Notícias

Com apoio de Motta, CCJ vota hoje PEC que prevê o fim da escala 6×1

Por Nill Júnior

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara vota nesta quarta-feira (22) o relatório sobre o fim da escala 6×1. A PEC 8/2025, que trata do tema, já conta com parecer favorável do relator, Paulo Azi (União-BA), apresentado na semana passada. A votação, no entanto, foi adiada após pedido de vista.

O texto sugere uma redução na jornada de trabalho semanal sem alteração nos salários dos trabalhadores. O documento agrupa dois projetos. Um da deputada Erika Hilton (Psol-SP), que determina a redução para 4 dias de trabalho por semana e 3 de descanso em uma jornada de 36 horas semanais. O outro do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) fala somente em uma redução da jornada para 36 horas semanais. As informações são da CNN.

A expectativa do governo e de deputados do centrão é de aprovação do texto nesta quarta. Para avançar na CCJ, a PEC exige maioria simples, com quórum mínimo de 34 deputados. Com isso, o próximo passo é levar a proposta para uma comissão especial que será responsável por discutir o mérito da proposta.

O relator foi favorável à admissibilidade da PEC, ou seja, a legitimidade do projeto junto à Constituição. Azi, no entanto, deixou claro que é preciso que a comissão especial faça ajustes. Ele disse que vai recomendar no relatório uma redução para que a jornada semanal seja de 5×2 e usou a proposta do próprio governo para justificar esse argumento.

“O próprio governo e as próprias centrais sindicais sinalizaram para uma proposta intermediária, que seria a redução da jornada para 40 horas e a adoção da escala 5×2. Esse é o primeiro ponto que nós vamos indicar como sendo um objeto de avaliação da comissão especial”, disse o relator.

A votação estava marcada para acontecer na última quarta, mas foi adiada por um pedido de vista de Lucas Redecker (PSDB-RS) e Bia Kicis (PL-DF) 15. Por isso, foi necessário cumprir o prazo de duas sessões de plenário para retomar a pauta.

Projeto do governo

O governo enviou um PL (Projeto de Lei) na semana passada sugerindo justamente uma jornada de trabalho de 5×2 e 40 horas por semana. A ideia do executivo era acelerar a tramitação, ter maior facilidade na aprovação e retomar o protagonismo sobre o tema em um ano eleitoral.

A votação da proposta gera expectativa no governo especialmente pela popularidade da pauta. O Planalto começou a apoiar o texto no segundo semestre de 2025. A base governista entende que a aprovação do fim da 6×1 e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000 no final do ano passado são duas pautas que dão lastro para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tente a reeleição ao quarto mandato.

Para ser aprovada em forma de PEC, o texto demanda o apoio de ao menos três quintos dos deputados (308 votos). Já um PL exige apenas maioria simples para aprovação (257 votos).

A PEC entrou nos holofotes do Congresso depois que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), abraçou a pauta e decidiu dar encaminhamento. O parlamentar tem enfatizado a importância da pauta para a “classe trabalhadora” e sinalizado pressa na tramitação.

O objetivo do congressista é aprovar o texto ainda no primeiro semestre, realizando a votação até o final de maio no plenário.

Hugo teve encontros recentes com integrantes do governo para discutir os detalhes da proposta. Na última sexta (17), ele se reuniu com o ministro da SRI (Secretaria Relações Institucionais), José Guimarães.

Nenhum dos dois se pronunciou depois do encontro, mas a relação já havia sido colocada à prova depois do envio do PL pelo Executivo. Guimarães era líder do governo na Câmara quando Hugo anunciou um acordo com o Planalto para tramitar somente a PEC. Em coletiva, o presidente da Casa chegou a dizer que o governo não enviaria nenhuma proposta alternativa. Isso não foi cumprido.

O texto do governo foi enviado em regime de urgência para acelerar a votação. Com isso, a proposta deve ser votada em até 45 dias na Câmara. O objetivo de Hugo é terminar a tramitação da PEC antes disso.

Agora, Hugo encostou o PL do governo e vai manter a celeridade na aprovação da PEC. Ele disse que definirá o relator do texto na comissão especial depois da aprovação na CCJ. O presidente da Casa manifestou o interesse em ter um nome do centrão que seja a favor da proposta.

Outras Notícias

Pernambuco tem novo recorde com 508 casos de Covid-19

Pernambuco bateu novo recorde no boletim diário de Covid-19 com 508 novos casos de coronavírus e totaliza 4.507 infectados e 381 mortos. A informação foi passada a pouco no novo boletim diário da Secretaria de Saúde. Leia o boletim: Pernambuco confirmou, neste sábado (25.04), 508 novos casos da Covid-19, sendo 275 casos que se enquadram […]

Pernambuco bateu novo recorde no boletim diário de Covid-19 com 508 novos casos de coronavírus e totaliza 4.507 infectados e 381 mortos. A informação foi passada a pouco no novo boletim diário da Secretaria de Saúde. Leia o boletim:

Pernambuco confirmou, neste sábado (25.04), 508 novos casos da Covid-19, sendo 275 casos que se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), portanto internados e/ou mais graves, além de outros 233 casos leves. Agora, o Estado totaliza 4.507 casos confirmados (3.316 casos graves e 1.191 casos leves).

Também foram confirmados laboratorialmente 29 óbitos. Com isso, o Estado totaliza 381 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Em Flores, Marconi Santana anuncia Onofre de Souza em seu palanque

Bomba na política de Flores. Em um vídeo nas redes sociais,  o prefeito Marconi Santana anunciou o alinhamento com Onofre de Souza. O político vinha militando há um bom tempo na oposição.  Ex-vereador, chegou a disputar contra o próprio Marconi em 2020, chegando a 36,86% dos votos, contra 63,14% do atual prefeito. O anúncio foi feito ao […]

Bomba na política de Flores. Em um vídeo nas redes sociais,  o prefeito Marconi Santana anunciou o alinhamento com Onofre de Souza.

O político vinha militando há um bom tempo na oposição.  Ex-vereador, chegou a disputar contra o próprio Marconi em 2020, chegando a 36,86% dos votos, contra 63,14% do atual prefeito. O anúncio foi feito ao lado do vereador Vaninho.

“Conversa bastante proveitosa para Flores, para o nosso partido e evidentemente para um futuro melhor para cada florense”. Marconi disse ter desenvolvido a conversa com transparência. “Tenho Onofre como um amigo, mesmo tendo ficado distante por um tempo, mas tá retornando e a gente fazendo essa união em torno do crescimento de Flores”.

“A gente tá retornando para onde tudo começou,  lá em 2000, na minha primeira campanha, foi juntamente com você. Vamos integrar novamente o grupo e a gente quer somar e fortalecer pra que Flores cada dia cresça mais e evolua”, disse Onofre.

Aparentemente,  dentre os motivos políticos,  Onofre estava insatisfeito com o fato de Soraya Murioka reaparecer se dizendo a solução para Flores, mesmo depois de um governo atabalhoado,  a ponto de ser vencida em 2016 por Marconi Santana.

Coluna do Domingão: e se Flávio estiver no vídeo proibido de Vorcaro?

Um novo vídeo-bomba, em uma das festas nada condizentes com a bandeira da tradicional família brasileira, está prestes a atingir a campanha de Flávio Bolsonaro (PL), que já trata a nova crise como fato e traça estratégias, usando a esposa Fernanda Bolsonaro, para tentar minimizar os efeitos das imagens. Segundo informações obtidas pela revista Fórum, […]

Um novo vídeo-bomba, em uma das festas nada condizentes com a bandeira da tradicional família brasileira, está prestes a atingir a campanha de Flávio Bolsonaro (PL), que já trata a nova crise como fato e traça estratégias, usando a esposa Fernanda Bolsonaro, para tentar minimizar os efeitos das imagens.

Segundo informações obtidas pela revista Fórum, as ameaças de divulgação do vídeo partem de próprias aliadas de Senado de Flávio Bolsonaro, que teriam ficado escandalizadas com a presença do filho “01” de Jair Bolsonaro (PL) nos eventos patrocinados por Vorcaro com políticos e autoridades.

Enquanto buscava montar uma rede criminosa, que incluía lobistas em várias esferas do poder, Vorcaro promoveu festas com garotas contratadas em ambientes monitorados por câmeras, inclusive escondidas.

O banqueiro proibia entrada de celulares, mas monitorava todo o ambiente justamente para obter materiais para serem usados para cooptar autoridades para a atuação da organização criminosa investigada pela Polícia Federal.

Segundo informações divulgadas por Bela Megale, no jornal O Globo, coordenadores da campanha já cogitam em usar a dentista Fernanda Bolsonaro como principal defensora do marido assim que o material for divulgado.

Fernanda, inclusive, já teria ciência do vídeo, que causou uma crise no casamento há cerca de 4 anos. Mas, tem dito que Flávio “teria mudado após entrar para a igreja”.

Flávio já teria feito uma declaração para funcionar como uma espécie de vacina no evento com mulheres conservadoras, que foi esvaziado após a divulgação de outro vídeo-bomba, em que Michelle Bolsonaro ataca o enteado.

Na ocasião, o senador afirmou que a esposa “sabe o homem muito melhor que ela tem hoje, um homem que é convertido, um homem que respeita muito mais a família, um homem que valoriza muito mais a esposa, as filhas”.

O temor maior, no entanto, é que além desse, existam outros vídeos do senador nas orgias promovidas pelo banqueiro. Estariam dormindo em modo espera,  prontos para irem ao encontro da sociedade. Quanto a ele,  não há carta de pai preso que resolva…

Segue a indefinição

A aguardada reunião entre Eduardo da Fonte, o filho Lula da Fonte e Raquel Lyra terminou sem definição. Eduardo reiterou a posição da Federação em torno do seu nome, que Miguel não reconhece. A governadora pediu tempo para a busca de uma definição.

Prova dos nove

A prova de que Raquel tem uma predileção por Miguel Coelho é o fato de que seria muito mais óbvio chegar aos dois postulantes e dizer: “resolvam e me entreguem um nome”. Outra questão apontada por aliados é que ela ofereceu duas vezes a vaga a Eduardo quando ele fazia jogo duplo. Com isso teria perdido pontos.

O problema na escolha das palavras

O BO na crítica de Edson do Cosmético ao camarote da Prefeitura na Expoagro tem relação com os termos usados, principalmente “orgia”, que no dicionário é a prática sexual em grupo. Danado é que no camarote foi registrada a presença de juíza,  religiosos, deputados,  pais e mães de família,  jovens e crianças. A reação nas redes fez Edson retirar o vídeo,  o que não costuma fazer.

Autarquias que queriam Medicina vão penar

O Conselho Estadual de Educação não está mais abrindo possibilidades para abertura de cursos de Medicina em Autarquias. O MEC também alertou conselhos como o de Pernambuco para não abrir novos cursos ou deixar em stand by os que iniciaram tratativas. Mesmo sem dar muitos detalhes, diz que no momento oportuno e com a devida segurança jurídica, o Conselho Estadual de Educação se manifestará oficialmente.

Nem um bom dia

A informação foi colhida depois de muita insistência por tabela. O presidente do Conselho Estadual de Educação,  professor Natanael José da Silva, não respondeu à Coluna nem com a Comunicação do Estado destacando a importância da informação. Não bastasse a frieza, a deseducação.

“Estamos pelo que nos une”

Cumprindo agenda em Solidão,  Afogados da Ingazeira e Tabira,  o pré-candidato a Deputado Estadual Bruno Marques (PSB) foi provocado pela Coluna para comentar como é para ele como aliado de João Campos receber o apoio de Flávio Marques,  que se decidiu por Raquel. “Nosso pré-candidato a governador é João Campos. A gente tem fé que ele vai chegar para ajudar Pernambuco.  Flávio tem o posicionamento dele. A gente respeita e seguimos juntos trabalhando pelo povo de Tabira”.

Prefeitos paraibanos dando mal exemplo 

Em Tavares moradores e comerciantes da Rua João Bernardino, no centro, apelaram ao prefeito Coco de Odálio para que seja solucionado com urgência o problema de um esgoto estourado que há dias causa transtornos na região. A imagem mostra prioridade maior que a gastar R$ 800 mil com Xand Avião em setembro. E em Princesa Isabel,  atendendo o MP, a justiça decidiu que só vai ter São João Tradição se a gestão Garrancho pagar os servidores primeiro.

Trégua

A morte da pequena Valentina Nogueira,  cujo sepultamento ocorrerá hoje, conseguiu um feito notável em meio à dor de Serra Talhada: uma trégua em uma pré-campanha das mais acirradas em se tratando da história recente entre os grupos de Márcia Conrado e Luciano Duque.

Guerra

Em Arcoverde,  a oposição ligada a João Campos fez um movimento essa semana,  reunindo nomes como Luciano Pacheco e Madalena Britto na defesa de João Campos. Na próxima quinta, o prefeito Zeca Cavalcanti promove ato pró Raquel,  com Marcelo e Gustavo Gouveia.

Frase da semana:

“Nunca vi poste mijar no cachorro”.

De Miguel Coelho (UB),  ao dizer que cabe a Raquel Lyra e não à Federação União Progressista definir o segundo nome da chapa ao Senado.

Internauta repórter e o show de luzes da Praça Arruda Câmara

  As imagens são de Alexandre Virgínio, natural de Afogados da Ingazeira e que voltou à sua terra natal depois de praticamente dez anos morando em Hudson, Estados Unidos. Alexandre inclusive esteve hoje em dos Debates das Dez mais legais que já fizemos, com o tema “Eu vi o mundo” com sertanejos e radicados aqui […]

 

As imagens são de Alexandre Virgínio, natural de Afogados da Ingazeira e que voltou à sua terra natal depois de praticamente dez anos morando em Hudson, Estados Unidos.

Alexandre inclusive esteve hoje em dos Debates das Dez mais legais que já fizemos, com o tema “Eu vi o mundo” com sertanejos e radicados aqui que conheceram ou nasceram em outros países.

Além dele, o professor de inglês e espanhol, Juan Orelliana, de El Salvador, Solândia Cardeal, que viveu experiência na Argentina e Carlos Henrique, que fez educação física em Cuba estiveram no debate. Partilharam conosco várias experiências desses países, com muitos ouvintes dizendo que país gostariam de conhecer ou falando de longe, ouvindo a Rádio Pajeu 104,9 FM pelo aplicativo.

Depois do debate, prometeu mandar imagens feitas com um drone da Praça Arruda Câmara, principal cartão postal da cidade, que vive a IV Feira do Empreendedorismo.

A movimentação e as luzes da bela praça, que com a Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios mostram um dos mais belos conjuntos arquitetônicos do Estado, são impressionantes.

Sebá e Waldemar Oliveira levam AVANTE para base de João Campos

O Avante através de suas lideranças,  Sebastião e Waldemar Oliveira anunciou em nota que apoiará o projeto de reeleição do prefeito do Recife, João Campos. “Seguimos a coerência da trilha que traçamos junto com Frente Popular de Pernambuco, desde 2006, quando apoiamos o saudoso governador Eduardo Campos, que inaugurou um novo tempo de governança e […]

O Avante através de suas lideranças,  Sebastião e Waldemar Oliveira anunciou em nota que apoiará o projeto de reeleição do prefeito do Recife, João Campos.

“Seguimos a coerência da trilha que traçamos junto com Frente Popular de Pernambuco, desde 2006, quando apoiamos o saudoso governador Eduardo Campos, que inaugurou um novo tempo de governança e prosperidade no nosso Estado, onde a máquina moeu para o lado de quem mais precisava”, afirmaram.

“Acreditamos na exitosa gestão de João Campos e seguimos ao seu lado”, concluíram. O prefeito do Recife também comemorou em sua rede social.

Em 2020, o Avante abriu uma dissidência da Frente Popular.  Sebá foi candidato a vice-governador na chapa de Marília Arraes,  que criticou o ciclo socialista,  especialmente com Paulo Câmara e o candidato Danilo Cabral.

Havia uma especulação de que a dupla e o partido seguiriam os passos de André de Paula,  que emplacou a filha no governo Raquel Lyra, o que não ocorreu.  É mais um movimento com vistas às eleições de 2024, que pode repercutir em 2026.