Notícias

Covid-19: Pajeú conta com 3.181 casos confirmados, 2.427 recuperados e 74 óbitos

Por André Luis

Serra Talhada, Triunfo e Santa Terezinha registraram novos óbitos.

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados nesta terça-feira (28), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 3.181 casos confirmados de Covid-19. Oito cidades registraram 92 novos casos nas últimas 24 horas.

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 1.847 confirmações. Logo em seguida, com 318 casos confirmados está Tabira,  São José do Egito está com 216 casos confirmados e Afogados da Ingazeira está com 190.

Carnaíba está com 95 casos,  Triunfo está com 82 casos, Flores está com 68, Calumbi está com 64,  Iguaracy e Quixaba tem 49 cada,  Brejinho esta com 43, e Tuparetama tem 39 casos confirmados.

Itapetim está com 36 casos confirmados, Solidão tem 29, Santa Cruz da Baixa Verde tem 27, Santa Terezinha tem 18,  e Ingazeira tem 11 casos confirmados.

Mortes – Com o registro de um novo óbito em Serra Talhada, um em Triunfo e um também em Santa Terezinha, a Região tem agora no total, 74 óbitos por Covid-19. Até o momento, treze cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 25, Triunfo 9, Afogados da Ingazeira tem 7 óbitos, Carnaíba tem 6, Tabira e Flores tem 5 óbitos cada, Quixaba, Iguaracy, Tuparetama e Santa Terezinha tem 3 cada, São José do Egito e Itapetim tem  2 óbitos cada, Calumbi tem 1 óbito.

Recuperados – Nas últimas 24 horas, a região registrou dezenove novas curas clínicas, totalizando 2.427 recuperados. O que corresponde a 76,29% dos casos confirmados. 

O levantamento foi fechado às 06h30 desta quarta-feira (29.07), com os dados fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

Outras Notícias

Pedra entrega novo Centro de Testagem para Covid-19

A população da Pedra, Agreste de Pernambuco, ganhou um reforço na luta e monitoramento do novo coronavírus no município. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, inaugurou o novo Centro de Testagem para Covid-19. Para o prefeito Osório Filho, um espaço que chega para ampliar o combate ao vírus. “Será mais um espaço de […]

A população da Pedra, Agreste de Pernambuco, ganhou um reforço na luta e monitoramento do novo coronavírus no município. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, inaugurou o novo Centro de Testagem para Covid-19. Para o prefeito Osório Filho, um espaço que chega para ampliar o combate ao vírus.

“Será mais um espaço de atendimento à população na luta contra o coronavírus e que, graças a Deus, chega para ajudar a administração municipal no planejamento e controle da doença em todo o município. Estamos fazendo a nossa parte, cabe aos moradores continuarem seguindo os protocolos de segurança para que possamos superar essa pandemia com menos perdas possíveis”, afirmou.

Segundo a Secretaria de Saúde da Pedra, a unidade também vai atuar como ponto de referência da Atenção Primária à Saúde atendendo aquelas pessoas com sintomas leves e evitando que elas procurem os serviços de urgências ou o hospital. O espaço contará com uma equipe capacitada de médicos, enfermeiros e técnicos para atender a população.

O Centro de Testagem da Covid-19 da Pedra funcionará de segunda à sexta-feira, nos dois horários, manhã e tarde. Qualquer pessoa que sentir os principais sintomas do novo coronavírus podem ligar e agendar o teste pelo telefone (87) 9.9133-5131.

Sintomas – A Secretaria de Saúde informa que os sintomas da COVID-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa.

Prefeito paraibano gravado com dinheiro na cueca tem liberdade concedida pelo STF

G1 O prefeito afastado de Uiraúna, no Sertão da Paraíba, João Bosco Fernandes (PSDB) teve liberdade concedida pelo Supremo Tribunal Federal, sob o pagamento de fiança.  João Bosco apareceu em imagens coletadas pela Polícia Federal com dinheiro que seria propina na cueca. A liberdade de João Bosco foi concedida sob o pagamento de fiança de […]

G1

O prefeito afastado de Uiraúna, no Sertão da Paraíba, João Bosco Fernandes (PSDB) teve liberdade concedida pelo Supremo Tribunal Federal, sob o pagamento de fiança. 

João Bosco apareceu em imagens coletadas pela Polícia Federal com dinheiro que seria propina na cueca. A liberdade de João Bosco foi concedida sob o pagamento de fiança de R$ 522.500,00. 

A defesa do prefeito afastado disse que está tentando diminuir o valor da fiança, mas que a família já está levantando o valor para liberá-lo do presídio nesta segunda-feira (06.07), em João Pessoa. 

De acordo com a decisão do ministro Celso de Mello, o prefeito deve continuar afastado do cargo e está proibido de entrar na sede da Prefeitura de Uiraúna e de suas respectivas Secretarias quanto em todos os locais em que se exerça qualquer atividade administrativa relacionada ao município. 

Além de João Bosco Fernandes, outro envolvido na Operação Pés de Barro, Israel Nunes de Lima, que atuava como secretário parlamentar do deputado Wilson Santiago (PTB), também teve liberdade concedida sob o mesmo valor de fiança.

Câmara dos Deputados promove Seminário Regional sobre impactos da escala 6×1 no Recife

Evento busca construir propostas para atualizar a jornada laboral no Brasil A discussão sobre a redução da jornada de trabalho chega ao Recife nesta segunda-feira (1º), quando o deputado Pedro Campos (PSB) e a Subcomissão Especial da Escala de Trabalho 6×1 da Câmara dos Deputados realizam um seminário regional dedicado a avaliar o modelo de […]

Evento busca construir propostas para atualizar a jornada laboral no Brasil

A discussão sobre a redução da jornada de trabalho chega ao Recife nesta segunda-feira (1º), quando o deputado Pedro Campos (PSB) e a Subcomissão Especial da Escala de Trabalho 6×1 da Câmara dos Deputados realizam um seminário regional dedicado a avaliar o modelo de jornada vigente em diferentes setores produtivos. O encontro acontece no Auditório José de Anchieta, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), e promete reunir trabalhadores, especialistas e representantes do setor para ampliar o debate.

O seminário, coordenado por Pedro Campos, reunirá trabalhadores, empregadores, representantes do poder público, pesquisadores e especialistas para discutir os impactos e desafios da escala 6×1 na saúde, na rotina e nas relações de trabalho no Brasil.

Jornada

Para o deputado o momento exige a construção de uma nova lógica de jornada laboral, mais humana, moderna e compatível com as transformações sociais e produtivas do país.

“Queremos a participação da sociedade para somar forças pelo fim da escala 6×1. O trabalho precisa fazer bem, preservar a saúde mental e não ser mais um motivo de adoecimento. Estou no Congresso, na luta, para acabar com a escala 6×1 e construir uma nova jornada: mais justa, mais humana, sem redução de salário”, destacou o parlamentar.

Ele lembra ainda que a última redução de jornada no Brasil ocorreu há quase 40 anos, durante a Constituinte de 1988, quando o país passou de 48 para 44 horas semanais. “Os novos tempos exigem uma revisão digna, atualizada e que respeite a vida de quem trabalha”, completou.

Além de Pedro Campos, participam do seminário lideranças representativas do mundo do trabalho e do setor produtivo, que irão expor perspectivas complementares sobre o tema. Entre os convidados estão Luiz Gustavo de Pádua Walfrido, presidente da UGT/PE; o deputado federal Leonardo Prates (PDT/BA); o vereador do Recife Rinaldo Júnior; Aldo Amaral de Araújo, presidente do SINTEPAV/PE; Maurício Laranjeira, representando a FIEPE; e Jullyane Vasconcelos das Chagas, pela FECOMERCIO. 

Cronograma

A iniciativa integra o cronograma de debates previsto no Requerimento nº 81/2025, de autoria do deputado Luiz Gastão (PSD-CE), que determina a realização de audiências, seminários e estudos de forma paritária entre trabalhadores e empregadores, com a presença do poder público e de representantes da academia. 

Os encontros estão sendo distribuídos por diferentes regiões do país para captar realidades locais, identificar particularidades setoriais e contribuir para o relatório final da Subcomissão. O objetivo é ampliar o diagnóstico sobre os efeitos da jornada 6×1, suas variações regionais, os impactos sobre a produtividade e a saúde dos trabalhadores, além de ouvir setores que enfrentam desafios específicos com esse regime.

Iniciada as obras do sistema de abastecimento de água em Carnaíba

Nesta quarta-feira tiveram início às obras para o sistema de abastecimento de água de Brejo de Dentro, dentro do programa Águas de Carnaíba. Cerca de 63 famílias residem no local que também é uma comunidade Quilombola.  Dentro do Programa Águas de Carnaíba, será instalado todo o sistema de abastecimento de água. A estrutura será montada […]

Nesta quarta-feira tiveram início às obras para o sistema de abastecimento de água de Brejo de Dentro, dentro do programa Águas de Carnaíba.

Cerca de 63 famílias residem no local que também é uma comunidade Quilombola. 

Dentro do Programa Águas de Carnaíba, será instalado todo o sistema de abastecimento de água. A estrutura será montada a partir de dois poços já existentes, (nas residências de Pote e José Chaves), com vazão de 7 mil litros de água por hora, cada. 

Serão construída a cisterna e feito a encanação para as residências. A previsão é que a obra seja concluída em um prazo de 120 dias.

Rodrigo Novaes propõe debate sobre sistema penitenciário

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) trouxe a tribuna, nesta segunda-feira (26), na Assembleia Legislativa, a situação do sistema penitenciário brasileiro. Na ocasião, o parlamentar sugeriu a realização de um grande debate para encontrar alternativas que impeçam a movimentação do crime organizado nos presídios. Além da presença da sociedade, Novaes recomendou a participação do Ministro da […]

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) trouxe a tribuna, nesta segunda-feira (26), na Assembleia Legislativa, a situação do sistema penitenciário brasileiro. Na ocasião, o parlamentar sugeriu a realização de um grande debate para encontrar alternativas que impeçam a movimentação do crime organizado nos presídios.

Além da presença da sociedade, Novaes recomendou a participação do Ministro da Defesa, Raul Jungmann, que irá assumir o recém-criado Ministério da Segurança Pública, e do secretário da Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico.

“O sistema prisional tem o papel de ressocializar e reintegrar o indivíduo à sociedade, mas isso é um sonho que está no papel. O que acontece no Brasil é que os criminosos são protegidos pelo estado e comandam lá de dentro a vida aqui foral”, disse o vice-líder do governo.

Para ele, o tráfico de drogas, os grupos de extermínios, e as quadrilhas especialistas em assaltos a banco, tudo é monitorando dentro dos presídios. “Não duvido que muitos prefiram estar presos, longe dos perigos das ruas e das facções inimigas. Pois, eles continuam agindo internamente e fazendo mal a sociedade”, enfatizou.

O parlamentar acredita que deva existir “um pacto obscuro” do estado brasileiro com os presidiários. “Não querem enfrentar essa situação para não ter como resultado rebeliões e daí ficar escancaradas as mazelas do sistema penitenciário. Não se mexe com eles, e eles continuam morando lá fazendo o que querem, mas calados. Só sabem o que se passa os que convivem com essa dura realidade”, afirmou.

Segundo Novaes é necessário que os detentos cumpram o tempo com dignidade. “O Estado precisa exercer seu verdadeiro papel e os presos tenham as suas obrigações para que saiam de lá com condições de voltar ao convívio social.

O deputado reforçou a questão de se discutir amplamente o assunto. “Vamos debater nesta Casa Legislativa esta questão e se preciso criar uma Comissão para visitar os presídios pernambucanos, elaborar sugestões e identificar o que está faltando. Temos que enfrentar, se permitirmos deixar como está, vamos sempre enxugar gelo e continuar vendo os crimes acontecerem”, finalizou.