Notícias

Campanha “se votar não volta” critica deputados que votaram a favor da reforma trabalhista

Por Nill Júnior

Diversas centrais sindicais lançaram hoje (15) uma campanha para alertar a população pernambucana acerca dos deputados federais que votaram a favor da reforma trabalhista  e que, segundo nota,  estariam prestes a votar a favor da reforma da Previdência.

Nesta primeira etapa, foram espalhados  35 outdoors em municípios de todo o estado de Pernambuco, destacando os nomes e fotos dos deputados  Bruno Araújo (PSDB), Fernando Coelho Filho (PSB) e Mendonça Filho (DEM), que são ministros do governo Temer e se licenciaram somente para votar nas reformas.

Também aparecem imagens e nomes de André de Paula (PSD), Augusto Coutinho (SD), Carlos Eduardo Cadoca (PDT), Fernando Monteiro (PP), Jarbas Vasconcelos (PMDB), Jorge Côrte Real (PTB), Marinaldo Rosendo (PSB), Ricardo Teobaldo (PTN), Adalberto Cavalcanti (PTB), Betinho Gomes (PSDB), Daniel Coelho (PSDB), Eduardo da Fonte  (PP), Guilherme Coelho (PSDB), João Fernando Coutinho (PSB), Kaio Maniçoba (PMDB) e Pastor Eurico (PHS). Num primeiro momento, estão sendo distribuídos 500 mil panfletos, em várias cidades.

Com o slogan “Se votar, não volta”, a ação pretende pressionar os deputados para “não traírem novamente os eleitores, durante a votação sobre a Previdência”, segundo o movimento. A campanha divulga para a população os responsáveis por já terem aprovado mudanças na legislação trabalhista, que, segundo nota,  irão permitir a demissão e recontratação de trabalhadores com salários menores, aumento da jornada de trabalho de até doze horas em todas as categorias, parcelamento de décimo terceiro salário e de férias, fim da Justiça do Trabalho e do Seguro-Desemprego, dentre outras.

A iniciativa foi realizada conjuntamente pela Central Única de Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), pela Força Sindical, pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), pela Nova Central (NCST), pela Central da Classe Trabalhadora (Intersindical-PE), pela Frente Brasil Popular, pela Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), pela Frente Nacional de Mobilização Povo sem Medo e pela Pública-Central do Servidor.

Outras Notícias

SJE: Convenção do PSB oficializa Evandro e Eclériston nesta quinta-feira

A previsão é de que a Terra da Poesia tenha pelo menos cinco convenções para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores que disputarão as próximas eleições municipais. Nessa quinta (10), a frente popular encabeçada pelo PSB deve oficializar a candidatura do atual prefeito Evandro Valadares, do vice Dr. Eclériston Ramos e dos vereadores […]

A previsão é de que a Terra da Poesia tenha pelo menos cinco convenções para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores que disputarão as próximas eleições municipais.

Nessa quinta (10), a frente popular encabeçada pelo PSB deve oficializar a candidatura do atual prefeito Evandro Valadares, do vice Dr. Eclériston Ramos e dos vereadores que disputarão vaga no legislativo municipal.

Será a primeira de uma serie de pelo menos cinco convenções que devem acontecer até o dia 16 de setembro, data limite para os partidos realizaram tal evento.

No dia 12, está previsto para ser realizada a convenção do PSOL, segundo informações esse partido lançará apenas candidatos à Câmara de Vereadores, sem nome na majoritária.

Já no dia 13 será a vez do PT, que deverá lançar o nome do vereador Rona Leite para a cabeça de chapa e da pedagoga Ilane dos Anjos para a vice, além dos candidatos à vereadores.

A Professora Roseane Borja deverá ser oficializada pelo MDB na terça (15), o nome do vice da medebista ainda é mantido sob sigilo.

O ex-prefeito Romério Guimarães que deverá concorrer pelo PP, deve ser oficializado na quarta (16), junto com seus candidatos a vereadores, porém o nome do vice também ainda não foi confirmado. As informações são de Marcello Patriota.

PE: 234 mortes e 2.690 casos confirmados do coronavírus

O número de casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco aumentou para 2.690 e o de mortes por causa da doença Covid-19 subiu para 234 no estado. O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta segunda-feira (20) contabilizou 231 novas confirmações e outros 18 óbitos. Pernambuco registrou mais quatro curas clínicas da Covid-19. Com isso, o […]

Foto: Karim Sahib/AFP

O número de casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco aumentou para 2.690 e o de mortes por causa da doença Covid-19 subiu para 234 no estado.

O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta segunda-feira (20) contabilizou 231 novas confirmações e outros 18 óbitos.

Pernambuco registrou mais quatro curas clínicas da Covid-19. Com isso, o estado tem 100 pacientes recuperados da doença causada pelo novo coronavírus.

Informações sobre o perfil dos novos 18 óbitos registrados em Pernambuco, assim como sobre a distribuição dos casos confirmados da Covid-19 nos munícipios do estado, devem constar no detalhamento do boletim, com previsão de ser divulgado pelo governo estadual na tarde desta segunda-feira (20).

Superintendência Regional debate condições de trabalho no ramo de confecções

O Superintendente Regional do Trabalho em Pernambuco Geovane Freitas e os Analistas de Políticas Sociais Vinícius Lobo e Patrícia dos Anjos, receberam na tarde desta segunda-feira (12) diversas entidades com o objetivo de discutir diretrizes para o Projeto Vozes da Moda. A iniciativa busca o desenvolvimento econômico e social na Região Agreste,  através de ações […]

O Superintendente Regional do Trabalho em Pernambuco Geovane Freitas e os Analistas de Políticas Sociais Vinícius Lobo e Patrícia dos Anjos, receberam na tarde desta segunda-feira (12) diversas entidades com o objetivo de discutir diretrizes para o Projeto Vozes da Moda.

A iniciativa busca o desenvolvimento econômico e social na Região Agreste,  através de ações voltadas ao trabalho decente e legal, por meio de formulação de políticas públicas e enriquecimento do diálogo social entre as empresas de Fiação e Tecelagem, os trabalhadores e os atores envolvidos no círculo de confecções.

Na ocasião, estiveram presentes representantes do Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO), do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (DIEESE) e do Repórter Brasil.

A discussão foi enriquecida com a participação do Advogado Consultor e Secretário de Administração do Município de São Lourenço da Mata, Paulo Mendes e com o apoio do Superintendente Regional do Trabalho em Pernambuco Geovane Freitas, que estabeleceu diretrizes para uma parceria futura,  auxiliando na construção da  iniciativa.

Juiz absolve Lula em processo sobre obstrução de Justiça

Do blog do Magno Martins O juiz da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, Ricardo Leite, absolveu Luiz Inácio Lula da Silva no processo em que o ex-presidente era acusado de crime de obstrução de Justiça. Esse foi o primeiro caso em que o ex-presidente se tornou réu na Lava Jato. Também é a […]

Do blog do Magno Martins

O juiz da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, Ricardo Leite, absolveu Luiz Inácio Lula da Silva no processo em que o ex-presidente era acusado de crime de obstrução de Justiça. Esse foi o primeiro caso em que o ex-presidente se tornou réu na Lava Jato. Também é a 1ª absolvição nos processos a que Lula responde.

À época, em 2016, a acusação era de que Lula tinha atrapalhado as investigações ao se envolver na tentativa de compra de silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, um dos delatores da operação.

Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, Bernardo Cerveró, filho de Cerveró, fez uma gravação em que o ex-senador Delcídio do Amaral prometia ajuda financeira de R$ 50 mil mensais para a família do ex-executivo da Petrobras Cerveró e honorários de R$ 4 milhões para o advogado Édson Ribeiro, que, até então, comandava a defesa.

Em contrapartida, apontavam as investigações, Cerveró silenciaria em sua delação premiada em relação ao então líder do governo, a Lula, ao pecuarista José Carlos Bumlai, ao banqueiro André Esteves e aos demais acusados.

O juiz Ricardo Leite considerou as provas insuficientes e também que a acusação de obstrução de Justiça estava baseada somente em afirmações de delatores.

Leite citou o artigo 17 do Código Penal, que fala sobre flagrante preparado, e o artigo 4º, da lei 12850/13, que diz que sentenças não podem ser proferidas com fundamento apenas em delação premiada.

O juiz diz: “Assim, o áudio captado não constitui prova válida para ensejar qualquer decreto condenatório. Há suspeitas também da ocultação de fatos por Bernardo e Cerveró”.

Ricardo Leite também afirma que “a instrução, a meu sentir, não possibilitou a reconstrução da realidade fática, o que impede qualquer decreto condenatório“.

Também foram absolvidos nesse processo o ex-senador Delcídio do Amaral, o ex-chefe de gabinete de Delcídio Diogo Ferreira, André Esteves, Édson Ribeiro, José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai.

Em setembro do ano passado, o procurador Ivan Marx, do Ministério Público Federal do Distrito Federal, pediu a absolvição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do banqueiro André Esteves nesse processo. O MPF diz não ter encontrado evidências de que Lula e André Esteves cometeram o crime de obstrução de Justiça.

Além do caso no qual foi absolvido no Distrito Federal, Lula já foi condenado em segunda instância, no processo do triplex do Guarujá, e é réu em mais cinco ações penais.

Secretaria de Agricultura de Tabira instala balança no Curral do Gado

O prefeito de Tabira, Sebastião Dias (PTB), por intermédio da secretaria Municipal de Agricultura, sob a responsabilidade do secretário Beto Santos, instala na tarde desta terça-feira, dia 14, a balança no curral do gado, atendendo a uma antiga reivindicação de boiadeiros, produtores rurais, pecuaristas e demais comerciantes. O secretário Beto Santos informa a todos que […]

DSCN8735

O prefeito de Tabira, Sebastião Dias (PTB), por intermédio da secretaria Municipal de Agricultura, sob a responsabilidade do secretário Beto Santos, instala na tarde desta terça-feira, dia 14, a balança no curral do gado, atendendo a uma antiga reivindicação de boiadeiros, produtores rurais, pecuaristas e demais comerciantes.

O secretário Beto Santos informa a todos que depois de muito trabalho e entraves encontrados a balança está instalada para beneficiar os usuários e melhorar o atendimento para compradores e vendedores.

“O governo reconhece que demorou um pouco, mas a balança chegou numa boa hora. Nosso próximo passo agora é construir uma nova carregadeira, a qual começará na próxima semana”, informou o secretário Beto Santos.

A secretaria de Agricultura está organizando os currais e realizando os serviços de manutenção, colocando porteiras, tábuas e mourões nas cercas. Também foram construídos 05 currais para suínos e colocado água em todos os currais dos caprinos, ovinos, suínos e bovinos. A prefeitura ainda reformou a casa existente e construiu um posto de fiscalização da Adagro.