Caiu o agora ex-marqueteiro de Márcia
A comunicação da gestão Márcia Conrado não tem mais a presença do marqueteiro João Kosta.
Segundo o blogueiro Júnior Campos, Kosta seguiu para região metropolitana do Recife. Irá atuar na campanha das oposições de Cabo de Santo Agostinho.
A relação de Kosta com a imprensa regional era conturbada. Recaía sobre ele as críticas de blindagem da gestora, péssimo e frio relacionamento, além de estratégias que eram dadas como equivocadas.
Em 2020, Márcia ganhou uma eleição cercada de fatores que favoreciam sua vitória. De um lado, apoiada por um prefeito bem avaliado, com carisma e o fato de ser primeira mulher a disputar a prefeitura e o racha das oposições, que seguiram com as candidaturas de Victor Oliveira e Socorro Brito. Ainda assim, com esses fatores políticos favoráveis, João se colocava quase como o responsável direto por sua eleição.
O modus operandi depois o colocou em rota de colisão com Luciano Duque, ainda aliado, que acusava Márcia de manter um “gabinete do ódio”. João era acusado de plantar notícias contra Duque em blogs da capital.
Na região era criticado de forma unânime pelos veículos pela dificuldade de estabelecer uma relação institucional. Mesmo assim, era mantido pela prefeita. Já não tinha a mesma presença nem o mesmo papel nos últimos meses.
As maiores críticas recaíam sobre ele e a atuação nas redes sociais do assessor César Kayke, pelo episódio de ataque ao padre Orlando e outros posicionamentos. A comunicação da gestão passou a ser vista como algo que precisava ser otimizado para melhorar avaliação de governo e consequentemente intenção de voto. Kayke passou a ocupar menos as redes, focando na missão de assessoria para qual foi designado e a saída de Kosta era vista como questão de tempo.
Era discurso comum entre governistas que a comunicação no governo deveria melhorar. Estava perdendo a guerra midiática contra a oposição, mesmo que diminuta em relação ao bloco governista.
Segundo Júnior Campos, corre a informação de que no lugar de Kosta, quem deve assumir é Juarez Guedes, nome apontado pelo deputado federal Fernando Monteiro, grande aliado da petista em Serra Talhada.
O currículo é invejável: natural de João Pessoa na Paraíba, é estrategista de Marketing Político com formação pela The George Washington University e a UCA – Universidade Católica Argentina. Coordenou campanhas majoritárias e proporcionais nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Ceará, Paraíba e Pernambuco. Além de conduzir campanhas vitoriosas é vencedor dos principais prêmios de comunicação política do mundo: Polaris Awards (Europa), Napolitans Victory Awards (USA) e Prêmio CAMP de Democracia (Brasil).