Notícias

Covid-19: Sertão do Pajeú confirma 5 novos óbitos e totaliza 275

Por André Luis

Serra Talhada, Triunfo e Tuparetama registraram novos óbitos.

Por André Luis – Atualizado às 14h32

Nesta segunda-feira (18), todas as dezessete cidades do Sertão do Pajeú, atualizaram o boletim epidemiológico com os casos de Covid-19 de cada município. São elas: Serra Talhada (84), Afogados da Ingazeira (22), Tabira (5), São José (2), Carnaíba (140, Santa Terezinha (5), Flores (23), Triunfo (12), Itapetim (6), Brejinho (3), Iguaracy (2), Calumbi (4), Tuparetama (8), Solidão (2), Quixaba (4), Santa Cruz da Baixa Verde (17) e Ingazeira (1). Foram mais 177 casos nas últimas 24h, totalizando 16.394 casos da doença na região. 

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada, 6.134; Afogados da Ingazeira, 2.353; Tabira 1.756, São José do Egito, 1.231; Carnaíba,  739; Santa Terezinha, 601 e Flores, 589 casos.

Triunfo, 523; Itapetim, 488; Brejinho, 324; Iguaracy, 305; Calumbi, 288; Tuparetama, 273; Solidão, 245; Santa Cruz da Baixa Verde, 211; Quixaba, 207; e Ingazeira, 127 casos confirmados.

Óbitos – Com mais dois óbitos em Serra Talhada, dois em Triunfo e um em Tuparetama, a região conta com 275 óbitos por Covid-19. Todas as dezessete cidades da região registraram mortes. São elas: Serra Talhada (87); Afogados da Ingazeira (24); Flores (22); Carnaíba (20); Tabira (19); São José do Egito (18); Triunfo (18); Tuparetama (16); Santa Terezinha (14); Itapetim (11); Iguaracy (11); Quixaba (4); Brejinho (4); Calumbi (2); Santa Cruz da Baixa Verde (2); Solidão (2) e Ingazeira (1).

Detalhes dos óbitos

Os dois óbitos de Serra Talhada foram de um paciente do sexo masculino de 91 anos, morador do bairro Vilabela. Hipertenso, faleceu no sábado (16/01), no Hospital Eduardo Campos. O outro, se trata de paciente masculino, 82 anos, morador do bairro AABB. Hipertenso, faleceu no domingo (17/01), no Hospital São Marcos, no Recife.

Os pacientes de Triunfo que foram a óbito, tiveram rápido agravamento dos sintomas e estavam hospitalizados no Hospital Eduardo Campos, localizado em Serra Talhada, ambos ocorreram no domingo (17/01).

A Secretaria de Saúde de Tuparetama não divulgou detalhes no boletim epidemiológico sobre o 16º óbito ocorrido no município, por conta da Covid-19.

Recuperados – Foram mais 166 nas últimas 24 horas e  a região tem agora no total 15.368, pacientes recuperados da Covid-19. O que corresponde a 93,89% dos casos confirmados.

Outras Notícias

Arcoverde: Madalena é condenada por improbidade administrativa

A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), foi condenada por atos de improbidade administrativa e multada pela realização de despesas sem licitação dos serviços de coleta, transporte e descarga de lixo no município. A sentença foi proferida pelo juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Arcoverde, Cláudio Márcio Pereira de Lima, com […]

A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), foi condenada por atos de improbidade administrativa e multada pela realização de despesas sem licitação dos serviços de coleta, transporte e descarga de lixo no município.

A sentença foi proferida pelo juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de Arcoverde, Cláudio Márcio Pereira de Lima, com base em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público de Pernambuco, através do Processo nº 0004373-89.2016.8.17.0220.

Segundo a sentença, os auditores detectaram a prática de irregularidades e atos de improbidade administrativa ocorrido na gestão da prefeita no seu primeiro ano de governo, em 2013, que deu ensejo à rejeição das contas de gestão da Prefeitura Municipal pelo Tribunal de Conas do Estado de Pernambuco.

Na decisão, o juiz  diz que “os argumentos defendidos em sede de contestação pela requerida (Madalena Britto), de que teria agido dentro dos ditames legais, esclareço que, compulsando os autos, não vislumbro qualquer indício capaz de comprovar tal alegação. Desse modo, concluo, que resta devidamente comprovada nos autos a violação dos preceitos constitucionais pela requerida (Madalena), bem como a prática de ato ímprobo, plenamente caracterizado”.

No relatório, o juiz é enfático sobre o caso e diz claramente que “o caso dos autos não demonstra hipótese de caso fortuito ou força maior (para a dispensa de licitação) e sim clara ausência de planejamento, ensejando na responsabilidade da prefeita Arcoverde, Madalena Britto, em razão de sua inércia…”.

Em outro trecho da sentença condenatória, a juiz reprova com veemência a conduta da prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), no caso, dizendo claramente que “a conduta da requerida (Madalena) se mostra extremamente reprovável, uma vez que inobservou os preceitos constitucionais e legais…que regem as condutas da administração pública, em flagrante deslealdade institucional e imoralidade”.

Diante dos fatos, o juiz da 1ª Vara de Arcoverde reconheceu a prática de atos de improbidade administrativa por parte da prefeita Madalena Britto (PSB) e determina o pagamento de multa civil no valor equivalente a 5% do valor do contrato com a empresa de coleta de lixo, em valores corrigidos com juros e correção monetária. O valor não foi especificado, será apurado quando da liquidação da sentença, mas hoje ultrapassa a casa dos R$ 200 mil. Além da condenação de pagamento da multa, a prefeita ainda terá que arcar com as custas do processo. Cabe recurso.

Acidente com caminhão e dois carros de passeio deixa três mortos em Salgueiro

Nas primeiras horas da manhã deste domingo, 26, foi registrado um grave acidente com vítimas fatais nas proximidades da Serra do Boi Morto, na BR-116, em Salgueiro. Segundo o blogueiro Alvinho Patriota, no local morreram três pessoas, entre as quais o salgueirense Francisco de Agenor, do Sítio Canoa. Segundo informações, Francisco viajava para a feira […]

Nas primeiras horas da manhã deste domingo, 26, foi registrado um grave acidente com vítimas fatais nas proximidades da Serra do Boi Morto, na BR-116, em Salgueiro.

Segundo o blogueiro Alvinho Patriota, no local morreram três pessoas, entre as quais o salgueirense Francisco de Agenor, do Sítio Canoa.

Segundo informações, Francisco viajava para a feira de animais de Serra Talhada numa F-4000 quando colidiu com um caminhão baú, que foi atingido por um veículo de passeio que vinha logo atrás.

Um homem e uma mulher que estavam no baú também morreram e uma pessoa ocupante do outro veículo foi socorrida.

Agentes da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros foram ao local e isolaram a área do acidente. As imagens do estado em que ficaram os veículo são impressionantes.

O salgueirense ficou preso às ferragens da caminhonete e foi retirado pelos bombeiros com o auxílio de equipamentos. Ainda não foram reveladas as identidades das outras vítimas fatais e do ocupante do veículo de passeio.

Estudante de EREM de Serra Talhada conquista título estadual na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Cauã Regis, 14 anos, estudante da EREM da cidade, foi o campeão pernambucano da ONEE. O professor Gregory de Medeiros, de Poção, também foi destaque na categoria de educadores Serra Talhada, 12 de novembro de 2025 – O jovem Cauã Regis, de apenas 14 anos, estudante da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio […]

Cauã Regis, 14 anos, estudante da EREM da cidade, foi o campeão pernambucano da ONEE. O professor Gregory de Medeiros, de Poção, também foi destaque na categoria de educadores

Serra Talhada, 12 de novembro de 2025 – O jovem Cauã Regis, de apenas 14 anos, estudante da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio de Serra Talhada, conquistou o título de campeão estadual da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). O evento é promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do Programa de Eficiência Energética, coordenado pelo Instituto Abradee, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, em parceria com a Neoenergia Pernambuco.

A conquista de Cauã é motivo de orgulho para toda a cidade de Serra Talhada e reforça a importância de levar o tema da eficiência energética para dentro das escolas. Ao lado de outros estudantes pernambucanos premiados, o jovem mostrou que aprender desde cedo sobre consumo consciente de energia é um passo fundamental para formar cidadãos comprometidos com o futuro sustentável.

Além de Cauã, dezenas de alunos pernambucanos foram reconhecidos com medalhas de Ouro, Prata, Bronze e menções honrosas. O professor Gregory de Medeiros, da cidade de Poção, também foi destaque estadual na categoria de educadores da edição 2025 da ONEE, reforçando o papel essencial dos professores como multiplicadores desse conhecimento.

“A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é uma oportunidade única de despertar nos estudantes a consciência sobre o uso responsável da energia. Ao incentivar práticas sustentáveis desde a infância, formamos jovens protagonistas de um futuro mais eficiente e colaborativo. Esse é um compromisso da Neoenergia Pernambuco como agente de transformação social”, afirma Ana Mascarenhas, superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia.

Para alcançar o título, Cauã participou de uma prova de conhecimentos e de uma gamificação interativa sobre eficiência energética. A intenção não era apenas desafiar o estudante, mas levar novos conteúdos, incentivar uma busca maior por informações e torna-lo uma referência para amigos, familiares e toda Serra Talhada.

Ex-prefeito de Água Branca, PB, é condenado por improbidade administrativa

Ex-gestor teria contratado, em 2009, bandas e artistas por meio de empresas sem exclusividade permanente. O ex-prefeito de Água Branca, no Sertão paraibano, Aroudo Firmino Batista, teve os direitos políticos suspensos e foi condenado a pagar uma multa de R$ 20 mil por contratar bandas e artistas por meio de empresas sem exclusividade permanente. Três […]

Aroudo Firmino Batista foi condenado em sentença do grupo da Meta 4 do CNJ. — Foto: Ednaldo Araújo/TJPB

Ex-gestor teria contratado, em 2009, bandas e artistas por meio de empresas sem exclusividade permanente.

O ex-prefeito de Água Branca, no Sertão paraibano, Aroudo Firmino Batista, teve os direitos políticos suspensos e foi condenado a pagar uma multa de R$ 20 mil por contratar bandas e artistas por meio de empresas sem exclusividade permanente.

Três empresas produtoras de eventos também foram condenadas na sentença dada pelo juiz Rusio Lima de Melo, do grupo da Meta 4, do Conselho nacional de Justiça (CNJ). Ainda cabe recurso à decisão.

De acordo com a denúncia que consta nos autos da Ação Civil de Improbidade Administrativa impetrada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), no ano de 2009, em quatro datas comemorativas (Carnaval, São João, emancipação política e réveillon), o ex-gestor gastou R$ 100 mil com a contratação direta dos artistas e bandas, um valor que seria elevado para o porte do município.

Ainda conforme a denúncia, o ex-prefeito teria argumentado que a licitação para a contratação das bandas e artistas seria inexigível pois as empresas seriam empresários exclusivos das bandas que pretendia contratar, quando na verdade, os empresários eram intermediários.

Na defesa, o ex-gestor afirmou que sempre agiu com zelo na administração e que as cartas de exclusividade eram analisadas pela comissão de licitação. Aroudo Firmino alegou que não tinha razão para desconfiar de eventuais erros, pois os integrantes da comissão eram pessoas de confiança.

Consta nos autos ainda que o gestor alegou que os gastos foram razoáveis e pediu a improcedência da denúncia.

As empresas alegaram nos autos do processo a validade das cartas de exclusividades apresentadas na comissão de licitação, além de que os valores eram compatíveis com a média do mercado e que não houve dolo ou prejuízo ao erário.

Ao analisar as provas, o juiz destacou que tanto o gestor quanto as empresas agiram de má-fé ao realizar as contratações ilegais com a finalidade de burlar a lei.

“A contratação de intermediadores de eventos deveria ocorrer com abertura de licitação para que outras empresas pudessem dela participar, em respeito ao princípio da isonomia e à seleção da proposta mais vantajosa para administração”, enfatizou Rusio Lima.

Márcia Conrado participa de reunião com presidente do Senado

A presidenta da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a prefeita de Serra Talhada Márcia Conrado, esteve presente em reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em Brasília, na última terça-feira (15). O encontro aconteceu durante o primeiro dia de Mobilização Municipalista. Ao lado do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, a […]

A presidenta da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a prefeita de Serra Talhada Márcia Conrado, esteve presente em reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em Brasília, na última terça-feira (15). O encontro aconteceu durante o primeiro dia de Mobilização Municipalista.

Ao lado do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, a presidenta compôs a comitiva, que entregou a Rodrigo Pacheco propostas do movimento municipalista de emendas à Reforma Tributária. Foi apresentado ainda um estudo que mostra a crise vivenciada pelos municípios. Segundo o documento, 51% dos Municípios estão com as contas no vermelho.

Seguindo com as agendas em Brasília, Márcia Conrado esteve reunida com Mozart Sales, da Secretaria de Relações Institucionais, para apresentar as dificuldades da crise financeira nos municípios.

“Com a queda das receitas repassadas para as despesas das cidades, muitas delas estão sofrendo. Isso afeta diretamente nosso povo. Por isso, estamos precisando garantir os interesses municipais para continuarmos cumprindo com as obrigações das gestões e cuidando da nossa população”, reforçou Márcia, que esteve acompanhada dos prefeitos Ana Célia (Surubim) e Nininho de Carvalho (Parnamirim).