Notícias

Dêva agradece votação de seus candidatos e diz que debate sobre 2020 “ficará para o futuro”

Por Nill Júnior

O ex-prefeito de Tuparetama Dêva Pessoa agradeceu em nota ao grupo que o acompanhou no apoio a André de Paula, Rodrigo Novaes , Paulo Câmara , os senadores e o candidato a Presidente Fernando  Haddad, afirmando que tiveram “uma expressiva votação”.

“Entramos nesse pleito totalmente fragmentados, com quatro de cinco vereadores que não  apoiaram nossos candidatos. O vice prefeito Ivaí e Joel Gomes apoiaram João Fernando Coutinho e Rogério Leão. O companheiro Júnior Honorato e companheiros de Sindicato Rural e Sintepe, ficaram com Carlos Veras, Tereza Leitão e João Paulo Costa. Para completar, a estrutura do Estado trabalhando contra nossos candidatos”, alegou.

“Diante de tantos fatos e fragmentações, estamos muito felizes com os resultados. Tuparetama agora está lotada de Deputados Federais e Estaduais. O momento é de cobrar por trabalho junto aos mesmos, de atenção para com nossa gente, de lutarmos para melhorarmos a qualidade de vida do nosso povo”, disse.

Quanto à discussão sobre 2020 – Danilo Augusto, Plécio Galvão, Vandinha e Orlando Ferreira afirmaram que querem indicar um nome para  sua vice – Dêva afirmou que a discussão ficará de sua parte para o futuro. “Estaremos juntos, ouvindo e dialogando  com todas as forças de oposição do município e com o povo nas ruas, com os que queiram abraçar mais esta luta”, disse. Deva disse que não será empecilho na formação de uma chapa futura.

“Estaremos claro,  fazendo parte do diálogo. Uma futura candidatura dependerá de muitos fatores, dentre eles , a unidade de todas as forças oposicionistas. O momento agora é cobrar daqueles que tiveram nossos votos em Tuparetama. Como dizia Eduardo Campos me chamem para unir, que estarei presente. Dos cinco, apenas a vereadora Priscila Filó seguiu seus candidatos.

Outras Notícias

João de Maria continua com projeto da previdência na gaveta

Evandro Valadares diz que ele decidiu assim porque não teve garantia de ser reeleito presidente para o segundo biênio Pode parecer incrível, mas ainda não foi votado em São José do Egito o projeto que transforma o Fundo de Previdência em Autarquia no município. Apesar de ter sinalizado, o projeto que foi apresentado em janeiro […]

Evandro Valadares diz que ele decidiu assim porque não teve garantia de ser reeleito presidente para o segundo biênio

Pode parecer incrível, mas ainda não foi votado em São José do Egito o projeto que transforma o Fundo de Previdência em Autarquia no município.

Apesar de ter sinalizado, o projeto que foi apresentado em janeiro não foi colocado em votação pelo presidente da Câmara, João de Maria (PSB). Segundo o prefeito Evandro Valadares, falando ao Debate do Sábado, na Gazeta FM, a não votação tem causado atrasos nos pagamentos de aposentados e pensionistas.

Tanto que aposentados tem usado as redes sociais para cobrar salários,como a professora aposentada da Rede Municipal de Ensino de São José do Egito, Alexandrina Cassiano, esta semana.

“O dinheiro tem , tá guardado. Com isso votado e aprovado, pagamos até o último dia de cada mês”.

Evandro diz ter provas de que João não colocou o projeto em votação porque o prefeito não garantiu sua reeleição.

“O desafio a dizer que é minha mentira, por que sábado coloco a voz dele dizendo isso”, indicando que tem gravações do Presidente da Câmara. Uma delas já chegou a ser publicada nas redes sociais. “Se o presidente da Câmara não mudar de posição, vai tirar no ano R$ 5 milhões do município”.

Gonzaga Patriota cobra informações do ministro da Infraestrutura

O deputado socialista Gonzaga Patriota (PSB-PE), teve Requerimento aprovado, na terça-feira (5), na Comissão de Viação e Transportes da Câmara. O Requerimento é relacionado a pedido de esclarecimento ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Gonzaga solicita que o ministro compareça à Comissão para prestar esclarecimentos sobre a retirada da ligação da ferrovia Transnordestina […]

O deputado socialista Gonzaga Patriota (PSB-PE), teve Requerimento aprovado, na terça-feira (5), na Comissão de Viação e Transportes da Câmara. O Requerimento é relacionado a pedido de esclarecimento ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Gonzaga solicita que o ministro compareça à Comissão para prestar esclarecimentos sobre a retirada da ligação da ferrovia Transnordestina do Porto de Suape. O ministro informou recentemente a desistência do Governo Federal na conclusão do ramal que liga o Porto de Suape por falta de viabilidade econômica. 

“O ministro ignora que nos últimos anos o Porto de Suape vem sendo modernizado e cresce com o Terminal de Minério e com a movimentação de grãos provenientes da região de Matopiba”, diz.

O parlamentar conta que, mesmo com as dificuldades enfrentadas por causa da covid-19, no ano de 2020, Suape obteve um recorde histórico ao contabilizar 25,6 milhões de toneladas transportadas, o maior volume registrado em 42 anos. “A partir de Suape ainda poderão, com a Transnordestina, ser distribuídos veículos, combustível e fertilizantes, por exemplo”, acrescenta.

A Ferrovia Transnordestina, destaca o deputado, é um projeto de extrema importância para o desenvolvimento do estado de Pernambuco, com a possibilidade de baratear produtos, aprimorar escoamento de produções, gerar empregos e movimentar a economia.

Apac emite alerta de chuva forte no Sertão

Cidades da região do Pajeú, já registram chuvas nesta tarde. Em algumas áreas do Sertão chuvas vieram com fortes  A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de possibilidade de chuva de moderada a forte nas próximas 24 horas, no Agreste e Sertão do Estado. O comunicado foi emitido pouco depois das […]

Cidades da região do Pajeú, já registram chuvas nesta tarde. Em algumas áreas do Sertão chuvas vieram com fortes 

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de possibilidade de chuva de moderada a forte nas próximas 24 horas, no Agreste e Sertão do Estado.

O comunicado foi emitido pouco depois das 10h e vale até esta terça-feira (03.11).

Notícias de chuvas em várias áreas da região do Pajeú chegaram na tarde desta segunda (2). Em algumas áreas, as chuvas vieram com fortes ventos e casas foram destelhadas.

Em Petrolina, parte da estrutura do hospital de campanha montando pelo Governo de Pernambuco, na parte externa do Hospital Universitário (HU) desabou nesta segunda-feira (02), após a forte chuva que atingiu o município. O local cuida de pacientes em tratamento contra a Covid-19.

Segundo a direção do hospital, no momento do acidente a unidade abrigava nove pacientes na enfermaria e três na UTI. Os pacientes que estavam na enfermaria, foram transferidos para o Hospital de Campanha Monte Carmelo, administrado pela prefeitura.

Os pacientes que estavam na UTI foram levados para outros leitos de UTIs em outros hospitais da cidade. A diretoria do hospital ainda informou que os reparos estão sendo feitos na estrutura e nas máquinas, para que os pacientes possam voltar o mais rápido possível para a unidade.

Pedro Campos é o novo líder da bancada do PSB para 2025

O deputado Pedro Campos (PE) é o novo líder do PSB na Câmara, para o ano de 2025. O líder em 2024, deputado Gervásio Maia (PB), fez a passagem de bastão oficialmente neste sábado (1º), conforme acordo unânime de alternância da liderança. “Assumo hoje a liderança do PSB com o compromisso de seguir trabalhando pelo […]

O deputado Pedro Campos (PE) é o novo líder do PSB na Câmara, para o ano de 2025. O líder em 2024, deputado Gervásio Maia (PB), fez a passagem de bastão oficialmente neste sábado (1º), conforme acordo unânime de alternância da liderança.

“Assumo hoje a liderança do PSB com o compromisso de seguir trabalhando pelo fortalecimento da legenda e potencializando os mandatos para lutarmos por pautas essenciais para um Brasil mais justo e solidário. Temos um ano de desafios e muito trabalho pela frente, e sei que, junto a nossa bancada, podemos avançar ainda mais’, afirmou Pedro.

Em seu primeiro mandato na Câmara, o novo líder aprovou, nos primeiros dois anos de mandato, projetos como a Tarifa Social de Água, relatada por ele. Tem foco de atuação no fortalecimento da educação, a defesa da democracia, a atenção à saúde mental, a valorização da cultura pernambucana, eficiência energética, defesa dos direitos das pessoas com deficiência e assistência social.

Biografia – Nascido em Recife, no dia 28 de outubro de 1995, Pedro Campos é o terceiro filho do saudoso líder socialista Eduardo Campos e de Renata Campos. O novo líder do PSB entrou na faculdade aos 16 anos, onde se formou em engenharia civil na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Empregado público da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), Pedro chegou a assumir a função de assessor da Diretoria de Negócios e Eficiência e Lider do Núcleo de Gestão da Inovação. Em 2022, ele foi eleito deputado federal para seu primeiro mandato, com 172.526 votos.

Na Câmara, o socialista é presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde Mental e vice-presidente das frentes parlamentares em Defesa do Nordeste, em Defesa do Rio São Francisco e da Bioeconomia. Além disso, assumiu a coordenação de Energias Renováveis da Frente Ambientalista e do Ensino Técnico da Frente da Educação.

Pesquisa Datafolha para o Senado: Jarbas, 36%; Mendonça, 31%; Humberto, 30%

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (20) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o Senado em Pernambuco: Jarbas (MDB): 36% Mendonça Filho (DEM): 31% Humberto Costa (PT): 30% Bruno Araújo (PSDB): 12% Silvio Costa (Avante): 11% Pastor Jairinho (Rede): 6% Adriana Rocha (Rede): 3% Hélio Cabral (PSTU): 2% Lídia Brunes (Pros): 2% Albanise […]

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (20) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o Senado em Pernambuco:

Jarbas (MDB): 36%

Mendonça Filho (DEM): 31%

Humberto Costa (PT): 30%

Bruno Araújo (PSDB): 12%

Silvio Costa (Avante): 11%

Pastor Jairinho (Rede): 6%

Adriana Rocha (Rede): 3%

Hélio Cabral (PSTU): 2%

Lídia Brunes (Pros): 2%

Albanise (PSOL): 1%

Eugênia (PSOL): 1%

Alex Lima Rola (PCO): 1%

Em branco/nulo/nenhum para a 1ª vaga: 20%

Em branco/nulo/nenhum para a 2ª vaga: 28%

Não sabe para a 1ª vaga: 6%

Não sabe para a 2ª vaga: 10%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

No levantamento anterior, feito de 4 a 6 de setembro, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes:

Jarbas (MDB): 38%

Humberto Costa (PT): 28%

Mendonça Filho (DEM): 27%

Silvio Costa (Avante): 10%

Bruno Araújo (PSDB): 6%

Pastor Jairinho (Rede): 5%

Adriana Rocha (Rede): 3%

Hélio Cabral (PSTU): 2%

Eugênia (PSOL): 1%

Albanise Pires (PSOL): 1%

Lídia Brunes (PROS): 1%

Alex Rola (PCO): 0%

Em branco/nulo/nenhum para a 1ª vaga: 22%

Em branco/nulo/nenhum para a 2ª vaga: 38%

Não sabe para a 1ª vaga: 7%

Não sabe para a 2ª vaga: 10%

A Datafolha também ouviu eleitores em Pernambuco a respeito da disputa para o governo.

Sobre a pesquisa

Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Quem foi ouvido: 1.232 eleitores de 50 municípios do Estado, com 16 anos ou mais. Quando a pesquisa foi feita: 18 e 19 de setembro. Registro no TSE: PE 09351/2018. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.