Notícias

Coluna do Domingão

Por Nill Júnior

Bolsonaristas viraram PHDs em política internacional

O Bolsonarismo,  como seita política, é um fenômeno que continuará sendo estudado por décadas no Brasil e no mundo.

De fato, é uma bolha de adoração política poucas vezes vista na história da humanidade.  Talvez em maior escala, até pelo regime totalitário imposto, só se compare à lavagem cerebral dos que adoraram Hitler no nazismo. Essa comparação se dá pela característica exclusiva de uma leitura totalmente deturpada dos fatos ou da condição de se agarrar à toda e qualquer argumentação,  mesmo sem entender patavina do que sai da própria boca, para alicerçar seu fundamentalismo político.

Isso não tem nada a ver com ter defesa de um pensamento mais à direita, algo, normal,  possível e legítimo no ambiente democrático.

Mas vejam agora: muitos dos que ignoraram as mortes na pandemia e se agarraram ao negacionismo, relativizaram o dizimar de povos originários em nome do agronegócio,  falam em moralidade,  mas não entendem assim rachadinha e o escândalo das joias,  são contra o aborto, mas defendem o direito de armar e matar o semelhante, dentre outras distorções que não caberiam em uma coluna como essa, agora viraram experts em política internacional.  Especificamente,  extremos conhecedores da complexa relação entre o Estado de Israel,  a Palestina, grupo terrorista Hamas, os países da região e suas variáveis.

Claro que essa análise não generaliza,  mas impressiona que muitos dos que defendem Israel no debate e invocam o conhecido “e o Lula?” – não saberiam nem apontar a Faixa de Gaza no mapa. Mas, impulsionados pelo fanatismo religioso de alguns líderes,  ou mesmo pelo mesmo roteiro conhecido, manjado,  mas ainda eficiente da propagação de fake news, repetem como um mantra informações que só exploram um lado da triste história: da covarde e violenta ação do grupo terrorista Hamas, que atacou homens,  mulheres e crianças israelenses, desencadeando uma contraofensiva não menos brutal que também mata homens, mulheres e crianças palestinas, tendo como pano de fundo uma luta histórica sem um consenso de paz, da possibilidade de convivência harmoniosa e preservação dos territórios de Israel e também da Palestina.

Da Declaração Balfour de 1917, passando pela Revolta Árabe,  pelo plano de partilha da ONU, a Nakba, A Guerra dos Seis Dias, A Primeira Intifada, Acordos de Oslo, A Segunda Intifada, a divisão palestina e o bloqueio em Gaza, as guerras na Faixa de Gaza e esse recente episódio, falta  entendimento e sobra ambição,  ignorância,  mortes de inocentes,  numa nova prova de incapacidade da humanidade para dirimir seus conflitos.

Como já disse, há como criticar o Hamas pelo terrorismo sem ser anti-Palestina. E chorar os mortos inocentes dos dois lados desse conflito.  Mas, querer nacionalizar um debate dessa complexidade,  com a pobreza reflexiva de quem não consegue sequer ter uma visão de país além da defesa dessa seita que virou o bolsonarismo é demais para quem tem o mínimo de bom senso.

Poupem-me.  Tenho muito a fazer…

Fêiqui níus

O prefeito de São José do Egito,  Evandro Valadares voltou a negar à Coluna que o atual vice,  Eclérinston Ramos,  tenha desistido da disputa à prefeitura.  Ele segue, segundo Valadares,  disputando a vaga de candidato com o prefeito de Ouro Velho,  Augusto Valadares.

Quem será?

Enquanto isso, dia 28 próximo, Zé Marcos,  Romério Guimarães,  Fredson Brito, João de Maria e vereadores do grupo se reúnem pra definir quem vai disputar a prefeitura pela oposição.

Os motes

A se levar em conta o tom de Márcia Conrado na entrevista a Tony Alencar na Cultura FM, já dá pra identificar os motes que usará contra Luciano Duque.  Ele será rotulado de “o prefeito das obras inacabadas”, “o que começa e nunca termina” e ela, “a destravadora de obras”. Politicamente, vai buscar colar em Duque rótulo de traidor, pelas conversas vazadas, mesmo adjetivo que duquistas tentam impor à gestora.

O poder das fakes 

Sara Sidner, âncora e correspondente da CNN em Israel, pediu desculpas depois de repercutir a declaração mentirosa do governo israelense de que o Hamas havia decapitado bebês em um kibutz. “Eu precisava ter mais cuidado com minhas palavras e sinto muito”. Só que agora, a mentira já virou verdade.

GCM

A briga entre um jovem e um guarda municipal de Afogados tem relação com usuários de drogas que frequentam a quadra poliesportiva. Apesar de serem vizinhos, nunca interagiram como tal. O acontecido foi o suficiente para guardas invocarem concurso,  teaser,  armamento e integração às forças de segurança,  não de patrimônio.

Indefinidos,  pero no mucho

Dos prefeitos sem direito à reeleição, só Djalma Alves,  de Solidão,  admitiu estar praticamente fechado. Vai com a sobrinha, Rafaela Gomes. Em Iguaracy,  Zeinha Torres ainda não confirmou Marquinhos.  Em Tuparetama,  Sávio Torres não diz se apoia Diógenes Patriota.  Em Sertânia,  Ângelo Ferreira não diz se vai de Paulo Henrique.  Em Flores, Marconi Santana faz mistério.  E em Carnaíba,  Anchieta Patriota zerou o processo após desistir de Thaynnara Queiroz.

Indefinidos

Em Arcoverde,  apesar do apelo de alguns, não há sinal de possibilidade a curto prazo de aproximação entre Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.  Cada um segue para um lado, pautando sua pré-campanha.  E o Delegado Israel,  evitando ter seu nome explorado por um ou outra reafirmou não estar com LW, mas também não ter fechado com ninguém.

Frase da semana:

“Vocês estão prontos para a próxima fase?”

Do primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu,  a soldados de seu país, dando sinal de uma contraofensiva maior contra a Palestina. “Tem muita coisa para acontecer”, diz em seguida.

Outras Notícias

Serra: Saúde convoca gestantes menores de 18 anos para vacinação contra Covid-19

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Saúde, está convocando as gestantes menores de 18 anos para vacinação contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira (25), na sede do PNI Municipal. As adolescentes devem realizar o cadastro no VacinaSerra, aguardar a convocação e comparecer ao PNI portando CPF, Cartão do SUS e […]

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Saúde, está convocando as gestantes menores de 18 anos para vacinação contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira (25), na sede do PNI Municipal.

As adolescentes devem realizar o cadastro no VacinaSerra, aguardar a convocação e comparecer ao PNI portando CPF, Cartão do SUS e Cartão do Pré-natal. 

Acesse o VacinaSerra no link: https://vacinaserratalhada.com.br/solicitacoes

Oposição de Agrestina fecha com Clodoaldo e Marcantonio

Os deputados Clodoaldo Magalhães e Marcantonio Dourado Filho receberam oficialmente o apoio do grupo de oposição da cidade de Agrestina. O grupo abraçou esse projeto político para 2022 por acreditar no trabalho competente que ambos tem realizado nas cidades pernambucanas. Segundo nota divulgada: “Clodoaldo e Marcantonio chegam para ajudar o município e defender ações de […]

Os deputados Clodoaldo Magalhães e Marcantonio Dourado Filho receberam oficialmente o apoio do grupo de oposição da cidade de Agrestina. O grupo abraçou esse projeto político para 2022 por acreditar no trabalho competente que ambos tem realizado nas cidades pernambucanas.

Segundo nota divulgada: “Clodoaldo e Marcantonio chegam para ajudar o município e defender ações de melhorias para essa população, seja através de emendas parlamentares ou com articulações, junto a órgãos estaduais”. 

“Nos últimos anos, destinamos emendas importantes que muito ajudaram a região do Agreste. E Agrestina também foi contemplada. A cidade recebeu do nosso mandato 70 mil em emendas para realização de serviços de pavimentação, em 2019”, pontuou Clodoaldo.

Os políticos desejam desenvolver um trabalho em favor da cidade e fincar raizes. “Ao lado de Clodoaldo, vamos implantar parceria importante para o desenvolvimento de Agrestina. Um na esfera federal e outro na estadual, juntando forças para representar da melhor forma possível o município. Vamos fazer história”, confirmou Marcantonio.

Fazem parte da oposição de Agrestina os vereadores João Leite e Aparecido, Valéria (ex-vereadora e agora suplente), Pivole (suplente de vereador), Janailson (filho do ex-vereador Sinval Monteiro), além das lideranças Carlos de Tião, Marcelo de Santa Tereza, Leleu, Irmão Carlinhos, Tonho de Rosa e Alfredo.

Covid-19: Com mais cinco casos positivos, São José do Egito vai a 42

A Secretaria Municipal de Saúde de São José do Egito,  informou, nesta terça-feira (02.06), em seu boletim epidemiológico, que foram confirmadas a cura de mais 4 pacientes no nosso município. Totalizando 23 pessoas curadas da Covid-19. Ainda segundo o boletim, foram confirmados mais 5 casos positivos da Covid-19, no município. Todos foram detectados através dos […]

A Secretaria Municipal de Saúde de São José do Egito,  informou, nesta terça-feira (02.06), em seu boletim epidemiológico, que foram confirmadas a cura de mais 4 pacientes no nosso município. Totalizando 23 pessoas curadas da Covid-19.

Ainda segundo o boletim, foram confirmados mais 5 casos positivos da Covid-19, no município. Todos foram detectados através dos testes rápidos que o município vem realizando. Até esta terça (02), foram realizados 138 testes rápidos sendo, 34 positivos e 104 negativos.

A Secretaria também informou que os todos os pacientes confirmados hoje se encontram bem, seguem em isolamento domiciliar e estão sendo monitorados pela equipe da Secretaria de Saúde.

Agora São José do Egito conta com 42 casos confirmados, 21 descartados, 6 em investigação e 23 curados.

Com presença de Humberto, ato cobra celeridade nas obras da Adutora do Agreste

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, participa neste domingo, em Tupanatinga, no Agreste de Pernambuco, das atividades da “Marcha Pela Água da Adutora do Agreste”.  O encontro vai reunir representantes da sociedade civil, entidades sindicais e lideranças políticas locais em defesa da agilidade nas obras da adutora, que foram iniciadas há dois anos […]

adutora-colocação-de-tubos-DSC_0306-1

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, participa neste domingo, em Tupanatinga, no Agreste de Pernambuco, das atividades da “Marcha Pela Água da Adutora do Agreste”.  O encontro vai reunir representantes da sociedade civil, entidades sindicais e lideranças políticas locais em defesa da agilidade nas obras da adutora, que foram iniciadas há dois anos e ainda não têm uma previsão definitiva para a conclusão.

“O que quer a região é chamar a atenção do Governo Federal e do Estado para a importância desta obra. Sabemos que a crise internacional vem afetando o país, mas precisamos alertar sobre a necessidade de agilizar os repasses para a adutora, que beneficia diretamente 32 municípios. A população do Agreste vem sofrendo muito com a seca prolongada e não podemos permitir que esta situação perdure”, afirmou o senador Humberto Costa.

A “Marcha Pela Água da Adutora do Agreste” congrega mais de 400 pessoas, que se reuniram em Iati, na última quinta-feira, e seguem em caminhada até o município de Tupanatinga, onde será realizado um grande ato. Ao todo, os manifestantes irão percorrer um total de 100 quilômetros.

A obra da Adutora está orçada em R$ 1,3 bilhão e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo Dilma.

Carnaíba: Audiência Pública discute Lei de Diretrizes Orçamentárias

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (22) a Audiência Pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022. O contador João Guilherme apresentou a previsão de gastos, que está estimado em R$ 67.448.000,00, explicando que essa projeção é feita baseada nos últimos anos, considerando receitas e despesas. O prefeito Anchieta Patriota esteve presente e ressaltou a importância […]

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (22) a Audiência Pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2022. O contador João Guilherme apresentou a previsão de gastos, que está estimado em R$ 67.448.000,00, explicando que essa projeção é feita baseada nos últimos anos, considerando receitas e despesas.

O prefeito Anchieta Patriota esteve presente e ressaltou a importância da transparência e da participação popular tanto nas audiências quanto no Orçamento Participativo.

“Temos que estimular a participação das pessoas, não somente porque a lei exige, mas porque é importante ouvir o povo, discutir o que é possível ser feito, o que deve ser priorizado e também que todos tenham conhecimento de onde e como o dinheiro do município está sendo aplicado”, ressaltou.

João Guilherme reforçou a importância do Orçamento Participativo, convidando os presentes a divulgarem entre os setores, o formulário disponível no site da prefeitura, onde a população pode apresentar suas sugestões.

“Por conta das restrições da pandemia, disponibilizamos essa ferramenta para que todos participem, mas o retorno ainda é muito pequeno”, pontuou. Kátia Santos, da Controladoria Interna completou. “Temos tentado estimular essa participação cada vez mais, mas ainda é pequeno o engajamento, tanto no OP quanto nas audiências que promovemos, a exemplo da Saúde que faz os encontros quadrimestrais de prestação de contas”, destacou.

Estiveram presentes ao encontro secretários, vereadores, o vice-prefeito Júnior de Mocinha, diretores e representantes de Conselhos municipais.