Notícias

Dêva Pessoa leva demandas de Tuparetama e Cimpajeú a Paulo Câmara ‏

Por Nill Júnior

11705198_460988644061391_6107985803899088173_n

O prefeito de Tuparetama e coordenador do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú), Dêva Pessoa, esteve em Afogados da Ingazeira nesta quarta-feira (1º), acompanhando a visita do Governador Paulo Câmara durante as comemorações pelos 106 anos de emancipação política do município.

Dentro da programação de aniversário foi inaugurado o Centro de Comercialização de Animais José Bartolomeu Genésio, construído através de parceria entre a Prefeitura Municipal de Afogados e o Governo do Estado.

Na oportunidade o prefeito Dêva solicitou uma audiência com o Secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Danilo Cabral, para tratar a respeito do FEM 2014/2015, do saneamento de Tuparetama e dos oito municípios integrantes do Consórcio no Pajeú e Moxotó que ficaram fora do plano de resíduos sólidos elaborado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A audiência será na próxima terça-feira, dia 07 de julho.

Ficou confirmada ainda a data da próxima reunião do Cimpajeú, que acontecerá no dia 24 de julho, a partir das 16h, em Sertânia. Após a reunião o Prefeito Guga Lins abrirá oficialmente a III EXPOSERTÂNIA 2015.

Outras Notícias

Sertão do Pajeú fecha mais uma semana com queda nos casos de Covid-19

Recuperados chegam a 96,79% dos casos. Nas últimas 24 horas, Santa Cruz da Baixa Verde confirmou um novo óbito pela doença. Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos da Covid-19 dos municípios do Sertão do Pajeú divulgados nesta sexta-feira (16), nas últimas 24h, foram notificados 67 novos casos positivos, 144 recuperados e a […]

Recuperados chegam a 96,79% dos casos. Nas últimas 24 horas, Santa Cruz da Baixa Verde confirmou um novo óbito pela doença.

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos da Covid-19 dos municípios do Sertão do Pajeú divulgados nesta sexta-feira (16), nas últimas 24h, foram notificados 67 novos casos positivos, 144 recuperados e a novo óbito.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 32.258 casos confirmados, 31.224 recuperados (96,79%), 617 óbitos e 417 casos ativos da doença.

Abaixo seguem as informações detalhadas, por ordem alfabética, relativas a cada município do Sertão do Pajeú nas últimas 24 horas:

Afogados da Ingazeira registrou 6 novos casos positivos e 10 recuperados. O município conta com 5.409 casos confirmados, 5.289 recuperados, 72 óbitos e 48 casos ativos. 

Brejinho registrou 3 casos recuperados. O município conta com 746 casos confirmados, 720 recuperados, 21 óbitos e 5 casos ativos. 

Calumbi  registrou 3 novos casos positivos e 1 recuperado. O município conta com 706 casos confirmados, 694 recuperados, 5 óbitos e 7 casos ativos da doença. 

Carnaíba  registrou 9 novos casos positivos e 83 recuperados. O município conta com 2.122 casos confirmados, 2.043 recuperados, 35 óbitos e 44 casos ativos da doença. 

Flores registrou 6 novos casos positivos. O município conta com 1.022 casos confirmados, 934 recuperados, 38 óbitos e 50 casos ativos. 

Iguaracy registrou 3 casos recuperados. O município conta com 807 casos confirmados, 766 recuperados, 27 óbitos e 14 casos ativos. 

Ingazeira registrou 3 novos casos positivos. O município conta com 447 casos confirmados, 435 recuperados, 6 óbitos e 6 casos ativos. 

Itapetim registrou 10 novos casos positivos e 9 recuperados. O município conta com 1.343 casos confirmados, 1.281 recuperados, 31 óbitos e 31 casos ativos. 

Quixaba não divulgou boletim epidemiológico até às 21h24 desta sexta-feira (16). O município conta com 508 casos confirmados, 492 recuperados, 5 óbitos e 20 casos ativos. 

Santa Cruz da Baixa Verde registrou 1 caso recuperado e 1 novo óbito. O município conta com 615 casos confirmados, 594 recuperados, 19 óbitos e 2 casos ativos. A Secretaria de Saúde não divulgou os detalhes do óbito ocorrido.

Santa Terezinha registrou 4 casos recuperados. O município conta com 1.012 casos confirmados, 982 recuperados, 27 óbitos e 3 casos ativos. 

São José do Egito registrou 9 novos casos positivos e 4 recuperados. O município conta com 2.501 casos confirmados, 2.420 recuperados, 53 óbitos e 28 casos ativos.

Serra Talhada registrou 8 novos casos positivos e 15 recuperados. O município conta com 9.972 casos confirmados, 9.710 recuperados, 167 óbitos e 95 casos ativos da doença. 

Solidão registrou 1 novo caso positivo e 1 recuperado. O município conta com 674 casos confirmados, 666 recuperados, 3 óbitos e 5 casos ativos. 

Tabira registrou 10 novos casos positivos e 6 recuperados. O município conta com 2.864 casos confirmados, 2.768 recuperados, 46 óbitos e 50 casos ativos. 

Triunfo não divulgou boletim epidemiológico até às 21h24 desta sexta-feira (16). O município conta com 927 casos confirmados, 891 recuperados, 26 óbitos e 10 casos ativos. 

Tuparetama registrou 2 novos casos positivos e 4 recuperados. O município conta com 579 casos confirmados, 539 recuperados, 26 óbitos e 14 casos ativos da doença.

Carnaíba: Prefeitura entrega tablets a alunos do programa Conectando 2024

Evento também marcou o anúncio do reforço no transporte escolar Na noite desta quarta-feira (23), na Praça de Eventos de Carnaíba, aconteceu a entrega dos tablets aos alunos vencedores do programa Conectando 2024, iniciativa voltada à inclusão digital no município.  A cerimônia, que distribuiu 132 tablets, marcou também a ampliação do programa para os alunos […]

Evento também marcou o anúncio do reforço no transporte escolar

Na noite desta quarta-feira (23), na Praça de Eventos de Carnaíba, aconteceu a entrega dos tablets aos alunos vencedores do programa Conectando 2024, iniciativa voltada à inclusão digital no município. 

A cerimônia, que distribuiu 132 tablets, marcou também a ampliação do programa para os alunos da Educação Inclusiva, que participaram acompanhados por seus professores e familiares.

No total, 252 estudantes serão beneficiados com os dispositivos, sendo que os tablets restantes serão entregues em outras regiões na próxima semana. Além dos estudantes, familiares e a comunidade em geral compareceram para prestigiar o evento.

Participaram da cerimônia o prefeito Anchieta Patriota, a secretária de Educação Cecília Patriota, e o prefeito eleito Berg Gomes, além de professores e diretores escolares. Durante o evento, foi anunciado o reforço no transporte escolar com a aquisição de dois novos ônibus, garantindo melhores condições de deslocamento para os alunos.

Pelo menos 227 mortos em terremoto no Haiti

Ao menos 227 pessoas morreram no Haiti após o terremoto de magnitude 7,2 registrado neste sábado (14), segundo um balanço preliminar divulgado pela defesa civil do país. As cidades de Cayes e Jérémie, no sudoeste da ilha, foram as mais afetadas pelo tremor. Autoridades dizem que centenas de haitianos estão soterrados ou desaparecidos. O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou estado de emergência por 30 […]

Ao menos 227 pessoas morreram no Haiti após o terremoto de magnitude 7,2 registrado neste sábado (14), segundo um balanço preliminar divulgado pela defesa civil do país.

As cidades de Cayes e Jérémie, no sudoeste da ilha, foram as mais afetadas pelo tremor. Autoridades dizem que centenas de haitianos estão soterrados ou desaparecidos.

O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou estado de emergência por 30 dias. Henry lamentou as mortes e disse, em nota, que já mobilizou recursos do governo para dar apoio às vítimas.

O forte tremor pôde ser sentido também na República Dominicana, Cuba e Jamaica, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Segundo a agência americana, não há mais riscos de tsunami na região. Mais cedo, as autoridades chegaram a emitir um alerta para maremotos, mas foi retirado.

Humberto faz maratona de viagem neste fim de semana

Em um final de semana de agenda intensa, o líder do PT o Senado, Humberto Costa, vai visitar municípios de todas as regiões do Estado: Agreste, Sertão e Zona da Mata e RMR. Ao todo, Humberto vai percorrer cerca de 1.250 quilômetros e visitar seis cidades diferentes, onde o senador participar de encontro e terá […]

IMG_1283Em um final de semana de agenda intensa, o líder do PT o Senado, Humberto Costa, vai visitar municípios de todas as regiões do Estado: Agreste, Sertão e Zona da Mata e RMR.

Ao todo, Humberto vai percorrer cerca de 1.250 quilômetros e visitar seis cidades diferentes, onde o senador participar de encontro e terá conversas com lideranças: Floresta, Serra Talhada, Tacaimbó, Jaqueira, Maraial e Olinda.

Segundo o senador, com a crise política cresceu a necessidade de estar próximo as bases. “Nesse momento, é importante estar junto, mostrar o que está em jogo. O governo interino do presidente Michel Temer está ameaçando todas as conquistas que os brasileiros tiveram nos últimos 20 anos. Dos programas sociais, até as leis trabalhistas. Tudo está sobre iminente risco. É preciso a gente estar junto, alertar sobre isso e ouvir as demandas da população”, afirmou o senador.

A agenda começa no sábado pelo Sertão, onde o senador visita as cidades de Floresta e Serra Talhada. Ainda no sábado, o senador participa de evento em Tacaimbó, no Agreste. No domingo, o senador vai à Jaqueira e Maraial, na Zona da Mata e Olinda, na RMR, onde participa da convenção da deputada estadual Teresa Leitão (PT).

Carnaval 2023: Governo diz que Pernambuco teve queda de furtos e roubos 

Segundo dados preliminares da Secretaria de Defesa Social (SDS), houve diminuição de cerca de 50% no número de roubos em relação a 2020 e de quase 30% dos furtos. Além disso, 162 celulares foram recuperados por meio do Alerta Celular.  Com 61,5 mil lançamentos de jornadas extras de profissionais nas ruas, no maior investimento financeiro […]

Segundo dados preliminares da Secretaria de Defesa Social (SDS), houve diminuição de cerca de 50% no número de roubos em relação a 2020 e de quase 30% dos furtos. Além disso, 162 celulares foram recuperados por meio do Alerta Celular. 

Com 61,5 mil lançamentos de jornadas extras de profissionais nas ruas, no maior investimento financeiro da história (R$ 11,5 milhões), as atuações em flagrante aumentaram quase o dobro, ajudando a prevenir atos violentos. Não houve registro de homicídio nos polos de folia entre a sexta-feira (19) e a terça-feira (21). 

Os dados consolidados serão divulgados junto com o balanço de estatísticas criminais da SDS, na primeira quinzena de março. 

“Não podemos deixar as situações de violência sem resposta, e foi isso que buscamos ao máximo. As polícias Militar, Civil e Científica e o Corpo de Bombeiros, assim como a Corregedoria Geral e todos os que fazem a SDS, orgulharam, mais uma vez, o nosso Estado”, afirmou a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha. 

No geral, o governo estadual investiu R$ 24 milhões no evento, sendo R$ 10 milhões exclusivamente na valorização dos artistas, agremiações, blocos e manifestações culturais durante os períodos carnavalesco e pré-carnavalesco, com recursos vindos da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). 

“O folião fez o Carnaval e o Governo do Estado empenhou todos os esforços para garantir que a folia estivesse presente na maioria dos municípios pernambucanos”, disse o secretário de Cultura, Silvério Pessoa. “Os artistas populares tiveram um espaço garantido na maioria dos municípios. Estamos de alma lavada, coração aberto e feliz”, completou. 

Foram cerca de 1,98 milhão de visitantes no período do carnaval. A ocupação média da rede hoteleira chegou a 92,86% nos 13 principais municípios polos da folia, entre os dias 7 e 22 de fevereiro. A festa movimentou cerca de R$ 2,755 bilhões na economia pernambucana, de acordo com estimativa da Secretaria de Turismo. 

O Carnaval no interior pernambucano foi destaque neste ano. Bezerros, no Agreste, foi o município que mais teve excursionistas (62,71%) que foram acompanhar a festa dos Papangus no domingo (19) e na terça-feira (21), segundo a Pesquisa do Perfil do Visitante, realizada pela Empetur. Em contrapartida, Garanhuns, também no Agreste, foi a cidade que teve o maior percentual de turistas (95,52%). Ainda de acordo com o levantamento, cerca de 96,48% dos turistas recomendam o Carnaval de Pernambuco. Já 89,84% deles têm intenção de retornar ao Estado. 

“O Carnaval de 2023 retomou o calendário de grandes eventos que estávamos a tanto tempo buscando. A resposta positiva dos turistas mostra que acertamos no planejamento e execução da festa”, comemorou o secretário de Turismo, Daniel Coelho. 

No âmbito da saúde e da prevenção a acidentes, a Operação Lei Seca, garantiu a redução de sinistros de trânsito nas vias e estradas de todo o Estado da sexta-feira de Carnaval (17) até Quarta-Feira de Cinzas (22). A operação testou 21.286 condutores, um aumento de 112% em relação ao ano de 2020, que teve 9.994 abordagens. Os condutores autuados por estarem alcoolizados foram 205, diante dos 233 do Carnaval anterior. Não houve nenhum crime de alcoolemia ao volante.

“O que chamou atenção, neste ano, foram as ações da Operação Lei Seca, que praticamente dobraram no número de abordagens. Tivemos mais de 20 mil abordagens e a quantidade de pessoas alcoolizadas foi inferior ao último carnaval”, apontou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti. 

Com relação ao transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR), o Grande Recife ativou nove linhas especiais com frota de 413 veículos, que transportaram 63.268 foliões nos quatro dias de festa. De acordo com a Gerência de Fiscalização do Grande Recife Consórcio de Transporte, o quantitativo de depredações da frota foi reduzido: Foram 271 ônibus depredados, 98 veículos a menos do que no ano de 2020. O número de avarias também caiu, saindo de 518 em 2020 para 380 neste ano de 2023. 

“A queda no número de ônibus depredados nesse Carnaval foi significativa e o sistema de transporte metropolitano acompanhou o resultado positivo da Segurança Pública durante os dias do evento”, destacou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Evandro Avelar.