Notícias

Covid-19: Sertão do Pajeú conta com 9.752 casos confirmados, 8.964 recuperados e 166 óbitos

Por André Luis

Tabira confirmou trinta e quatro novos casos nas últimas 24 horas e ultrapassou São José do Egito no número de casos.

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta segunda-feira (02.11), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 9.752 casos confirmados de Covid-19. 

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 4.481 confirmações. Logo em seguida, com 1.148 casos confirmados está Afogados da Ingazeira, Tabira conta com 856, São José do Egito está com 851, Triunfo tem 346, Carnaíba está com 325 e Santa Terezinha tem 293.

Itapetim tem 202, Flores está com 184, Calumbi está com 180 casos, Quixaba tem 163, Brejinho 162, Iguaracy tem 160, Solidão tem  128, Tuparetama tem 109, Santa Cruz da Baixa Verde está com 96 e Ingazeira está com 68 casos confirmados.

Mortes – A região tem no total, 166 óbitos por Covid-19. Todas as dezessete cidades da região registraram mortes. São elas: Serra Talhada tem 61, Afogados da Ingazeira tem 15, Triunfo tem 12, Tabira e Carnaíba tem 11 óbitos cada, São José do Egito tem 9, Santa Terezinha tem 8, Flores, Iguaracy e  Tuperatema, tem 7 óbitos cada, Itapetim tem 6, Quixaba tem 4, Brejinho tem 3, Calumbi tem 2, Ingazeira e Santa Cruz da Baixa Verde tem 1 óbito cada.

Recuperados – A região conta agora com 8.964 recuperados. O que corresponde a 91,91% dos casos confirmados. 

O levantamento foi fechado às 07h50 desta terça-feira (03.11), com os dados Fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

Outras Notícias

Empresa de Paulo Afonso vence licitação para asfaltar ruas de Tabira

Com participação de várias empresas aconteceu ontem em sistema de tomada de preços a licitação promovida pela Prefeitura de Tabira para a construção do Asfalto de várias ruas. Venceu a GL Construtora e Empreendimentos, sediada na cidade baiana de Paulo Afonso, onde inclusive atua no asfaltamento de ruas. Até o final da próxima semana as […]

DSC_5823

Com participação de várias empresas aconteceu ontem em sistema de tomada de preços a licitação promovida pela Prefeitura de Tabira para a construção do Asfalto de várias ruas.

Venceu a GL Construtora e Empreendimentos, sediada na cidade baiana de Paulo Afonso, onde inclusive atua no asfaltamento de ruas.

Até o final da próxima semana as primeiras ruas já começarão a ganhar asfalto na cidade de Tabira. Os recursos são provenientes da emenda do senador e hoje ministro Armando Monteiro.

Esta semana, o prefeito  Sebastião Dias Filho (PTB) esteve reunido com moradores da Rua Jose Severino do Nascimento e da Travessa Lúcia Luzia da Soledade, juntamente com secretários, coordenadores e diretores, para assinar a ordem de serviço da pavimentação dessas ruas citadas.

Compesa é alvo de Ação Civil Pública em Cabrobó

Diante de muitas reclamações de moradores de Cabrobó, no Sertão pernambucano, sobre falta de água, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça do município, apresentou uma Ação Civil Pública (ACP) contra a concessionária responsável pelo abastecimento. Segundo o blog de Didi Galvão, o promotor de Justiça Luiz Marcelo da Fonseca […]

Diante de muitas reclamações de moradores de Cabrobó, no Sertão pernambucano, sobre falta de água, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça do município, apresentou uma Ação Civil Pública (ACP) contra a concessionária responsável pelo abastecimento.

Segundo o blog de Didi Galvão, o promotor de Justiça Luiz Marcelo da Fonseca Filho pede no processo que a Compesa seja condenada ao pagamento de multa de R$ 500 mil por dano moral coletivo e anule todas as faturas não pagas pela população nos meses sem efetivo abastecimento.

O promotor destaca que a falta de água afeta todos os bairros da zona urbana, com reiterado descumprimento do calendário de abastecimento. Afirma ainda que tentou uma solução extrajudicial, pedindo que a concessionária forneça abastecimento por pipas às comunidades afetadas, informando previamente, mas isso não aconteceu como requerido.

“A demandada alega motivos de ordem técnica, a escassez de chuvas e a falta de recursos para adoção de ações estruturantes do sistema de abastecimento de água, não trazendo medidas concretas para solução do problema, que vem se agravando. Ademais, negou-se a realizar a ampla divulgação da disponibilidade de carros pipa à população local, bem como manteve a cobrança pelo ‘fornecimento de água’ no período”, relata.

“Todas as justificativas expostas pela demandada no decorrer do Procedimento Administrativo não foram suficientes para sanar o problema em tempo hábil, observando-se que a demandada permanece não prestando o serviço ou prestando de modo deficitário, sendo omissa inclusive ao não destinar carros-pipa para suprir a demanda das localidades afetadas com a falta de água mesmo nos dias de previsão de abastecimento pelo calendário, que, inclusive nega sua divulgação pela imprensa local, sem justificativa plausível”, conclui o promotor na denúncia.

Josete Amaral reafirma apoio ao irmão José Amaral

Ex-prefeito voltou a alertar que irmão não pode impor candidatura O ex-prefeito Josete Amaral voltou a falar sobre a pré-candidatura de Jose Amaral a sucessão do Prefeito Sebastião Dias. Em entrevista ao comunicador Anchieta Santos à Rádio Cidade FM, Josete, mesmo defendendo que José estaria preparado para governar Tabira, mandou um recado ao irmão que […]

Ex-prefeito voltou a alertar que irmão não pode impor candidatura

O ex-prefeito Josete Amaral voltou a falar sobre a pré-candidatura de Jose Amaral a sucessão do Prefeito Sebastião Dias. Em entrevista ao comunicador Anchieta Santos à Rádio Cidade FM, Josete, mesmo defendendo que José estaria preparado para governar Tabira, mandou um recado ao irmão que foi notícia recente com a afirmação de que seria candidato de qualquer jeito: “ninguém é candidato de si mesmo. A candidatura não pode ser imposta. Ele sabe que não pode falar sozinho. Ele não é nenhum menino pra fazer isso”.

Lembrado pelo comunicador que o município precisa de gestão renovadora e se esta mudança não seria travada com nomes como Jose Amaral (PSDC) de um lado e Dinca Brandino (MDB) do outro, o ex-prefeito citou que seu irmão não tem maldade, nunca fez mal a ninguém, soma experiência, tem palavra, ação e serviços prestados.

Ele não soube dizer se Jose Amaral já ingressou no partido prometido pelo Deputado Federal Carlos Veras (PT).

Lembrado mais uma vez que não tem se envolvido diretamente nas eleições de Tabira desde que deixou a Prefeitura, Josete Amaral declarou que cada eleição tem sua história e se o candidato for José Amaral ele vai pra rua pedir votos.

Silvio Costa Filho se reúne com presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia

O deputado federal eleito e presidente do PRB Pernambuco, Silvio Costa Filho (PRB), se reuniu nesta quarta-feira (31), com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). A reunião foi realizada na residência oficial do presidente da Câmara, em Brasília. Durante o encontro, os parlamentares conversaram sobre o momento do Brasil e da região […]

O deputado federal eleito e presidente do PRB Pernambuco, Silvio Costa Filho (PRB), se reuniu nesta quarta-feira (31), com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

A reunião foi realizada na residência oficial do presidente da Câmara, em Brasília. Durante o encontro, os parlamentares conversaram sobre o momento do Brasil e da região Nordeste.

Segundo Silvio, o objetivo é trabalhar em conjunto pelo desenvolvimento do Brasil. “Me coloquei à disposição do presidente da Câmara, para, ao longo da próxima legislatura, trabalharmos juntos pelo país. Durante a conversa, afirmei que é fundamental que o Congresso possa ampliar de forma permanente, o debate com a sociedade civil organizada. Conversamos também sobre a necessidade de discutir uma agenda para o desenvolvimento do Nordeste”, afirmou.

O parlamentar está cumprindo agenda em Brasília, nesta semana. Na última terça-feira (30), se reuniu com o senador Armando Monteiro (PTB), com o presidente nacional do PRB, o deputado federal Marcos Pereira (PRB-SP), além de outras lideranças no Distrito Federal.

O parlamentar tem defendido que a Câmara dos Deputados possa, ao lado do Governo Federal, discutir pautas de interesse da população.

“É importante que o novo Congresso Nacional possa discutir e votar o Pacto Federativo, o Imposto Único, além de outros temas que busquem a redução do tamanho do Estado e a eficiência da gestão pública”, garantiu Silvio.

Afogados da Ingazeira: morre, vítima de Covid-19, radialista Zé Tenório

Na foto, Zé Tenório de boina ao lado de outros nomes históricos da Pajeú durante o Debate das Dez do dia 4 de outubro de 2018. Faleceu na tarde desta quinta-feira (01.04), no Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira,  o radialista e aposentado da Celpe, José Tenório Cavalcanti, 75 anos, vítima da […]

Na foto, Zé Tenório de boina ao lado de outros nomes históricos da Pajeú durante o Debate das Dez do dia 4 de outubro de 2018.

Faleceu na tarde desta quinta-feira (01.04), no Hospital Regional Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira,  o radialista e aposentado da Celpe, José Tenório Cavalcanti, 75 anos, vítima da Covid-19. 

Zé Tenório estava internado há alguns dias. Devido o seu estado se agravar, foi Intubado, mas não resistiu, evoluindo a óbito.

Zé Tenório trabalhou muito anos na Rádio Pajeú de Afogados da Ingazeira, em seguida,  trabalhou na Celpe, onde se aposentou. Ultimamente apresentava, aos domingos, o programa ‘Tocando o passado’, na Rádio Afogados FM e era ministro da Eucaristia na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios.

No dia 4 de outubro, data em que a Rádio Pajeú completou 59 anos, Zé Tenório esteve ao lado de outros nomes históricos da emissora Zé Leite e Ednar Charles, participando do Debate das Dez. Os três compartilharam experiências e contaram muitas histórias sobre a emissora, além de matar as saudades dos microfones do prefixo.

*Com informações do Blog do Finfa.