Notícias

Cúpula da PRF fez reunião sigilosa para interferir no 2º turno

Por Nill Júnior

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deliberou sobre as operações que dificultaram o trânsito de eleitores em redutos favoráveis ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno do último pleito em uma reunião convocada de última hora para a sede da corporação, em Brasília, no dia 19 de outubro.

De acordo com informações da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, a discussão realizada na sessão extraordinária do Conselho Superior da PRF foi cercada pelo esforço da cúpula da corporação para cobrir rastros de seu conteúdo.

O plano da “Operação Eleições 2022” foi repassado pelo diretor-geral bolsonarista Silvinei Vasques a todos os superintendentes da PRF na reunião do colegiado. Além disso, para que não houvesse registro oficial da operação prevista para o segundo turno, a ata do encontro foi manipulada.

O documento indica a participação de 44 dos 49 integrantes do colegiado e informa apenas a discussão de temas triviais. O principal objetivo do encontro, que era planejar as blitze em pontos estratégicos naquela ocasião, não consta do documento.

Ainda segundo a colunista, o encontro ocorreu de forma exclusivamente presencial. Na entrada do auditório da sede nacional da PRF, dois agentes do setor de inteligência da polícia recolhiam celulares e relógios dos participantes para evitar que a discussão fosse gravada.

Policiais rodoviários federais presentes na reunião afirmaram que Vasques disse que havia chegado a hora da PRF tomar lado na disputa e que um segundo mandato do ex-capitão traria benefícios a todos ali e à corporação. Entretanto, outros polícias disseram que havia justificativas concretas para operação.

Um dos participantes da reunião afirmou que “houve uma votação para chancelar as operações, e os contrários concordaram em não manifestar suas divergências publicamente”. Dos 44 participantes citados no documento, 37 registraram ter estado no encontro do dia 19.

Outras Notícias

Afogados tem Quinta Cultural em ritmo junino

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoverá nesta quinta (25), mais uma edição do projeto Quinta Cultural, dessa vez em ritmo de São João, com o ensaio oficial da quadrilha junina sanfonar, vice-campeão pernambucana de quadrilhas. A Quinta Cultural será em frente à catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, a partir das 19h. A […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira promoverá nesta quinta (25), mais uma edição do projeto Quinta Cultural, dessa vez em ritmo de São João, com o ensaio oficial da quadrilha junina sanfonar, vice-campeão pernambucana de quadrilhas.

A Quinta Cultural será em frente à catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, a partir das 19h. A junina sanfonar participa este ano, mais uma vez, do concurso Pernambucano de quadrilhas e do concurso de quadrilhas da Rede Globo Nordeste. Além da sanfonar, que for à Praça Alfredo de Arruda Câmara também vai poder curtir a apresentação da quadrilha junina fogueirart, da cidade de Solidão.

Concurso de Quadrilhas – A Secretaria de Cultura e Esportes informa que já estão abertas às inscrições para o 5º Concurso Regional de Quadrilhas Juninas de Afogados da Ingazeira, com premiação de R$ 3.300,00.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou presencialmente, na própria secretaria, das 8h às 14h, no Centro Desportivo Municipal (Rua Antônio Vidal, s/n). 12 de junho encerram-se as inscrições. O concurso acontece no centro desportivo, no próximo dia 17 de Junho.

Distribuição de água em bairros de Afogados será retomada de forma gradual, diz Compesa

No Radar das Treze, dentro do A Tarde é Sua desta terça-feira (05), na Rádio Pajeú, os comunicadores Juliana Lima e Alyson Nascimento conversaram com o gerente regional da Compesa, Kaio Maracajá, sobre a retomada do abastecimento nas áreas afetadas pelo vazamento em Afogados da Ingazeira. Segundo Kaio, o retorno da água ocorre de forma […]

No Radar das Treze, dentro do A Tarde é Sua desta terça-feira (05), na Rádio Pajeú, os comunicadores Juliana Lima e Alyson Nascimento conversaram com o gerente regional da Compesa, Kaio Maracajá, sobre a retomada do abastecimento nas áreas afetadas pelo vazamento em Afogados da Ingazeira.

Segundo Kaio, o retorno da água ocorre de forma gradual, já que muitos moradores estavam com cisternas e reservatórios vazios, aumentando o consumo inicial. Ele destacou que o bairro São Francisco já voltou a receber água, embora tenha havido uma breve interrupção na manhã desta terça devido a um novo reparo no centro da cidade, normalizado por volta do meio-dia.

O gerente também explicou que houve atraso no calendário de abastecimento em áreas como o Planalto e o conjunto Miguel Arraes, com prorrogação de cerca de um dia e meio.

A mudança ocorreu porque a rede afetada também alimenta a elevatória da ponte, responsável pelo bombeamento de água para regiões mais altas, incluindo áreas próximas ao hospital.

Vereador Nailson Gomes busca reeleição em Serra Talhada

Ascom Aliado do prefeito Luciano Duque e da candidata Márcia Conrado, o vereador e atual líder do governo, Nailson Gomes (PP), busca a reeleição à Câmara Municipal de Serra Talhada. Nailson foi eleito em 2012 e reeleito em 2016, seguindo os caminhos do pai, que também foi vereador da cidade. Em 2017, assumiu a presidência […]

Ascom

Aliado do prefeito Luciano Duque e da candidata Márcia Conrado, o vereador e atual líder do governo, Nailson Gomes (PP), busca a reeleição à Câmara Municipal de Serra Talhada.

Nailson foi eleito em 2012 e reeleito em 2016, seguindo os caminhos do pai, que também foi vereador da cidade. Em 2017, assumiu a presidência da Câmara Municipal, tendo uma gestão marcada por mudanças administrativas para melhor funcionamento da casa e transparência atestada pelos órgãos de controle do estado de Pernambuco, além de ocupar o cargo de presidente do Conselho Fiscal da União dos Vereadores de Pernambuco – UVP.

No primeiro ano da gestão de Nailson, a Câmara de Serra obteve 646.00 pontos e ficou entre as 10 mais transparentes de Pernambuco, segundo o TCE, que avaliou diversos critérios exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF (LC nº 101/2000) e pela Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei nº 12.527/2011), atestando o bom desempenho de Serra Talhada.

Em 2019, o TCE-PE também aprovou a Prestação de Contas de Gestão da Câmara Municipal na gestão de Nailson relativa ao exercício financeiro de 2018, abrangendo consequentemente as contas de 2017, conforme o processo nº 191000206.

Em seu segundo mandato legislativo, Nailson Gomes apresentou ainda diversos projetos importantes atendendo as demandas da população, a exemplo do Projeto de Lei Nº 025/2017, que instituiu a obrigatoriedade de instalação de dispositivos adicionais de segurança pelas instituições bancárias e financeiras localizadas na cidade e a Lei Complementar Nº 353/2019, que concedeu desconto no IPTU para imóveis que utilizam painéis de geração de energia solar, denominado IPTU Solar; além de requerimentos e indicações para calçamento de ruas, recuperação de estradas rurais, melhoria na iluminação pública, construção de escola para o Ensino Médio no Vila Bela, entre outras iniciativas.

Sertânia: Saúde entrega protocolo para atividades que podem funcionar durante a pandemia

A Secretaria de Saúde de Sertânia divulgou protocolos de segurança para os estabelecimentos e atividades que podem funcionar durante a pandemia da Covid-19. O documento foi entregue pela Vigilância em Saúde a todos os responsáveis por esses locais, a intenção é diminuir a disseminação do novo coronavírus no município. O protocolo contém orientações específicas para […]

A Secretaria de Saúde de Sertânia divulgou protocolos de segurança para os estabelecimentos e atividades que podem funcionar durante a pandemia da Covid-19. O documento foi entregue pela Vigilância em Saúde a todos os responsáveis por esses locais, a intenção é diminuir a disseminação do novo coronavírus no município.

O protocolo contém orientações específicas para o setor da construção civil; varejos e atividades afins; além de consultórios, clínicas, laboratórios e hospital (públicos e/ou privados). Existem, ainda, regras gerais que devem ser cumpridas por todas essas atividades.

As indicações podem ser atualizadas a qualquer momento, seguindo e respeitando também o protocolo Geral do Governo do Estado de Pernambuco. O objetivo é controlar a transmissão da Covid-19 em Sertânia.

É importante ressaltar que o trabalho de orientação junto a esses estabelecimentos já vinha sendo feito pela Vigilância em Saúde, sendo a ação atual apenas um reforço dessas instruções.

Veja o protocolo padrão para as atividades em funcionamento durante a pandemia Covid-19, clicando aqui.

Cirurgias a laser chegam ao Sertão

Foto: ilustrativa Serviço gratuito vai ser ofertado em Arcoverde e Afogados da Ingazeira ainda este mês A Organização Social de Saúde (OSS) Hospital do Tricentenário (HTRI) está equipando os hospitais regionais Ruy de Barros Correia, em Arcoverde, e Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, com equipamentos para realizar cirurgias por videolaparoscopia, comumente chamado de “cirurgia […]

Foto: ilustrativa

Serviço gratuito vai ser ofertado em Arcoverde e Afogados da Ingazeira ainda este mês

A Organização Social de Saúde (OSS) Hospital do Tricentenário (HTRI) está equipando os hospitais regionais Ruy de Barros Correia, em Arcoverde, e Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, com equipamentos para realizar cirurgias por videolaparoscopia, comumente chamado de “cirurgia a laser”.

Os procedimentos já ocorrem neste mês de novembro e devem beneficiar cerca de 40 pacientes por mês, nas duas Unidades, que são conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Menos invasivo que as cirurgias tradicionais, o método é responsável pela execução de vários procedimentos na cavidade abdominal, como a retirada de vesícula, retirada do apêndice e diagnóstico de doenças na cavidade abdominal, principalmente em mulheres.

Outra vantagem é a rapidez na recuperação do paciente, que acontece com menos dores no pós-operatório e menor tempo de internamento. No interior do Estado, o serviço já é ofertado no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, que também conta com a gestão da OSS HTRI.