Notícias

Data Magna: parlamentares celebram legado da Revolução de 1817

Por André Luis
Fotos: Roberto Soares/Alepe

A comemoração da Data Magna de Pernambuco, nesta sexta (6), foi destacada por parlamentares da Alepe durante a Reunião Plenária. Nesta quinta (5), a deputada Teresa Leitão (PT) e o deputado Isaltino Nascimento (PSB) usaram a tribuna para enaltecer o legado da Revolução Pernambucana de 1817.

“O fato de a Data Magna ter voltado a ser feriado contribuiu para que a Revolução de 1817 fosse mais lembrada pela sociedade. A Alepe teve importante papel nisso, com o envolvimento de vários parlamentares e historiadores, assim como consulta à população”, registrou Teresa. “Esse fato histórico deixou muitas marcas em Pernambuco. Nossa bandeira é, até hoje, a bandeira revolucionária, assim como muitas práticas políticas do Estado tiveram a marca desse episódio”, complementou.

O feriado da Data Magna foi instituído pela Lei Estadual nº 13.386/2007, de autoria da então deputada Terezinha Nunes. Entre 2009 e 2017, a comemoração foi transferida para o primeiro domingo de março, mas, após alteração proposta pela ex-parlamentar e por Isaltino Nascimento em 2018, o 6 de março voltou a ser feriado em Pernambuco.

No seu discurso, o deputado socialista avaliou que os valores da Revolução Pernambucana são relevantes até a atualidade. “O movimento baseou-se em ideias iluministas e progressistas, defendendo a autonomia em relação à Coroa Portuguesa, a proclamação da República, as liberdades de credo e imprensa”, relembrou Nascimento.

“Em 1817, Pernambuco contou com o apoio da Paraíba e do Ceará. Hoje, os nove Estados do Nordeste têm uma consonância ideológica que fortalece toda a região”, prosseguiu o parlamentar.

Ele anunciou que pedirá à Mesa Diretora da Alepe a produção de um livro sobre esse momento histórico, em parceria com o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. A ideia é que a publicação seja lançada em 2021 e distribuída em escolas e bibliotecas.

Para o deputado Wanderson Florêncio (PSC), a valorização da Revolução Pernambucana nas instituições de ensino é importante para manter o legado desse episódio. “Tenho certeza de que muitos pernambucanos conhecem a história de Tiradentes, mas não conhecem a do movimento de 1817”, pontuou.

A mesma posição foi defendida pelo deputado João Paulo (PCdoB). “Hoje, o pernambucano conhece pouco da história do Estado e de seus municípios. É importante que a gente mostre que nosso povo tem um histórico de lutas e de resistências de simbologia nacional”, considerou. “Mais do que em qualquer outro momento, precisa voltar às ruas agora contra o Governo Bolsonaro”, concluiu.

Outras Notícias

Brasil bate a marca de 500 mil casos confirmados de Covid-19

Foram 16.409 casos confirmados a mais nas últimas 24 horas. O Brasil ultrapassou neste domingo (31) a marca de 500 mil casos confirmados de infectados por Covid-19. Segundo o mais recente balanço do Ministério da Saúde há no país 514.849 casos. Desde 22 de maio, o Brasil é o segundo país com mais casos confirmados […]

Foto: Karim Sahib/AFP

Foram 16.409 casos confirmados a mais nas últimas 24 horas.

O Brasil ultrapassou neste domingo (31) a marca de 500 mil casos confirmados de infectados por Covid-19. Segundo o mais recente balanço do Ministério da Saúde há no país 514.849 casos.

Desde 22 de maio, o Brasil é o segundo país com mais casos confirmados de Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, que registravam mais de 1,7 milhão de casos neste domingo, segundo balanço global feito pela universidade norte-americana Johns Hopkins às 19h40.

O país agora conta com 29.314 mortes. Foram 480 registros de morte incluídos em 24 horas e 514.849 casos confirmados. Foram incluídos 16.409 casos em 24 horas.

Ainda de acordo com o boletim do Ministério da Saúde, 278.980 pacientes estão em acompanhamento e 206.555 pacientes estão recuperados.

Afogados inicia vacinação contra a Covid de crianças com 4 anos

Por André Luis O secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim, informou durante entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rua da Pajeú que o município iniciou nesta terça-feira (26), a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 4 anos. A vacina usada é a CoronaVac fabricada pelo Instituto Butantan e estará […]

Por André Luis

O secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim, informou durante entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rua da Pajeú que o município iniciou nesta terça-feira (26), a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 4 anos.

A vacina usada é a CoronaVac fabricada pelo Instituto Butantan e estará disponível no Centro de Vacinação que fica na Rua Professor Vera Cruz, próximo à Casa Siqueira.

Segundo Artur, 580 crianças serão imunizadas e a faixa etária vai diminuir quando 90% do público alvo estiver imunizado com a primeira dose. “Também estamos esperando a chegada de novas doses de vacinas”, informou.

No boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (25), a Prefeitura informou que toda a população de 12 a 39 anos deve tomar a terceira dose.

Também que todos os profissionais de saúde já podem tomar a quarta dose. A aplicação dar-se-á após 4 meses da aplicação da primeira dose de reforço.

Ainda segundo o boletim, toda população acima de 40 anos também poderá tomar a quarta dose. A aplicação dar-se-á após 4 meses da aplicação da primeira dose de reforço.

Garanhuns: com diálogo, vereadores definem chapa para mesa diretora

Johny Albino foi escolhido candidato a presidente, Matheus Martins, vice. Grupo tem 14 dos 17 vereadores eleitos. Aconteceu nesta quarta-feira (30), um café da manhã com vereadores e vereadoras eleitos para a futura gestão 2021/2024, aliados ao futuro governo municipal, para definir a chapa do grupo que vai concorrer à Mesa Diretora da Casa Legislativa, […]

Johny Albino foi escolhido candidato a presidente, Matheus Martins, vice. Grupo tem 14 dos 17 vereadores eleitos.

Aconteceu nesta quarta-feira (30), um café da manhã com vereadores e vereadoras eleitos para a futura gestão 2021/2024, aliados ao futuro governo municipal, para definir a chapa do grupo que vai concorrer à Mesa Diretora da Casa Legislativa, na eleição da próxima sexta-feira (1º/01), logo após a posse dos vereadores.

Sem surpresas, Johny Albino (PSB) conseguiu o consenso dos 14 vereadores presentes para ser o novo presidente. Segundo Johny, que iniciou os diálogos com o grupo tão logo saiu o resultado das urnas, o restante dos cargos da mesa diretiva obedeceram a representatividade partidária, tese acatada pelos demais aliados.

Compareceram ao café da manhã 14 dos 17 vereadores eleitos: Johny Albino, Matheus Martins, Luzia da Saúde, Nelma Carvalho, Fany das Manas, Professor Márcio, Bruno dos Santos, Darliane de Natalício, Bruno Taveira, Alcindo Correia, Juca Viana, Luizinho Roldão, Thiago Paes e Damásio Cardoso, este último participou por vídeo. 

Os vereadores registraram também a alegria  em poder debater a Câmara e principalmente uma eleição para a mesa diretora sem os traumas que geralmente acontecem, com diálogo, argumentos e trocas de experiências que possibilitem o engrandecimento do Poder Legislativo Municipal.

O prefeito eleito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), foi convidado para participar do café, ao final da reunião, e renovou o compromisso com o legislativo municipal.

Assim, ao término da reunião, a chapa foi apresentada da seguinte forma: presidente, Johny Albino (PSB); vice-presidente, Matheus Martins (PSD); 1º secretário, Alcindo Correia (PTB); 2ª secretária: Darliane de Natalício (Cidadania).

Johny Albino é Bacharel em Direito, filiado ao PSB, ex-diretor da 5ª Ciretran em Garanhuns, ex-diretor da FUNASE Garanhuns e ex-assessor parlamentar.

Paulo Câmara entrega quadra poliesportiva e autoriza construção de duas escolas no município

Durante agenda em Petrolina, o governador Paulo Câmara entregou a quadra poliesportiva coberta da Escola Moysés Barbosa, equipamento proposto pelo Programa Quadra Viva, e autorizou o início das obras para a construção das escolas São Gonçalo e João de Deus. Juntas, as ações totalizam um investimento de aproximadamente R$ 8,2 milhões. Para o chefe do Executivo pernambucano, […]

thumbnail_foto-26Durante agenda em Petrolina, o governador Paulo Câmara entregou a quadra poliesportiva coberta da Escola Moysés Barbosa, equipamento proposto pelo Programa Quadra Viva, e autorizou o início das obras para a construção das escolas São Gonçalo e João de Deus. Juntas, as ações totalizam um investimento de aproximadamente R$ 8,2 milhões. Para o chefe do Executivo pernambucano, o foco agora é manter o ritmo de trabalho e melhorar os resultados.

“Tivemos uma grande conquista esta semana. O primeiro lugar no IDEB  mostra que o caminho trilhado por Eduardo Campos, lá atrás, desde seu primeiro mandato, está dando frutos cada vez mais maduros. Não é fácil ter saído da 21ª colocação e chegarmos ao topo do Índice como a melhor educação pública do País. Por isso, temos bons motivos para comemorar. Mas precisamos ter o pé no chão, temos muito ainda o que melhorar e o que avançar. Não podemos nos acomodar: é necessário manter o crescimento constante, avançar nas políticas educacionais, para,  assim, realizar o sonho de Eduardo de ter o filho do rico e do pobre estudando na mesma escola”, sublinhou Paulo Câmara.

O governador comemorou, ainda, as intervenções realizadas no município. “É muito gratificante vir aqui, em Petrolina, para trazer essas obras tão importantes para a população. Projetos que são frutos do processo de escuta que nós tivemos aqui, logo no início do nosso Governo, com o Seminário Todos por Pernambuco (de auscuta popular). Saiu de vocês a prioridade de termos essas duas novas escolas, em dois bairros populosos, que vão, com certeza, contribuir para o desenvolvimento dos nossos jovens. E estar aqui, hoje, podendo dar início a realização desse sonho de vocês, nos mostra que estamos no caminho certo”, concluiu.

Dentro do Programa Quadra Viva, do Governo do Estado, o equipamento entregue é a primeira das cinco quadras previstas para o município. Foram investidos cerca de R$ 326 mil na construção da nova quadra, que possui uma área total de 772,4 m² e estrutura em arco metálico com dimensões de 32,05m x 24,10m. As outras quatro estruturas previstas estão em obras ou em fase de conclusão. Estão localizadas na Escola Professor Humberto Soares, na Escola de Referência em Ensino Médio Jornalista João Ferreira Gomes,0 na Escola Professor Manoel Xavier Paes Barreto, e na Escola Professora Adelina Almeida.

Campanha de Mário e Chico realizou carreata em Santa Rosa

A campanha dos candidatos da oposição Mário Viana e Chico Bandeira, de Ingazeira, comemoram em nota ao blog uma carreata realizada no Distrito de Santa Rosa no último dia (26). “A quantidade de pessoas superou todas as expetativas pois segundo os coordenadores o evento foi organizado em poucas horas, e não foi utilizado carro de som para […]

thumbnail_14100377_1846787448887744_4952366866361938705_n

A campanha dos candidatos da oposição Mário Viana e Chico Bandeira, de Ingazeira, comemoram em nota ao blog uma carreata realizada no Distrito de Santa Rosa no último dia (26).

“A quantidade de pessoas superou todas as expetativas pois segundo os coordenadores o evento foi organizado em poucas horas, e não foi utilizado carro de som para a convocação dos militantes”, diz a nota.

Segundo o vereador Aécio Bezerra (PTB), foi a maior carreata de motos já realizada na Ingazeira. “Eu já participei de várias campanhas mas nunca tinha visto uma multidão de pessoas e motos como presenciei hoje”, declarou.

“Estou muito feliz com mais uma demonstração de apoio do povo da Ingazeira. Todos os dias recebemos adesões. As pessoas querem participar e declarar o seu apoio à nossa candidatura”, disse o candidato  Mário.