Notícias

Cabrobó: Dilma destaca caráter histórico em entrega de primeira estação de bombeamento da Transposição

Por Nill Júnior

unnamed

A presidenta Dilma Rousseff entregou, nesta sexta-feira (21), a primeira Estação de Bombeamento do Eixo Norte (EBI-1), das obras do Projeto de Integração do Rio Francisco. O evento ocorreu no município de Cabrobó, no Sertão pernambucano.

Também acompanharam o evento o governador Paulo Câmara, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, Armando Monteiro, o Senador Humberto Costa, o Deputado Sílvio Costa alem de outra lideranças .

Nesta primeira etapa, a água seguirá  por 45,9 km até o reservatório Terra Nova, localizado na mesma cidade. O primeiro acionamento com êxito de uma das bombas aconteceu no último dia 7, também em Cabrobó. Durante os testes, a água percorreu nove quilômetros e chegou ao reservatório de Tucutú, o primeiro do eixo. Os conjuntos de motobombas foram  ligados diversas vezes para garantir o funcionamento completo dos equipamentos.

IMG_1373

Durante a entrega da EBI-1, a presidenta Dilma ressaltou a importância da obra para a região, uma obra considerada histórica. “Muita gente falava: isso não sai do papel. E saiu do papel, saiu do papel”, comemorou a presidenta.

No discurso, Dilma Rousseff lembrou a importância do ex-presidente Lula no início do projeto e o número de pessoas beneficiadas. “Juntos conseguimos transformar essa realidade. Foi preciso que um nordestino fosse expulso de sua cidade pela seca, virasse presidente e visse de perto a importância do abastecimento de água para essas regiões tão sofridas. Por isso eu sempre me refiro ao predidente Lula. Ele teve um papel decisivo”, evidenciou.

IMG_1374

Dilma explicou que mais de 12 milhões de brasileiras e brasileiros serão beneficiados pela transposição, uma das maiores obras hídricas mundo. “É o mesmo número das populações do Paraguai e Uruguai somadas”, comparou.

“Há 150 anos, desde Dom Pedro I, existia a vontade de se colocar a ideia em prática. Estamos comemorando um projeto de um século e meio. Ele virou uma realidade”, lembrou Dilma, sob aplauso de todos que assistiam ao evento.

O Projeto de integração do Rio São Francisco  prevê a construção de mais de 477 quilômetros de canais, em dois eixos, para integrar as águas do rio a bacias do semiárido nordestino, ampliando a segurança hídrica da região.

IMG_1371

O governador, em seu discurso, diz que entende os desafios que o país está passando este ano e que o momento é de unidade nacional. “A senhora (Dilma) pode ter certeza, o Governo do Estado e o povo pernambucano quer contribuir para que o Brasil volte a crescer e se desenvolver, levando qualidade de vida para nosso povo”, disse Paulo. “Esse é um momento de procurar, com diálogo,transparência e muito trabalho, avançar cada vez mais”, completou.

O senador Humberto Costa, que acompanha de perto a obra desde o início, confirmou que é a concretização de um sonho.  “É a grande demonstração que as coisas não pararam. Nós sabemos que, além de geração de empregos, nós vamos levar água para milhões de pessoas, que não tinham acesso a um bem humano  primário. Com certeza, temos a maior obra hídrica realizada na história do nosso país”, ressaltou Humberto.

IMG_1370

O Eixo Leste do Projeto São Francisco já conta com uma estação bombeamento (EBV-1) inaugurada. O governo federal, no entanto, promove reparos na altura do Reservatório Areias (km 13,1 do eixo). Após a finalização do reparo e ligação das bombas, a expectativa é que o governo federal entregue nos próximos 45 dias a segunda estação de bombeamento (EBV-2), localizada no km 17,1.

Ainda durante o pronunciamento, para cerca de mil pessoas, entre autoridades, convidados e a população que foi prestigiá-la, Dilma lembrou outras programas importantes do seu governo. “O Mais Médicos é uma realidade. É mais um exemplo do que dá certo neste país”, apontou.

Dilma Rousseff ainda lembrou que a população precisa fazer a sua parte. “Precisamos preservar e cuidar do nosso Rio São Francisco”, disse.

imagem 2

Outras Notícias

Ausência de médico legista no IML Caruaru atrasa liberação do corpo de Socorro Martins

Previsão para chegada do fim da tarde para o início da noite O empresário Alessandro Queiroz, amigo do casal Socorro e Augusto Martins,  está dando suporte para liberação do corpo da Coordenadora do CRAS,  falecida ontem na BR 232 em virtude de um acidente.  Alessandro está indignado com a demora na liberação,  motivada por ausência […]

Previsão para chegada do fim da tarde para o início da noite

O empresário Alessandro Queiroz, amigo do casal Socorro e Augusto Martins,  está dando suporte para liberação do corpo da Coordenadora do CRAS,  falecida ontem na BR 232 em virtude de um acidente. 

Alessandro está indignado com a demora na liberação,  motivada por ausência de um Médico Legista. “Está faltando médico legista e estão aguardando a vinda de um da cidade de Palmares”, diz indignado. 

Na região, há anos existe a cobrança de um IML com sede no Sertão. A situação agrava-se quando há familiares precisando de perícia no IML Caruaru ou Recife. Uma angústia que revolta as famílias. 

Velório e sepultamento 

O corpo de Socorro Martins deverá chegar no fim da tarde ou início da noite.  O sepultamento ocorre na manhã desta terça-feira no Cemitério São Judas Tadeu às 9h da manhã. O velório acontecerá no Cine São José.

Casal envolvido em acidente na Paraíba morava em Itapetim

Patos On Line Foram identificadas as vítimas do grave acidente registrado na tarde desta terça-feira (4), no trecho da PB-262, entre os municípios de São José do Bonfim e Teixeira, no Sertão da Paraíba. O sinistro ocorreu por volta das 13h, na altura do Sítio Pé de Serra, quando um Honda Fit branco, de placas KRR […]

Patos On Line

Foram identificadas as vítimas do grave acidente registrado na tarde desta terça-feira (4), no trecho da PB-262, entre os municípios de São José do Bonfim e Teixeira, no Sertão da Paraíba.

O sinistro ocorreu por volta das 13h, na altura do Sítio Pé de Serra, quando um Honda Fit branco, de placas KRR 7C58 (Sumé-PB), colidiu violentamente contra a mureta de um pontilhão do Açude Vermelho, e pegou fogo logo após o impacto.

O condutor do automóvel foi identificado como Antônio Laerte Oliveira, de 67 anos, natural de Sumé (PB). Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ambos são de Sumé na Paraiba , mas estavam residindo em Itapetim.

A passageira era sua esposa, Maria Denicie de Oliveira Silva, de 62 anos, também natural de Sumé, que sofreu lesões no braço direito. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros Militar foram acionadas e chegaram rapidamente ao local. A Unidade de Suporte Básico (USB 09) de São José do Bonfim prestou os primeiros atendimentos e contou com o apoio da Unidade de Suporte Avançado (USA 02) de Patos.

Apesar dos esforços de reanimação, Antônio Laerte faleceu ainda no local. Sua esposa foi socorrida e levada ao Complexo Hospitalar Regional de Patos. O Patos Online entrou em contato com a unidade, que confirmou a alta médica da paciente ainda nesta terça-feira (4).

O Corpo de Bombeiros permaneceu no local até por volta das 18h, realizando o rescaldo do incêndio, que se propagou pela vegetação, enquanto a Polícia Militar atuou no controle do trânsito. O corpo da vítima fatal foi removido pelo Instituto de Polícia Científica (IPC) para os procedimentos periciais. A ocorrência foi finalizada na Delegacia de Polícia Civil de Patos, que deve investigar as circunstâncias do acidente.

Itapetim inicia recuperação de estradas vicinais

A Prefeitura de Itapetim deu início a recuperação das estradas vicinais do município que têm sido danificadas com a chegada das chuvas. O serviço começou pela região do Distrito de São Vicente onde a patrulha mecanizada está a todo vapor fazendo a restauração das vias. O objetivo do Governo Municipal é melhorar o acesso para […]

A Prefeitura de Itapetim deu início a recuperação das estradas vicinais do município que têm sido danificadas com a chegada das chuvas.

O serviço começou pela região do Distrito de São Vicente onde a patrulha mecanizada está a todo vapor fazendo a restauração das vias.

O objetivo do Governo Municipal é melhorar o acesso para que a população da zona rural possa se deslocar com segurança.

“Todas as estradas do município serão reformadas pela prefeitura garantindo melhores condições de tráfego aos moradores das localidades, principalmente aquelas onde o acesso é mais difícil”, declarou o prefeito Adelmo Moura.

Judiciário bloqueia contas da Prefeitura de Calumbi para pagar salários atrasados

A juíza Larissa da Costa Barreto, da Vara Única da Comarca de Flores-PE, acatou o pedido de bloqueio de Contas Públicas feito pelo Ministério Público de Pernambuco, e determinou o bloqueio R$ 220 mil da prefeitura de Calumbi-PE, no Sertão do Pajeú. A informação é do Blog do Júnior Campos. O pedido do Ministério Público […]

maxresdefault1

A juíza Larissa da Costa Barreto, da Vara Única da Comarca de Flores-PE, acatou o pedido de bloqueio de Contas Públicas feito pelo Ministério Público de Pernambuco, e determinou o bloqueio R$ 220 mil da prefeitura de Calumbi-PE, no Sertão do Pajeú. A informação é do Blog do Júnior Campos.

O pedido do Ministério Público trata-se de Ação Civil Pública de Improbidade Administrativa em desfavor do Prefeito do Município, Erivaldo José, o Joelson (PSB), o  e Aurely Adriana, Secretária de Saúde, devido à falta de repasses à Previdência Municipal das quantias retidas dos servidores ativos, e a falta de pagamento de salários aos servidores em atividade.

Para o cumprimento da liminar, a juíza o determinou que fossem oficiadas as Agencias do Banco do Brasil e Bradesco de Serra Talhada para a retenção dos valores, como forma de garantir os pagamentos em atraso dos servidores inativos regidos pelo regime próprio.

A juíza Larissa da Costa Barreto, da Vara Única da Comarca de Flores
A juíza Larissa da Costa Barreto, da Vara Única da Comarca de Flores

Segundo o Ministério Público, os valores da folha de pessoal em atividade do mês de Janeiro de 2011 era em torno de R$ 174 mil, e que a folha de pagamento de inativos e pensionistas, no mesmo período, perfaziam aproximadamente R$ 46 mil.

A decisão da magistrada prevê multa diária de R$ 50 mil, caso haja descumprimento por parte do município.

Joelson coleciona problemas com o Judiciário: foi caçado em 2013 pelo então Juiz Eleitoral Gustavo Mattedi Regiani, da comarca de Flores, na 92ª Zona Eleitoral, que coloca o prefeito do município de Calumbi, por uso eleitoral da máquina, recorreu e se mantem no poder.

Também ficou famoso por deixar de pagar servidores e ainda assim contratar bandas para shows no seu município, sendo alvo de ainda mais ações.

Talento puro, Igor Alves encanta ouvintes da Rádio Pajeú

Voltando de Triunfo,  onde acompanhei a bela noite do Natal da cidade, vim a tempo de apreciar a última Sexta Musical de 2022 na Rádio Pajeú,  com o tenor Igor Alves. O programa foi conduzido por Aldo Vidal e teve um desfile das músicas que tocam nosso coração nesse período. Os ouvidos ficaram maravilhados. Igor […]

Voltando de Triunfo,  onde acompanhei a bela noite do Natal da cidade, vim a tempo de apreciar a última Sexta Musical de 2022 na Rádio Pajeú,  com o tenor Igor Alves.

O programa foi conduzido por Aldo Vidal e teve um desfile das músicas que tocam nosso coração nesse período. Os ouvidos ficaram maravilhados.

Igor Alves tem se tornado referência quando o assunto é o canto lírico. Atualmente, o sertanejo que é tenor tem ganhado destaque em todo o país realizando apresentações em diversas cidades.

Elogiado por ninguém menos que Andrea Bocelli, acredito que no futuro próximo não o veremos tanto por aqui, dado o crescimento de sua carreira.  Além de todo talento, Igor é perseverante, paciente e do bem. Sabe que tudo tem seu tempo, e dele brilhar mundo afora está chegando.

Só fiquei triste ao perguntar sobre sua participação no Natal Triunfo. Disse,  sem mostrar ressentimentos,  que não foi chamado.  Então,  o ressentimento e crítica são meus.  Não incluí-lo na grade foi um erro, dos grandes. Depois, talvez o queiram e ele esteja respirando outros ares.