Notícias

DNOCS inicia na próxima semana acesso a ribeirinhos da Barragem de Ingazeira, diz prefeito

Por Nill Júnior

Durante a Marcha à Brasília, a ida de alguns prefeitos ao Ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Canuto para tratar do acesso das famílias ribeirinhas da Barragem de Ingazeira, já começou surtir efeito.

Falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM ontem, o Prefeito de Ingazeira Lino Moraes revelou que já na próxima semana o DNOCS iniciará os trabalhos na área da barragem antes mesmo da realização da licitação para construção das estradas de acesso.

A informação foi passada ao gestor Ingazeirense por  Marcos Rueda, Coordenador do DNOCS.

Durante a Marcha dos Prefeitos a Brasília, Lino Moraes disse ter visitado gabinetes dos Deputados João Campos, André de Paula, Tadeu Alencar e Danilo Cabral em busca de emendas para o município de Ingazeira. Na semana passada a gestão recebeu mais um ônibus do Programa Caminhos da Escola do FNDE, graças a intervenção do deputado Tadeu Alencar.

Lino disse ter gostado da Marcha, especialmente das promessas do Ministro Paulo Guedes, da Economia.

Outras Notícias

Armando Monteiro diz que se eleito contratará 1,5 mil médicos

Em entrevista a TV Clube nesta quarta (17), o candidato ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB), falou que se eleito fará seis Unidades de Pronto Atendimento cardiológicas, e contratará 1,5 mil médicos durante a sua gestão. “São UPAs do coração como estamos chamando. São unidades relativamente simples que vão descentralizar as emergências. Seis delas […]

20140917211344449493i

Em entrevista a TV Clube nesta quarta (17), o candidato ao governo de Pernambuco, Armando Monteiro (PTB), falou que se eleito fará seis Unidades de Pronto Atendimento cardiológicas, e contratará 1,5 mil médicos durante a sua gestão.

“São UPAs do coração como estamos chamando. São unidades relativamente simples que vão descentralizar as emergências. Seis delas vão ser distribuídas pela Região Metropolitana”, detalhou o petebista.

No interior, Armando disse que fará a “rede de cuidados ao coração”. “Serão dois hospitais, um no Agreste e um no Sertão; ainda não definimos em que cidades; para fazer a parte de atendimento, de cirurgia cardiológica e também de UTI pediátrica. Também vamos fazer uma ação nos hospitais já existentes para que você possa garantir o atendimento. Por quê? Por que o que mais mata em Pernambuco hoje são as doenças cardiovasculares”, salientou o candidato.

Monteiro detalhou que a contratação dos 1,5 mil médicos não será de uma vez, más que é possível durante os quatro anos de governo. E que essas contratações serão feitas através de concurso e de parceria com o Governo Federal.

“Vamos fazer concurso aqui. Uma parte será um esforço do governo estadual. Quero lembrar que hoje o governo do estado de Pernambuco gasta pouco com a atenção básica. O governo federal transfere muito recurso para a atenção básica, mas o governo do estado gasta pouco. Então há uma margem para que a gente possa fazer, por conta do próprio estado, essas contratações”, declarou o candidato.

Cristiano Menezes: “Eu vim ajudar a transformar Serra Talhada e estou à disposição de Luciano Duque”

Na segunda-feira (29), a Rádio Serra FM entrevistou o secretário de Obras e Infraestrutura, Cristiano Menezes (PT), pré-candidato da situação a prefeito de Serra Talhada em 2020. Falando à Juliana Lima e Joãozinho Teles, o secretário de Duque reforçou sua pré-candidatura e apoio ao grupo governista. “Eu vim pra cá ajudar a transformar a cidade […]

Na segunda-feira (29), a Rádio Serra FM entrevistou o secretário de Obras e Infraestrutura, Cristiano Menezes (PT), pré-candidato da situação a prefeito de Serra Talhada em 2020.

Falando à Juliana Lima e Joãozinho Teles, o secretário de Duque reforçou sua pré-candidatura e apoio ao grupo governista. “Eu vim pra cá ajudar a transformar a cidade de Serra Talhada e foi (sic) de fato o que esse governo de Luciano Duque vem fazendo. Estou à disposição do prefeito Luciano Duque, de Serra Talhada e do grupo”.

Ele  também comentou os boatos de que o grupo já teria definido o nome de Márcia Conrado. “Eu acredito no que Luciano Duque vem dizendo, que a escolha ainda está em aberto. Márcia de fato tem caminhado, e ela está no papel dela. Tem trabalhado, se colocado à disposição, tem uma gestão exitosa na Secretaria de Saúde, tem condições de ser candidata e prefeita, mas se render dentro do processo é se entregar. Porém eu não tenho nenhuma vaidade, no momento que Luciano Duque ou grupo chegar e disser que é nossa candidatura é inviável não tenho problema com isso”.

Cristiano saiu do PT de São José do Belmonte e se filiou ao PT de Serra Talhada, conduzido atualmente por Júnior Moraes. Nos bastidores há quem aposte que a estratégia do PT local é indicar Cristiano Menezes para compor a chapa governista, apesar do prefeito Luciano Duque ter se desfiliado do partido do ex-presidente Lula.

Edson Lima dá detalhes do acidente com ônibus da banda

O cantor Edson Lima da banda Gatinha Manhosa usou as redes sociais para informar que ele e sua equipe estavam bem após o acidente que aconteceu no final da tarde de sexta-feira (16), na BR- 020, em Simplício Mendes, no Sul do Piauí. Um motociclista morreu após colidir com o ônibus do grupo, que tombou na […]

Edson Lima acalma familiares ao telefone. Foto: divulgação/WhattsApp

O cantor Edson Lima da banda Gatinha Manhosa usou as redes sociais para informar que ele e sua equipe estavam bem após o acidente que aconteceu no final da tarde de sexta-feira (16), na BR- 020, em Simplício Mendes, no Sul do Piauí. Um motociclista morreu após colidir com o ônibus do grupo, que tombou na estrada.

“Estou aqui para esclarecer o acontecido de hoje à tarde. Houve um acidente quando tentàávamos desviar de um motocicleta, o ônibus deitou, não chegou a capotar, mas foi um acidente chocante. Estamos todos bem, recebendo tratamento numa clínica e achei importante vim aqui esclarecer e desmentir qualquer notícia que saía informando que alguém da banda faleceu”, disse o cantor.

A Polícia Rodoviária Federal informou que o acidente foi do tipo colisão transversal, seguido de tombamento com uma vítima fatal. Ainda conforme, a PRF o condutor da motocicleta Jilson Santana faleceu no local, após bater no ônibus da banda.

“Aproximadamente 10 vítimas com lesões leves, que eram os passageiros do ônibus da banda Gatinha Manhosa. As vítimas foram socorridas pelo Samu para o Hospital Estadual José de Moura Fé. O condutor do ônibus foi identificado como Leandro Carvalho Batista, que teve lesões leves”, afirmou o inspetor Welendal Tenório, superintendente da PRF.

Proprietário da terra na área da Matinha diz ter acertado contas com CPRH

Extração ilegal foi suspensa após a ação da Agência Estadual de Meio Ambiente José Nildo Feitosa, propriedade da localidade alvo de denúncia de desmatamento ilegal e retirada de saibro na Serra da Matinha, garantiu ao Afogados On Line que já foi notificado pela Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH para paralisar as atividades no […]

A notificação da CPRH: proprietário diz que parou exploração. Do Afogados On Line
A notificação da CPRH: proprietário diz que parou exploração. Do Afogados On Line

Extração ilegal foi suspensa após a ação da Agência Estadual de Meio Ambiente

José Nildo Feitosa, propriedade da localidade alvo de denúncia de desmatamento ilegal e retirada de saibro na Serra da Matinha, garantiu ao Afogados On Line que já foi notificado pela Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH para paralisar as atividades no local.

Na notificação realizada pela Agência,  foi identificada extração de areia irregular. No momento da visita ao local, garante Nildo, a propriedade estava sem opera a extração de saibro.

José Nildo foi advertido  e ficou na obrigação de apresentar junto a CPRH a regulamentação ou recuperação da área, o que a Legislação permitir. Ele se comprometeu a recuperar a área degradada e a colaborar com as determinações da CPRH. Em sua defesa, ele apresentou documentação mostrando que o local pertence ao Sítio Gangorra e não na Matinha, apesar de estar no entorno da serra.

José Nildo Cirino Feitosa, Cícera Sileide Pereira e Jair Almeida na Radio Pajeú; casal se defende das críticas.
José Nildo Cirino Feitosa, Cícera Sileide Pereira e Jair Almeida na Radio Pajeú; casal se defende das críticas.

Em entrevista ao programa Manhã Total (Rádio Pajeú), Nildo esteve com a esposa, Cícera Sileide Pereira Cirino. Eles reclamam que nunca receberam a visita de ninguém de CPRH ou Agênia de Meio Ambiente.

Reclamam que Kátia Santos, da Agência do Meio Ambiente de Carnaíba, nunca fez visita para orientá-los. “Só mandaram gente pra tirar fotos e denunciar a gente”, reclama Cícera.

Eles reconhecem o erro na atividade mas reclamam que com a seca, não tem do que sobreviver. “Vamos atender o CPRH, mas alguém tem que apontar um caminho pra gente”. A ideia seria exploração mais organizada do turismo rural, iniciativa que ainda não saiu do papel.

Como o caso ganhou repercussão, eles sugeriram uma visita de representantes de várias entidades. Ao vivo, convidaram Afonso da Diacona, Dom Egídio Bisol, Jair Almeida e este blogueiro para uma visita in loco.

matinha3

Lembre o caso : Área de  proteção ambiental definida pela Secretaria de Recursos Hídricos e CPRH, a Serra da Matinha, teve boa parte de sua área desmatada por retirada excessiva de saibro. A denúncia foi fruto de relatório do Conselho Municipal em Defesa do Meio Ambiente e Diaconia.

As imagens extraídas através do Google Earth, mostraram o quanto a área já está degradada e demonstraram a dimensão do desmatamento e extração do saibro da comunidade, aos pés da serra, marco ambiental da comunidade.

Governo do Estado anuncia corte de gastos em torno de R$ 320 milhões

Do JC Online Um dos primeiros passos do governador Paulo Câmara (PSB) foi reduzir o número de comissionados de sua gestão. Nesta segunda-feira, ele decidiu avançar mais um degrau no sentido de diminuir as despesas da máquina pública e anunciou que vai instituir o Plano de Contingenciamento de Gastos (PCG) com a meta racionalizar os […]

1

Do JC Online

Um dos primeiros passos do governador Paulo Câmara (PSB) foi reduzir o número de comissionados de sua gestão. Nesta segunda-feira, ele decidiu avançar mais um degrau no sentido de diminuir as despesas da máquina pública e anunciou que vai instituir o Plano de Contingenciamento de Gastos (PCG) com a meta racionalizar os gastos da máquina pública em R$ 320 milhões este ano. A medida leva em consideração as projeções econômicas e financeiras do País que apontam para um cenário fiscal restritivo, com ausência de crescimento da economia brasileira, taxa de juros alta e consequente baixa projeção para o incremento de receitas para os estados.

O decreto que prevê os cortes será publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (3). Para cuidar da efetividade das ações, haverá um comitê gestor formado por representantes da Assessoria Especial do Governador do Estado, Secretaria de Administração do Estado (SAD), Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE), Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e Procuradoria Geral do Estado (PGE). Esse grupo acompanhará de forma detalhada as várias propostas de contingenciamento de recursos.

Precisamos continuar nos preparando para o cenário fiscal restritivo que está posto para o País. Vamos estabelecer metas, procedimentos e rotinas eficazes, focados no combate ao desperdício e na otimização do gasto. Os projetos prioritários não serão impactados. Vamos manter a qualidade dos serviços com a eliminação do gasto ruim, destacou Paulo Câmara.

Entre as medidas do Executivo estadual está o desenvolvimento de propostas de economia em temas como: serviços de consultoria, diárias e passagens, manutenção da frota, combustível, locação de veículos, licenças de softwares, publicidade, transferências voluntárias, entre outros. Os recursos já destinados ao Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) serão preservados, bem como os programas de relevância para a sociedade, tal como o Pacto Pela Vida.

Os dirigentes dos órgãos da administração direta e indireta deverão designar, no prazo de três dias, os representantes de cada unidade gestora que vão atuar na implementação e na coordenação do PCG em seus órgãos. Serão desenvolvidos, ainda, estudos para que os gastos tenham caráter mais racional e sejam cada vez melhor planejados.

PRINCIPAIS AÇÕES PROPOSTAS NO DECRETO

– Corte nas consultorias, concessão de diárias, manutenção da frota, publicidade, entre outros temas;

– Devolução dos veículos com menos de 1,2 mil km rodados por mês;

– Redução dos custos para telefonia fixa e móvel;

– Fiscalização das despesas com cessão de pessoal;

– Suspensão no aditamento de contratos de terceirização que resultem no aumento da despesa;

– Corte na aquisição de passagens aéreas e diárias internacionais e contingenciamento de passagens nacionais através do Sistema de Controle de Viagens na Administração Pública (SCVI);

– Priorização de compras corporativas;

– Regras mais rígidas para o crescimento e o incremento de despesas;

– Implantação de “ilhas de impressão” nos órgãos para reduzir o custo de aquisição de papel e insumos;

– Renegociação de preços nas atas corporativas para valores de mercado;

– Aumento da eficiência energética;

– Criação de cadastro de regularidade dos convênios e transferências estaduais;

– Implantação de sistemática para o controle de Suprimento de Fundos Institucional (SFI);

– Redução de 10% nas transferências voluntárias;

– Suspender a implantação de novos Datacenters.