Diocese lança CF 2015 e debate interação entre Igreja e sociedade
A Diocese de Afogados da Ingazeira realiza nesta quarta-feira (18) a celebração de abertura da Campanha da Fraternidade 2015. Serão duas celebrações às 7h e às 18h na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, que contam com a tradicional bênção das cinzas, quando fiéis recebem cinzas que fazem referência ao fato de que o homem veio e voltará ao pó.
As missas serão presididas pelo Bispo Dom Egídio Bisol e pelo Pároco, Padre Josenildo Nunes.
Embasado no Concílio Ecumênico Vaticano II, o tema do evento organizado pela Igreja para 2015 será Fraternidade: Igreja e Sociedade”, bem como o lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45).
Durante a apresentação do texto base, o Bispo Auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, lembrou que a Campanha da Fraternidade 2015 convida os fiéis a refletirem e rezar pelo enlace entre a Igreja e a sociedade.
Segundo o prelado, essa “será uma oportunidade de retomarmos os ensinamentos do Concílio Vaticano II”, que nos levam a ser “uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana”.
“Sabemos que todas as pessoas que formam a sociedade são filhos e filhas de Deus. Por isso, os cristãos trabalham para que as estruturas, as normas, a organização da sociedade esteja a serviço de todos”, completou Dom Steiner.
De acordo com a Diocese, nesta quarta-feira devem acontecer missas de cinzas em outras paróquias, em vários horários. Em muitas delas, a missa de cinzas será realizada às 19h, presidida por padres das paróquias.