Notícias

Chuvas continuam alegrando o Sertão de Pernambuco

Por Nill Júnior
Barragem de Betânia e as Cachoeiras de Zé Né com muita água

As chuvas continuam caindo no Sertão do Estado. Em Arcoverde, no Portal do Sertão, um toró quase interrompe o jogo entre Flamengo e Santa Cruz, empatado em 1×1.

Em Serra Talhada,  o açude do Jazigo está próximo de verter, mesmo considerando seu assoreamento. Já o açude Cachoeira II, que abastece a cidade ultrapassou a casa dos quatro milhões de metros cúbicos, chegando a quase 20% de sua capacidade total.

Hoje choveu muito em boa parte da região. Em Riacho do Meio, São José do Egito, após cerca de 1 hora e 20 minutos de chuva, foram 100 milímetros contabilizados.

Em Tabira, no centro, foram 35 mm. Na Fazenda Correntes, 68 mm. Em Betânia, o Riacho do Navio transbordou, a Barragem de Betânia amanheceu sangrando e as Cachoeiras de Zé Né estão “chorando”. Deixa a chuva cair!

Outras Notícias

Com Zeca e Júlio, Armando comandou carreata em Arcoverde

Além de Serra Talhada, em ato que teve a cobertura do blog, Armando Monteiro (PTB) a governador, de Paulo Rubem (PDT) a vice e de João Paulo (PT) a senador, estiveram também em Arcoverde. A cidade de Arcoverde tem uma forte identificação com Armando Monteiro, diz as campanha em nota, alegando que, enquanto parlamentar, em […]

afcb8afd-29cb-4614-b6e8-407664bf692d

Além de Serra Talhada, em ato que teve a cobertura do blog, Armando Monteiro (PTB) a governador, de Paulo Rubem (PDT) a vice e de João Paulo (PT) a senador, estiveram também em Arcoverde.

A cidade de Arcoverde tem uma forte identificação com Armando Monteiro, diz as campanha em nota, alegando que, enquanto parlamentar, em Brasília, o petebista trabalhou para destinar emendas para grandes obras no município. Uma delas foi a duplicação da Avenida José Bonifácio. Os prefeitos de Sertânia, Guga Lins (PSDB); de Custódia, Luiz Carlos (PTB); de Alagoinha, Maurilio da Silva (PTB); e de Pedra, Zeca Vaz (PTB) participaram do ato.

O comando local obviamente foi do ex-prefeito Zeca Cavalcanti e do irmão Júlio, candidatos a Deputado Federal e Estadual, respectivamente.

Em seu discurso, Armando afirmou que vai trabalhar para tornar o atendimento na saúde mais humanizado. Na educação, o petebista garantiu que os professores serão valorizados. O candidato do PTB anunciou que vai contratar mais 5 mil policiais civis e militares. Ele antecipou que pretende duplicar a BR-232 até chegar ao município. E com relação às micros e pequenas empresas, Armando avisou que vai tratar de forma adequada a categoria.

“A marca do nosso governo vai ser a educação e a interiorização do desenvolvimento, para que os pernambucanos do interior recebam as mesmas oportunidades do povo que mora na região metropolitana”, afirmou Armando. “Nesses 20 dias que restam para o dia da eleição, vamos trabalhar para garantir a vitória que já se desenha. Do lado de lá, só há arrogância. Eles já tiveram tempo para fazer as coisas e não fizeram”, disparou o candidato do PTB.

Itapetim vacina idosos entre 65 e 67 anos contra Covid

A Secretaria de Saúde de Itapetim começa a vacinar neste sábado (10), idosos de 65, 66 e 67 anos contra a Covid-19, referente à 1ª dose do imunizante nessa faixa etária. A vacinação será em forma de drive-thru para os idosos das Unidades Básicas de Saúde Alzira Alves, Amelânia Rocha e Maria Limeira, localizadas na […]

A Secretaria de Saúde de Itapetim começa a vacinar neste sábado (10), idosos de 65, 66 e 67 anos contra a Covid-19, referente à 1ª dose do imunizante nessa faixa etária.

A vacinação será em forma de drive-thru para os idosos das Unidades Básicas de Saúde Alzira Alves, Amelânia Rocha e Maria Limeira, localizadas na sede.

O drive acontece das 08h às 11h da manhã em frente à Escola Teresa Torres.

Já os idosos das UBS de São Vicente, Piedade, Mocambo e Ambó devem procurar as referidas unidades, também a partir das 08h deste sábado. Para receber a vacina é preciso ter em mãos o cartão do SUS e o CPF.

Com fotos: emoção em solenidade conjunta de homenagens pelos 110 anos de Afogados da Ingazeira

A solenidade conjunta, Prefeitura e Câmara, que concedeu títulos de cidadão Afogadense, moções de aplauso e medalhas do mérito Dom Francisco, foi marcada por muita emoção. As honrarias foram destinadas a personalidades e instituições que contribuem ou contribuíram para o fortalecimento de Afogados da Ingazeira como importante polo regional, não apenas de desenvolvimento econômico, mas […]

A solenidade conjunta, Prefeitura e Câmara, que concedeu títulos de cidadão Afogadense, moções de aplauso e medalhas do mérito Dom Francisco, foi marcada por muita emoção.

As honrarias foram destinadas a personalidades e instituições que contribuem ou contribuíram para o fortalecimento de Afogados da Ingazeira como importante polo regional, não apenas de desenvolvimento econômico, mas de cidade referência para várias iniciativas.

O Afogados da Ingazeira Futebol Clube recebeu moção de aplauso pela excelente campanha no Pernambucano 2019, e foi representado pelo médico do clube, Roberto Vicente.

Também receberam Moções de Aplauso o radialista Nill Júnior, pela sua recente eleição a Presidente da ASSERPE e o novo comandante do 23º BPM, José Alecsandro de Oliveira.

A Câmara de Vereadores concedeu títulos de cidadãos afogadenses à educadora Maria José Accioly, Secretária Adjunta de Educação de Afogados, homenagem de autoria do Vereador Raimundo Lima, e à empresária Márcia Moura, de autoria do Vereador Wellington JK. A sessão foi conduzida pelo Presidente Igor Mariano juntamente com seus pares.

Medalhas da Ordem do Mérito Dom Francisco – A honraria foi criada pela lei nº 659/2016, com o objetivo de homenagear pessoas físicas ou jurídicas que tenham prestado relevantes serviços para o crescimento humano ou econômico do município.

Os homenageados deste ano foram a Gerência Regional de Educação do Sertão do Pajeú, representada pela atual gestora, Miriam Nogueira; Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras rurais de Afogados, representado pelo seu Presidente, João Alves; Diaconia, representada por sua coordenadora geral, Waneska Bonfim; Aniceto Elias de Brito, representado pelo poeta Diomedes Mariano; Edson Moura; Suely Brasil; Manuel Aarão, representado pela Sra. Maria do Carmo Rocha; ex-vereador Luiz Alves, representado pela neta, Laísa Amanda; Antônio Marques dos Santos, representado pelo irmão, Albino Marques; e Estela Araújo, representada pelo seu sobrinho, o Vice-Prefeito, Alessandro Palmeira.

O evento foi finalizado com o depoimento do Prefeito José Patriota. “Quando nos reunimos nesse momento, muito da história de Afogados é revivido e revisitado pela história de luta e vida dos homenageados e das homenageadas, pessoas e instituições. Independente de cor, raça, condição social, a homenagem é fruto do reconhecimento do trabalho de todos”.

Em contato com o blog o Presidente Igor Mariano avaliou a sessão: “Desde que assumimos a gestão do legislativo temos tido o cuidado devido de celebrar este momento de emancipação resgatando e premiando personalidades do nosso município que ajudaram aos longo dos anos o desenvolvimento de Afogados da Ingazeira

Estiveram presentes, além do Prefeito José Patriota e do vice, Alessandro Palmeira, os vereadores Igor Mariano, Wellington JK, Luiz Besourão, Augusto Martins, Agnaldo Rodrigues, Daniel Valadares, Cícero Miguel, Rubinho do São João, Sargento Argemiro, Raimundo Lima e Reinaldo Lima. Participaram também da solenidade, o Monsenhor João Carlos Acioly Paes, o ex-prefeito Totonho Valadares, o coordenador da Citetran, Heleno Mariano e o ex-vice prefeito de Afogados, José Ulisses.

MP move ação de improbidade contra prefeito de Sertânia

Moxotó da Gente O Ministério Público de Pernambuco, através do promotor Júlio César Cavalcanti Elihimas, ingressou com uma ação civil pública por improbidade administrativa contra o prefeito de Sertânia, Guga Lins (PSDB) por irregularidades na Gestão Fiscal do município. Em 2015, o Tribunal de Contas de Pernambuco julgou irregulares as contas relativas à Gestão Fiscal […]

guga-linsMoxotó da Gente

O Ministério Público de Pernambuco, através do promotor Júlio César Cavalcanti Elihimas, ingressou com uma ação civil pública por improbidade administrativa contra o prefeito de Sertânia, Guga Lins (PSDB) por irregularidades na Gestão Fiscal do município.

Em 2015, o Tribunal de Contas de Pernambuco julgou irregulares as contas relativas à Gestão Fiscal da prefeitura de Sertânia, referente ao 3º quadrimestre do exercício financeiro de 2013, aplicando multa de R$ 14.000,00 ao prefeito. Após o trâmite legal, o TCE remeteu o processo ao Ministério Público de Pernambuco para ajuizamento da ação pela prática de Improbidade Administrativa praticada por Guga Lins.

O Acórdão T.C.881/15 afirma que apesar de devidamente notificado, o prefeito deixou transcorrer o prazo para apresentação de seu defesa, e que ao contrário do exigido pelo Tribunal de Contas, Guga Lins promoveu um acréscimo na despesa total de pessoal durante o exercício de 2013, passando de 56,33% da Receita Corrente Líquida no 1º quadrimestre, para 66,80% no 3º quadrimestre. A Lei de Responsabilidade Fiscal permite que os gastos com a folha de pessoal não ultrapasse 54% da Receita Corrente Líquida (RCL).

Para o TCE, o prefeito deixou de ordenar ou de promover, na forma e nos prazos da lei, a execução de medida para a redução do montante da despesa total com pessoal o que caracterizou infração administrativa prevista Lei Federal n° 10.028/2000, também chamada de Lei dos Crimes Fiscais.

De acordo com a Ação movida pelo MP, o prefeito de Sertânia também infringiu a Lei Federal 8.429/92 que trata dos atos de improbidade administrativa que atentam contra os princípios da administração pública o que pode penalizar o infrator com o ressarcimento integral do dano, suspensão dos direitos políticos de três a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano ou até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três a cinco anos.

Além da condenação pela prática de improbidade administrativa, o MP solicita que as despesas com processo sejam pagas pelo réu e o valor revertido para município.

Datafolha votos válidos: Paulo 52%, Armando 35%

Por G1 PE Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (6) aponta os seguintes percentuais de voto para o governo de Pernambuco. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Em votos válidos, Paulo Câmara (PSB) tem 52%, seguido de Armando Monteiro (PTB), com 35%. Dani Portela (PSOL) tem 4%. Julio Lossio (Rede) e […]

Por G1 PE

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (6) aponta os seguintes percentuais de voto para o governo de Pernambuco. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em votos válidos, Paulo Câmara (PSB) tem 52%, seguido de Armando Monteiro (PTB), com 35%. Dani Portela (PSOL) tem 4%. Julio Lossio (Rede) e Maurício Rands (Pros) tem 3%. Ana Patrícia Alves (PCO) e Simone Fontana (PSTU), aparecem com 1%.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Em votos totais, Paulo Câmara (PSB) tem 42%, seguido de Armando Monteiro (PTB), com 28%, Dani Portela (PSOL), com 4%, Julio Lossio (Rede) e Maurício Rands (Pros), com 3%. Ana Patrícia Alves (PCO) e Simone Fontana (PSTU) tem 1% cada. Branco, nulos ou nenhum, 14%. Não sabem 4%.

Na simulação de segundo turno em votos totais, Paulo Câmara tem 48% contra 37% de Armando Monteiro (PTB).

Rejeição: a Datafolha também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome, por isso, os resultados somam mais de 100%. Veja os índices:

Armando Monteiro (PTB): 33%
Paulo Câmara (PSB): 32%
Dani Portela (PSOL): 30%
Julio Lossio (Rede): 29%
Simone Fontana (PSTU): 29%
Ana Patrícia Alves (PCO): 27%
Maurício Rands (PROS): 27%
Rejeita todos/não votaria em nenhum: 9%
Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 3%
Não sabe: 6%

Sobre a pesquisa:

Margem de erro: 2 pontos percentuais para mais ou para menos . Quem foi ouvido: 2.674 eleitores, com 16 anos ou mais, em 59 municípios. Quando a pesquisa foi feita: nos dias 5 e 6 de outubro
Registro no TSE: PE‐05100/2018. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo.