Coluna do Domingão
Vão político e perda da representação do Pajeú: a ressaca sem Patriota
A perda irreparável de José Patriota esta semana, não apenas enlutou a região do Médio e Alto Pajeú. Também a deixou órfã de representação.
Isso porque o seu substituto na ALEPE, seja qualquer um dos nomes cotados, Davi Muniz, vereador do Recife, o ex-prefeito de Paulista Júnior Matuto, ou Cayo Albino (PSB), filho do prefeito de Garanhuns Sivaldo Albino (PSB), não tem nenhuma relação de proximidade com a região.
Por isso, não são poucos os que defendem o voto distrital, que manteria determinada região com a representação territorial do mandato. Mas essa é uma outra história.
Antes de Patriota, muitos nomes haviam lutado por uma cadeira representando esse pedaço da região, depois de um ciclo que teve nomes como Antônio Mariano, Edson Moura e José Marcos de Lima, em vão. O que chegou mais perto foi Anchieta Patriota, com 31,253 votos em 2014.
Numa combinação de fatores difícil de se repetir, com direito a um apoio decisivo a uma semana da eleição em Itapetim, Patriota foi eleito para o mandato de Deputado estadual com 43.586 votos.
Essa conta não considera os nomes do Baixo Pajeú, com base em Serra Talhada. Mesmo havendo a clareza de uma só região, há uma divisão geopolítica entre o pedaço de baixo, o Médio e o Alto. Serra Talhada, maior polo da região, por exemplo, tem o mandato de Luciano Duque, que beliscou votos em outras áreas da região e fora dela.
Hoje, salvo uma articulação e planejamento que venham “por cima”, não será fácil repetir o feito. Dentre as lideranças socialistas da região, por exemplo, falta unidade plena. Se entendem até a página dois, mas há diferenças e ambições menores que impedem um alinhamento. Patriota tinha um poder de articulação e convencimento que o fizeram vencer essa barreira.
Mesmo num momento delicado, em meio às homenagens ao líder que se foi, o prefeito do Recife, João Campos, foi provocado na entrevista à Rádio Pajeú a respeito disso. Claro, destacou não ser hora de tratar do tema, mas acabou cedendo ao dizer que esse pedaço do Pajeú não pode ficar sem representação, dada a sua importância política. Candidato potencial a governador em 2026, João Campos tem a chave e a possibilidade de cuidar desse mapeamento.
Provando que o debate não é necessariamente de lado, a própria governadora Raquel Lyra também teria condições de trabalhar um nome que possa ter capilaridade para representar a região no futuro. Talvez tenha maior dificuldade de quadros, mas poderá encaminhar um nome que reforce as fileiras da Assembleia alinhado com esse pedaço da região.
Outro fato que nem foi invocado, José Patriota é de um material político raro de se reproduzir. Alguém com sua qualidade de articulação, liderança, respaldo popular e formação política não surge com tanta facilidade. Pelo contrário.
O risco real é o da aparição de aproveitadores de outras regiões, que já começam a rondar os prefeitos da região. A pergunta é: que compromissos políticos, programáticos, sérios, pra valer, vão ter com o Pajeú? Salvo raríssimas eventuais exceções, a resposta é “quase zero”.
Quando se armava para ser candidato a Deputado Estadual, Patriota deu uma entrevista à Rádio Pajeú em julho de 2021. Ele alertava que seu maior desafio era justamente esse.
Primeiro, deixou claro que àquele momento da vida não tinha como ser candidato pra brincar ou arriscar. “Só entro pra valer. Não dá pra fazer fita”.
E voltou a reclamar do voto de estrutura e de candidatos que ele chamou de “estrangeiros”, reforçando que “a mala já está correndo”, alusão aos votos comprados na arrumação com políticos locais.
Pois é Patriota. Sem você é que essa turma vai querer vadiar por aqui. Que pena…
Missas por Patriota
Foram confirmadas datas e locais das missas de sétimo dia pela memória de José Patriota. Em Afogados, a Missa de 7º Dia será nesta segunda, 23 de setembro, às 19h, na Catedral Senhor Bom Jesus dos Remédios. Já em Recife, a Missa será realizada na próxima terça-feira, dia 24, às 19h, na Igreja Matriz de Casa Forte, localizada na Rua Jerônimo de Albuquerque, 256, em Recife.
Remarcados
Os debates com candidatos à Prefeitura de Carnaíba (Berg x Ilma) e Iguaracy (Albérico x Dr Pedro), foram adiados em virtude da cobertura da morte de José Patriota na Rádio Pajeú. Mas já tem novas datas sempre às dez da manhã: dia 25, acontece o debate com os candidatos convidados de Iguaracy. Se Dr Pedro mantiver decisão de não ir, Albérico será sabatinado. E o embate de Carnaíba será de amanhã a oito, dia 30.
Não misture alho com bugalhos
Homem de confiança da governadora Raquel Lyra, Rubem Júnior disse que a eleição em Recife, com João Campos virtualmente reeleito, não é balisadora de 2026. “Na eleição passada, Raquel foi a segunda colocada no Recife, perdendo pra Anderson Ferreira. O candidato do prefeito (Danilo Cabral) foi o terceiro colocado. No segundo turno Raquel ganhou no Recife, mesmo com o apoio do PSB a Marília, com mais de 64% dos votos, e João tinha quase dois anos de governo”.
Profetizou
Ele disse ainda que a aprovação de Raquel no Recife que foi de apenas 30%, hoje é de 46%. “A tendência natural é de crescimento. Além do mais, quem está disputando é João Campos, e a governadora, não”. Diz que com o crescimento da popularidade e prefeitos eleitos em toda Região Metropolitana, além do estado, “quem estiver vivo verá a governadora reeleita”.
Lá vem pesquisa
No próximo giro de pesquisas, vem uma DataTrends de Carnaíba, com previsão de divulgação dia 26 de setembro, quinta, registrada sob o número PE-02376/2024. Também dia 26 tem Opinião para o Blog do Magno em Flores (PE-09189/2024) e Itapetim (PE-06227/2024). O fusuê de pesquisas em São José do Egito continua na mesma data com a Naipes (PE-05631/2024).
Serra, Brejinho, Venturosa e Floresta
Em Serra Talhada, sai dia 25 a divulgação da pesquisa do INSTITUTO REVISTA TOTAL BRASIL, com registro PE-07129/2024. Na mesma data, o IMAPE divulga a PE-05781/2024 em Floresta. Também tem DataTrends para o Blog do Finfa em Brejinho, com número PE-06549/2024. Com o blog, o Múltipla divulga a PE-07648/2024, com o quadro em Venturosa.
Pra cravar
As últimas pesquisas do Múltipla em Afogados da Ingazeira, Arcoverde e Serra Talhada sairão dois dias antes da eleição. A ideia é, assim como nas últimas eleições, cravar o resultado nessas cidades.
Exatta não sai
Sob relatoria do Desembargador Rogério Fialho Moreira, o TRE manteve suspensa a divulgação da pesquisa Exatta/Diário de Pernambuco com os números de Sertânia. A DataTrends deu 52% a 48% para Pollyana Abreu sobre Rita Rodrigues em votos válidos, um quadro de empate técnico. Dos dois lados, já ganhou. À vera cara de eleição duríssima.
Ciência
Na história contemporânea e “antemporânea”, não há relatos de uma situação como as de Márcia Conrado em Serra, e Zeca Cavalcanti em Arcoverde, que tenham sido alvo de uma virada do opositor, uma má notícia pra Miguel Duque e Madalena Britto. A essa altura, qualquer bom marqueteiro direciona a campanha para o clássico “trabalhar pra perder de menos”.
Tinha que ser tempestade
Aliados de Madalena Britto dizem que “o raio vai cair de novo”, que “na outra dava Zeca e Wellington ganhou”. Indo aos números: em 24 de outubro de 2020, o Múltipla deu 38,4% pra Zeca, 31,3% pra LW e 11,9% pra Cibele Roa. A virada foi aferida 21 dias depois, em 14 de novembro, com LW indo a 44% e Zeca a 40%, com Roa caindo para 4%. No final, a vantagem de Zeca era de 7,1% e ele perdeu no final com 2,2%.
Sem amparo na realidade e na história
Agora, faltam 14 dias pra eleição e a vantagem de Zeca chegou a 33% na última pesquisa Múltipla. Mesmo se prevalecesse a vantagem do IPEC (19%) virar isso em tão pouco tempo seria algo sem definição no plano dos mortais. Tudo é possível em eleição. Mas virada assim não entra na conta. Madalena tem seu legado e história, mas chega na situação mais difícil desde que ingressou na vida pública.
Estreia
O primeiro convidado do LW Cast, com este blogueiro, pela TV LW, será o jornalista Magno Martins, pra falar tudo de política em Pernambuco e no Brasil. Será quinta às 19 horas, direto dos estúdios da TV LW, de Arcoverde.
Resenha
O Debate da Gazeta FM teve alguns momentos cômicos: em um momento, Fredson Brito fixou os olhos pra George Borja e saiu com um “olhe pra mim candidato, estou falando com você”. George riu e disse: “tô ouvindo meu assessor”. Mais a frente, George disse que o próximo debate teria que ser com Evandro Valadares e Paulo Jucá, de tanto que eram invocados por Fredson. “Você quer ser candidato da oposição também?” – questionou Fredson. Na sua rede social, Paulo Jucá quis tirar onda por ter sido tão citado. “Um aviso: sou casado”. Fredson leu e avisou que também é.
Frases da semana:
“Meus inimigos são muito fortes: a fome, a miséria, a desigualdade, a falta de educação, a violência”.
“Por isso que também eu era tratado de comunista, e hoje eu tô vendo o que é ser comunista: é fazer bem aos pobres, é botar água pro povo, é jogar o candeeiro no mato e acender um bico de luz:.
“Se a gente se descuidar, a máquina só moe para os grandes e é esse cuidado que a gente tem que ter”.
“Quando eu partir, e não sei que dia é, vou feliz, lembrando que muitos amigos reconheceram a nossa luta, a nossa caminhada em vida”.
Frases de José Patriota, que nos deixou essa semana, mas se reproduz por seus ideais e bandeiras de luta. Patriota, presente!