Notícias

Brasil e EUA planejam vacina contra zika; OMS teme a proliferação do vírus

Por Nill Júnior
Aliança para a produção da vacina também poderá contar com outros países
Aliança para a produção da vacina também poderá contar com outros países

O Brasil e os Estados Unidos planejam o desenvolvimento e a produção de uma vacina contra o zika vírus. Segundo revelou ao jornal O Estado de S. Paulo o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, os dois governos devem costurar um acordo nesta semana, em Genebra. A iniciativa ocorre no momento em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) emite um alerta de que a doença deve se espalhar pela maior parte do continente americano.

“Para esse desenvolvimento de uma vacina, poderemos estabelecer uma rede de cooperação com os Institutos Nacionais de Saúde americanos (NIH, sigla em inglês)”, declarou Barbosa que está na Suíça para reuniões na OMS. Segundo ele, a entidade americana reúne centros que já trabalham com o Brasil na vacina da dengue em desenvolvimento pelo Instituto Butantã de São Paulo. “Vamos ter uma conversa aqui em Genebra com os americanos exatamente para isso”, revelou. Barbosa, porém, aponta que a aliança não estará fechada à participação exclusiva do Brasil e dos Estados Unidos. “Outros países poderão se unir. É uma preocupação global”, disse.

Ao jornal, a vice-diretora-geral da OMS, Marie Paule Kieny, apontou que os trabalhos “começam a ser feitos”. Ela ressalta, porém, que a comunidade médica não pode esperar que um produto esteja no mercado em menos de um ano. “Enquanto isso, a medida que temos de adotar é a de fortalecer o combate ao vetor (o mosquito Aedes aegypti)”, disse.

A proliferação dos casos para 21 países também levou a OMS a convocar uma reunião especial em Genebra para quinta-feira. Será quando a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) vai apresentar as últimas informações e dados sobre a realidade da doença e o Brasil também deve se pronunciar no encontro. O novo cenário já fez a OMS assumir para si o combate à doença. No comando, Marie Paule disse à reportagem que, neste momento, faz “um mapeamento de quem está fazendo o que na luta contra a doença”.

Ebola
Ainda nesta segunda-feira, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, se pronunciou pela primeira vez sobre os casos nas Américas e exigiu que governos notifiquem à organização todos os registros de zika. A OMS foi duramente criticada pela demora em lidar com o surto de ebola, em 2014, e foi obrigada a passar por uma reforma justamente para ter maior controle sobre surtos pelo mundo.

Investigações internas apontaram que governos e mesmo entidades internacionais abafaram por meses os casos de ebola, buscando preservar economias locais. A OMS também admitiu sua culpa ao fazer um alerta sobre o problema somente quatro meses depois dos primeiros registros.

“O ebola mostrou que um surto em um lugar pode chegar rapidamente ao outro lado do mundo. Estamos mais alertas. Não existem mais surtos locais”, disse Chan. “Pedimos transparência a todos. A proliferação explosiva do vírus para novas áreas geográficas, com populações com pouca imunidade, é causa de preocupação.”

O mosquito está presente em todos os países do Hemisfério Ocidental, salvo Chile e Canadá – onde o inverno rigoroso se torna um impeditivo para o Aedes, sempre registrado em áreas tropicais e subtropicais. “A Opas antecipou que o zika vírus vai continuar a se espalhar e provavelmente atingirá todos os países e territórios onde os mosquitos sejam encontrados”, ressaltou a diretora-geral.

Argentina
O número de casos de dengue continua a crescer na Argentina. Em Buenos Aires, foi adotada a fumigação em áreas abertas para o combate ao mosquito Aedes aegypti. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Outras Notícias

Daniel será a grande atração de hoje na Expoagro

No terceiro dia de festa da Expoagro, em Afogados da Ingazeira, sobem ao palco nesta segunda (30) a noite os artistas Daniel, Maciel Melo, Alcimar Monteiro e a banda Blecaute. Meia noite haverá o show pirotécnico. Hoje ás 17hs o Prefeito Patriota realiza o peixamento da Barragem de Brotas com 200 mil alevinos. Para assistir […]

daniel_0079

No terceiro dia de festa da Expoagro, em Afogados da Ingazeira, sobem ao palco nesta segunda (30) a noite os artistas Daniel, Maciel Melo, Alcimar Monteiro e a banda Blecaute. Meia noite haverá o show pirotécnico.

Hoje ás 17hs o Prefeito Patriota realiza o peixamento da Barragem de Brotas com 200 mil alevinos. Para assistir aos shows no centro desportivo municipal a entrada é grátis.

Carnaíba realiza VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Aconteceu nesta sexta-feira (16) a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Carnaíba, realizada pela Secretaria de Assistência e Inclusão Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A abertura contou com uma apresentação do projeto “Resgatando nossa afrodescendência”, que é realizado com mães e […]

Aconteceu nesta sexta-feira (16) a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Carnaíba, realizada pela Secretaria de Assistência e Inclusão Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A abertura contou com uma apresentação do projeto “Resgatando nossa afrodescendência”, que é realizado com mães e crianças acompanhados pelo programa Criança Feliz, da Região do Caroá.

Na ocasião, foi abordado o Tema Central: Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade. A palestra magna da Conferência foi ministrada pelo advogado e assistente social Marcos Nascimento.

Convidados e representantes das diversas políticas municipais dialogaram sobre como estão sendo tratados e assegurados os direitos das crianças e adolescentes do nosso município, em meio ao período de pandemia. O evento deliberou propostas para a XII Conferência Estadual que será realizada em março de 2023.

STF condena Fernando Collor por esquema de corrupção na BR Distribuidora

Penas serão definidas na sessão da próxima quarta-feira (31). O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, nesta quinta-feira (24), o julgamento da Ação Penal (AP) 1025 e condenou o ex-senador Fernando Collor de Mello por crimes relacionados à BR Distribuidora.  O Tribunal entendeu que ficou comprovado que o ex-parlamentar, com a ajuda dos empresários […]

Penas serão definidas na sessão da próxima quarta-feira (31).

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, nesta quinta-feira (24), o julgamento da Ação Penal (AP) 1025 e condenou o ex-senador Fernando Collor de Mello por crimes relacionados à BR Distribuidora. 

O Tribunal entendeu que ficou comprovado que o ex-parlamentar, com a ajuda dos empresários Luis Pereira Duarte de Amorim e Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos, recebeu R$ 20 milhões para viabilizar irregularmente contratos da estatal com a UTC Engenharia.

Oito ministros votaram para condenar o ex-parlamentar e outros dois pela absolvição dos acusados. Dos oito votos pela condenação, quatro acolheram a denúncia por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas converteram a acusação de organização criminosa em associação criminosa (artigo 288 do Código Penal). As penas serão definidas na sessão da próxima quarta-feira (31).

Tráfico de função

Última a votar, a presidente do Tribunal, ministra Rosa Weber, entendeu que ficou configurado nos autos o efetivo tráfico da função pública pelo ex-senador, que se utilizou de seus apadrinhados políticos para, em troca de vantagem indevida, direcionar fraudulentamente licitações entre a UTC e a BR Distribuidora. 

Para a ministra, os depoimentos de colaboradores premiados foram fartamente corroborados por diversos elementos independentes de prova, como os registros de acesso de Collor à sede da antiga estatal e documentos colhidos em sua residência que diziam respeito a temas de interesse comercial da BR.

Contudo, a seu ver, a acusação não conseguiu demonstrar a existência de estrutura criminosa, hierárquica e ordenada, composta de, no mínimo, quatro pessoas, que caracterizaria uma organização criminosa. Na sua avaliação, ficou comprovado apenas um crime de corrupção passiva e um de lavagem de dinheiro, praticados em parceria não hierárquica entre os três acusados. Essas condutas caracterizam o delito de associação criminosa.

No início da sessão, o ministro Alexandre de Moraes (revisor) reajustou seu voto para também converter a acusação de organização criminosa em associação criminosa.

Coluna do Domingão

A semana Paraíba Essa semana foi marcada pela bomba envolvendo o ex-governador Ricardo Coutinho, uma penca de assessores do governo anterior e atual , nomes do Tribunal de Contas da Paraíba,  e muito mais por vir. Politicamente , é um dos estados onde o PSB tem grande  força. Obviamente , isso respinga na legenda, que […]

A semana Paraíba

Essa semana foi marcada pela bomba envolvendo o ex-governador Ricardo Coutinho, uma penca de assessores do governo anterior e atual , nomes do Tribunal de Contas da Paraíba,  e muito mais por vir.

Politicamente , é um dos estados onde o PSB tem grande  força. Obviamente , isso respinga na legenda, que também comanda Pernambuco.  Coutinho foi governador de 2011 a 2018 e presidente a Fundação João Mangabeira, braço ideológico do partido .

Foi preso no âmbito da operação Calvário – Juízo Final, deflagrada pela Polícia Federal na terça-feira (17). Hoje já está solto, mas sabe-se lá até quando.

São mais de R$ 134 milhões em desvios da Organização Social que prestava serviço na área de saúde.  Uma organização criminosa estava infiltrada na Cruz Vermelha Brasileira, filial do Rio Grande do Sul, além de outros órgãos governamentais.

A operação teve seis fases, resultado na prisão de servidores e ex-servidores de alto escalão na estruturado governo da Paraíba. A OS recebeu mais de R$ 1,1 bilhão,  parte desviada para o esquema.

Uma informação que chegou à Coluna foi da presença de uma pernambucana com sangue sertanejo no esquema.  No Diário Oficial do Estado da quarta-feira, 18, Azevêdo afastou do cargo Claudia Luciana de Sousa Mascena Veras, secretária executiva da Secretaria do Desenvolvimento e da Articulação Municipal, é irmã de Zé Ivo Mascena e filha de Ivo Mascena Véras, da cidade de Tabira. Ela também foi alvo da operação.

Para completar, como se não bastasse,  a PF deflagrou na manhã deste sábado (21) a operação Pés de Barro, que investiga desvios de recursos para obras de uma adutora no sertão da Paraíba.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, entre eles no gabinete do deputado José Wilson Santiago (PTB-PB), na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello, que autorizou as buscas, também determinou o afastamento de Santiago do cargo.

Os investigados podem responder pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro, fraude licitatória e formação de organização criminosa. Se condenados, as penas podem passar dos 20 anos de reclusão.

Claro, Coutinho pela história e capital politico, estava quase que acima de suspeitas. Por isso, até entre adversários houve algum impacto com a notícia. Mas,  na Paraíba,  Brasília,  Pernambuco,  onde quer que seja, corrupção é sempre corrupção.  Tira dinheiro  da saúde,  educação,  obras, mata porque afasta as políticas públicas da sociedade.  Assim, não tem choro nem  vela. Pau que dá em Chico, dá em Coutinho…

Todo mundo louco

Em Afogados da Ingazeira, reações distintas da pesquisa do Instituto Opinião. Algumas engraçadas. O vereador Zé Negão não entendeu porque ganha de Augusto na espontânea e perde na estimulada. Dizendo também ter dados internos, cravou: “ou a pesquisa está errada ou todos os meus eleitores precisam de psiquiatra”.

Compartilhômetro

A levar em conta o número de compartilhamentos dos dados, em primeiro momento, a reação dos aliados de Alessandro Palmeira foi mais eufórica e causou um fato interessante: o de quem está em segundo na pesquisa mas  comemora mais do que quem estava em primeiro.

...se ficar…

Em Serra Talhada, o PT de Sinézio Rodrigues e Júnior Moraes não digeriu o anúncio de Luciano Duque à candidatura de Márcia Conrado. Pior, lançar uma terceira via na polarizada disputa é um risco até para o mandato legislativo. Apoiar o bloco de Sebá improvável. Podem estar no se correr o bicho pega…

Quase lá 

No Pajeú, poucas cidades tem o quadro fechado para 2020. Uma das exceções é  Solidão, com Djalma x Cida. Estão perto de definir Serra Talhada (Márcia x Carlos Evandro), Afogados (Totonho x Sandrinho),  Carnaíba (Anchieta x Gleybon Martins). Em Tabira ninguém sabe o nome da oposição ou se Dinca será candidato.

Dilson Peixoto não atende Evandro

O prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares, diz ter saudade de quando Nilton Mota era Secretário de Agricultura do Estado. Não precisava nem avisar que estava chegando.  Já Dilson Peixoto não o recebeu nem nas poucas vezes que atendeu ao telefone e prometeu. Detalhe: é do PT de Romério Guimarães.

Baixo nível cristão

O Deputado Pastor Eurico adere à linha dos que esquecem argumentos e a civilidade para atacar quando confrontado.  Criticado por um projeto que favoreceria aos alunos gasear aulas,  se preocupou em agredir com tom nada cristão o jornalista Magno Martins. Bastava responder civilizadamente.

Três espécies 

O ex-vereador e ex-presidente da Comissão Parlamentar do Pajeú,  COPAP, Joel Gomes, divide os parlamentares da região  em “vereadores”, aqueles que cumprem seu papel, “variadores”, sem posição, que mudam de lado ao sabor dos ventos e “viriadores”, que vivem agarrados na virilha dos prefeitos chupando sangue…

Frase da semana: “Você tem uma cara de homossexual terrível”. Do presidente Jair Bolsonaro a um repórter que perguntou sobre as investigações envolvendo seu filho Flávio,  enroscado no caso da rachadinha segundo o MP do Rio.

Fetape alerta para aumento de benefícios rurais negados pelo INSS

Foto: Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress Dados da Previdência Social apontam para número de benefícios indeferidos maior que número de concedidos, durante o primeiro semestre de 2020 O aumento do número de benefícios negados pelo INSS tem mobilizado organizações sociais e sindicais em todo o país em meio a pandemia do coronavírus. Até essa sexta-feira (04), a […]

Foto: Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress

Dados da Previdência Social apontam para número de benefícios indeferidos maior que número de concedidos, durante o primeiro semestre de 2020

O aumento do número de benefícios negados pelo INSS tem mobilizado organizações sociais e sindicais em todo o país em meio a pandemia do coronavírus. Até essa sexta-feira (04), a Federação de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetape) e seus Sindicatos Filiados, e a Confederação Nacional Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) promovem uma semana de mobilização para chamar a atenção do governo federal e da sociedade para o assunto.

Hoje (03), será o dia D de mobilização, quando será realizada audição pública, às 14h30,com transmissão pela página da Contag no Facebook (ImprensaContag), e pelo portal da Contag através do endereço: www.contag.org.br.

Dados estatísticos da Previdência Social demonstram que o número de benefícios concedidos e o número de benefícios indeferidos estão quase se tornando equivalentes. Em anos anteriores os dados mostram que o número de benefícios concedidos foi superior em, no mínimo, 20% ao número de benefícios indeferidos. Enquanto esse ano o percentual tem sido de apenas 5%.

A mobilização é uma convocatória do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) em resposta ao crescente número de processos de benefícios indeferidos pelo INSS, principalmente os benefícios auxílio-doença.

No mês de abril foi publicada a Portaria nº 9.381/2020 determinando o pagamento antecipado do auxílio doença no valor de um salário mínimo/mês, até que o segurado e segurada pudesse passar pela perícia médica. Mesmo com a Portaria, poucas pessoas da zona rural acessaram o benefício.

“A nossa preocupação é de que o auxílio doença esteja sendo negado sem uma análise criteriosa de documentos que estão sendo enviados anexos aos processos e que comprovam a atividade de agricultor e agricultora familiar”, afirma o vice-presidente da Fetape, Adelson Freitas.