Notícias

Bolsonaro recebe MDB, PRB, PR e PSDB nesta semana

Por Nill Júnior

G1

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) receberá nesta semana mais de 100 parlamentares de quatro partidos para reuniões no gabinete do governo de transição, em Brasília, segundo informou a agenda divulgada pela assessoria.

As conversas com integrantes das bancadas de MDB, PRB, PR e PSDB foram intermediadas pelo futuro ministro da Casa Civil, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), coordenador da transição.

Até agora, Bolsonaro vinha priorizando as negociações políticas com bancadas temáticas do Congresso para a formação do ministério. Na Agricultura, por exemplo, a ministra será a deputada Tereza Cristina (DEM-MS), indicada pela bancada ruralista. A escolha do futuro ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, teve influência da bancada evangélica.

As conversas com integrantes das bancadas dos partidos têm por objetivo assegurar maioria parlamentar no Congresso e tentar garantir a aprovação de projetos cujo teor transcende interesses específicos das bancadas temáticas, como a reforma da Previdência, por exemplo. Onyx Lorenzoni, que deve ficar responsável pela articulação política, prevê que a base governista na Câmara terá 350 dos 513 deputados.

“O presidente vai receber, de terça da semana que vem até perto do Natal, todas as bancadas do nosso campo político. Nós vamos ter uma base aí superando 350 parlamentares, sem ‘toma-lá-dá-cá’, ponto fundamental para a gente”, disse o ministro em entrevista ao programa do jornalista Roberto D’Avila, na GloboNews, exibida na última sexta-feira (30).

Outras Notícias

Além da Marcha, Arquimedes tem agenda cheia em Brasília

O prefeito de Itapetim, Arquimedes Machado, está participando da 18ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Dentre as reivindicações e reclamações dos gestores municipais está à queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o atraso nos repasses de recursos para áreas essenciais e o agravamento da […]

IMG-20150526-WA0000

O prefeito de Itapetim, Arquimedes Machado, está participando da 18ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Dentre as reivindicações e reclamações dos gestores municipais está à queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o atraso nos repasses de recursos para áreas essenciais e o agravamento da situação financeira das prefeituras.

Arquimedes também está reivindicando o início das obras do sistema de esgotamento sanitário, a construção de aterros sanitários na região e a aceleração das obras da Adutora do Pajeú, que vai tirar a cidade do colapso no abastecimento. O prefeito ainda está cobrando do Governo Federal medidas que amenizem os efeitos da longa estiagem que assola o município.

O chefe do Executivo itapetinense também aproveita a visita a capital federal para cumprir uma extensa agenda. Segundo ele, está agendada visita ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para tratar da liberação de recursos para conclusão das obras de construção de cinco escolas e de construção de uma quadra coberta.

Na agenda também consta visitas ao Ministério da Saúde para tratar da liberação de recursos para conclusão das obras de construção de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para tratar da liberação de recursos para conclusão da implantação do Projeto Cidade Digital, que vai oferecer internet gratuita a população e interligar com redes de fibra óptica escolas, postos de saúde, secretárias e demais órgãos da Administração Municipal.

Arquimedes ainda visita o Ministério das Cidades e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), onde trata da liberação de recursos fruto de emenda do deputado federal Gonzaga Patriota para pavimentação de diversas ruas e construção de melhorias sanitárias.

Diogo Moraes critica decisão do Governo do Estado sobre jogos: “solução paliativa que tira o foco do problema”

O líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Diogo Moraes (PSB), criticou duramente a medida adotada pelo Governo do Estado após os graves episódios de violência entre torcidas organizadas, registrados no último sábado (01), antes e depois da partida entre Sport e Santa Cruz, no Recife. A decisão de proibir as torcidas nos […]

O líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Diogo Moraes (PSB), criticou duramente a medida adotada pelo Governo do Estado após os graves episódios de violência entre torcidas organizadas, registrados no último sábado (01), antes e depois da partida entre Sport e Santa Cruz, no Recife.

A decisão de proibir as torcidas nos próximos cinco jogos desses times, segundo o parlamentar, é ineficaz, injusta e expõe a falta de planejamento e pulso firme do governo para enfrentar o problema de frente.

Para Diogo Moraes, o verdadeiro torcedor será o maior penalizado com esta medida. “A decisão atinge aquele que vai ao estádio com a família e os amigos para torcer pelo seu time do coração. Além disso, os próprios clubes também são prejudicados. Enquanto isso, as torcidas organizadas, que são responsáveis por esses atos de criminalidade, continuarão protagonizando cenas de barbárie fora dos estádios, como já acontece. Proibir a torcida nos jogos não resolve nada. O problema está na rua, antes mesmo das partidas, e é lá que o Estado deveria agir com firmeza”, afirmou o deputado.

O parlamentar também questionou a declaração do secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, que afirmou não ter havido falha no policiamento. “Como não houve falha? As ruas do Recife foram transformadas em um verdadeiro campo de batalha, com cenas lamentáveis de violência, agressões e até estupro de torcedores. Onde estava o serviço de inteligência da segurança pública? Onde estava o policiamento preventivo? Pois se fizermos uma pesquisa nas redes sociais dessas torcidas é possível identificar comentários, inclusive, dizendo que o IML que se preparasse para ‘guerra’, como eu mesmo vi”, afirmou Moraes.

Para o líder da oposição, a decisão do governo é um atestado de incapacidade. “Ao invés de enfrentar a violência das torcidas organizadas com estratégia, inteligência e policiamento eficaz, o governo prefere uma solução paliativa que tira o foco do problema real. É mais uma prova da incompetência dessa gestão na segurança pública”, concluiu.

Chapa Evandro e Eclériston será repetida em São José do Egito

Se mostrando otimista com a possibilidade de liberação de recursos das chamadas emendas impositivas e de mais R$ 16 milhões que estão sendo conquistados através de empréstimo junto a Caixa Econômica, o prefeito Evandro Valadares acredita que 2020 será um ano muito positivo para São José do Egito. A UPA-24hs em fase de construção, é […]

Se mostrando otimista com a possibilidade de liberação de recursos das chamadas emendas impositivas e de mais R$ 16 milhões que estão sendo conquistados através de empréstimo junto a Caixa Econômica, o prefeito Evandro Valadares acredita que 2020 será um ano muito positivo para São José do Egito.

A UPA-24hs em fase de construção, é a menina dos olhos do gestor egipciense. Diversas ações foram citadas por Evandro em entrevista ao comunicador Anchieta Santos, na Rádio Cidade FM.

Ele ganhou o reforço na divulgação das ações com as participações do vice-prefeito Eclériston Ramos, o Secretário de Obras, Maurício do São João e de Educação e Cultura, Henrique Marinho.

Hoje São José do Egito tem 13 PSFs e mais 3 pontos de apoio em pleno funcionamento. O bairro Borja atingirá 100% de pavimentação. Os salários atrasados que incomodaram a gestão nos primeiros três anos já não existem mais, segundo Evandro, que garantiu ter pago 13º salário e que até o 5º dia útil deste ano pagaria as folhas de saúde e educação.

Depois de dizer em tom de brincadeira que o grupo definiria a chapa para a eleição de 2020, Evandro Valadares confirmou que disputará a reeleição com o Eclériston Ramos como vice. Provocado a escolher um nome na oposição para enfrentar entre José Marcos, Romério Guimarães e Rona Leite, o prefeito disse bem humorado: “o que vier eu toro”.

Turista de Santa Terezinha desaparece no mar em Fortaleza. Buscas serão retomadas neste sábado

Um turista de Santa Terezinha, no Pajeú, desapareceu no mar da Prainha, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza, na tarde desta sexta-feira (11). Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e uma moto aquática do Corpo de Bombeiros realizaram as buscas pelo rapaz, de 22 anos, conhecido como Ray Cabelereiro. O trabalho foi […]

Ray desapareceu no mar da Prainha, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza

Um turista de Santa Terezinha, no Pajeú, desapareceu no mar da Prainha, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza, na tarde desta sexta-feira (11).

Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e uma moto aquática do Corpo de Bombeiros realizaram as buscas pelo rapaz, de 22 anos, conhecido como Ray Cabelereiro.

O trabalho foi encerrado às 17h30, e deve retomar pela manhã, neste sábado (12). De acordo com os Bombeiros, a equipe foi informada sobre o desaparecimento às 15h47 desta sexta. Ao chegar ao local, a vítima já estava desaparecida no mar.

Ray  está em Fortaleza a passeio, em uma excursão, segundo informou a corporação. Ray era um exímio nadador, segundo as pessoas próximas. Em um mergulho em mar mais aberto, ele teria gritado pelos amigos, mas não foi localizado. A família obviamente está desesperada aguardando notícias.

Márcia Conrado visita Porto Digital

Com o objetivo de conhecer as instalações e experiências de fomento ao empreendedorismo tecnológico em Pernambuco, a secretária de Saúde de Serra Talhada e pré-candidata á prefeitura Márcia Conrado visitou, nesta terça-feira (04.02), as instalações do Porto Digital (PD), no Recife, um dos principais parques tecnológicos do Brasil. Cumprindo agenda de trabalho na Capital Pernambucana, […]

Com o objetivo de conhecer as instalações e experiências de fomento ao empreendedorismo tecnológico em Pernambuco, a secretária de Saúde de Serra Talhada e pré-candidata á prefeitura Márcia Conrado visitou, nesta terça-feira (04.02), as instalações do Porto Digital (PD), no Recife, um dos principais parques tecnológicos do Brasil.

Cumprindo agenda de trabalho na Capital Pernambucana, a secretária aproveitou a ocasião para atender o convite da Superintendente de Negócios e Empreendedorismo do Porto Digital, Mariana Pincovsky, onde teve a oportunidade de conhecer experiências exitosas e projetos tecnológicos inovadores, a exemplo do Projeto de Gestão 4.0 e do Armazém da Criatividade, que já tem unidade avançada implantada em Caruru, fortalecendo o empreendedorismo no Agreste.

“Agradeço à Mariana pelo convite e oportunidade de olhar de perto as iniciativas que estão sendo desenvolvidas no Porto Digital, principalmente a inclusão social dos jovens nos projetos tecnológicos, uma realidade que precisamos atrair para Serra Talhada. A nossa cidade vêm crescendo muito e a juventude precisa ser capacitada e preparada para essa nova realidade, porque entendemos que a tecnologia é um caminho sem volta, não podemos pensar e nem planejar o futuro sem oferecer aos nossos jovens um ambiente favorável ao conhecimento e à inovação tecnológica”, comentou.

O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, com atuação nos eixos de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com ênfase nos segmentos de games, cine-vídeo-animação, música, fotografia, design e tecnologias urbanas. Atualmente, o PD abriga mais de 300 empresas, organizações de fomento, órgãos de Governo e cerca de 9.000 trabalhadores, com expectativa de dobrar a capacidade nos próximos 5 anos. Segundo Mariana Pincovsky, o Porto Digital tem cerca de mil vagas não preenchidas e deve gerar mais 3 mil empregos em 2020.