Covid-19: Pajeú conta com 846 casos confirmados, 466 recuperados e 34 óbitos
Por André Luis
Com histórico de problemas fiscais, Calumbi é um dos municípios com nível abaixo do recomendado
Calumbi (foto/Arquivo), confirmou o primeiro óbito por Covid-19.
Serra Talhada não divulgou boletim neste final de semana.
Por André Luis
De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados neste domingo (21.06), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, as dezessete cidades da região tem casos confirmados de Covid-19. Nas últimas 24 horas, a região confirmou mais dois, contabilizando 846.
Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada, continua liderando o número de casos na região e conta com 351 confirmações – O município não divulgou boletim neste sábado e domingo. Logo em seguida, com 97 casos confirmados está Tabira, São José do Egito tem 83, casos e Afogados da Ingazeira está com 48 Casos confirmados.
Carnaíba está com 44 casos confirmados, Flores chegou aos 38, Triunfo tem 32, Iguaracy está com 29, Tuparetama tem 28, Brejinho tem 26 e Itapetim está com 19 casos confirmados.
Calumbi tem 17 casos confirmados, Quixaba tem 12 casos, Santa Terezinha tem 10, Ingazeira está com 7 casos e Santa Cruz da Baixa Verde tem 3 e Solidão tem 2 casos confirmados.
Mortes – Com o primeiro óbito confirmado em Calumbi, neste domingo, a região do Pajeú tem agora 34. Até o momento, doze cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada, 8 óbitos, Carnaíba 6, Tabira 5, Triunfo tem 4, Quixaba 3, Tuparetama 2, Afogados da Ingazeira, Iguaracy, Itapetim, São José do Egito, Flores e Calumbi com 1 óbito cada.
Recuperados – Com mais cinco curas clínicas registradas neste domingo (21), a região soma agora 466 recuperados. O que corresponde a 55,08% dos casos confirmados.
O levantamento foi feito às 08h32 da manhã desta segunda-feira (22.06), com os dados fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.
Tradicional festividade terá programação gratuita espalhada pela cidade até 6 de janeiro de 2020. Entre as atrações, Moacyr Franco e Dorgival Dantas As noites do Sertão do Pajeú estarão mais iluminadas e os dias mais animados a partir deste sábado (7), quando acontecerá a abertura oficial do Natal Triunfo. Um dos destinos mais procurados por […]
Tradicional festividade terá programação gratuita espalhada pela cidade até 6 de janeiro de 2020. Entre as atrações, Moacyr Franco e Dorgival Dantas
As noites do Sertão do Pajeú estarão mais iluminadas e os dias mais animados a partir deste sábado (7), quando acontecerá a abertura oficial do Natal Triunfo.
Um dos destinos mais procurados por turistas e moradores que querem vivenciar as festividades de fim de ano, a cidade se preparou para a festa realizada pela a Prefeitura Municipal, o Sesc Pernambuco e o Governo do Estado, via Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, que este ano terá como tema “Janelas de Triunfo”.
Com a expectativa de receber cinco mil pessoas, a abertura do ciclo natalino acontecerá a partir das 19h45, no Theatro Cinema Guarany. Lá, o “Concertos de Dezembro”, com Orquestra Isaías Limas, George Magno e Cidinha e Zé Marques vão iniciar a programação. Às 22h30, os Seresteiros de Triunfo conduzirão o público em cortejo pelas ruas da cidade. No dia seguinte, os triunfenses e visitantes poderão apreciar o “Corredor Cultural da Matriz à Casa dos Caretas – De Janelas Abertas”, com várias apresentações artísticas iniciadas em frente à Casa do Careta até a Cachaçaria e em frente à Igreja Matriz.
Um dos destaques da programação é o show do cantor Moacyr Franco, no dia 14 de dezembro, às 22h, no Theatro Cinema Guarany, que recebe antes, às 20h a Banda Forró do Candeeiro com Igor Alves, Fátima Barros e Thiago Alexandre. Até o dia 6 de janeiro, a programação natalina continua em Triunfo, quando será encerrada com a Queima da Lapinha. Ao término da missa do Dia de Reis, um cortejo com grupos artísticos tomará as ruas da cidade, partindo da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores para a Igreja do Rosário, com a participação do Pastoril Viver de Goiana, Maracatu de Baque Solto e Orquestra Isaias Lima. A programação completa está disponível no site do Sesc Pernambuco (www.sescpe.org.br).
Programação
7/12 – Sábado
19h45 – “Abertura do Natal Triunfo 2019” | Local: Theatro Cinema Guarany
20h – Concertos de Dezembro, com Orquestra Isaias Lima e Convidados
22h30 – Apresentação dos Seresteiros de Triunfo com cortejo pelas ruas da cidade
8/12 – Domingo
19h – De Janelas Abertas – Corredor Cultural da Igreja Matriz à Casa dos Caretas, com a participação da Orquestra Sanfônica de Carnaíba
Domingos na Matriz | Local: Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
20h – Cambindas, Banda Marcial Lar 101, Banda de Pífanos de Jericó e espetáculo musical “Sertão: Vida, Solo e Flor”, com Elis Almeida
21h – Inauguração do Presépio da Fábrica de Criação Popular | Local: Praça Dr. Arthur Viana
21h – Abertura simultânea da Exposição Relembranças – Dossiê Memorialístico do Natal Triunfo
Locais: Casa dos Caretas e Igreja do Rosário
12/12 – Quinta-feira
19h – Exposição Memórias do Povo, Poéticas da Terra, por Liz Santos | Local: Estação Teleférico
Teatro em Dezembro| Local: Theatro Cinema Guarany
20h – Espetáculo: Um Minuto para Dizer que Te Amo, Grupo Matraca de Teatro
13/12 – Sexta-feira
18h30 – Exposição Relembranças – Dossiê Memorialístico do Natal Triunfo
Local: Capela de Nossa Senhora do Rosário
Arte de Rua| Local: Em frente à Capela do Rosário
19h – Apresentação do Grupo de Choro Infantil
14/12 – Sábado
17h30 – Bacamarteiros do Sítio Serrinha | Local: Letreiro da Cidade
Concertos de Dezembro | Local: Theatro Cinema Guarany
20h – Banda Forró do Candeeiro e convidados
22h – Moacir Franco
15/12 – Domingo
Teatro em Dezembro| Local: Theatro Cinema Guarany
16h – Espetáculo Criando Peixe no Bolso, Grupo Mundaú de Teatro
Domingo na Matriz |Local: Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
20h – Grupo de Xaxado do Lar Santa Elizabeth, Coco das Águas Claras, Grupo Harmonia de Flautas, Balé Popular Herdeiros do Sertão, espetáculo musical “O Tesouro do Nordeste: o Vale do Pajeú”.
19/12 – Quinta-feira
19h: Apresentação e Instalação Literária Nos Rastros das Serpentes: Entre Causas e Causos Triunfenses, pelo Engenho Literário – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Literatura|Local: Igreja São Luiz Gonzaga, Lago João Barbosa Sitônio e outros territórios urbanos possíveis
20/12 – Sexta-feira
16h: Exposição Das Reminiscências Franciscanas: O Legado do Convento São Boaventura|Local: Convento São Boaventura
20h – Coral da Melhor Idade – Ação Social |Local: Theatro Cinema Guarany
21/12 – Sábado
Teatro em Dezembro
16h – Espetáculo Tempo de Flor, Grupo de Teatro Pé de Vento | Local: Pátio de Eventos Maestro Madureira
20h – Coral Vozes do Guarany |Local: Theatro Cinema Guarany (janelas e área externa)
Concertos de Dezembro
21h – Banda Edição Extra e convidados e Triunfando no Choro
22/12 – Domingo
Teatro em Dezembro
16h – Espetáculo Tempo de Flor | Local: Hotel Sesc Triunfo
17h – Bacamarteiros de Sítio Serrinha | Local: Letreiro de Triunfo
Domingo na Matriz| Local: Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
20h – Quadrilha Estilar, Quadrilha junina Sem Limite e Cavalo Marinho Sertão Afora
23/12 – Segunda-feira
Arte na Praça| Local: Pátio de Eventos
19h30 – Coral da Melhor Idade, Grupo Xaxado Os Cabras de Lampião, Pastoril Viver e Temas dos Musicais da Broadway, Classe de Canto
24/12 – Terça-feira
16h – Concerto Sertanejo, com Leandro Vaz, Macvany Oliveira e Erlane Franciele | Local: Hotel Sesc Triunfo
18h – Hora do Ângelus, com Quinteto Metal Nobre, Igor Alves e convidados| Local: Hotel Sesc Triunfo
20h – Coral vozes do Guarany, Orquestra de Sopros, Percussão e Poesia, com o Maestro Cacá Malaquias
| Local: Theatro Cinema Guarany (janelas)
25/12 – Quarta-feira
Cortejo de Papai Noel| Local: Concentração e saída do Theatro Cinema Guarany
16h – Recepção a Papai Noel com os Caretas, Maracatu Ilê-Omin, Quadrilha Sem Limite, Pastoril Triunfo, Boi maracatu, Cavalhada Tamboril, Quadrilha Estilar, Urso Mimoso, Cambindas.
Concerto de Natal| Local: Theatro Cinema Guarany
20h – Orquestra Metal Nobre (Arcoverde) e convidados, Pastoril Triunfo
26/12 – Quinta-feira
19h – Noite do Sesc na Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores – Maria Mãe Natureza –A Natureza e suas Dores. Participação da Orquestra Metal Nobre e convidados| Local: Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores
28/12 – Sábado
21h – Luall na Ativa, Uptown Blues Band & Derico e Michel Andrade | Local: Pátio de Eventos
29/12 – Domingo
22h – Elas cantam Forró das Antigas e Dorgival Dantas | Local: Pátio de Eventos
30/12 – Segunda-feira
21h – Rafa Lima e Gerson Miller, Vitor Fernandes e Amigos Sertanejos | Local: Pátio de Eventos
31/12 – Terça-feira
23h – Forró da Galera e Zeca Bota Bom | Local: Pátio de Eventos
6/1/2020 – Segunda-feira
Cortejo pelas ruas da cidade e Pátio da Igreja do Rosário
20h – Queima da Lapinha – Pastoril Viver, Maracatu de Baque Solto Cambinda Dourada, Orquestra Isaias Lima
Serviço –Natal Triunfo
De 7 de dezembro de 2019 até 6 de janeiro de 2020
Gratuito
Programação completa: www.sescpe.org.br
Informações: (87) 3846-1341
O deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB) participou no último sábado (13) em Brejinho da inauguração da Praça Joaquim Antônio do Nascimento (Joaquim Romeiro) no Sítio Lagoa dos Campos. O parlamentar estava acompanhado do prefeito José Vanderlei, do vice-prefeito Manoel da carne, secretários municipais, vereadores Inácio Teixeira, Emanoel da Saúde, Guêga, Naldo de Valdinho e dos […]
O deputado estadual Ângelo Ferreira (PSB) participou no último sábado (13) em Brejinho da inauguração da Praça Joaquim Antônio do Nascimento (Joaquim Romeiro) no Sítio Lagoa dos Campos.
O parlamentar estava acompanhado do prefeito José Vanderlei, do vice-prefeito Manoel da carne, secretários municipais, vereadores Inácio Teixeira, Emanoel da Saúde, Guêga, Naldo de Valdinho e dos vereadores de Quixaba Antônio Julião e Neudiran. A solenidade também foi prestigiada por familiares do homenageado que dá nome a praça.
Falando aos moradores da comunidade o deputado Ângelo Ferreira destacou a importância do novo equipamento de laser, o trabalho que vem sendo feito em todos as áreas do município, em especial em Lagoa dos Campos com perfuração de poço artesiano e em breve uma nova Unidade Escolar.
O Partido Avante, em Pernambuco, iniciou a semana filiando Gilson Calado, que prontamente recebeu o cartão verde do deputado federal Sebastião Oliveira para concorrer à Prefeitura de Garanhuns em 2020. “O Avante é um partido que me apresentou uma nova forma de pensar e fazer política. Fui muito bem acolhido e tenho a convicção que […]
O Partido Avante, em Pernambuco, iniciou a semana filiando Gilson Calado, que prontamente recebeu o cartão verde do deputado federal Sebastião Oliveira para concorrer à Prefeitura de Garanhuns em 2020.
“O Avante é um partido que me apresentou uma nova forma de pensar e fazer política. Fui muito bem acolhido e tenho a convicção que fiz a escolha certa. Agora é arregaçar as mangas e reforçar o trabalho que já estamos realizando”, ressaltou Gilson Calado, que também assume o comando do partido na cidade.
“Trata-se de um excelente quadro político. O Avante vai dar todas as condições que Gilson vai precisar para disputar as eleições. Foi uma grande aquisição”, enfatizou Sebastião Oliveira.
O governador Paulo Câmara assinou, na tarde desta quarta-feira (13), autorização para 152 novas convocações nos concursos vigentes da Secretaria de Defesa Social (SDS). Com isso, todos os classificados nos certames para as polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros serão chamados. Com as 1.925 convocações já anteriormente anunciadas para às quatro operativas, Pernambuco […]
O governador Paulo Câmara assinou, na tarde desta quarta-feira (13), autorização para 152 novas convocações nos concursos vigentes da Secretaria de Defesa Social (SDS). Com isso, todos os classificados nos certames para as polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros serão chamados.
Com as 1.925 convocações já anteriormente anunciadas para às quatro operativas, Pernambuco terá o acréscimo de 2.077 novos profissionais até junho de 2022.
“Dentro do planejamento do Pacto Pela Vida, deliberamos o início de novos cursos de formação e agora teremos condições de aproveitar todos os classificados nos concursos públicos das instituições de segurança do Estado. Vamos reforçar a quantidade de policiais nas ruas e também a capacidade de encaminhamento por parte das nossas polícias”, afirmou Paulo Câmara.
As novas convocações contemplam 74 peritos papiloscopistas, 23 auxiliares de perito, oito oficiais da Polícia Militar, 15 oficiais do Corpo de Bombeiros, 10 soldados do Corpo de Bombeiros e 22 delegados da Polícia Civil, totalizando 152 novos servidores públicos. Os editais com os chamamentos sairão em breve.
“Vamos chamar uma primeira turma para soldado do Corpo de Bombeiros já em novembro, porque o curso é mais extenso. Depois, novos soldados da Polícia Militar, e as demais turmas iniciando em janeiro, para que a gente forme até o mês de maio e eles tomem posse ainda em 2022. Com isso, teremos mais de dois mil profissionais de segurança pública sendo formados nesse período, somando-se às operativas da SDS no esforço diário de redução da criminalidade no Estado”, explicou o secretário de Defesa Social, Humberto Freire.
Desde 2015, 6.798 profissionais foram formados e incorporados à segurança pública do Estado, entre policiais militares, civis, científicos e bombeiros militares. Estiveram presentes à solenidade os secretários Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão) e José Neto (Casa Civil).
Honraria in memoriam foi recebida por familiares do ex-governador de Pernambuco O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (1965-2014) foi homenageado, na noite da sexta-feira (26), com o título in memoriam de cidadão paulistano. A solenidade ocorreu na Câmara Municipal de São Paulo e teve a presença de autoridades e familiares do político, entre eles, o […]
Honraria in memoriam foi recebida por familiares do ex-governador de Pernambuco
O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (1965-2014) foi homenageado, na noite da sexta-feira (26), com o título in memoriam de cidadão paulistano. A solenidade ocorreu na Câmara Municipal de São Paulo e teve a presença de autoridades e familiares do político, entre eles, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o deputado federal Pedro Campos (PSB).
Proposta pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB), a honraria reconhece os relevantes serviços prestados por Eduardo Campos à população paulistana, sobretudo no período em que teve atuação nacional como ministro da Ciência e Tecnologia. “Propus esse título quando Eduardo ainda era vivo e, pouco depois, houve o acidente. Muita gente dizia que seria o presidente do Brasil. Se não fosse naquela eleição, seria na seguinte. E, realmente, o Brasil estaria muito melhor com ele”, expressou o autor da proposição.
Em seu discurso, o prefeito João Campos agradeceu a homenagem ao pai e destacou que seu legado continua a inspirar gestores públicos como ele. “A gente sabe que Eduardo teve a capacidade de fazer muito em tudo aquilo que se dedicou nas diversas esferas do poder público, como governador de Pernambuco, deputado federal, ministro, deputado estadual e candidato à Presidência da República. Ele se preocupou em fazer a coisa pública funcionar de maneira adequada, sobretudo, para quem menos tem. Então, ver o que ele enxergava como sonho lá atrás sendo realizado no Brasil é motivo de muita alegria”, declarou.
Já o deputado Pedro Campos lembrou que São Paulo é uma cidade que abraça pessoas de todo o país, inclusive brasileiros do Nordeste, que, ao longo de décadas, se deslocaram até a região em busca de uma vida melhor. Destacou, a partir disso, conquistas de seu pai que, por meio de sua atuação nacional, tiveram reflexo em todo o país, como a criação da Olimpíada Brasileira de Matemática. “Hoje a gente celebra mais um nordestino acolhido pelos braços de São Paulo. Um nordestino que, como tantos outros, teve a oportunidade de vir aqui em busca do sonho de transformar o Brasil em um lugar melhor”, discursou.
Além de João e Pedro Campos, marcaram presença Eduarda e Miguel, também filhos de Eduardo, e Renata Campos, viúva do homenageado. O ato também foi prestigiado por autoridades como o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), o deputado federal Jonas Donizette (PSB-SP) e o deputado estadual Caio França (PSB-SP), além de membros do PSB de várias partes do Brasil.
Você precisa fazer login para comentar.