Notícias

Compesa e Defensoria firmam termo de cooperação para celebração de acordos em PE

Por Nill Júnior

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPE) firmaram, na sexta-feira (5), termo de cooperação para celebração de acordos entre clientes e a Companhia.

Para a ação, a Compesa contará com a atuação de equipes das áreas comercial e jurídica, que estarão aptas a propor acordos para os clientes durante as sessões. Além de demandas espontâneas, a ação conciliatória estará aberta para resolução de casos preexistentes na Defensoria relativos à Compesa. A presidente da Compesa, Manuela Marinho, destaca a iniciativa e a parceria com a Defensoria.

“As audiências de caráter conciliatório serão um estímulo à resolução de demandas em um curto período, eliminando trâmites burocráticos. Na prática, será a união entre a disponibilidade do cliente e a as opções de negociação diferenciadas oferecidas pela Companhia no momento”, explica Manuela que complementa. “Sempre bom lembrar que a Compesa está cada vez mais empenhada em apresentar soluções e facilidades para seus clientes, e, nesse contexto, as parcerias com os órgãos estaduais são muito relevantes”, salienta.

Outras Notícias

Múltipla: 75% reprovam gestão LW

O governo do prefeito Wellington Maciel tem aprovação de 16% e desaprovação de 75%, de acordo com a pesquisa do Instituto Múltipla divulgada hoje pelo blog. Quando a população é chamada a classificar a gestão, 1% a consideram ótima, contra 6% que dizem ser boa, 30% que a avaliam regular, 19% que dizem ser ruim […]

O governo do prefeito Wellington Maciel tem aprovação de 16% e desaprovação de 75%, de acordo com a pesquisa do Instituto Múltipla divulgada hoje pelo blog.

Quando a população é chamada a classificar a gestão, 1% a consideram ótima, contra 6% que dizem ser boa, 30% que a avaliam regular, 19% que dizem ser ruim e 42%, péssima. Não opinaram, 2%.

Em agosto do ano passado, o governo era aprovado por 41% da população e reprovado por 52%, mostrando que a aprovação de LW diluiu.

Para que se tenha uma ideia, um levantamento realizado entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2021 mostrava Wellington Maciel com 76,5% de aprovação.

Outros indicativos que demonstram avaliação negativa da população quanto à gestão: quando o Múltipla perguntou se a cidade está progredindo ou regredindo, apenas 10%  afirmaram que a gestão está progredindo, contra 62% que disseram estar parada e 23% que afirmaram estar regredindo. Ou seja, os que acham que a cidade está parada ou regredindo somam 85%. um total de 5% não opinaram.

O Múltipla também quis saber se Arcoverde está no caminho certo ou no caminho errado. Para 77% dos arcoverdenses, a cidade esta no caminho errado. Para 14% está no caminho certo. Não opinaram 9%.

A pesquisa foi registrada sob o número PE – 00938/2024, tendo como contratante o Blog Nill Júnior. Foi realizada dia 6 de junho, com 310 entrevistas.O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro para mais ou menos de 5,6%.

Fonte pública para realização da pesquisa – Censo 2010/2022 e TSE (maio/24)

Localidades pesquisadas: Nacidade, São Cristovão, COHAB 2, Vila do Presídio, Jardim da Serra, Centro, Alto Cardeal, Boa Vista, COHAB 1, São Geraldo, Boa Vista, Santa Luzia, Sucupira, Cruzeiro, Tamboril, São Miguel, Por do Sol, Maria de Fátima, Boa Esperança, Cidade Jardim e JK. Na Zona Rural: Caraíbas, Poços, Agrovila 15 metros, Malhada 2, Aldeia Velha, Riacho do Meio, Serra das Varas, Coqueiro, Peri Peri, Descobrimento, Ipojuca, Pedra de Fogo, Riacho do Mel, Fundão, malhada e Malhada 2.

Três faculdades de medicina fruto da atuação de Mendonça vão sair do papel

O deputado federal e ex-ministro da Educação responsável pela implantação das novas faculdades de medicina em Pernambuco, Mendonça Filho, comemorou a nova portaria que define as instituições matenedoras dos cursos. A portaria 924 prevê as instituições vencedoras para as cidades de Araripina e Arcoverde, no Sertão e Goiana, na Mata Norte.“As faculdades de medicina vão […]

Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil

O deputado federal e ex-ministro da Educação responsável pela implantação das novas faculdades de medicina em Pernambuco, Mendonça Filho, comemorou a nova portaria que define as instituições matenedoras dos cursos. A portaria 924 prevê as instituições vencedoras para as cidades de Araripina e Arcoverde, no Sertão e Goiana, na Mata Norte.“As faculdades de medicina vão trazer desenvolvimento para as cidades e região. São estudantes que vão chegar de de toda parte e ajudar os municípios a prosperarem ainda mais e eu fico muito feliz em fazer parte desse crescimento”, declarou Mendonça.

Em Araripina, a Faculdade Paraíso NE ( Fiúsa Educacional) venceu a disputa e a partir de 2020 já deve anunciar o primeiro vestibular da unidade de Araripina, com 50 vagas anuais. O termo de compromisso para autorização da faculdade de Araripina foi assinado no dia 18 de março de 2018.

Em Goiana, a vencedora foi a sociedade Tiradentes e em Arcoverde , a Faculdade São Leopoldo Mandic, com sede em Campinas, São Paulo.

Além desses novos cursos de medicina, como ministro Mendonça Filho garantiu a expansão da estrutura de ensino superior Federal em Pernambuco, com a criação dos novos campi da Univasf em Salgueiro, da Universidade Federal Rural em Belo Jardim e da Universidade do Agreste, em Garanhuns.

Câmara confirma rejeição das contas de Carlos Evandro

Sessão que debateu parecer do TCE foi marcada por proibição da transmissão por presidente A Câmara de Vereadores de Serra Talhada manteve o parecer do TCE que rejeitou as contas de 2007 do ex-prefeito Carlos Evandro. Ele precisava de dois terços da casa votando contra o parecer do TCE, que acusou sua gestão de irregularidades […]

img-20161205-wa0040

Sessão que debateu parecer do TCE foi marcada por proibição da transmissão por presidente

A Câmara de Vereadores de Serra Talhada manteve o parecer do TCE que rejeitou as contas de 2007 do ex-prefeito Carlos Evandro. Ele precisava de dois terços da casa votando contra o parecer do TCE, que acusou sua gestão de irregularidades e imputou multa de R$ 370 mil.

Votaram a favor da rejeição, reconhecendo o parecer do TCE os vereadores Pinheiro do São Miguel, Antonio Rodrigues, Zé Raimundo, Márcio Oliveira, Manoel Enfermeiro, Paulo Melo e Sinézio Rodrigues.

Tentaram derrubar o texto e a decisão do Tribunal, Vera Gama, Dedinha Inácio, Edmundo Gaia, Dr Gilson, Jaime Inácio, Leirson Magalhães e Agenor de Melo. Assim, Carlos não teve bem maioria simples, nem a exigida, qualificada, para reverter a decisão.

Mais cedo, o blog já havia adiantado os votos de Sinézio Rodrigues, Zé Raimundo, Paulo Melo, Márcio Oliveira, Pinheiro de São Miguel e Manoel Enfermeiro.

A sessão foi marcada antes da votação pela decisão  do Presidente da Câmara, Agenor de Melo, que impediu a transmissão da polêmica sessão.

Uma equipe da Serra FM foi impedida de ter acesso ao som da sessão. “Foi uma afronta arbitrária à liberdade se imprensa. A Rádio Serra FM foi impedida de transmitir a sessão do julgamento das contas do ex-prefeito Carlos Evandro”, reclama o diretor da emissora, Marcos Oliveira.

Segundo Marcos, a decisão de Agenor será questionada junto aos órgãos de classe e haverá provocação ao Ministério Público.

“Foi uma infeliz decisão e uma afronta à liberdade de imprensa”, conclui Oliveira.

FPM de junho: segunda transferência será de R$ 3,6 bilhões

O valor da segunda transferência do FPM será de R$ 3.683.567.144,93, parte da arrecadação dos Impostos de Renda e Sobre Produto Industrializado (IR e IPI) entre os dias 1º e 10. Em valores líquidos, o FPM será de R$ 2.946.853.715,94, com a retenção do Fundeb. As prefeituras receberão a verba na próxima terça-feira, 20 de […]

O valor da segunda transferência do FPM será de R$ 3.683.567.144,93, parte da arrecadação dos Impostos de Renda e Sobre Produto Industrializado (IR e IPI) entre os dias 1º e 10. Em valores líquidos, o FPM será de R$ 2.946.853.715,94, com a retenção do Fundeb.

As prefeituras receberão a verba na próxima terça-feira, 20 de junho. Contudo, o montante será 3,85% menor, considerando os efeitos da inflação. No ano passado, o mesmo repasse somou R$ 3,8 bilhões. Quando se desconsidera a inflação do período, o repasse será 7,49% inferior. As duas transferências somam R$ 10 bilhões, mas, em 2022, estava em quase R$ 10,2 bilhões – menos 1,27% ou 5,01%, com a inflação.

No primeiro semestre deste ano, de janeiro até agora, os Municípios receberam R$ 86 bilhões, montante 1,31% maior, considerando o comportamento da inflação. Resultado esse que justifica a recente conquista do movimento municipalista, a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 139/2022 sugerido pela CNM. 

Com a divulgação do Censo 2022, os Municípios que perderem coeficiente do FPM terão prazo de dez anos para se enquadrar na nova faixa, mas, aos Municípios que aumentaram de coeficiente, ganhos imediatos. As informações são da Agência CNM de Notícias.

Prefeitura de Tabira autoriza pavimentação no Bairro João Cordeiro

O prefeito de Tabira, Flávio Marques, assinou nesta sexta-feira (3) a ordem de serviço para a pavimentação em paralelepípedo da Rua Jurandir Cordeiro Pessoa, no Bairro João Cordeiro, às margens da PE-320, na entrada da cidade em direção a São José do Egito. A obra será executada pela empresa Essencial Construtora, com recursos próprios do […]

O prefeito de Tabira, Flávio Marques, assinou nesta sexta-feira (3) a ordem de serviço para a pavimentação em paralelepípedo da Rua Jurandir Cordeiro Pessoa, no Bairro João Cordeiro, às margens da PE-320, na entrada da cidade em direção a São José do Egito.

A obra será executada pela empresa Essencial Construtora, com recursos próprios do município, em um investimento de R$ 251.848,86. O trecho a ser pavimentado vai da Fábrica de Sorvetes Ping Mel até após a Clínica Samed.

Durante o ato, o prefeito destacou que a gestão já realizou um levantamento das ruas sem calçamento e que o plano de pavimentação continuará sendo executado. “Essa é mais uma importante via que será pavimentada. Já realizamos um levantamento de todas as ruas sem calçamento e em breve vamos colocar em prática o maior plano de pavimentação da história de Tabira”, afirmou.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Marcos Crente, dos vereadores Kleber Paulino, Socorro Veras, Eraldo Moura, Bebé de Aldo, Dicinha do Calçamento e Aldo Santana, além de secretários municipais e moradores da comunidade.

Também participaram o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, o vice-prefeito Rogério Novaes, o médico Bruno Marques e o presidente da Câmara de Petrolândia, Dedé de França, entre outras lideranças.