Notícias

Carnaval dos Caretas no penúltimo dia em Triunfo

Por Nill Júnior

CaretasDesf4

A turística Triunfo programa para hoje no carnaval dos caretas 2016 com muitas atrações locais.

Às 10h,  Bloco Teleteco da Folia, com participação da Orquestra Isaías Lima com saída do Bosque Horácio Timóteo com término no Pátio de Eventos Maestro Madureira.

14h,  Bloco Acorda para Tomar Gagau, com participação: Orquestra Isaías Lima, Saída do STC – Clube com término no Pátio de Eventos Maestro Madureira.

Às 15h, Bloco os Desprezados. Participação: Orquestra Isaías,  Saída da Rua Theodolino Rodrigues com término no Pátio de Eventos Maestro Madureira.

Os shows no Palco Maestro Madureira apresenta às 15h, Axé Camaleão, 18h,  Evolugueto,  20h,  Ambrosino Martins. Amanhã ainda tem Carnaval em Triunfo.

Outras Notícias

Em maio, Mostra Pajeú de Cinema Pernambucano Primeira Edição

Entre os dias 14 e 16 de maio acontecerá à primeira edição da Mostra Pajeú de Cinema Pernambucano no Cine São José em Afogados da Ingazeira. O evento é dedicado exclusivamente à produção audiovisual do estado. Em breve será divulgada a programação oficial. E se você é realizador estão abertas, até o dia 18 de […]

Mostra Pajeú de Cinema Pernambucano - CARTAZEntre os dias 14 e 16 de maio acontecerá à primeira edição da Mostra Pajeú de Cinema Pernambucano no Cine São José em Afogados da Ingazeira. O evento é dedicado exclusivamente à produção audiovisual do estado. Em breve será divulgada a programação oficial.

E se você é realizador estão abertas, até o dia 18 de fevereiro de 2015, as inscrições para a primeira edição da Mostra Pajeú de Cinema Pernambucano acesse o site (www.mostrapajeudecinemape.com.br), leia o Regulamento e inscreva-se. Para saber mais acesse nossa fanpage www.facebook.com/mostrapajeudecinema

O evento tem incentivo do FUNCULTURA, FUNDARPE, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco.

José Patriota propõe emendas para melhorias no PL do IPVA

Por André Luis Nesta semana, o deputado estadual José Patriota (PSB) apresentou uma série de emendas com o objetivo de aprimorar o Projeto de Lei relacionado ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) proposto pelo Poder Executivo. Entre as emendas propostas pelo parlamentar, destacam-se as seguintes: Suspensão do Pagamento do IPVA para Veículos […]

Por André Luis

Nesta semana, o deputado estadual José Patriota (PSB) apresentou uma série de emendas com o objetivo de aprimorar o Projeto de Lei relacionado ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) proposto pelo Poder Executivo.

Entre as emendas propostas pelo parlamentar, destacam-se as seguintes:

Suspensão do Pagamento do IPVA para Veículos com 15 Anos de Fabricação: Uma das emendas visa suspender o pagamento do IPVA para veículos com 15 anos de fabricação. Essa medida busca aliviar o ônus financeiro dos proprietários de veículos mais antigos.

Mudança da Data do Pagamento da Cota Única ou do Primeiro Vencimento da Cota: Outra emenda propõe a mudança da data do pagamento da cota única ou do primeiro vencimento da cota do IPVA. Essa alteração visa proporcionar maior flexibilidade aos contribuintes na gestão de suas finanças.

Isenção do IPVA para Táxis, Independentemente da Quantidade de Veículos por Beneficiário: O deputado propôs uma emenda que prevê a isenção do IPVA para táxis, independentemente do número de veículos registrados por cada beneficiário. Essa medida visa beneficiar os profissionais que atuam no setor de transporte público.

Antes da apresentação do projeto pelo Governo do Estado, o deputado José Patriota já havia proposto uma legislação mais abrangente que incluía melhorias concretas para a população em relação ao pagamento do IPVA. Suas emendas agora buscam enriquecer ainda mais o projeto, garantindo que as necessidades e preocupações dos cidadãos sejam consideradas.

As emendas propostas por José Patriota serão avaliadas e discutidas no âmbito legislativo, e sua contribuição é fundamental para garantir que a legislação relacionada ao IPVA seja justa e equitativa para todos os pernambucanos.

Com fragilidade de Humberto, Silvio Costa se prepara para ocupar vaga na chapa de Marília Arraes

Do Blog do Robério Sá O Senador Humberto Costa (PT) continua vendo a fragilização de seu projeto de reeleição para as eleições deste ano. Distante da pré-candidata a governadora, Marília Arraes (PT), o líder da oposição no Senado ver o Deputado Federal, Silvio Costa (Avante), abrindo caminho para ocupar uma vaga na majoritária do Partido […]

Marília Arraes e Silvio Costa. Foto: Robério Sá.

Do Blog do Robério Sá

O Senador Humberto Costa (PT) continua vendo a fragilização de seu projeto de reeleição para as eleições deste ano. Distante da pré-candidata a governadora, Marília Arraes (PT), o líder da oposição no Senado ver o Deputado Federal, Silvio Costa (Avante), abrindo caminho para ocupar uma vaga na majoritária do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco, com a benção do ex-presidente, Luís Inácio Lula da Silva.

Silvio Costa é pré-candidato ao Senado Federal e pretende ocupar uma das vagas para senador na chapa de Marília Arraes. Ele afirma que quer ser o “senador de Lula” em Pernambuco.

Nessa quarta-feira, dia 20, Silvio Costa escreveu um artigo detonando o Governador Paulo Câmara (PSB) e defendendo a candidatura própria de Marília Arraes ao Palácio do Campo das Princesas.

“O que estão tentando fazer contra Jarbas e Raul é uma das maiores violências da história política nacional”. Para o deputado federal, essa fala de Paulo Câmara, em defesa dos seus aliados, agride a inteligência dos pernambucanos.

“Pois é, governador! O senhor foi a São Paulo, levou uma comitiva do PSB e fez um apelo ao ex-presidente Lula – aliás, chegou a implorar- para que o ex-presidente retire a candidatura da vereadora Marília Arraes ao governo do Estado. Em troca, o senhor prometeu dar o tempo de televisão do PSB ao PT nacional. O senhor fez mais, governador: o senhor se comprometeu a retirar a candidatura de Márcio Lacerda, do PSB, ao governo de Minas Gerais, também em troca da retirada da candidatura de Marília Arraes”, escreveu Silvio Costa, completando:

“Violência, governador, é o que o senhor está tentando fazer com a vereadora. Tenta impedir o legítimo direito de Marília participar do debate político nas próximas eleições. Governador Paulo Câmara, o senhor está agredindo a militância do PT, os movimentos sociais e sindicais e desrespeitando os pernambucanos e pernambucanas que foram contra o impeachment da presidente Dilma. Relembro que o seu partido foi o grande traidor da presidente Dilma, um dos arquitetos do golpe”.

Serra Talhada teve melhor saldo de empregos em maio no Pajeú

Por Juliana Lima O Sertão de Pernambuco gerou um saldo de 783 vagas de empregos formais no último mês de maio, segundo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). São 497 postos a mais em relação ao último mês de abril, quando foram registrados apenas 286 empregos de saldo em todo o Sertão. […]

Por Juliana Lima

O Sertão de Pernambuco gerou um saldo de 783 vagas de empregos formais no último mês de maio, segundo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). São 497 postos a mais em relação ao último mês de abril, quando foram registrados apenas 286 empregos de saldo em todo o Sertão.

No levantamento por região, o melhor resultado é do Sertão do São Francisco, que gerou saldo de 355 postos. Na sequência vêm o Sertão do Pajeú (120), Sertão do Moxotó (90), Sertão Central (81), Sertão de Itaparica (76) e Sertão do Araripe (61). Os dez melhores resultados do ranking no Sertão ficaram com Petrolina (309), Custódia (74), Serra Talhada (70), Salgueiro (63), Araripina (43), Belém do São Francisco (43), Lagoa Grande (23), Petrolândia (23), Afrânio (21) e São José do Egito (19).

Na região do Pajeú, o melhor desempenho é de Serra Talhada. A cidade registrou 280 admissões, 210 desligamentos e saldo positivo de 70 empregos formais, com variação relativa de 0,73%. No ranking geral do Sertão, a capital do xaxado ficou em terceiro lugar, atrás de Petrolina (309) e Custódia (74).

Além de Serra Talhada, obtiveram saldo positivo em maio as cidades de São José do Egito (19), Triunfo (18), Afogados da Ingazeira (11) e Santa Cruz da Baixa Verde (2). Iguaracy, Ingazeira, Santa Terezinha e Tuparetama ficaram zeradas e as demais fecharam no vermelho: Quixaba (-1), Solidão (-2), Brejinho (-3), Calumbi (-6), Flores (-6), Itapetim (-8), Tabira (-8) e Carnaíba (-10).

No Moxotó, o melhor resultado é de Custódia, que manteve o desempenho positivo do mês anterior, quando liderou a geração de empregos em todo o Sertão do estado, com saldo de 43 empregos formais, superando Petrolina e Serra Talhada. Em maio Custódia registrou 131 admissões, 57 desligamentos, 74 de saldo e variação positiva de 3,54%. As cidades de Manari e Sertânia obtiveram saldo positivo, com 8 postos cada, enquanto as demais fecharam no vermelho, inclusive Arcoverde, maior cidade da região.

SERTÃO DO MOXOTÓ 

  1. Custódia (74)
  2. Manari (8)
  3. Sertânia (8)
  4. Betânia (-1)
  5. Ibimirim (-7)
  6. Arcoverde (-27)
  7. Inajá (-47)

SERTÃO DO PAJEÚ

  1. Serra Talhada (70)
  2. São José do Egito (19)
  3. Triunfo (18)
  4. Afogados da Ingazeira (11)
  5. Santa Cruz da Baixa Verde (2)
  6. Iguaracy (0)
  7. Ingazeira (0)
  8. Santa Terezinha (0)
  9. Tuparetama (0)
  10. Quixaba (-1)
  11. Solidão (-2)
  12. Brejinho (-3)
  13. Calumbi (-6)
  14. Flores (-6)
  15. Itapetim (-8)
  16. Tabira (-8)
  17. Carnaíba (-10)

SERTÃO CENTRAL 

  1. Salgueiro (63)
  2. São José do Belmonte (13)
  3. Serrita (3)
  4. Parnamirim (2)
  5. Verdejante (0)
  6. Mirandiba (-2)
  7. Cedro (-3)

SERTÃO DE ITAPARICA 

  1. Belém do São Francisco (43)
  2. Petrolândia (23)
  3. Floresta (9)
  4. Carnaubeira da Penha (1)
  5. Itacuruba (-1)
  6. Jatobá (-2)
  7. Tacaratu (-3)

SERTÃO DO ARARIPE 

  1. Araripina (43)
  2. Exu (6)
  3. Trindade (4)
  4. Granito (3)
  5. Santa Cruz (3)
  6. Santa Filomena (2)
  7. Moreilândia (-2)
  8. Bodocó (-3)
  9. Ipubi (-14)
  10. Ouricuri (-47)

SERTÃO DO SÃO FRANCISCO 

  1. Petrolina (309)
  2. Lagoa Grande (23)
  3. Afrânio (21)
  4. Dormentes (2)
  5. Terra Nova (-2)
  6. Orocó (-3)
  7. Santa Maria da Boa Vista (-9)
  8. Cabrobó (-10)

Confira o ranking do Sertão de PE:

  1. Petrolina (309)
  2. Custódia (74)
  3. Serra Talhada (70)
  4. Salgueiro (63)
  5. Araripina (43)
  6. Belém do São Francisco (43)
  7. Lagoa Grande (23)
  8. Petrolândia (23)
  9. Afrânio (21)
  10. São José do Egito (19)
  11. Triunfo (18)
  12. São José do Belmonte (13)
  13. Afogados da Ingazeira (11)
  14. Floresta (9)
  15. Manari (8)
  16. Sertânia (8)
  17. Exu (6)
  18. Trindade (4)
  19. Granito (3)
  20. Santa Cruz (3)
  21. Serrita (3)
  22. Dormentes (2)
  23. Parnamirim (2)
  24. Santa Cruz da Baixa Verde (2)
  25. Santa Filomena (2)
  26. Carnaubeira da Penha (1)
  27. Iguaracy (0)
  28. Ingazeira (0)
  29. Santa Terezinha (0)
  30. Tuparetama (0)
  31. Verdejante (0)
  32. Betânia (-1)
  33. Itacuruba (-1)
  34. Quixaba (-1)
  35. Jatobá (-2)
  36. Mirandiba (-2)
  37. Moreilândia (-2)
  38. Solidão (-2)
  39. Terra Nova (-2)
  40. Bodocó (-3)
  41. Brejinho (-3)
  42. Cedro (-3)
  43. Orocó (-3)
  44. Tacaratu (-3)
  45. Calumbi (-6)
  46. Flores (-6)
  47. Ibimirim (-7)
  48. Itapetim (-8)
  49. Tabira (-8)
  50. Santa Maria da Boa Vista (-9)
  51. Cabrobó (-10)
  52. Carnaíba (-10)
  53. Ipubi (-14)
  54. Arcoverde (-27)
  55. Inajá (-47)
  56. Ouricuri (-47)
Governo do Estado fortalece parceria com municípios pernambucanos

Paulo Câmara assinou, nesta terça (21.01), termo de adesão do Escritório de Projetos com municípios e consorciados selecionados O compromisso do Governo de Pernambuco com o desenvolvimento municipalista foi reafirmado, nesta quinta-feira (21.01), com  a assinatura simbólica, pelo governador Paulo Câmara, do termo de adesão dos aprovados no edital do Escritório de Projetos (EP).  O […]

paulo_camara-projetosPaulo Câmara assinou, nesta terça (21.01), termo de adesão do Escritório de Projetos com municípios e consorciados selecionados

O compromisso do Governo de Pernambuco com o desenvolvimento municipalista foi reafirmado, nesta quinta-feira (21.01), com  a assinatura simbólica, pelo governador Paulo Câmara, do termo de adesão dos aprovados no edital do Escritório de Projetos (EP).  O ato, realizado no Palácio do Campo das Princesas, antecede a liberação de recursos para os municípios e consórcios municipais pernambucanos para realização de projetos de engenharia.

O chefe do Executivo estadual elogiou o “olhar de futuro e de planejamento” presente nas propostas apresentadas pelos municípios e consorciados. “Para nossa satisfação, eles tiveram um foco muito grande em ações fundamentais para o futuro dessas cidades, que é o saneamento, aterros sanitários, além das questões ambientais e relacionadas ao urbanismo,  o planejamento das cidades e também a saúde”, ressaltou.

paulo_camara-projetos2

Criado com o objetivo de apoiar os gestores municipais, especialmente para atravessar o período de crise econômica nacional, o EP selecionou 48 propostas – 12 consorciadas e 36 individuais – que vão beneficiar 116 cidades pernambucanas.  Com aporte total de R$ 10 milhões em investimentos, os recursos contemplam propostas nas áreas de urbanização (22), ambiental (13), saneamento (12) e saúde (1).

A maior parte das propostas selecionadas pelo EP é voltada para a urbanização dos municípios. Obras que contemplam desde a construção de anéis viários a abastecimento d’água. A área ambiental ficou em segundo lugar, contemplando, especialmente,  projetos relacionados ao tratamento dos resíduos sólidos. Os projetos selecionados atendem municípios do Sertão (40), Zona da Mata (38), Agreste (36) e Região Metropolitana do Recife (2).

Ao se dirigir aos gestores municipais presentes no ato, o governador Paulo Câmara frisou a importância de dar celeridade a ação. “Precisamos buscar termos esses projetos logo prontos. Fazer com que eles sejam utilizados no enfrentamento dos desafios de 2016. Vamos ajudar. O Governo do Estado está atento a isso. Vamos buscar viabilizar muitos desses projetos dentro da nossa própria estrutura, mas vamos estar junto com vocês, com todos os prefeitos e prefeitas lá em Brasília, indo aos ministérios, organismos internacionais e nas instituições que podem nos ajudar nesse processo. Essa é  uma experiência que todo Brasil precisa ter, de unidade, e  ações coletivas que possam olhar o todo, o futuro e as novas gerações”, defendeu o chefe do Executivo estadual.

Representando os gestores municipais e consorciados, o prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, classificou a ação como uma experiência inovadora que atende um “sonho e necessidade antiga” dos municípios.  “Vai nos ajudar a suprir a deficiência na elaboração de bons projetos executivos na área de engenharia. Projetos, na sua maioria complexos, que exigem equipes multidisciplinares, exatamente o que os municípios de pequeno porte não dispõe”, pontuou.

Secretario de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral explica que as propostas foram analisadas e selecionadas a partir de critérios claros. “A gente sabe que têm muitos problemas que não dependem de uma solução local, mas integrada regionalmente. Então, quem apresentou proposta consorciada teve uma pontuação melhor. O segundo critério diz respeito aos projetos que beneficiassem o maior número de municípios e de pessoas, especialmente em maior situação de vulnerabilidade. Outro critério muito importante é ter alguma previsão de recursos para financiamento da execução do projeto propriamente dito. Ou seja, muitos dos projetos já tinham vinculação de alguma emenda parlamentar ou algum recurso previsto no próprio orçamento do município”, esclareceu.

CRONOGRAMA – A primeira parcela dos recursos, que corresponde a 20% do montante total, será liberada 30 dias após assinatura do termo de adesão, mediante a apresentação do contrato com a empresa executora. A segunda parcela, equivalente a 40% do valor financiado, será paga com a apresentação do projeto básico. Já a terceira e última parcela, também de 40% do valor financiado, será liberada após aprovação da prestação de contas da segunda parcela e mediante apresentação do projeto executivo.