Notícias

Chico José faz palestra hoje em Afogados da Ingazeira

Por André Luis

Por Magno Martins

Ao chegar em Afogados da Ingazeira, minha terra natal, para apresentar o Frente a Frente ao vivo, direto da Rádio Pajeú, integrante da Rede Nordeste de Rádio, soube que meu amigo Chico José, ex-TV Globo, fará uma palestra amanhã no hotel Brotas.

Ia voltar hoje para o Recife, mas resolvi ficar para fazer uma reciclagem jornalística, na companhia da minha Nayla. Já li o livro de Chico de um fôlego só, no qual fala dos seus 40 anos de jornalismo. Traz relatos de bastidores maravilhosos dos programas para o Globo Repórter. Além de uma aula de jornalismo, dá para dar boas gargalhadas com as aventuras de Chico, que faz todo tipo de malabarismo para conseguir a pauta, inclusive mergulhar desafiando tubarões. 

Chico José conta no livro, por exemplo, sobre o início da carreira como repórter esportivo. Ao todo, já cobriu seis Copas do Mundo e duas Olimpíadas. O repórter narra ainda como passou a fazer reportagens sobre diversos assuntos. Ele também fala sobre as situações de risco que enfrentou durante as coberturas jornalísticas. 

“Durante um mergulho numa caverna, perdi o cabo guia. Debaixo de água é tudo igual e você só vê até onde sua lanterna vai. Até achar o cabo guia foi um aperreio muito grande. No Grand Canyon, eu desci sozinho com cinegrafista. Quando comecei a descida, vi mensagens dizendo para gente não se expôr mais porque a temperatura iria baixar mais”, narra em um dos capítulos. 

Mesmo assim, Chico disse que teria que continuar porque precisava chegar ao Rio Colorado. “Fiz a passagem e decidimos voltar. Coloquei a câmera na mochila e começamos o caminho de volta. Só que num determinado momento, eu senti que estava começando a congelar. Eu batia no meu rosto e ali, pensei que iria morrer”, lembrou.

Essas e outras histórias, Chico vai contar hoje, em sua palestra. Claro que vai ser um sucesso e vou estar na plateia lhe aplaudindo.

Outras Notícias

Afogados: catadores do antigo lixão reforçam equipes da limpeza urbana

Prefeitura entregou fardamento e equipamentos de proteção aos trabalhadores  Cerca de 20 pessoas que sobreviviam do lixão de Afogados da Ingazeira, que foi desativado em dezembro de 2021, passaram a receber o auxílio-catador da Prefeitura. Também receberam fardamento novo, equipamentos de proteção e ferramentas de trabalho para reforçar as equipes de coleta de lixo em […]

Prefeitura entregou fardamento e equipamentos de proteção aos trabalhadores 

Cerca de 20 pessoas que sobreviviam do lixão de Afogados da Ingazeira, que foi desativado em dezembro de 2021, passaram a receber o auxílio-catador da Prefeitura.

Também receberam fardamento novo, equipamentos de proteção e ferramentas de trabalho para reforçar as equipes de coleta de lixo em Afogados. 

Eles serão divididos em cinco grupos e atuarão, sobretudo, nas áreas identificadas e mapeadas pela Prefeitura, onde ainda há descarte irregular de lixo. 

Os catadores receberam fardamento – camisa em algodão e calças em brim – luvas, botas e chapéus com abas de proteção, máscaras contra a Covid, além de 5 pás e 7 rastelos.

Presente à entrega, o Prefeito Sandrinho reafirmou os compromissos assumidos com a categoria. 

“Estamos aqui para reafirmar os nossos compromissos em não deixar vocês desassistidos. Fechamos o lixão, um feito histórico para a nossa cidade, mas não iríamos jamais deixar de ajudar quem de lá tirava o sustento de sua família. A remuneração e os equipamentos vão permitir que vocês possam nos ajudar a manter a nossa cidade limpa,” afirmou o Prefeito.  

A entrega contou também com as presenças da Secretária de Assistência Social, Madalena Leite; do seu adjunto, Arlindo Junior; do assessor especial da Prefeitura, Elias Silva; e de servidores da Secretaria de Infraestrutura. 

Qualquer informação, sugestão ou reclamação a respeito da coleta de lixo, pode ser feita através da Ouvidoria de Afogados, através do telefone/zap: 87 – 9.9978-1666.

Sertânia deve observar legislação para contratação temporária de servidores e professores, diz MP

Após receber denúncias de que o município de Sertânia está efetuando contratações temporárias sem observar os requisitos legais da excepcionalidade, temporariedade e brevidade, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu duas recomendações ao prefeito Guga Lins orientando o gestor a adequar as medidas para admissão de pessoal no quadro do município. A primeira delas diz […]

O promotor de Justiça Júlio César Elihimas
O promotor de Justiça Júlio César Elihimas

Após receber denúncias de que o município de Sertânia está efetuando contratações temporárias sem observar os requisitos legais da excepcionalidade, temporariedade e brevidade, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu duas recomendações ao prefeito Guga Lins orientando o gestor a adequar as medidas para admissão de pessoal no quadro do município.

A primeira delas diz respeito à contratação de professores temporários, que estariam sendo empregados para substituir os profissionais que já são servidores municipais. De acordo com o promotor de Justiça Júlio César Elihimas, o gestor deve suprir a demanda de trabalho utilizando-se primeiramente dos professores que já fazem parte do quadro, mesmo que seja necessário elevar os vencimentos ou pagar outros tipos de vantagens a esses profissionais.

“Recebemos representações de vários professores informando que estavam tendo suas cargas horárias reduzidas ou sofrendo alterações em seus locais e horários de trabalho”, esclareceu o representante do MPPE. Caso precise recorrer a professores temporários, o prefeito Gustavo Lins deve observar as exigências legais, realizando a contratação de forma justificada, e respeitar os princípios de excepcionalidade, temporariedade e brevidade.

O MPPE também recomendou ao gestor que realize imediatamente as eleições para a escolha dos gestores das escolas municipais, que estavam marcadas para ocorrer entre outubro e dezembro de 2015. Por fim, o promotor de Justiça recomendou ao prefeito que encaminhe ao MPPE, no prazo de 30 dias, a relação de todos os professores temporários contratados pelo município de Sertânia. Essa listagem deve conter o nome completo dos profissionais, data da contratação e cargo ou função exercidos.

Já a segunda recomendação se refere às demais categorias profissionais do município. De forma semelhante, Júlio César Elihimas recomendou ao gestor que se abstenha de substituir servidores concursados por contratados, seja remanejando ou diminuindo a carga horária dos servidores.

O prefeito Gustavo Lins deve observar as exigências legais caso precise recorrer à contratação de servidores temporários. No prazo de 30 dias o município de Sertânia deve apresentar ao MPPE uma relação com todos os contratos temporários firmados, informando os nomes completos dos contratados, data de contratação e o cargo ou função exercidos.

Sertão do Pajeú notifica 430 novos casos de Covid-19 em 24h

Serra Talhada confirmou mais um óbito pela doença Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios do Sertão do Pajeú, nesta quinta-feira (10), foram notificados 430 novos casos de Covid-19, 579 recuperados e 1 novo óbito na região nas últimas 24h.  Óbito Serra Talhada registrou mais um […]

Serra Talhada confirmou mais um óbito pela doença

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados pelas secretarias de saúde dos municípios do Sertão do Pajeú, nesta quinta-feira (10), foram notificados 430 novos casos de Covid-19, 579 recuperados e 1 novo óbito na região nas últimas 24h. 

Óbito

Serra Talhada registrou mais um óbito pela doença. Trata-se de paciente do sexo feminino, 101 anos, moradora do bairro Vila Bela. Comorbidades: HAS, Dislepidemia. Faleceu no dia 09/02/22, no Hospital Eduardo Campos. 

As dezessete cidades do Pajeú confirmaram novos casos. Foram 68 em Afogados da Ingazeira, 11 em Brejinho, 7 em Calumbi, 21 em Carnaíba, 38 em Flores, 35 em Iguaracy, 3 em Ingazeira, 29 em Itapetim, 4 em Quixaba, 17 em Santa Cruz da Baixa Verde, 9 em Santa Terezinha, 22 em São José do Egito, 117 em Serra Talhada, 9 em Solidão, 23 em Tabira, 11 em Triunfo e 6 em Tuparetama.

Agora o Sertão do Pajeú conta com 47.931 casos confirmados, 44.047 recuperados (91,89%), 691 óbitos e 3.193 casos ativos da doença.

Serra Talhada e Triunfo tiveram maiores precipitações neste domingo

O Ipa confirmou os números das chuvas nas cidades do Pajeú neste domingo (22), até agora o dia com maior registro conjunto de chuvas do ano. Como era esperado, Serra Talhada foi a cidade com a maior chuva registrada no ano na região. Foram 72,8 milímetros na Capital do Xaxado. Triunfo foi a segunda cidade […]

climaO Ipa confirmou os números das chuvas nas cidades do Pajeú neste domingo (22), até agora o dia com maior registro conjunto de chuvas do ano. Como era esperado, Serra Talhada foi a cidade com a maior chuva registrada no ano na região. Foram 72,8 milímetros na Capital do Xaxado.

Triunfo foi a segunda cidade com maior volume, registrando Triunfo 29,8 mm. Em Carnaíba, foram 25 milímetros registrados. Quixaba teve praticamente o mesmo volume, com 24,1 milímetros.

Na sequência, Brejinho, com 14,4 mm e Tuparetama, com 11 mm registraram chuvas intermediárias. Depois delas houve registro em Santa Cruz da Baixa Verde (8,5), Solidão (7,0), Flores (6,8), Santa Terezinha (6,0), Afogados da Ingazeira (5 mm), Calumbi (3,7), São José do Egito (3,5) e Itapetim (3,0).

Deputado Augusto César não confirma aliança com Duque

Por André Luis Na última terça-feira (19) o blog reproduziu nota que dizia que estaria consolidada a aliança do deputado estadual Augusto César (PTB) com o prefeito de Serra Talhada Luciano Duque (PT), que vai concorrer à reeleição e que o vice de Duque seria escolhido por Augusto, já que a atual vice, Tatiana Duarte, está […]

Augusto CésarPor André Luis

Na última terça-feira (19) o blog reproduziu nota que dizia que estaria consolidada a aliança do deputado estadual Augusto César (PTB) com o prefeito de Serra Talhada Luciano Duque (PT), que vai concorrer à reeleição e que o vice de Duque seria escolhido por Augusto, já que a atual vice, Tatiana Duarte, está rompida com o prefeito.

Na tarde de hoje (20), em entrevista ao blog, Augusto César não confirmou a aliança, ele disse que estaria sim, conversando com os grupos políticos de Serra e analisando. “Estamos conversando com os grupos políticos de Serra Talhada e analisando se o partido terá candidatura própria ou se apoiará alguma.”

Augusto disse ainda que existe uma possibilidade de aliança. “Existe sim uma possibilidade de aliança com o prefeito Luciano Duque, principalmente pelo seu apoio ao ministro Armando Monteiro nas últimas eleições.”

O deputado disse ainda que até o momento não houve nenhuma definição, mas que pela proximidade do período eleitoral acredita que terá que ser o mais breve possível.

Augusto está em Recife onde participará da inauguração da Via Mangue na próxima quinta-feira, junto com a presidenta Dilma Rousseff e o Ministro Armando Monteiro.