Notícias

Câmara de Vereadores de Afogados aprova novos requerimentos em sessão

Por Nill Júnior

Foi realizada na manhã desta 3ª feira (05) a 32ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira neste período legislativo com projetos e requerimentos apresentados na casa.

O vereador Douglas Eletricista apresentou Projeto de Lei denominando uma rua no bairro Sobreira de Clara Maria da Silva Monteiro. O parlamentar ainda solicitou ao Poder Executivo a perfuração e instalação de um poço na comunidade de Pintada, beneficiando várias famílias que moram no local. O vereador pediu também a instalação da iluminação ligando os bairros São Braz e Morada Nova.

De autoria do vereador César Tenório foi aprovado requerimento solicitando voto de aplauso para Compainha Artística Pajeú de Dança pela brilhante apresentação na Quinta Cultural da semana passada no Cine Teatro São José.

Já o vereador Cícero Miguel em sua fala lamentou o fato de vândalos estarem destruindo a tela de proteção da ponte Hortêncio Bezerra ligando o centro da cidade ao bairro São Francisco.

O vereador Reinaldo Lima em seu discurso agradeceu ao secretário de agricultura, Rivelton Santos pela recuperação das estradas da zona rural e parabenizou o Padre Luizinho juntamente com a comissão da festa do bairro São Francisco pela realização do evento.

Enquanto isso, o vereador Erikson Torres destacou a obra da construção da praça no bairro São Francisco, dando mais beleza e comodidade ao local.

Os parlamentares Edson Enrique e Toinho da Ponte aproveitaram para agradecer aos deputados Ricardo Teobaldo e João Paulo Costa pela aquisição de duas caçambas e uma retroescavadeira para o município de Afogados da Ingazeira.

A vereadora Gal Mariano apresentou requerimento verbal solicitando da secretaria de educação a quantidade de alunos nas salas de atividades especiais e parabenizou a comunidade de São Francisco pela brilhante festa em homenagem ao seu padroeiro encerrada nesta 2ª feira. Ao final dos trabalhos, o Presidente Rubinho do São João marcou a próxima sessão para quinta-feira da semana que vem às 9 horas da manhã.

Outras Notícias

Governador participa de reabertura da Basílica da Penha, no Recife

O governador Paulo Câmara e a primeira-dama do Estado, Ana Luiza Câmara, se somaram a centenas de fiéis que participaram, neste domingo (5), da cerimônia que marcou a reabertura da Basílica Nossa Senhora da Penha, no bairro de São José, Recife. Construída no Século 19, a igreja havia sido fechada em setembro de 2007 para […]

DPP_0667 (2)

O governador Paulo Câmara e a primeira-dama do Estado, Ana Luiza Câmara, se somaram a centenas de fiéis que participaram, neste domingo (5), da cerimônia que marcou a reabertura da Basílica Nossa Senhora da Penha, no bairro de São José, Recife. Construída no Século 19, a igreja havia sido fechada em setembro de 2007 para realização das obras de infraestrutura.

O Governo, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), destinou R$ 845 mil para a primeira etapa da restauração – para a segunda fase, que inclui a recuperação das torres sineiras, o repasse será de R$ 1 milhão, mediante um convênio.

DPP_0669 (2)

O chefe do Executivo estadual também conclamou os fiéis a “rezarem por um Pernambuco cada vez mais igual e mais justo”. “Um Pernambuco onde as ações cheguem a cada um dos pernambucanos. Rezem e peçam a Deus porque eu vou trabalhar muito para que isso possa acontecer”, cravou Paulo Câmara.

O recurso assegurado pelo Estado foi empregado em intervenções na estrutura, instalações elétricas e na decoração de quase toda a igreja. Durante o período em que a basílica esteve em obras, as cerimônias e a benção de São Félix foram realizadas no pátio ao lado do templo.

96fe1255e032940e2739e06072855b95

Homenagem – O ex-governador Eduardo Campos também foi lembrado na cerimônia pelo reitor da basílica, frei Luís de França, pelo empenho em viabilizar obra. A família Campos recebeu uma placa em homenagem ao ex-governador, além de uma imagem de São Miguel.

Estiveram presentes na celebração a ex-primeira-dama Renata Campos, acompanhada dos filhos João, Pedro, José e Miguel, e da ministra do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes, bem como do prefeito do Recife, Geraldo Julio, e da primeira-dama da cidade, Cristina Mello. Na ocasião, Geraldo também foi homenageado.

Manifestantes desocupam “Triplex do Lula” em SP

G1 A Polícia Federal instaurou, na tarde desta segunda-feira (16), um inquérito para apurar a invasão ocorrida no triplex atribuído ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Peritos foram ao apartamento para avaliar eventuais danos e o defensor dos manifestantes já se apresentou na delegacia. Aproximadamente 50 integrantes […]

G1

A Polícia Federal instaurou, na tarde desta segunda-feira (16), um inquérito para apurar a invasão ocorrida no triplex atribuído ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Guarujá, no litoral de São Paulo. Peritos foram ao apartamento para avaliar eventuais danos e o defensor dos manifestantes já se apresentou na delegacia.

Aproximadamente 50 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e da Frente Povo Sem Medo invadiram o Edifício Solaris, localizado na orla da Praia das Astúrias, no início da manhã. Eles permaneceram no imóvel por quatro horas e o desocuparam após negociações com equipes da Polícia Militar, que acompanharam o ato.

Como o apartamento foi bloqueado pela Justiça e está sob responsabilidade da União, para ser leiloado em maio, cabe à Polícia Federal investigar o ocorrido, que não deixou feridos, apesar do tumulto. Nesta tarde, os policiais militares apresentaram a ocorrência na Delegacia da PF em Santos (SP), responsável por toda a região.

Ao G1, a Polícia Federal afirmou que enviou peritos ao edifício para avaliar eventuais danos ocasionados durante a invasão. Preliminarmente, a equipe constatou que a porta principal foi arrombada. A delegada responsável pelo caso instaurou um inquérito de “esbulho possessório”, quando há uma invasão violenta a um bem alheio.

‘Temos que nos virar nos 30’, afirma Diógenes Patriota sobre gestão com fundo mínimo

O prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, apresentou um balanço positivo de seu primeiro ano de gestão, destacando um índice de 74% de aprovação popular. Em entrevista ao programa A Tarde é Sua, o gestor enfatizou que o sucesso administrativo, apesar das limitações orçamentárias severas, deve-se a um modelo de parcerias e continuidade de projetos iniciados […]

O prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, apresentou um balanço positivo de seu primeiro ano de gestão, destacando um índice de 74% de aprovação popular. Em entrevista ao programa A Tarde é Sua, o gestor enfatizou que o sucesso administrativo, apesar das limitações orçamentárias severas, deve-se a um modelo de parcerias e continuidade de projetos iniciados ainda em seu mandato como vice-prefeito.

Um dos pilares celebrados pelo prefeito é a área educacional, que alcançou o Selo Ouro em alfabetização. Para Patriota, manter entregas em todos os setores exige um esforço extra de gestão, uma vez que o município opera com o coeficiente 0.6 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) — o menor patamar de repasse da União.

“Paretama recebe o menor repasse do FPM e a gente tem que se virar nos 30 para atender a população e fazer as entregas”, destacou o prefeito.

Diógenes reforçou que a viabilidade das obras que ocorrem hoje nos “quatro cantos da cidade” é fruto de uma articulação política ampla, que ignora o isolamento administrativo e busca recursos em outras esferas.

  • Esfera Federal: Apoio de deputados para a viabilização de emendas.
  • Esfera Estadual: Alinhamento direto com a governadora Raquel Lyra.
  • Equipe Local: Foco em resultados qualitativos em todas as secretarias.

Perspectivas para 2026

Com o início do novo ano, o gestor projeta um ritmo acelerado de inaugurações. Ele ressalta que muitos dos recursos que estão sendo executados agora foram articulados por ele mesmo em funções anteriores na vida pública, garantindo uma continuidade administrativa que beneficia o cidadão.

“A gente sempre está correndo atrás de parcerias porque ninguém faz nada sozinho. É isso que faz a engrenagem andar”, concluiu.

Em Serra, Raquel quis mostrar que tem prefeitos e vai ter os votos

A governadora Raquel Lyra desembarcou praticamente uma semana depois de João Campos em Serra Talhada e deu várias mensagens à sua oposição. Uma das estratégias firmadas é a de questionar o ciclo do PSB no Estado,  focando principalmente no período da gestão Paulo Câmara. Já João Campos invoca o legado do pai, o ex-governador Eduardo […]

A governadora Raquel Lyra desembarcou praticamente uma semana depois de João Campos em Serra Talhada e deu várias mensagens à sua oposição.

Uma das estratégias firmadas é a de questionar o ciclo do PSB no Estado,  focando principalmente no período da gestão Paulo Câmara.

Já João Campos invoca o legado do pai, o ex-governador Eduardo Campos,  que deixou o governo quase como uma unanimidade no Estado.

Outra curiosidade tem relação com o capital eleitoral dos prefeitos.  Há uma semana,  João disse ser mais importante ter o povo,  mesmo sem atacar os gestores.  E Raquel diz que terá os prefeitos e os votos também,  acreditando em uma reação nas pesquisas.  Afinal de contas,  quem tem razão? Veja o meu comentário,  no Sertão Notícias,  da Cultura FM:

Desrespeito: Prefeitura de Tabira não enviou ninguém para homenagem a Dedé Monteiro

Para uma cidade governada por um poeta magistral como Sebastião Dias, não valorizar o prêmio de Patrimônio Vivo concedido na última 5ª feira pelo Governo de Pernambuco ao Tabirense Dedé Monteiro, parece até brincadeira. Falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM ontem por telefone, a Secretária Gracinha Paulino – notabilizada pelo gosto por atrações […]

img_20161222_163530Para uma cidade governada por um poeta magistral como Sebastião Dias, não valorizar o prêmio de Patrimônio Vivo concedido na última 5ª feira pelo Governo de Pernambuco ao Tabirense Dedé Monteiro, parece até brincadeira.

Falando a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM ontem por telefone, a Secretária Gracinha Paulino – notabilizada pelo gosto por atrações de péssimo nível e respeito algum à tradição cultural  em eventos como a Festa do Padroeiro –  justificou a ausência afirmando que ela e o prefeito estavam “ocupados como padrinhos de turmas de formatura”.

Meia hora depois de questionada, a Secretária foi à Rádio Cidade pessoalmente levar um aviso convidando proprietários de carros e motos para comparecerem a uma carreata improvisada às 15h para recepcionar o poeta Dedé Monteiro.

Diante de tamanho desrespeito, fica  a dúvida: imagina se a Cidade das Tradições não fosse governada pelo poeta Sebastião Dias…