Notícias

DETRAN-PE na 16ª Festa da Renascença em Pesqueira

Por André Luis
Foto: Janderson Albuquerque / Divulgação DETRAN-PE

Dando continuidade a Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, enviou para a 16ª Festa da Renascença, que aconteceu no último final de semana, em Pesqueira, distante à 215 km do Recife, o Detran Itinerante.

O evento, que aconteceu na Praça Dom José Lopes, recebeu técnicos das Diretorias de Operações, Atendimento e Fiscalização, que levaram serviços de emissão de nada consta; renovação e 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação – CNH; captura de imagem; emissão de taxas, multas e agendamentos. Além disso, agentes de trânsito fizeram demonstração do uso correto das cadeirinhas e disponibilizaram o etilômetro para que 200 pessoas fizessem o teste de alcoolemia.

Paralelo a isso, agentes de trânsito das Operações Rota de Fuga – ORF, e Trânsito Seguro – OTS, abordaram 300 veículos e 97 foram autuados, 80 condutores fizeram o teste de alcoolemia e uma recusa; 11 veículos foram removidos para o depósito do DETRAN-PE e 8 Certificados de Registro e Licenciamento Veicular – CRLV, foram recolhidos.

Outras Notícias

Itapetim paga salário de novembro e segunda parcela do décimo terceiro nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (29), o Governo Municipal de Itapetim realiza o pagamento do salário referente ao mês de novembro e a segunda parcela do décimo terceiro. No sábado (30) já estará nas contas dos servidores das secretarias de Educação, Saúde, Cultura, Infraestrutura, Administração e Finanças, Desenvolvimento Social e Gabinete, Conselho Tutelar, além de inativos e pensionistas. […]

Nesta sexta-feira (29), o Governo Municipal de Itapetim realiza o pagamento do salário referente ao mês de novembro e a segunda parcela do décimo terceiro. No sábado (30) já estará nas contas dos servidores das secretarias de Educação, Saúde, Cultura, Infraestrutura, Administração e Finanças, Desenvolvimento Social e Gabinete, Conselho Tutelar, além de inativos e pensionistas.

“Muito feliz em poder realizar o pagamento em dia. Será uma injeção de mais de R$ 1 milhão e 800 mil na economia do município.” Disse o prefeito Adelmo Moura.

Também estiveram presentes na reunião, a secretária de Finanças do município, Aline Karine, o diretor de Recursos Humanos, Luiz Alberto, Roseane Costa da tesouraria e equipe. Construindo no presente, pensando no futuro.

Na defesa da classe, vereador diz que Sindicato de Professores acionará gestão Duque na Justiça

O vereador Sinézio Rodrigues (PT) confirmou ao comunicador Itamar Marcolino, na Serra FM 87,9 que o Sintest (sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada) está entrando com uma ação na justiça contra a prefeitura de Serra Talhada. O objetivo é garantir o direito  de correção de salário aos demais servidores da educação. Eles não foram […]

Itamar Marcolino e Sinézio Rodrigues: vereador serve primeiro à categoria. Fato raro.

O vereador Sinézio Rodrigues (PT) confirmou ao comunicador Itamar Marcolino, na Serra FM 87,9 que o Sintest (sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada) está entrando com uma ação na justiça contra a prefeitura de Serra Talhada.

O objetivo é garantir o direito  de correção de salário aos demais servidores da educação.

Eles não foram contemplados pelo Projeto de Lei 005/2017, votado na ultima segunda-feira (06), segundo a entidade. O vereador que é da mesma legenda do prefeito Luciano Duque, mas declara independência plena quando o tema é educação disse que iria aproveitar e entrar com outra ação cobrando o retrativo dos aposentados 2015/2016 que no ato do reajuste dos servidores da ativa ficaram sem o aumento proporcional.

O vereador antecipou que no início de março quando começa ano letivo, haverá uma Assembleia dos servidores da educação. “Uma possível greve poderá entrar em pauta”, segundo Sinézio.

Acontecerá um debate para discutir como a classe deverá se comportar diante da alegação de intransigência do executivo municipal. “Pela primeira vez não houve dialogou com os servidores”, disse Rodrigues.

Atitude é fato raro na região: a ação do vereador, que respeita a categoria que o elegeu e não necessariamente o fato de o prefeito do seu partido, infelizmente é exceção e não regra.

Na maioria das cidades, vereadores seguem a cartilha do mandatário ou da oposição, característica da política de pastoril, onde ou se defende só um lado ou só um outro. Recomenda-se a Rodrigues o lançamento de um “Guia Prático do vereador Independente”, indicando como deve ser de fato sua atuação.

Agricultores/as de Flores e Quixaba participam de intercâmbio na Paraíba

Por Juliana Lima – Comunicadora Popular do Cecor Com o objetivo de trocar conhecimentos e adquirir novas experiências, agricultores e agricultoras de Flores e Quixaba, no Sertão do Pajeú, participaram nos dias 11 e 12 de dezembro de um intercâmbio interestadual do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), financiando pela Fundação Banco do Brasil […]

unnamed

Por Juliana Lima – Comunicadora Popular do Cecor

Com o objetivo de trocar conhecimentos e adquirir novas experiências, agricultores e agricultoras de Flores e Quixaba, no Sertão do Pajeú, participaram nos dias 11 e 12 de dezembro de um intercâmbio interestadual do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), financiando pela Fundação Banco do Brasil (FBB), nos municípios de Teixeira e Matureia, no Médio Sertão paraibano.

O intercâmbio foi promovido pelo Centro de Educação Comunitária Rural (CECOR) e começou no Sítio Catolé da Rocha, em Teixeira, com uma visita à área produtiva da agricultora Edileide Fernandes Araújo, de 40 anos, que, ao lado do marido e dos filhos, cultiva hortaliças agroecológicas e comercializa nas feiras livres das cidades de Teixeira e Desterro. A família tem ao lado de casa uma cisterna de enxurrada e aproveita a água acumulada para potencializar a horta, construída em volta do reservatório.

unnamed (1)

Em seguida, os agricultores e agricultoras conheceram à área experimental do Centro de Educação Popular e Formação Social (CEPFS), organização que tem 29 anos de atuação no Médio Sertão da Paraíba e trabalha com o desenvolvimento e a implementação de tecnologias sociais de captação e armazenamento de água da chuva. “Inicialmente as tecnologias são criadas e testadas na área experimental, depois são levadas até às famílias, que aprendem a aproveitar as potencialidades de captação de água de seus terrenos”, explica Aldair dos Santos, agente educador do CEPFS.

“Me chamou atenção à variedade de fruteiras plantadas no mesmo local, uma forma de controlar as pragas”, disse Aparecida Fernandes da Silva, agricultora do Sítio Cabeça Dantas, em Flores.

Afogareta terá inédito vídeo monitoramento na Avenida

O Afogareta 2018 terá um sistema de vídeo monitoramento inédito em sua vigésima edição. A informação foi confirmada em conversa com o organizador do evento, Ney Quidute, falando ao blog esta manhã. Segundo ele, uma parceria fechada com a empresa CSS Pajeú vai garantir a instalação de 50 câmeras de vídeo-monitoramento que auxiliará o trabalho […]

O Afogareta 2018 terá um sistema de vídeo monitoramento inédito em sua vigésima edição. A informação foi confirmada em conversa com o organizador do evento, Ney Quidute, falando ao blog esta manhã.

Segundo ele, uma parceria fechada com a empresa CSS Pajeú vai garantir a instalação de 50 câmeras de vídeo-monitoramento que auxiliará o trabalho da Polícia Militar na segurança do evento. Outra novidade é que dentre elas, três são do tipo speed dome, que tem um zoom capaz de identificar e prevenir eventuais incidentes no evento. “Pelo perfil do Afogareta, que reúne pais, filhos, muitos jovens, temos preocupação muito grande com a segurança. Se o evento chegou a essa edição sem maiores incidentes, é preciso cada vez investir mais para manter essa tradição de um evento tranquilo”, disse Ney.

Outra garantia é da segurança privada, com cerca de 50 homens auxiliando a PM. Segundo Ney, a formatação do evento em formato um pouco diferente dos anos anteriores vai trazer uma necessidade diferenciada. Um dos exemplos é que com camarotes de um lado e outro da via no início do sistema viário, onde o trio vai tocar exclusivamente para os associados do bloco, a equipe vai ter a finalidade de garantir a segurança dos foliões dentro desse espaço.

Horário: Nei evitou adiantar se haverá mudanças no horário previsto do evento, mas mostrou confiança em uma solução que favoreça o que historicamente ocorre no bloco. Há poucos dias a SDS anunciou um plano de segurança para o carnaval e período pré-carnavalesco. Se seguido a risca, o Afogareta por exemplo teria que ter suas atividades encerradas à meia noite.

Instalação de câmeras de alta resolução auxiliará trabalho da PM

Mas a tradição do evento, o histórico de tranquilidade e a discussão do tema entre representantes do sistema de segurança podem trazer novidades e manter o horário limite entre uma e duas da madrugada. “Só posso me manifestar quando houver uma posição oficial”, limitou-se.

Atrações: dia 12 de janeiro, sexta, a atração será Selva Branca, que segue na mesma linha que Chiclete com Banana, tendo inclusive sido homenageado pela banda em uma música de nome análogo. O grupo vem depois do sucesso no Afogareta 2017.

Dia 13, sábado, a atração será a Banda Psirico,  liderado por Márcio Victor, percussionista famoso por trabalhos anteriores com grandes artistas da música brasileira. Dia 14, domingo, a atração que fecha o Afogareta será Avinny Vinny.

Prefeitura de Iguaracy antecipa metade do 13º salário para servidores municipais

A Prefeitura de Iguaracy confirmou nesta quinta-feira (10) a antecipação do pagamento de 50% do décimo terceiro salário aos servidores públicos municipais. A medida, segundo a gestão, busca oferecer maior previsibilidade financeira aos trabalhadores na metade do ano. O prefeito Dr. Pedro Alves comentou a decisão: “Estamos sempre atentos às necessidades dos nossos servidores e […]

A Prefeitura de Iguaracy confirmou nesta quinta-feira (10) a antecipação do pagamento de 50% do décimo terceiro salário aos servidores públicos municipais. A medida, segundo a gestão, busca oferecer maior previsibilidade financeira aos trabalhadores na metade do ano.

O prefeito Dr. Pedro Alves comentou a decisão: “Estamos sempre atentos às necessidades dos nossos servidores e buscamos antecipar com certeza absoluta o pagamento e oferecer condições que contribuam para o fortalecimento do nosso funcionalismo”, afirmou.

De acordo com a administração municipal, a antecipação também está alinhada com a política de equilíbrio fiscal e de valorização do funcionalismo, contribuindo para a circulação de recursos na economia local.

O pagamento da primeira parcela ocorre dentro do prazo permitido pela legislação e deve beneficiar servidores ativos, comissionados e contratados da estrutura municipal.