]

A noite do último domingo (22) foi de muito brilho, arte e luz na cidade de Flores. Por ocasião do período natalino a população pode contemplar as belezas das apresentações feitas por crianças, adolescentes e jovens do município, ligadas a Secretaria de Bem Estar Social, assistidas pelo o programa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Com a sede da prefeitura e o centro da cidade todo iluminado, o povo recebeu o encantamento de três apresentações: Um balé natalino, um pastoril e uma peça de teatro intitulada de ‘Menino Deus’. Tudo feito com a participação e o talento de jovens e crianças que encarnaram o espírito de Natal no município do sertão do Pajeú.

O Prefeito Marconi Santana destacou a noite dizendo que “nossa terra tem mostrado a toda nossa região a luz de nossas crianças, adolescentes e jovens, e o brilho da participação do nosso povo que abrilhantou ainda mais essa noite e esse Natal. Só tenho a agradecer ao nosso povo. Tudo é feito por eles e para eles”, ressaltou o gestor Florense.

Já a Primeira Dama, Lucila Santana, disse que “o momento foi especial, e mostrou como juntos compartilhamos esse sentimento tão bom, que contagia os nossos corações. Um Feliz Natal a todos e que Deus nos traga muita paz e alegria, sempre”, desejou Lucila.

Itapetim: Prefeitura entrega melhorias sanitárias na zona rural

O Governo Municipal de Itapetim entregou melhorias sanitárias na zona rural, beneficiando famílias das comunidades de Cacimba de Roça e Angico Torto. Nessa primeira etapa foram entregues 10 banheiros completos com vaso sanitário, fossa, caixa d’água, pias, proporcionando mais qualidade de vida e saúde aos beneficiados. Em breve será entregue mais uma etapa de novas […]

O Governo Municipal de Itapetim entregou melhorias sanitárias na zona rural, beneficiando famílias das comunidades de Cacimba de Roça e Angico Torto. Nessa primeira etapa foram entregues 10 banheiros completos com vaso sanitário, fossa, caixa d’água, pias, proporcionando mais qualidade de vida e saúde aos beneficiados.

Em breve será entregue mais uma etapa de novas melhorias sanitárias. O recurso foi uma emenda do ex-deputado Gonzaga Patriota, liberado pelo Ministério da Saúde, através da Funasa.

O prefeito Adelmo Moura esteve visitando as famílias contempladas, ao lado do diretor de Infraestrutura Seu Dido, da secretária de Saúde Aline Karina e da diretora de Recursos Humanos, Wesla Larissa.

Vítima fatal de acidente na PB é agente de endemias e irmão de Madalena Brito

Afogadense é irmão da Secretária de Saúde de Flores A vítima fatal do acidente com um Cross Fox na região de Ouro Velho é irmão de Madalena Brito, hoje Secretária de Saúde de Flores. José Lourival de Brito, 44 anos, agente de endemias, é conhecido por Louro Buga, por conta do apelido do pai, que […]

Afogadense é irmão da Secretária de Saúde de Flores

A vítima fatal do acidente com um Cross Fox na região de Ouro Velho é irmão de Madalena Brito, hoje Secretária de Saúde de Flores.

José Lourival de Brito, 44 anos, agente de endemias, é conhecido por Louro Buga, por conta do apelido do pai, que jogou futebol por muito tempo em Afogados da Ingazeira. Casado,  tinha duas filhas.

No acidente,  ele foi lançado para fora do carro, um Cross Fox placa MYW 9174. O carro sobrou na curva e capotou na rodovia entre as cidades de Ouro Velho e Prata, na Paraíba.

O corpo de Lourival foi levado para o IML de Campina Grande, na Paraíba.  Estão acompanhando a irmã,  Madalena Brito na ida à Paraíba para providências a irmã,  Madalena Brito,  Denilson Inácio e Jorge Lima,  o Jorginho dos fogos.

Eles teriam ido à Paraíba para um evento com canários de briga e já estavam retornando. Ficaram feridos e estão em Monteiro Valter Mendes de Melo, Durval Ferreira de Araújo, o Durvalzinho e Ednaldo José Gonçalves de Lima, o Naldinho.

Festival de Cinema de Triunfo terá mostra de documentários ambientais

Filmes revelam paisagens, características de flora e fauna, além do trabalho de preservação realizado em três importantes Unidades de Conservação do Estado As belezas naturais e as características econômicas, sociais e culturais das Unidades de Conservação (UCs) do Estado, bem como a vida de seus moradores e o trabalho de preservação, vão passar na telona […]

Filmes revelam paisagens, características de flora e fauna, além do trabalho de preservação realizado em três importantes Unidades de Conservação do Estado

As belezas naturais e as características econômicas, sociais e culturais das Unidades de Conservação (UCs) do Estado, bem como a vida de seus moradores e o trabalho de preservação, vão passar na telona da 12ª edição Festival de Cinema de Triunfo, no Sertão do Pajeú. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Cultura, promovem uma mostra especial de documentários ambientais nesta quinta-feira (08), a partir das 13h30. Gratuitas, as sessões acontecem no Theatro Cinema Guarany, na Praça Carolino Campos, área central da cidade.

Para o secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, os filmes cumprem um papel importante na difusão de conhecimento sobre Unidades de Conservação, consequentemente no processo de educação ambiental e conservação das reservas. “O audiovisual, assim como a mostra, são plataformas com grande força para difusão de conhecimento e para o debate. O nosso objetivo é aproveitar oportunidades – como a do Festival de Cinema de Triunfo – para levar informação de qualidade ao grande público e estimular o debate envolvendo o tema ambiental na região”, ressaltou.

A mostra ambiental vai exibir três documentários. Um deles é “Mata da Pimenteira, Coração da Caatinga” – que fala sobre a história do Parque Estadual Mata da Pimenteira, localizado no município de Serra Talhada, e detalha o trabalho de restauração da diversidade da Caatinga, um bioma que só existe no Brasil. Também está na programação “Os guardiões da natureza” e “Uchôa, a mata pulsante”. O primeiro revela as belezas e a importância do Refúgio de Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú, responsável por abrigar nascentes e açudes usados no abastecimento de água da população da Região Metropolitana do Recife.

Já o documentário “Uchôa, a mata pulsante” traz as características naturais e a luta de 40 anos da comunidade local pela preservação de um dos mais belos remanescentes de Mata Atlântica situado na capital pernambucana: o Refúgio de Vida Silvestre da Mata do Engenho Uchôa. Os três filmes, que compõem a mostra, foram produzidos por meio do edital da Agência de Meio Ambiente CPRH e lançados anteriormente. Para a sua realização, os vídeos receberam recursos da compensação ambiental.

Serviço

O quê: Festival de Cinema de Triunfo terá mostra de documentários sobre Unidades de Conservação.

Quando: nesta quinta-feira (08), a partir das 13h30.

Onde: Theatro Cinema Guarany, na Praça Carolino Campos, Centro.

Ingressos: Gratuito

TCE suspende pagamento de R$ 1,9 milhão em supostas dívidas do Governo do Estado com OS

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu o pagamento de 1,9 milhão de reais da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário para a organização social CEASA/OS. A suspensão atende a medida cautelar requerida pelo procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO). A Secretaria Estadual reconheceu supostas dívidas antigas com a CEASA/OS […]

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) suspendeu o pagamento de 1,9 milhão de reais da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário para a organização social CEASA/OS. A suspensão atende a medida cautelar requerida pelo procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO).

A Secretaria Estadual reconheceu supostas dívidas antigas com a CEASA/OS e formalizou o pagamento através de um Termo de Ajuste de Contas (TAC). O empenho para o imediato pagamento já tinha sido emitido pela Secretaria, mas os valores não foram pagos por recomendação do TCE, a pedido do MPCO.

Segundo o MPCO, nos documentos enviados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário não havia nenhuma justificativa para o pagamento da suposta dívida do Governo do Estado com a organização social.  Veja a íntegra da Medida Cautelar clicando aqui.

“O referido Memo 35/2019, cuja cópia foi enviada pelo Secretário, é um documento singelo, de apenas um parágrafo, sem nenhuma fundamentação sobre a suposta dívida. O Parecer 001/2017 também carece da devida fundamentação, pois acata todas as alegações de dívida da CEASA/OS-PE sem fazer qualquer diligência ou investigação sobre a veracidade, ou não, do débito”, disse o procurador Cristiano Pimentel.

O MPCO defendeu que a dívida só poderia ser reconhecida através da abertura de um processo específico, com análise prévia da Controladoria Geral do Estado (CGE) e Procuradoria Geral do Estado (PGE).

O relator do processo, conselheiro Carlos Porto, acatou o pedido de cautelar e suspendeu o pagamento da dívida, que já tinha o empenho emitido.

“Com efeito, os Termos de Ajuste de Contas são instrumentos não previstos na legislação que têm sido utilizados pelo Governo do Estado para reconhecimento de dívidas antigas e até mesmo pagamentos de serviços sem cobertura contratual, não cabendo o pagamento de um montante de R$ 1.893.351,44 mediante mera aceitação de simples declaração unilateral de suposto débito do credor, desprovida de quaisquer diligências ou análise de necessária documentação comprobatória”, disse Carlos Porto, relator do processo.

A decisão, expedida na sexta-feira (4), determina que seja suspenso “o pagamento decorrente do Termo de Ajuste de Contas- TAC assinado entre essa Secretaria e o CEASA-PE/OS, objeto da nota de empenho 2019NE000620, até nova deliberação deste Tribunal”. O processo ainda irá a julgamento na Segunda Câmara do TCE. Foram notificados da decisão do relator o secretário Dilson Peixoto e a CEASA/OS.