Notícias

Coluna do Domingão

Por Nill Júnior

Respirando por aparelhos

A pesquisa IPEC divulgada pela Rádio Independente FM,  de Arcoverde,  mostrou as dificuldades enfrentadas pelo governo do prefeito Wellington Maciel.

São tantas notícias ruins, que é difícil escolher qual é a pior. LW tem um governo desaprovado por 60% da população arcoverdense. Apenas 28% aprovam.

Segundo a mesma pesquisa, 42% consideram o governo de Wellington ruim ou péssimo.

Apenas 21% consideram a administração boa ou ótima, 17% e 4% respectivamente.

Ao todo, 57% tem uma opinião negativa do prefeito e apenas 32% considera a imagem positiva. Para 75% da população, Wellington  já teve sua chance e desperdiçou, contra  21%  que acham que o prefeito merece uma segunda oportunidade. E 60% simplesmente não confiam no prefeito, contra apenas 27% que disseram confiar.

Nas simulações eleitorais,  Wellington só empataria tecnicamente com Siqueirinha.  Perde pra Zeca Cavalcanti e Madalena Britto. O prefeito oscila entre 12 e 22% a depender do cenário com seus principais adversários,  desempenho pífio pra quem tem a caneta. Some-se a isso uma rejeição de 67%, a maior entre os principais postulantes.

Os números reforçam o que já tinha indicado a pesquisa do Múltipla há alguns dias.

A matemática explica a política e vice-versa.  De esperança, Wellington,  o administrador e empresário de sucesso que prometeu dar à prefeitura o mesmo desempenho de seus negócios, virou grande decepção.

É acusado de abandonar no caminho grande parte dos que lhe confiaram apoio. A lista começa por Madalena Britto,  passa pelo ex-vice, Israel Rubis,  tem ainda Edcarlos Máximo (marqueteiro da campanha), Warley Amaral,  Edvaldo Silvestre,  Emerson do Portal do Sertão,  Siqueirinha (aqui ninguém sabe quem largou do outro quem primeiro), Cal Britto,  contratados da era Madalena que vestiram a camisa, ex-secretários da gestão anterior,  dentre outros.

O governo foi negativamente afetado pela atuação da primeira dama, Rejane Maciel.

Até agora, tem sido uma gestão marcada pela esquizofrenia política. Nos humanos, a doença é caracterizada por pensamentos ou experiências que parecem não ter contato com a realidade, fala ou comportamento desorganizado e participação reduzida nas atividades cotidianas. Dificuldade de concentração e memória também são sintomas. É a cara do governo LW e Rejane. Prova disso foi o áudio da ex-secretária de Saúde,  Socorro Vidal, irmã da primeira dama,  comemorando o anúncio de Wellington de que seria candidato a reeleição. “Agora é sofrimento pra oposição não é minha gente? Prepare a medicação”.

Além dos erros gerenciais, políticos,  da promessa de ampliar geração de empregos, do boom econômico,  da eficiência,  todas trocadas por trapalhadas e patacadas,  nunca conseguiu entrar nos trilhos.  Nas redes, só é aplaudido por quem tem alguma relação ou dependência econômica.

Mudou várias vezes a comunicação, botou inclusive gente muito competente.  Mas não existe publicidade institucional boa pra governo ruim ou com dificuldades.  A percepção do governo tem que mudar na vida das pessoas,  não somente nas peças publicitárias.

A percepção é de um governo sem pilares de um bom planejamento,  sem previsibilidade de ameaças no cenário econômico.  Foi assim nos recentes atrasos dos cachês do São João a prestadores de serviço que batem à sua porta. Queimou dinheiro sem dó no São João milionário.  Os artistas vips levaram o dinheiro. Já subiram no palco com ele no bolso. Os da terra, não.

E pra quem pergunta:  “ainda tem jeito?” – a resposta é sim, a depender de alguns fatores. Primeiro,  é imperativo que Wellington Maciel melhore urgentemente menos 20 pontos percentuais de sua avaliação positiva.  Problema é encontrar amparo real nessa melhora.  Dá, mas não parece dar.

Depois,  torcer para não haver qualquer possibilidade de aliança entre Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.  Dada a possibilidade remota em virtude da vaidade política de ambos, já que ninguém aparenta querer abrir pra ninguém,  esse já é um cenário mais factível.

Caso não consiga,  Wellington Maciel estará sujeito a sair da vida política pela porta dos fundos, menor do que entrou, não só política,  mas até empresarialmente. A gestão que hoje respira por aparelhos vai sair como a pior da história,  insuperável no quesito, do Coronel Antônio Japyassu pra cá. Acorda, LW!

Quem ganha a queda de braço?

Em Afogados,  o ex-vereador Zé Negão e o vice-prefeito Daniel Valadares disputam o comando do MDB. Zé Negão e o filho Edson Henrique tem apoio da deputada Iza Arruda (MDB). E Daniel,  do presidente estadual do partido, Raul Henry.

Apoiado

O pré-candidato à prefeitura de São José do Egito, Augusto Valadares, recebeu apoio do empresário Edílio de Lira, dono da Costa Lira Serviços. A imagem para os que torcem pelo prefeito de Ouro Velho é tida como um “é ele que vai”.

Novos desafios

A competente Juliana Lima não aceitou os termos de renovação do contrato com a Cultura FM, de Serra Talhada.  De forma maldosa, tentaram sugerir que ela teria sido demitida, uma fake news.  Vai investir em seu novo blog, com versões para página e redes sociais.

Glub

Israel Rubis, um dos que se dizem traídos de LW,  apareceu nas redes tomando um comprimido e ironizando a situação do grupo de Wellington, que recentemente aconselhou a oposição a tomar medicação. “Rapaz, disseram que a oposição tinha que tomar medicação, né? Eu vou tomar a minha agora.  Ave Maria, depois dessa…”, afirmou depois da pesquisa IPEC.

Dossiê Dja

Vai ter dossiê pra todo lado na campanha em Serra. Se Ronaldo de Dja for o nome duquista vão usar contra ele a votação à calada da noite do aumento de salário dos vereadores e também criação de mais um assessor por vereador com salário médio de R$ 5 mil. Quem mandou, né…

Bolsa Buchuda

Mãe da prefeita Márcia Conrado,  a vereadora Alice Conrado disse ao radialista Anderson Tennens,  da Vilabela FM,  que o gabinete de Ronaldo de Dja “tinha dia que estava com pelo menos 25 buchudas” aguardando atendimento. “Elas não eram atendidas com o dinheiro dele e sim do governo Márcia.” Resumindo,  pra Alice, Ronaldo não serve nem pra acudir buchuda…

Astral

Nem em uma situação onde a própria vida estava em jogo, o blogueiro Júnior Finfa mudou o astral. A foto foi feita entre uma e outra transferência em meio aos exames que diagnosticaram um infarto.  Finfa passou por um cateterismo ontem a noite e já se recupera no Hospital Eduardo Campos,  em Serra Talhada.

Imorriveal, imbrochável, inelegível e irremediável

Por André Luis

O ex-presidente Jair Bolsonaro, impedido de se candidatar até 2030 devido a ataques ao sistema eleitoral, novamente questionou o resultado das eleições de 2022, em que foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva. Ele expressou sua crença de que um dia as informações sobre o que aconteceu serão reveladas, durante um culto da Igreja Graça & Paz em Belo Horizonte, comandada pelo pastor Edésio de Oliveira. Bolsonaro afirmou: “Foi só ocorrer o segundo turno, que um dia nós saberemos de tudo o que aconteceu, que parece que as portas lá de longe se abriram. Mas nós temos que fazer a nossa parte. Enquanto tivermos forças para que essas coisas realmente se afastem de nós”.

Frase da semana:

“Se o governo Lula tem gente que realmente acha uma baita ideia promover uma dança erótica num evento do Ministério da Saúde, não precisa nem de oposição”.

De Antônio Tabet,  sobre a dança sem-noção ou propósito em ato do Ministério da Saúde.

Outras Notícias

Sebastião cita acordo com Márcia: “Momento certo, terá olho no olho”

Do Farol de Notícias Para Sebastião Oliveira, terá tempo e momento, sem ansiedade, para conversar com Márcia Conrado e Breno Araújo sobre os acordos tratados em 2024 nos preparativos para eleições municipais. Na tarde deste sábado (6) o Programa do Farol, no YouTube recebeu o ex-deputado e presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira. Comentando sobre […]

Do Farol de Notícias

Para Sebastião Oliveira, terá tempo e momento, sem ansiedade, para conversar com Márcia Conrado e Breno Araújo sobre os acordos tratados em 2024 nos preparativos para eleições municipais.

Na tarde deste sábado (6) o Programa do Farol, no YouTube recebeu o ex-deputado e presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira. Comentando sobre a pauta administrativa e política, Sebastião concedeu uma entrevista aberta sem titubear nas polêmicas.

“Eu fiz um convite público aí no Farol, que se ele [Breno] for realmente candidato. Ele é um profissional qualificado, não sei se é do ramo de política, mas como profissional ele é. E também não precisa, porque eu também era um profissional qualificado do ramo de saúde, como ele, e virei um político que acho que deu resultado. Então, isso pode acontecer. Agora, eu aguardo o momento certo, sem ansiedade, sem nenhuma rispidez, para que a gente sente com a prefeita e possa dizer o acordo que foi feito em 2024″, relembrou Oliveira, continuando:

“Tinha testemunhas, as testemunhas eram Duquinho, Faeca, Allan Pereira, e também Breno Araújo, no primeiro encontro que nós tivemos no Avante, junto com Márcia. Então, assim, eu aguardo para que a gente sempre esclareça todo esse movimento que está acontecendo e qual é a melhor maneira de equacionar. Eu não quero brigar, eu tenho demonstrado isso, quero ser parceiro. Waldemar colocou emendas aí, no orçamento, a pedido de Allan, a pedido de várias pessoas, de Antônio da Melancia, de Márcio Oliveira, meu primo, então mostrando que nós não temos nenhuma dificuldade em querer ajudar o município”.

O ex-deputado ainda acrescentou na equação os demais apoios que trouxe para o grupo da prefeita Márcia Conrado junto com o Avante.

“Pelo contrário, a gente trabalha pelo município, mas eu acho que no momento certo nós vamos precisar sentar e olhar olho no olho, porque foi olho no olho quando eu assumi a posição de apoia-la. E naquele movimento eu não só trouxe o Avante, como eu trouxe Marília Arraes, com o Solidariedade, e trouxe também União Pernambuco. Foram três partidos que eu trouxe para a base de Márcia”.

Sesc promove apresentações de teatro gratuitas em Triunfo

O Sesc promove no fim de semana a apresentação de dois espetáculos em Triunfo, Sertão de Pernambuco. A programação começa na sexta-feira (18), com o “Espelho da Lua” , no Hotel do Sesc, às 20h. No sábado (19), terá o espetáculo “Re Te Tei” às 19h30, na Praça Carolino Campos. As duas montagens são do grupo […]

O Sesc promove no fim de semana a apresentação de dois espetáculos em Triunfo, Sertão de Pernambuco. A programação começa na sexta-feira (18), com o “Espelho da Lua” , no Hotel do Sesc, às 20h. No sábado (19), terá o espetáculo “Re Te Tei” às 19h30, na Praça Carolino Campos. As duas montagens são do grupo de teatro Tropa do Balacobaco, de Arcoverde, e a entrada é gratuita.

O espetáculo “Espelho da Lua” apresenta a história de Naiá, uma índia apaixonada por Araúna, a Lua, que tem por desejo maior ser estrela e viver ao lado do seu amado. Para conseguir seu objetivo, Naiá se lança numa jornada de fantasias, mistérios e descobertas, quando se depara com outro índio, o guerreiro Atiê. A classificação indicativa do espetáculo é livre.

Já a peça “Re Te Tei” é uma brincadeira de rua que conta a história do menino Chico Catolé, um garoto brincalhão que foi criado pelas trigêmeas cantadoras de samba de coco, Maria da Paz, Maria das Dores e Maria da Luz. A trama se passa no Sertão pernambucano. A classificação indicativa também é livre.

Serviço
Espetáculos
18 de janeiro – “Espelho da Lua
Local: Hotel do Sesc (Rua Antônio Henrique da Silva, sem número, São Cristóvão)

19 de janeiro – “Re Te Tei”
Local: Praça Carolino Campos
Informações: (87) 3846-1341

Morre Professora Zefinha, vítima de Covid-19

Zefinha morava em Teixeira-PB há mais de 50 anos, mas era natural de Itapetim-PE Morreu na noite desta sexta-feira (12), no Complexo Hospitalar Regional de Patos, devido à, complicações da Covid-19, a professora aposentada Josefa Ferreira das Dores, de 77 anos. As informações são do Blog do Marcello Patriota. De acordo com uma das filhas, Zefinha […]

Zefinha morava em Teixeira-PB há mais de 50 anos, mas era natural de Itapetim-PE

Morreu na noite desta sexta-feira (12), no Complexo Hospitalar Regional de Patos, devido à, complicações da Covid-19, a professora aposentada Josefa Ferreira das Dores, de 77 anos. As informações são do Blog do Marcello Patriota.

De acordo com uma das filhas, Zefinha Quebra, como era conhecida, deu entrada por volta das 11h do último sábado, 6 de março na Unidade Mista de Saúde Sancho Leite, relatando estar apenas gripada, porém, pelo avanço dos sintomas ela foi transferida para Patos por volta das 17h.

Na terça-feira, 9 de março, Zefinha teve seu quadro agravado e foi conduzida a UTI onde permaneceu até a noite desta sexta-feira quando não resistiu e veio a óbito. Esta é a 18ª morte por Covid-19 em Teixeira-PB. 

Zefinha era muito conhecida e admirada na cidade serrana. Já atuou nas escolas José Elias de Amorim, em escolas da cidade de Patos e na escola do Sítio Poços. Em 2004, Zefinha tentou uma vaga na Casa Legislativa; ela disputou as eleições pelo PSB. Em 2012 fez nova tentativa, desta vez pelo PSD. 

Nas redes sociais muitos lamentam a sua morte. O sepultamento aconteceu neste sábado no Cemitério XXII em Itapetim. Professora Zefinha nasceu em Itapetim, mas morava em Teixeira há mais de 50 anos.

Prefeito de Ouro Velho anuncia recursos para a saúde após agenda em João Pessoa

O prefeito de Ouro Velho, Doutor Júnior, informou que cumpriu agenda oficial em João Pessoa, na quinta-feira (18), onde se reuniu com o deputado federal Wilson Santiago. Durante o encontro, foi confirmada a destinação de R$ 200 mil para o custeio da saúde do município. De acordo com o prefeito, os recursos serão aplicados no […]

O prefeito de Ouro Velho, Doutor Júnior, informou que cumpriu agenda oficial em João Pessoa, na quinta-feira (18), onde se reuniu com o deputado federal Wilson Santiago. Durante o encontro, foi confirmada a destinação de R$ 200 mil para o custeio da saúde do município.

De acordo com o prefeito, os recursos serão aplicados no financiamento das ações e serviços da rede municipal de saúde. O anúncio foi feito após a reunião no escritório do parlamentar, na capital paraibana.

Na agenda, Doutor Júnior esteve acompanhado da filha, Dra. Júlia, que representou a vice-prefeita Natália Carneiro. Segundo o gestor, a presença reforçou o alinhamento da administração municipal nas articulações em busca de recursos para Ouro Velho.

CNBB divulga nota sobre o momento atual do Brasil

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta quinta-feira, 10, durante coletiva de imprensa, nota sobre o momento atual do Brasil aprovada pelo Conselho Permanente, reunido de 8 a 10 deste mês, na sede da Conferência, em Brasília. Na nota, a CNBB manifestou preocupações diante do momento atual vivido pelo país. “Vivemos uma profunda crise política, econômica e […]

LogotipoCNBB_internaA Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta quinta-feira, 10, durante coletiva de imprensa, nota sobre o momento atual do Brasil aprovada pelo Conselho Permanente, reunido de 8 a 10 deste mês, na sede da Conferência, em Brasília.

Na nota, a CNBB manifestou preocupações diante do momento atual vivido pelo país. “Vivemos uma profunda crise política, econômica e institucional que tem como pano de fundo a ausência de referenciais éticos e morais, pilares para a vida e organização de toda a sociedade”.

Ainda no texto, a Conferência recordou a necessidade de buscar, sempre, o exercício do diálogo e do respeito. “Conclamamos a todos que zelem pela paz em suas atividades e em seus pronunciamentos. Cada pessoa é convocada a buscar soluções para as dificuldades que enfrentamos. Somos chamados ao diálogo para construir um país justo e fraterno”, declara em nota.

Confira a íntegra do texto:

“O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz” (Tg 3,18)

Nós, bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil–CNBB, reunidos em Brasília-DF, nos dias 8 a 10 de março de 2016, manifestamos preocupações diante do grave momento pelo qual passa o país e, por isso, queremos dizer uma palavra de discernimento. Como afirma o Papa Francisco, “ninguém pode exigir de nós que releguemos a religião a uma intimidade secreta das pessoas, sem qualquer influência na vida social e nacional, sem nos preocupar com a saúde das instituições da sociedade civil, sem nos pronunciar sobre os acontecimentos que interessam aos cidadãos” (EG, 183).

Vivemos uma profunda crise política, econômica e institucional que tem como pano de fundo a ausência de referenciais éticos e morais, pilares para a vida e organização de toda a sociedade. A busca de respostas pede discernimento, com serenidade e responsabilidade. Importante se faz reafirmar que qualquer solução que atenda à lógica do mercado e aos interesses partidários antes que às necessidades do povo, especialmente dos mais pobres, nega a ética e se desvia do caminho da justiça.

A superação da crise passa pela recusa sistemática de toda e qualquer corrupção, pelo incremento do desenvolvimento sustentável e pelo diálogo que resulte num compromisso entre os responsáveis pela administração dos poderes do Estado e a sociedade. É inadmissível alimentar a crise econômica com a atual crise política. O Congresso Nacional e os partidos políticos têm o dever ético de favorecer e fortificar a governabilidade.

As suspeitas de corrupção devem ser rigorosamente apuradas e julgadas pelas instâncias competentes. Isso garante a transparência e retoma o clima de credibilidade nacional. Reconhecemos a importância das investigações e seus desdobramentos. Também as instituições formadoras de opinião da sociedade têm papel importante na retomada do desenvolvimento, da justiça e da paz social.

O momento atual não é de acirrar ânimos. A situação exige o exercício do diálogo à exaustão. As manifestações populares são um direito democrático que deve ser assegurado a todos pelo Estado. Devem ser pacíficas, com o respeito às pessoas e instituições. É fundamental garantir o Estado democrático de direito.

Conclamamos a todos que zelem pela paz em suas atividades e em seus pronunciamentos. Cada pessoa é convocada a buscar soluções para as dificuldades que enfrentamos. Somos chamados ao diálogo para construir um país justo e fraterno.

Inspirem-nos, nesta hora, as palavras do Apóstolo Paulo: “trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, tende o mesmo sentir e pensar, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco” (2 Cor 13,11).

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, continue intercedendo pela nossa nação!