Comissão de Educação aprova projeto de Gonzaga Patriota
Por André Luis
Projeto prevê a contratação de médicos brasileiros formados no exterior, mediante a revalidação temporária e emergencial dos diplomas
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (6), o Projeto de Lei n° 1936/21, de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB).
A proposta autoriza a contratação excepcional de médicos brasileiros formados no exterior, mesmo que não tenham prestado o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida), para atuarem no Programa Mais Médicos, enquanto durar o estado de emergência de saúde do coronavírus.
De acordo com a proposta, a revalidação desses diplomas será feita pelas Faculdades Federais, de forma imediata, após a sanção e publicação deste Projeto de Lei. Além disso, a proposta ainda determina que a contratação do profissional poderá ser feita pela União, Estados, Municípios, Distrito Federal e Instituições de Saúde Privadas, que mantenham convênios com o Sistema Único de Saúde.
Para Patriota, a aprovação deste PL vai ajudar a diminuir a sobrecarga do sistema de saúde brasileiro.
“Este momento de calamidade, sem precedentes, mostrou a defasagem de profissionais de saúde, especialmente médicos, para que possamos atender a demanda de atendimento à população para o combate à pandemia de Covid-19. Esta defasagem poderia ser amenizada se fosse absorvida a mão de obra de aproximadamente 15 mil médicos brasileiros formados no exterior, e que se encontram disponíveis no Brasil. No entanto, o governo federal parece insistir em ignorar a existência desses profissionais, que historicamente demonstram disposição em atender nas localidades mais pobres e distantes do país, como atendiam os médicos do Programa Mais Médicos”, explica o deputado.
O parlamentar ainda lembra que os Estados e Municípios estão dispostos a contratar esses profissionais de saúde para atuarem na linha de frente do combate à Covid-19.
O prefeito de Petrolina Miguel Coelho acaba de informar que setores do comércio voltam a fechar a partir do dia 13 por 15 dias. Esta semana, já se sabia que cidades das Macrorregiões III e IV, que compreendem o Sertão pernambucano, permanecem ainda nesta mesma fase, sem a reabertura de academias e restaurantes. A avaliação feita pelo Gabinete […]
O prefeito de Petrolina Miguel Coelho acaba de informar que setores do comércio voltam a fechar a partir do dia 13 por 15 dias.
Esta semana, já se sabia que cidades das Macrorregiões III e IV, que compreendem o Sertão pernambucano, permanecem ainda nesta mesma fase, sem a reabertura de academias e restaurantes.
A avaliação feita pelo Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 de Pernambuco é contínua e leva em consideração indicadores de saúde, como o número de casos registrados, de óbitos, pressão sobre a rede hospitalar, entre outros fatores que contribuem para o planejamento de combate à pandemia.
A cidade de Petrolina contabiliza cerca de 1.400 casos confirmados. O município tem 587 recuperados e 33 mortes causadas pela doença. A preocupação com a disponibilidade de leitos em relação com o número de casos acendeu o alerta, provocando a decisão.
O Clube do Fusca e Carros Antigos de Serra Talhada realiza a partir desta sexta (24) o 1º Encontro que acontecerá na Capital do Xaxado. O evento faz parte do calendário do Nordeste, na edição 2015 de Fusca e Carros Antigos. O encontro será realizado na Praça Lampião, em parceria com a apresentação de “O […]
O Clube do Fusca e Carros Antigos de Serra Talhada realiza a partir desta sexta (24) o 1º Encontro que acontecerá na Capital do Xaxado.
O evento faz parte do calendário do Nordeste, na edição 2015 de Fusca e Carros Antigos.
O encontro será realizado na Praça Lampião, em parceria com a apresentação de “O Massacre de Angicos”, dirigido por José Pimentel.
Segundo o articulador local, Waguinho Nascimento, que é radialista e apaixonado por veículos antigos, os carros estarão em exposição a partir das 14h desta sexta (24).
Obtiveram saldo positivo na região do Pajeú apenas as cidades de Serra Talhada, Triunfo, Solidão e Iguaracy. Quixaba ficou com saldo zero e as demais cidades fecharam dezembro no vermelho. Por Juliana Lima O Sertão de Pernambuco gerou apenas 412 vagas de empregos formais no último mês de dezembro, segundo dados do Cadastro Geral de […]
Obtiveram saldo positivo na região do Pajeú apenas as cidades de Serra Talhada, Triunfo, Solidão e Iguaracy. Quixaba ficou com saldo zero e as demais cidades fecharam dezembro no vermelho.
Por Juliana Lima
O Sertão de Pernambuco gerou apenas 412 vagas de empregos formais no último mês de dezembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados nesta segunda-feira (31). Em contrapartida foram perdidos 2.699 empregos formais no período.
No levantamento por região, o Sertão do São Francisco gerou 256 postos e perdeu 1.957; o Sertão do Araripe gerou 73 postos e perdeu 75; o Sertão do Moxotó gerou 56 postos e perdeu 230; o Sertão do Pajeú gerou 23 postos e perdeu 93; o Sertão Central gerou 4 postos e perdeu 122; e o Sertão de Itaparica não gerou nenhum posto e perdeu 222 vagas formais.
No Sertão do Pajeú o melhor desempenho em dezembro foi de Serra Talhada. A cidade teve 256 admissões e 241 demissões, gerando saldo positivo de 15 vagas e percentual relativo de 0,16%. Apenas quatro cidades da região obtiveram saldo positivo em dezembro: Serra Talhada (15), Triunfo (6), Solidão (1) e Iguaracy (1). Quixaba apresentou saldo zerado e as demais cidades fecharam o ano no vermelho: Calumbi (-1), Flores (-1), Ingazeira (-1), Tuparetama (-2), Carnaíba (-3), Santa Cruz da Baixa Verde (-3), Afogados da Ingazeira (-5), Brejinho (-5), Itapetim (-9), Santa Terezinha (-13), Tabira (-21) e São José do Egito (-29).
No Moxotó, apresentam saldo positivo apenas as cidades de Inajá (38), Arcoverde (17) e Manari (1). Fecharam no vermelho as cidades de Betânia (-2), Ibimirim (-6), Custódia (-60) e Sertânia (-162). No Sertão Central, saldo positivo apenas em Parnamirim (4). Cedro terminou o mês com saldo zero e as demais cidades no vermelho, incluindo Salgueiro: Cedro (-1), Serrita (-1), Salgueiro (-2), Verdejante (-2) e São José do Belmonte (-116).
No Sertão do Araripe, o destaque negativo ficou com Araripina, maior cidade da região, que perdeu 73 empregos formais em dezembro. No Sertão de Itaparica todas as cidades fecharam com saldo negativo, com exceção de Carnaubeira da Penha, que zerou. E no Sertão do São Francisco, destaque para Petrolina, que perdeu 1.947 empregos formais e ocupou o último lugar do ranking no Sertão pelo segundo mês consecutivo. Destaque positivo na região é de Lagoa Grande, com saldo de 229 novos postos.
Confira o ranking de empregos em dezembro por região do Sertão:
Sertão do Moxotó
Inajá (38)
Arcoverde (17)
Manari (1)
Betânia (-2)
Ibimirim (-6)
Custódia (-60)
Sertânia (-162)
Sertão do Pajeú
Serra Talhada (15)
Triunfo (6)
Solidão (1)
Iguaracy (1)
Quixaba (0)
Calumbi (-1)
Flores (-1)
Ingazeira (-1)
Tuparetama (-2)
Carnaíba (-3)
Santa Cruz da Baixa Verde (-3)
Afogados da Ingazeira (-5)
Brejinho (-5)
Itapetim (-9)
Santa Terezinha (-13)
Tabira (-21)
São José do Egito (-29)
Sertão Central
Parnamirim (4)
Mirandiba (0)
Cedro (-1)
Serrita (-1)
Salgueiro (-2)
Verdejante (-2)
São José do Belmonte (-116)
Sertão de Itaparica
Carnaubeira da Penha (0)
Jatobá (-1)
Itacuruba (-1)
Tacaratu (-3)
Petrolândia (-12)
Floresta (-25)
Belém do São Francisco (-180)
Sertão do Araripe
Trindade (27)
Ouricuri (16)
Ipubi (15)
Exu (7)
Bodocó (4)
Santa Cruz (3)
Granito (1)
Santa Filomena (0)
Moreilândia (-2)
Araripina (-73)
Sertão do São Francisco
Lagoa Grande (229)
Dormentes (15)
Afrânio (6)
Santa Maria da Boa Vista (6)
Terra Nova (0)
Cabrobó (-5)
Orocó (-5)
Petrolina (-1.947)
Confira o ranking de empregos em dezembro no Sertão:
O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, esteve esta semana na FASP/AEDAI, autarquia municipal de ensino superior, onde fez importantes anúncios para a instituição. Entre essas medidas, o reajuste salarial de 33% para os professores, e de 30% para os demais servidores. A última vez que os salários foram reajustados havia sido em 2018. […]
O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, esteve esta semana na FASP/AEDAI, autarquia municipal de ensino superior, onde fez importantes anúncios para a instituição.
Entre essas medidas, o reajuste salarial de 33% para os professores, e de 30% para os demais servidores.
A última vez que os salários foram reajustados havia sido em 2018. Além disso, a Prefeitura aumentou a dotação repassada para a instituição, saindo de um patamar de R$ 15 mil para R$22.500,00.
Ainda nessa linha, o Prefeito também se comprometeu a discutir, junto com as Direções da AEDAI/FASP, a implementação de novos cursos, o que potencializará uma expansão universitária e, ao mesmo tempo, maior desenvolvimento social, intelectual e cultural para Afogados e Região.
As medidas vêm em um momento oportuno considerando a crise provocada pela Pandemia da Covid-19, porque injetam ânimo aos docentes, aos servidores, vislumbram crescimento institucional e mais garantias ao bom funcionamento da Autarquia e da Faculdade.
Funcionários, Professores e Diretores agradeceram o gesto de grandeza e sensibilidade do Prefeito Sandrinho com a Instituição e, sobretudo, com a Educação Superior do Município e do Pajeú.
Participaram da reunião com o Prefeito, a Diretora-Presidente da Autarquia, Maria do Socorro Dias, demais gestores, além de representantes dos professores e demais funcionários.
“Tenho sempre dito e reafirmado o meu compromisso com a educação de Afogados da Ingazeira. Só com uma educação pública, gratuita e de qualidade, conseguiremos formar cidadãos conscientes dos seus direitos e preparados para os desafios que a vida em sociedade nos impõe,” afirmou o Prefeito Sandrinho.
O prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim, comemorou nesta quinta-feira (28) a assinatura da ordem de serviço para a requalificação completa da PE-350, conhecida como estrada do Brocotó. O ato contou com a presença da governadora Raquel Lyra e marca o início de uma obra aguardada pela população do município. Segundo o gestor, a intervenção será […]
O prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim, comemorou nesta quinta-feira (28) a assinatura da ordem de serviço para a requalificação completa da PE-350, conhecida como estrada do Brocotó. O ato contou com a presença da governadora Raquel Lyra e marca o início de uma obra aguardada pela população do município.
Segundo o gestor, a intervenção será executada pelo Governo do Estado e tem como objetivo melhorar a mobilidade, garantir mais segurança viária e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.
“Em nome de toda a população triunfense, registro minha gratidão à governadora pelo compromisso e por este gesto concreto com a nossa cidade”, afirmou Luciano Bonfim em suas redes sociais.
A PE-350 é uma das principais ligações de Triunfo com cidades vizinhas e sua recuperação é considerada estratégica para o fortalecimento do turismo e do escoamento da produção local.
Você precisa fazer login para comentar.