Notícias

Caminhoneiros se mobilizam para nova paralisação

Por Nill Júnior

Exame

O governo acompanha atentamente as primeiras movimentações de caminhoneiros no País, que ameaçavam dar início a nova paralisação. A classe entende que os principais compromissos assumidos pelo governo Michel Temer no ano passado não estão sendo cumpridos.

Os monitoramentos são feitos pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que tem por missão se antecipar aos fatos para evitar problemas para o governo. As investigações apontam que teve início uma articulação por meio de mensagens de WhatsApp, que já começam a falar em paralisações para o dia 30 de março. O governo quer evitar, a todo custo, que qualquer tipo de paralisação aconteça. Não quer, nem de longe, imaginar que pode enfrentar o mesmo problema que parou o país no ano passado.

Os primeiros dados são de que, neste momento, o movimento não tem a mesma força percebida no ano passado, mas há temor de que os caminhoneiros possam se fortalecer e cheguem ao potencial explosivo da última greve. Dentro do Palácio, o objetivo é ser mais ágil e efetivo e não deixar a situação sair de controle por ficarem titubeando sobre o assunto, como aconteceu com o ex-presidente Michel Temer, no ano passado.

Na semana passada, Wallace Landim, o Chorão, presidente das associações Abrava e BrasCoop, que representam a classe de caminhoneiros, teve reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Chorão também teve encontro com a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e, ontem, se reuniu com o secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Segundo Landim, os ministros disseram que, até a próxima semana, o próprio presidente Jair Bolsonaro deve se manifestar sobre os pedidos dos caminhoneiros. Na pauta de reivindicações da classe estão três pleitos. O primeiro pedido diz respeito ao piso mínimo da tabela de frete. Os caminhoneiros reclamam que as empresas têm descumprido o pagamento do valor mínimo e cobram uma fiscalização mais ostensiva da ANTT. A agência, segundo Landim, prometeu mais ações e declarou que já fez mais de 400 autuações contra empresas.

O segundo item da pauta é o preço do óleo diesel. Os caminhoneiros querem que o governo estabeleça algum mecanismo para que o aumento dos combustíveis, que se baseia em dólar, seja feito só uma vez por mês, e não mais diariamente.

Wallace Landim afirma que não é a favor de uma paralisação no próximo dia 30, porque acredita que o governo tem buscado soluções, mas diz que “o tempo é curto” e as mudanças estão demorando. “Não acredito que deva ocorrer greve no dia 30, mas paralisações não estão descartadas. Estamos conversando.”

Por meio de nota, o Ministério de Infraestrutura declarou que, no Fórum dos Transportadores Rodoviários de Cargas realizado ontem, esteve reunido com lideranças do setor e ouviu as demandas. O governo confirmou que tratou do piso mínimo, pontos de paradas e descanso e o preço do óleo diesel. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Outras Notícias

Joe Biden é diagnosticado com câncer de próstata

O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, de 82 anos, foi diagnosticado com câncer de próstata com metástase nos ossos. A informação foi divulgada pelo gabinete dele neste domingo (18). Os cânceres de próstata recebem uma pontuação chamada escore de Gleason, que mede, em uma escala de 1 a 10, a aparência das células cancerígenas […]

O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, de 82 anos, foi diagnosticado com câncer de próstata com metástase nos ossos. A informação foi divulgada pelo gabinete dele neste domingo (18).

Os cânceres de próstata recebem uma pontuação chamada escore de Gleason, que mede, em uma escala de 1 a 10, a aparência das células cancerígenas em comparação com as células normais. De acordo com o gabinete de Biden, o câncer dele é estágio 9, o que sugere que está entre os mais agressivos.

Biden foi examinado por médicos na semana passada após apresentar sintomas urinários e um “pequeno nódulo”. Ele foi diagnosticado com câncer de próstata na sexta-feira, com as células cancerígenas se espalhando para os ossos.

“Embora esta represente uma forma mais agressiva da doença, o câncer parece ser sensível a hormônios, o que permite um tratamento eficaz”, afirmou seu gabinete. “O presidente e sua família estão analisando as opções de tratamento com seus médicos.”

O câncer de próstata envolve a uretra, o tubo que leva a urina para fora do corpo através do pênis. O câncer é o crescimento celular anormal e descontrolado, mas na próstata, geralmente se desenvolve lentamente. Os sinais ou sintomas podem não se manifestar por anos e alguns nunca desenvolvem nenhum problema. As informações são do g1.

Victor Oliveira e Márcia Conrado tem encontro em evento e alimentam especulação

Imagens do encontro do empresário Victor Oliveira no camarote da prefeitura na festa da dupla Jorge e Mateus na noite desse domingo alimentaram a imaginação dos governistas de plantão em Serra Talhada. As imagens mais clicadas foram do encontro de Victor e a Secretária de Saúde Márcia Conrado, tida como a favorita para encabeçar a […]

Imagens do encontro do empresário Victor Oliveira no camarote da prefeitura na festa da dupla Jorge e Mateus na noite desse domingo alimentaram a imaginação dos governistas de plantão em Serra Talhada.

As imagens mais clicadas foram do encontro de Victor e a Secretária de Saúde Márcia Conrado, tida como a favorita para encabeçar a disputa no grupo do prefeito Luciano Duque.

Não foram poucas as imagens registradas entre Victor, Márcia Conrado, Luciano Duque, Karina Rodrigues, Zé Raimundo e outros nomes. Bastou o registro chegar ao blog para aumentarem as especulações. Não faltou quem dissesse que aquela era “a chapa dos sonhos”.

Em uma das imagens é possível ver Duque brincando com a presença de Victor e Márcia no espaço.

Até agora, o que se sabe é que o neto de Inocêncio Oliveira pleiteia o direito de disputar a prefeitura no grupo do Deputado Federal Sebastião Oliveira. Outros nomes como Carlos Evandro também querem a benção do grupo.

Virou casaca: Zirleide Monteiro adere ao grupo de LW

Uma das mais efusivas críticas do ciclo socialista em Arcoverde,  a vereadora Zirleide Monteiro (PTB) aderiu ao palanque governista. O anúncio foi feito pelo prefeito Wellington Maciel (MDB) em sua rede social.  “Seja muito bem vinda à nossa bancada vereadora Zirleide. Tenho certeza que vai agregar muito ao nosso grupo “, disse. Zirleide apoiou o […]

Uma das mais efusivas críticas do ciclo socialista em Arcoverde,  a vereadora Zirleide Monteiro (PTB) aderiu ao palanque governista.

O anúncio foi feito pelo prefeito Wellington Maciel (MDB) em sua rede social.  “Seja muito bem vinda à nossa bancada vereadora Zirleide. Tenho certeza que vai agregar muito ao nosso grupo “, disse.

Zirleide apoiou o ex-prefeito Zeca Cavalcanti nas eleições de 2000. Para vereadora, com 1.856 votos, só não foi mais votada que o majoritário Luciano Pacheco.

Chegou a acionar o MP para cobrar transparência na AESA na gestão anterior ale apoiou a CPI na gestão LW. “O governo faz silêncio, sem dar respostas do que cobramos e como não chegam, é imperiosa o funcionamento dessa comissão”.

Pediu  vistas do PL de forma a não prejudicar os professores das demais faixas que, pela proposta enviada pelo prefeito Wellington Maciel (MDB), não seriam contemplados com o aumento do piso.

Na gestão Madalena, pediu CPI da Educação para investigar altos salários.

Chegou a ser eleita na chapa de oposição da Mesa Diretora biênio 2023-2024 como Primeira Secretária, em processo discutido na justiça.

Coluna do Domingão

Procura por leitos de UTI aumentou muito em 15 dias, diz Gerente da XI Geres A ocupação de leitos por Covid-19 no Hospital Agamenon Magalhães mantém-se em 100%. Já o Hospital Eduardo Campos, com 50 leitos de UTI e dez leitos de enfermaria, tem 40 ocupados, ou 80%. A informação foi confirmada pela Gerente Regional […]

Procura por leitos de UTI aumentou muito em 15 dias, diz Gerente da XI Geres

A ocupação de leitos por Covid-19 no Hospital Agamenon Magalhães mantém-se em 100%.

Já o Hospital Eduardo Campos, com 50 leitos de UTI e dez leitos de enfermaria, tem 40 ocupados, ou 80%.

A informação foi confirmada pela Gerente Regional de Saúde, Karla Milena, falando à Revista da Cultura.

Segundo Karla, houve aumento de 5,5% no número de casos graves, de SRAG, na região da XI Gerência Regional de Saúde. Ainda de 19% nos 15 dias.

Ela destacou o aumento da procura por leitos de UTI como também por leitos de enfermaria. “Os leitos clínicos de retaguarda de alguns municípios já se encontram com muitos pacientes como Serra Talhada, Floresta e São José do Belmonte”.

Este reafirma que esse aumento muito provavelmente tem relação com a circulação de nova variante do virus. “Mas não podemos afirmar qual variante. Isso ainda está em análise. Tão logo haja a confirmação será divulgado pela autoridade sanitária estadual”.

Quanto à chegada de novas vacinas, há expectativa de chegada pelo Ministério da Saúde de lotes semanais de doses para estados e municípios.

“O momento é crítico, delicado, assustador. Todos os cidadãos tem que colaborar e fazer a sua parte, usando máscara corretamente, lavando as mãos, usando alcool e mantendo o distanciamento”.

Fiapo de carreira

O vereador Antônio Ferreira,  o Fiapo,  de Sertânia,  iniciou o movimento pela independência da União dos Vereadores de Pernambuco,  UVP, contra Léo do Ar, o candidato de Josinaldo Barbosa.  Fez o discurso,  criticou, bateu, reivindicou o direito de disputar a presidência e, saiu do páreo para apoiar Léo do Ar.

Soletrando

O Primeiro Secretário da Câmara de Tabira, Pipi da Verdura,  não lê ordem do dia ou requerimentos da Casa.  Por dificuldade na leitura,  passa o serviço para uma servidora chamada Ivoneide. Mas também não escuta o que ela lê,  como no requerimento de Socorro Veras cobrando providências no combate à pandemia. Soube depois.

Bombeiro

Paulo Ziulkoski foi eleito presidente da CNM. Mas divergências na montagem da chapa e uma confusão sem fim de um encaminhamento que parecia óbvio quase põe a entidade no colo de José Patriota, que agiu como bombeiro e recusou a presidência para apagar o fogo.  Não foi porque não quis.

Delay

Só agora a prefeita Nicinha de Dinca (Tabira) lançou o Comitê de Prevenção e Combate à Covid-19.  Antes tarde do que nunca. Atraso até na justificativa,  de declaração de pandemia da OMS de março de 2020. Copiou colou agradece…

“Pega Ar”

Zé Raimundo tem aparentemente mais votos no Pajeú.  As exceções,  dos que apoiam Léo do Ar são os presidentes de Afogados,  Rubinho do São João,  de Tabira, Djalma das Almofadas e de Solidão, Adriana de Lima.

Lockpaulo

A coluna FalaPE apurou que o governador Paulo Câmara pode decretar lockdown em Pernambuco a partir da próxima quarta-feira, dia 17 de março. O anúncio seria feito pelo mandatário já nesta segunda (15). O formato é o mesmo do ano passado: fechar tudo e restringir ao máximo a circulação de pessoas, mantendo aberto e funcionando apenas os serviços essenciais. A conferir.

Hoje eu vou

Discreto, o marido de Márcia Conrado, Breno Araújo,  acompanhou pela primeira vez a esposa e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT) em sua agenda de entrevistas à Revista da Cultura e TV Farol. Cirurgião dentista renomado,  costuma participar da vida política da esposa nos bastidores.

Frase da semana: Eu sei que fui vítima da maior mentira jurídica contada em 500 anos de história.

Do ex-presidente Lula sobre as condenações de Moro e Dallagnol na Lava Jato,  anuladas por Edson Fachin.

PT lança chapa à prefeitura pela primeira vez em Triunfo

No limite do prazo para a realização das convenções partidárias em todo o País ,  Triunfo ganhou uma novidade no processo municipal. O lançamento de uma chapa majoritária e outra proporcional do Partido dos Trabalhadores (PT). Disputam a prefeitura o ex- bancário João Paiva e o advogado Gileno Gomes. São candidatos a vereador Roberta Gomes, […]

No limite do prazo para a realização das convenções partidárias em todo o País ,  Triunfo ganhou uma novidade no processo municipal.

O lançamento de uma chapa majoritária e outra proporcional do Partido dos Trabalhadores (PT).

Disputam a prefeitura o ex- bancário João Paiva e o advogado Gileno Gomes.

São candidatos a vereador Roberta Gomes, Serrano, Maria Martins, Antônio, entre outros nomes.

A chapa tem apoio do Diretório Estadual e do senador Humberto Costa, dentre outros nomes do PT.

“O partido precisava de um palanque de debate e defesa de seu legado e conquistas com Lula e Dilma. Temos que ter um projeto alternativo para os que se colocaram até agora, alinhados com Bolsinaro”, diz Gileno.