Notícias

Defesa de Lula pede liberdade com base em decisão de Marco Aurélio Mello

Por André Luis
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Do Poder 360

A defesa do ex-presidente Lula pediu liberdade do petista após decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio que suspende as prisões em 2º Instância.

O pedido da defesa de Lula foi endereçado à juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal, responsável pela Execução Penal. A ação foi protocolada às 14h48.

“Luiz Inácio Lula da Silva, já qualificado nos autos da execução em epígrafe, que tramita por esse Juízo, por seus advogados que esta subscrevem, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, requerer a expedição imediata de Alvará de Soltura diante da decisão liminar proferida nesta data na ADC 54/DF pelo eminente Ministro Marco Aurélio”, escreveram os advogados.

A defesa pediu ainda “a dispensa do exame de corpo de delito”.

Lula está preso em Curitiba desde o último dia 7 de abril, onde cumpre pena de 12 anos e 1 mês de reclusão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Ele teria favorecido a construtora OAS em contratos com a Petrobras e, em troca, recebeu da empresa 1 triplex no Guarujá (SP), litoral paulista. O ex-presidente nega as acusações.

Outras Notícias

Convênio entre Governo do Estado e Governo Federal beneficia famílias sertanienses com cisternas

Para amenizar o problema de abastecimento de água nas regiões mais secas de Sertânia, estão sendo construídas 110 cisternas para atender famílias que sofrem com a insegurança hídrica. A ação está sendo realizada por meio de convênio do Governo do Estado de Pernambuco e o Governo Federal. As cisternas de primeira água têm capacidade de […]

Para amenizar o problema de abastecimento de água nas regiões mais secas de Sertânia, estão sendo construídas 110 cisternas para atender famílias que sofrem com a insegurança hídrica.

A ação está sendo realizada por meio de convênio do Governo do Estado de Pernambuco e o Governo Federal.

As cisternas de primeira água têm capacidade de 16 mil litros.

Um encanamento recolhe do telhado das casas a água da chuva e a encaminha para as cisternas.  Já foi iniciado o processo de escavação e em breve começará a construção.

Estão sendo beneficiadas famílias dos sítios: Bom Nome, Macambira, Caroá, Malhadinha, Casa Velha, Campos, Caianas, Caatinga, Caboclo, Pinheiro, Assentamento Riacho Seco, entre outros. O objetivo é promover uma melhor qualidade de vida as famílias da zona rural que sofrem com a falta de água potável.

Justiça Eleitoral em São José do Belmonte realiza reunião com pré-candidatos

Nesta terça-feira (26) a 74ª Zona Eleitoral de Pernambuco, em conjunto com os partidos políticos, realizou reunião de orientações aos pré-candidatos de São José do Belmonte e de Mirandiba. Na ocasião, o juiz eleitoral, Matheus de Carvalho Melo Lopes, o chefe do Cartório Eleitoral, André Neves e o técnico judiciário, Francisco Barros, apresentaram as principais […]

Do Blog do Silva Lima
Do Blog do Silva Lima

Nesta terça-feira (26) a 74ª Zona Eleitoral de Pernambuco, em conjunto com os partidos políticos, realizou reunião de orientações aos pré-candidatos de São José do Belmonte e de Mirandiba.

Na ocasião, o juiz eleitoral, Matheus de Carvalho Melo Lopes, o chefe do Cartório Eleitoral, André Neves e o técnico judiciário, Francisco Barros, apresentaram as principais inovações legislativas, dando especial atenção ao registro de candidatura, propaganda eleitoral e prestação de contas.

Em Mirandiba, o evento ocorreu no período da manhã, em São José do Belmonte, à tarde. Houve participação de todos os presidentes dos partidos políticos, além da presença de todos os pré-candidatos aos cargos majoritários.

Nelson Pereira, Rose Clea e Evaldo Carvalho, por Mirandiba; Romonilson Mariano e Vital Machado, por São José do Belmonte. Participaram também os pré-candidatos aos cargos de vereador dos respectivos municípios.

Câmara recebe secretários que deixam Governo para disputar eleições 

Claudiano Martins Filho, que comanda a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, e Lucas Ramos, de Ciência, Tecnologia e Inovação, são deputados estaduais licenciados  O governador Paulo Câmara recebeu em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira (31), os deputados estaduais licenciados e secretários de Pernambuco Claudiano Martins Filho (Desenvolvimento Agrário) e Lucas Ramos (Ciência, Tecnologia e Inovação) […]

Claudiano Martins Filho, que comanda a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, e Lucas Ramos, de Ciência, Tecnologia e Inovação, são deputados estaduais licenciados 

O governador Paulo Câmara recebeu em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira (31), os deputados estaduais licenciados e secretários de Pernambuco Claudiano Martins Filho (Desenvolvimento Agrário) e Lucas Ramos (Ciência, Tecnologia e Inovação) para agradecer os serviços à frente das respectivas pastas.

Este ano, os dois parlamentares tentarão renovar seus mandatos. O primeiro disputará vaga na Assembleia Legislativa. Lucas vai buscar um mandato federal.

Paulo Câmara enfatizou a importância das secretarias para o desenvolvimento do Estado, e registrou a dedicação e o trabalho que os auxiliares desenvolveram ao longo desse tempo. 

“Tivemos a oportunidade de trabalhar com dois jovens parlamentares, que assumiram o compromisso de desenvolver projetos e programas, nos ajudando a dar continuidade e conduzir Pernambuco cada vez mais na rota do desenvolvimento”, destacou Paulo Câmara. 

Durante o encontro, o governador também autorizou a abertura de dois processos licitatórios da Secretaria de Desenvolvimento Agrário que, juntos, representam um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões. 

O primeiro processo é referente à construção do Parque de Exposições e Feiras Agropecuárias no município de Águas Belas, Agreste Meridional. 

O segundo, para construções de pequenas barragens de acumulação de água no leito do Rio Ipanema em toda bacia hidrográfica dos municípios do Agreste Meridional, dentro do projeto de perenização do rio e seus afluentes em toda sua extensão, abastecendo comunidades rurais de Águas Belas, Itaíba, Buíque, Pedra, Venturosa, Alagoinha, Pesqueira e Carnaíba. 

Coluna do Domingão

Um ex-presidente em exercício Tem sido muito noticiado que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem tido um comportamento diferente do habitual depois de sua derrota para Lula, o que tem preocupado amigos e aliados. Isso porque ainda acreditava que haveria alguma mudança no quadro político, por conta das manifestações à porta dos quartéis e nas […]

Um ex-presidente em exercício

Tem sido muito noticiado que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem tido um comportamento diferente do habitual depois de sua derrota para Lula, o que tem preocupado amigos e aliados.

Isso porque ainda acreditava que haveria alguma mudança no quadro político, por conta das manifestações à porta dos quartéis e nas rodovias. A essa altura, o próprio Bolsonaro sabe que não há outro caminho para o país senão deixar o poder,  mesmo que a contragosto.

Os ventos não sopraram para o golpe.  Os esquerdistas tiveram que engolir a derrota de Haddad em 2018. Aceitaram e se colocaram na oposição, sem golpismo.  Agora, a extrema-direita deve ensacar a tentativa de virada de mesa e se reposicionar no espaço escolhido pela sociedade brasileira.  Dessa vez, não porque quer, mas porque a regra do jogo manda. Registre-se,  grande parte dos eleitores de Bolsonaro acha ridículos os movimentos cada vez menores na frente dos quartéis. Dizem que “perdeu, já deu”.

Bolsonaro não teve nenhum vento a favor de sua tentativa de um golpe de estado. Primeiro,  tentou uma virada pela economia,  com derrame de dinheiro no ano da eleição: o governo federal aumentou em pelo menos R$ 21 bilhões os repasses de dinheiro direto para eleitores que são beneficiários de programas sociais. Não funcionou.

Tentou antes criar um ambiente favorável ao golpe quando exigiu voto impresso,  que institucionaria no Brasil o eleitor de cabresto: cabos eleitorais bolsonaristas entre políticos e empresários exigiriam o comprovante sob pena de demitir ou exonerar.  Não funcionou. As urnas eletrônicas são seguras e auditadas. Que nos desculpem os plantonistas na porta dos Tiros de Guerra, já que por aqui não tem quartel.

Em todo o período, alguns poucos generais da reserva e da ativa soltavam mensagens de teor golpista em uma ou outra rede social.  Deu manchetes,  não resultado.  Terrorismo religioso, operação para segurar eleitores no Nordeste, live com Neymar, nada funcionou. O aliado Trump não tinha mais voz nem caneta pra tentar apoio internacional a um “Capitólio Tupiniquim”. De quebra, Roberto Jefferson e Carla Zambelli deram uma boa pitada de fogo amigo.

No dia da apresentação do tal relatório das Forças Armadas sobre auditoria nas eleições,  a repercussão foi da morte de Gal Costa. Ninguém deu bola e no fim não havia coragem para questionar nosso sistema eleitoral.  Muito menos no tal relatório do PL de Valdemar Costa Neto,  rebatido de pronto por Alexandre de Moraes.  Foi patético: as urnas só não serviam para o segundo turno e a eleição de Lula? E as vitórias de Tarcísio de Freitas, Damares,  o Astronauta, a bancada do próprio PL no primeiro turno com as mesmas urnas do segundo?

A grande imprensa não deu corda para os pouco ocupados nos quartéis.  Veio a Copa, que nem Eduardo Bolsonaro iria perder de pertinho. O golpismo nasceu morto.

Assim, imprensa e a sociedade, Biden, União Europeia, mercado financeiro, comunidade internacional e a dona Maria perto da sua casa estão mais preocupados com o que Lula anda fazendo, anunciando e dizendo do que com os urros, sussurros e lamentos de Bolsonaro.  Virou um ex-presidente em exercício.

E não pára por aí, no lugar em que residem seus medos e sinais depressivos: em janeiro, sem foro privilegiado depois de décadas,  vem a quebra dos sigilos,  a investigação da condução na pandemia,  com os crimes contra a humanidade ao negar a ciência.  Lá,  abandonado por muitos que a essa altura já se aproximaram do futuro presidente,  preso apenas a uma bolha do que restar do verdadeiro bolsonarismo,  o então ex-presidente vai estar ainda mais só. Não é o presente que deprime Bolsonaro: é o medo do futuro…

Já foi …

A imprensa serra-talhadense ainda fica especulando quando haverá a formalização do racha Márcia Conrado x Luciano Duque. E precisa? A última vez que se encontraram,  foi no dia do primeiro turno,  em 2 de outubro.  De lá pra cá,  já seguem caminhos distintos. A pá de cal é a mudança do secretariado prometida por Márcia.

O tempo não tem parada

O prefeito Sandrinho Palmeira voltou a prometer para 2023 início da municipalização do trânsito e concurso público,  com vagas a serem anunciadas. Está próximo de completar metade do seu mandato.  Tic, tac…

Pra tirar o foco

Quando Bolsonaro via um de seus filhos envolvidos em polêmica,  soltava uma frase de efeito para desviar o foco da imprensa.  Em Tabira,  Dinca Brandino faz a mesma coisa quando a gestão da esposa Nicinha é criticada. Foi assim pra desviar o foco das críticas por obras sonrisal.  Atacou Dicinha do Calçamento de “Pula-pula e ladrão de água da Compesa”.

Outro?

Motoristas que circulam na PE-275 entre Brejinho e São José do Egito reclamam que está sendo instalado um radar eletrônico no povoado do Ambó. E que vem mais multas por aí.  Se tivessem a mesma preocupação em reparar as rodovias esburacadas…

“Posentado”

Não é só Bolsonaro.  O decano Gonzaga Patriota (PSB) está na lista dos novos aposentados depois de não ter sido reeleito para a Câmara.  O mesmo benefício concedido por Arthur Lira ao presidente, em torno de R$ 30 mil mês,  também deve ser concedido a Gonzaga.

Oração da manhã 

Que os prefeitos que apoiaram Raquel Lyra no Pajeú estejam menos preocupados com espaços políticos no futuro governo e mais empenhados em resolver gargalos como o das rodovias do Pajeú,  em trechos como o entre Afogados e Tabira. Assim seja, amém…

É João,  Maria!

Nem Beto de Marreco,  nem Flávio Jucá ou Maurício do São João.  Segundo o blogueiro Marcelo Patriota,  o atual presidente da Câmara de São José do Egito,  João de  Maria, será reeleito.  Isso se a base governista não chegar a um consenso. João teria apoio de Aldo da Clipsi , Alberico Thiago, Jota Ferreira, Maurício do São João, Damião de Carminha e Patrícia de Bacana, que entregou a Secretaria de Infra-estrutura e voltou à Câmara. E Evandro Valadares, vai deixar?

Fechados

Já estão confirmados nas Câmaras em 2023-2024 no Alto Pajeú: Junior de Diógenes (Itapetim),  Rossinei Cordeiro (Brejinho), Neguin de Danda (Santa Terezinha) e Arlã Markson (Tuparetama).

Frase da semana:

“Não temos liberdade de manobra”.

Do vice-presidente e senador eleito Hamilton Mourão. Ele disse que uma intervenção militar traria prejuízos à economia, e que os protestos deveriam ter começado quando o STF retirou as condenações de Lula. Resumindo e traduzindo: “se desse a gente tentava”.

Coluna do Domingão

Na corrida para 2026, não há espaços para erros A semana foi marcada por um erro que uniu adversários e aliados da governadora Raquel Lyra. O da ausência de cotas raciais no concurso unificado do Governo de Pernambuco. Depois da repercussão,  Raquel encaminhou à Assembleia Legislativa um Projeto de Lei (PL) que altera a Lei nº […]

Na corrida para 2026, não há espaços para erros

A semana foi marcada por um erro que uniu adversários e aliados da governadora Raquel Lyra. O da ausência de cotas raciais no concurso unificado do Governo de Pernambuco.

Depois da repercussão,  Raquel encaminhou à Assembleia Legislativa um Projeto de Lei (PL) que altera a Lei nº 18.202, de 12 de junho de 2023, que institui o Estatuto da Igualdade Racial do Estado de Pernambuco.

A proposta visa assegurar, no total, aos pretos e pardos, indígenas e quilombolas a reserva de 30% das vagas oferecidas nos concursos públicos e nos processos seletivos simplificados para o provimento de cargos efetivos, de empregos públicos e de funções públicas decorrentes de contratos por tempo determinado no Poder Executivo do Estado de Pernambuco.

Em paralelo, a gestão estadual suspendeu temporariamente as inscrições do Concurso Público Unificado de Pernambuco (CPU-PE). Ou seja,  a revisão já vale para o certame.

A pergunta que fica é: como uma medida tão óbvia passou sem a atenção do staff do governo? Porque no fim das contas, o que seria uma agenda com repercussão positiva,  virou demonstração de confusão estatal,  passando sensação de desorganização,  bate cabeças,  com efeito contrário. Quando Raquel veio a público remendar, o estrago já estava feito.

O caminho rumo à eleição do ano que vem não admite erros,  e Raquel segue sendo alvo de questionamentos administrativos e políticos,  somados à má vontade de sua oposição na ALEPE, de alguns nomes no TCE. Resumindo,  ela já tem adversários suficientes pra se preocupar. Não pode admitir que os problemas surjam “dentro de casa”.

Claro, o mesmo se aplica a João Campos, que viu uma onda de críticas nas redes ao voto do irmão,  João Campos,  pela PEC da Blindagem. Pedro se penitenciou,  João criticou a proposta,  a vida seguiu e, aparentemente,  Campos não teve respingos significativos em sua intenção de votos.

O processo eleitoral de 2026 pra muitos não será desequilibrado como se vê hoje, com folga do socialista. Se for assim, considerando a primeira eleição 4.0 no país, com a presença de redes sociais,  Inteligência Artificial e um escambau de ferramentas que vão explorar as pisadas em casca de banana, Raquel e João precisam liderar seus espaços de poder e políticos com atenção redobrada. O caminho até a eleição é um verdadeiro campo minado.

Pulso

Em Serra Talhada,  Márcia Conrado luta contra a sangria de vereadores que querem votar em Charlles de Tiringa,  e não em seu candidato,  Fernando Monteiro. Em Afogados da Ingazeira,  Sandrinho Palmeira tem problemas com os vereadores que não sinalizam seguir Pedro Campos e Adelmo Moura.  Blogueiros da região no Debate das Dez lembraram que os parlamentares ocupam geralmente espaços loteados nas gestões. E que isso precisa ser invocado. “Se deixar,  os vereadores montam”, disse um deles.

Expectativa

Depois de dizerem que entregaram os cargos à Casa Civil do Governo Raquel Lyra, Danilo Simões e Edson Henrique serão os convidados do Debate das Dez desta segunda (13) na Rádio Pajeú. A pergunta mais esperada tem relação com futuro. Se mesmo chateados por não terem tido o espaço que queriam, ainda há chance com Raquel, se migram para apoiar João Campos ou se, numa posição que dizem, político não fica, adotam de fato independência política. A segunda, a depender da primeira, de o que essa posição dirá sobre 2028…

Pé direito

A primeira semana da programação reformulada da Itapuama FM começou com o pé direito, com o novo Jornal Itapuama, mais interativo, e a nova formatação do Bom Dia Itapuama, Sucessos Itapuama e o já consagrado De Primeira Categoria. A cereja do bolo foi o novo Balanço das Notícias Itapuama, com meia hora de duração, e o Sábado Itapuama, direto da Feira do CECORA. Parabéns!

Silêncio sepulcral

Fez um ano das eleições municipais. E há um ano, a oposição de uma das cidades mais importantes do Estado, Arcoverde, não ocupa espaços por meio de seu expoente, a ex-prefeita Madalena Britto. Nenhum posicionamento nas redes, nenhuma entrevista de destaque, nada. É um caso único dentre os grandes polos de Pernambuco. Bom pra Zeca Cavalcanti, que nada de braçada. Na cidade, a socialista apoiará Felipe Carreras e Diogo Moraes, além de João Campos para governador.

Não foi fake

O Supervisor Médico do Hospital Regional Emília Câmara, Messias Mendes, confirmou falando à Rádio Pajeú que alunos da ETE Paulo Freire de fato deram entrada com sintomas de intoxicação alimentar. Amostras de material coletado foram pra exames laboratoriais em Recife e vão definir o que causou o problema. Não houve casos graves. Na semana anterior, vários pais questionaram a escola. A Direção da unidade, entretanto, segue dizendo que não é com ela.

Mini tour 

O Deputado Federal Felipe Carreras (PSB) fez um mini tour no Pajeú. Esteve em Santa Terezinha com o prefeito Delson Lustosa, onde visitou obras fruto de emendas parlamentares. Em Tuparetama,  deu ordem de serviço para pavimentação de ruas ao lado de Diógenes Patriota. E teve encontro em São José do Egito com o pré-candidato a Estadual,  Adelmo Moura.

Alô decoro…

A Câmara de Vereadores de Triunfo também viveu uma polêmica essa semana. Primeiro,  o vereador Denis de Canaã incorporou Eduardo Moura e foi questionado por ter supostamente desrespeitado um porteiro em uma fiscalização em uma creche, dizendo que “entraria de todo jeito”. Já o vereador Zé Carlos disse ter sido ameaçado,  sem dizer por quem, acrescentando “não ter medo de homem nenhum”. E concluiu: “venha e mate, porque se deixar vivo a bagaceira é feia”.

Alinhamento pleno 

O Deputado Federal José Guimarães (PT-CE) deu a senha essa semana sobre os candidatos ao Senado do bloco lulista. “Todo mundo quer ser candidato ao Senado. Mas o Lula tem dito: eu quero ver essas pessoas que votam contra o governo pedirem apoio pra mim. Então que as pessoas assumam,  mostrem a cara”, disse.

Frase da semana:

 

“Não é uma derrota imposta ao governo, mas ao povo brasileiro”.

Do presidente Lula,  sobre a decisão do Congresso,  leia-se direita e Centrão,  de derrubar a MP que tachava BETs, Fintechs e outros sistemas bilionários no país.