Blogueiro agredido por filho do Presidente da Câmara de Jataúba
Por Nill Júnior
Em Jataúba, o blogueiro França, do blog que leva seu nome, diz que foi agredido fisicamente em via pública por um dos filhos do vereador Paulo Floriano, Presidente da Câmara de Vereadores do município.
O motivo da agressão teria sido uma matéria publicada no blog. O blogueiro denunciou mal uso do dinheiro da Câmara.
Um veículo da casa foi flagrado sendo usado e abastecido em pleno domingo por familiares do vereador.
O blogueiro registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia local e fez exame de corpo de delito no hospital de Jataúba.
Os filhos do vereador o abordaram na rua quando um deles o agrediu, quebrando inclusive os seus óculos de grau.
Segundo França as agressões ocorreram próximo à Câmara de Vereadores enquanto conversava com populares.
A Segundo ele o agressor ainda disse que se o mesmo fosse prestar queixa do ocorrido o fato poderia se repetir
Nos próximos dias 16, 17 e 18 de setembro, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) irá apresentar o projeto Educação Contra a Corrupção e a Sonegação para estudantes das redes fundamental e de ensino médio das cidades de Gravatá, Carpina e Pesqueira, respectivamente. Através de palestras e encenação teatral, assuntos complexos, como a cultura da […]
Nos próximos dias 16, 17 e 18 de setembro, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) irá apresentar o projeto Educação Contra a Corrupção e a Sonegação para estudantes das redes fundamental e de ensino médio das cidades de Gravatá, Carpina e Pesqueira, respectivamente. Através de palestras e encenação teatral, assuntos complexos, como a cultura da corrupção, serão abordados de forma simples e divertida.
A iniciativa é promovida pelos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Direito à Educação (Caop Educação) e de Combate à Sonegação Fiscal (Caop Sonegação Fiscal), em parceria com as Promotorias de Justiça dos municípios.
Serviço:
Educação Contra a Corrupção e a Sonegação – Gravatá
Onde: Centro de Formação do Menor Carmem de Oliveira e Silva – Quadra da ODIP (Obra de Defesa da Infância Pobre), Fazenda Sampaio, S/N, Centro de Gravatá-PE
Quando: 16/09, às 9h
Onde: Escola Técnica de Gravatá – ETE Professor José Luiz de Mendonça, Rua Luiz Toscano de Brito, Gravatá-PE
Quando: 16/09, às 14h
Educação Contra a Corrupção e a Sonegação – Carpina
Onde: Paróquia São José do Carpina – Rua Nunes Machado, nº 58, São José, Carpina-PE
Quando: 17/09, às 9h
Onde: Escola Estadual Aluísio Germano – Vila da UFRPE, Rua 1, casa 5 e 6, Texaco, Carpina-PE
Quando: 17/09, às 14h
Educação Contra a Corrupção e a Sonegação – Pesqueira
Onde: Clube União Peixe – Rua Ézio Araújo, próximo ao Conselho Escolar Irmã Zélia Nicácio, Pesqueira-PE
Quando: 18/09, às 9h
Onde: Escola Cristo Rei – Av. Comendador José Didier, 72, Pitanga, Pesqueira-PE
Na última sessão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), realizada nesta terça-feira (18), foi proferida a decisão que absolveu a pré-candidata a prefeita de Carnaíba, Ilma Valério da acusação de propaganda eleitoral antecipada. O recurso, interposto por sua defesa, foi acolhido pelos desembargadores por maioria, que decidiram pelo provimento e consequente absolvição de Ilma, […]
Na última sessão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), realizada nesta terça-feira (18), foi proferida a decisão que absolveu a pré-candidata a prefeita de Carnaíba, Ilma Valério da acusação de propaganda eleitoral antecipada.
O recurso, interposto por sua defesa, foi acolhido pelos desembargadores por maioria, que decidiram pelo provimento e consequente absolvição de Ilma, bem como afastaram a multa anteriormente aplicada.
A acusação inicial se baseava na publicação de um vídeo nas redes sociais, considerado como propaganda eleitoral antecipada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), que havia representado Ilma junto ao TRE-PE. Em primeira instância, a candidata foi condenada ao pagamento de uma multa no valor de R$ 10 mil.
No entanto, a defesa de Ilma argumentou que o conteúdo do vídeo não configurava pedido explícito de votos, mas sim uma comunicação com seus apoiadores. O TRE-PE, ao analisar o recurso, concordou com essa interpretação, concluindo que não houve elementos suficientes para caracterizar a propaganda extemporânea. A decisão destacou a necessidade de uma interpretação criteriosa das leis eleitorais para não comprometer a liberdade de expressão dos candidatos.
Centro-esquerda agradece a Bolsonaro Os políticos de centro esquerda devem mandar flores e um cartão ao presidente Jair Bolsonaro. Isso porque sua deficiência intelectual, seu modus operanti e trombadas com meio mundo tem criado um ambiente que vai dificultar a manutenção ou volta da extrema direita ao poder. E graças a ele. Porque boa parte […]
Os políticos de centro esquerda devem mandar flores e um cartão ao presidente Jair Bolsonaro. Isso porque sua deficiência intelectual, seu modus operanti e trombadas com meio mundo tem criado um ambiente que vai dificultar a manutenção ou volta da extrema direita ao poder.
E graças a ele. Porque boa parte de quem votou em 2018 queria austeridade, combate à corrupção, mas também uma agenda ultra conservadora. Mas são tantas trapalhadas que essas bandeiras ficaram em segundo plano.
Se Bolsonaro fosse inteligente e tivesse abraçado essa pauta e convergido em pontos comuns, como o combate ao coronavirus, buscado diálogo e não confronto com governadores e prefeitos, poderia estar em situação confortável nas pesquisas de popularidade.
Se não está, é por conta de sua conduta, que agrada cerca de 20% do eleitorado por hora, mas é rejeitada por ampla maioria.
A consequência? Primeiro, a enorme dificuldade de que ele venha a ser reeleito. Sua desconfiança da própria sombra afastou uma parte do eleitorado que apostou no combate à corrupção e não engoliu a saída de Sérgio Moro, só para dar um exemplo, somado às enroladas em que se meteram seus filhos, seu protecionismo com mudanças para blindá-los, a política criminosa na Amazônia, a saída de dois ministros da Saúde em menos de um mês, o ingresso do Centrão, etc.
Mas o mal maior Bolsonaro está fazendo contra as futuras tentativas da extrema direita de voltar ao poder, caso se materialize sua curta duração no comando do executivo.
Essa instabilidade vai ser invocada toda vez que alguém aparecer com as mesmas bandeiras. Assim, nomes de centro esquerda vão poder crescer em 2022 e ganham possibilidade de abocanhar o eleitorado que se arrependeu do ciclo do presidente que prometeu, mas não entregou.
Como o petismo vai manter alta rejeição com boa popularidade, um paradoxo curioso, podem ganhar espaço nomes como o próprio Sérgio Moro, Amoedo, Ciro Gomes, que vai tentar de novo, Luciano Huck e uma penca de outros nomes que vão usar o discurso de que PT e Bolsonaro não deram certo. Difícil dizer quem vai chegar no segundo turno com mais garrafas vazias pra vender.
Mas uma certeza: candidatos de extrema direita terão muita dificuldade de emplacar um projeto com o mesmo discurso que Bolsonaro usou em 2018. E a culpa é exclusiva dele, não do modelo que defendeu. Alguém com firmeza na defesa desses propósitos estaria com maior popularidade, liderança e até – Deus nos livre – alinhamento com bandeiras retrógadas como a volta de um modelo militar no pais. Obrigado, Bolsonaro!
Faltou uma
Dezesseis dos dezessete prefeitos do Pajeú participaram da reunião virtual da AMUPE, um recorde. Até os que não eram fãs de reunião se incorporaram à ideia. Só a prefeita de Calumbi, Sandra da Farmácia faltou. A justificativa, era aniversário dela. Merece ou não o nosso perdão?
Quase fechado
Afogados da Ingazeira, para muitos já tem o cenário fechado nas eleições. Serão quatro candidatos: Sandrinho, Zé Negão e Emídio ou Clóvis Lira e o Capitão Sidney. Vai ser animado…
Candidato
O Capitão Sidney garantiu à Coluna que é candidato a candidato em 2020. Escolheu o PSC, Partido Social Cristão para a disputa. Aparentemente, não será demovido da ideia, a não ser para alguém que pense como ele com melhores condições. Zé Negão queria seu apoio.
Mais uma pra conta
João Veiga, que se envolveu essa semana em polêmica sobre o uso de hidroxicloroquina em Pernambuco, já se meteu em outra: foi um dos críticos do Mais Médicos, criado nos governos do PT. Teve debates acalorados com o presidente da Amupe, José Patriota, a favor.
Na pele
O pernambucano de Palmares, Sikêra Jr sumiu das telas na Rede TV. Negacionista do coronavirus, estimulando o povo a ir às ruas, pegou a doença e luta para voltar à telinha, com opinião bem diferente sobre a “gripezinha”.
Água na fogueira
Depois de Arcoverde e Iguaracy, próximas cidades a cancelar eventos juninos: Flores (Festival do Carro de Boi), Santa Terezinha (João Pedro), Itapetim (São Pedro), Serra Talhada (São João na Estação) e Afogados da Ingazeira (Expoagro/Emancipação).
Silêncio
O Deputado Federal Sebastião Oliveira ainda não se manifestou sobre a operação Outline, montada contra sua gestão nos Transportes pela PF no dia 8 de maio. Perguntado sobre quando deverá se pronunciar, um assessor direto diz ainda não haver previsão.
Engole o que prometeu
Não tem exemplo mais emblemático do que representa a aproximação de Bolsonaro com o Centrão que o ingresso de Carlos Marun (MDB) no governo, com salário de R$ 27 mil. Representante do que há de mais atrasado na política, foi sanguessuga dos governos do PT e Temer. Kassab, dizem, volta para o lugar do astronauta Marcos Pontes. Que lindo…
Frase da semana:
“A vida é feita de escolhas, e hoje escolhi sair”.
De Nelson Teich, ao ser o segundo Ministro da Saúde em 29 dias a deixar o cargo.
do JC Online A convenção do PDT, marcada para este domingo (29), às 11h, na sede do partido, no Recife, será o primeiro encontro do presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, com o ex-presidente estadual do partido, José Queiroz. O prefeito de Caruaru deixou o comando depois que Lupi o apoio do PDT à candidatura […]
A convenção do PDT, marcada para este domingo (29), às 11h, na sede do partido, no Recife, será o primeiro encontro do presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, com o ex-presidente estadual do partido, José Queiroz. O prefeito de Caruaru deixou o comando depois que Lupi o apoio do PDT à candidatura de Armando Monteiro (PTB), seguindo a verticalização nacional. Paulo Rubem, vice de Armando, também irá à reunião e depois seguirá para Caruaru, para a convenção da chapa que participa.
O desconforto entre Lupi e Queiroz, que foi “atropelado” dentro do partido, não será o único. O presidente nacional já tinha marcado uma reunião com a vereadora do Recife Isabella de Roldão (PDT), cujo nome foi ventilado para vice de Armando, mas a aliança teria se antecipado e divulgou o nome de Paulo Rubem antes do encontro.
“Isabella tinha o apoio de ampla maioria dos votantes na convenção. Ela estava esperando esse diálogo com ele. O nome dela não foi descartado. O vice seria discutido no encontro e depois levado para a aliança. Fomos surpreendidos. Foi muito desagradável, ficamos esperando um diálogo”, afirmou um aliado de José Queiroz. Procurada pela reportagem, a vereadora não atendeu às ligações.
A reunião de Lupi com Isabella, se ocorrer, será antes da convenção. O presidente do partido desembarca no Recife na noite de hoje e retorna na tarde de amanhã para o Rio de Janeiro, onde reside. Ainda há a possibilidade de Lupi comparecer à convenção da chapa Pernambuco vai mais longe, liderada por Armando em Caruaru.
do JC Online O PT irá reunir, no início de agosto, as 20 diretorias setoriais da legenda para apresentar propostas e fazer reivindicações à coligação Pernambuco Vai Mais Longe. O encontro terá a participação do candidato a governador, Armando Monteiro (PTB), a vice, Paulo Rubem (PDT) e a senador, João Paulo (PT). O local ainda […]
O PT irá reunir, no início de agosto, as 20 diretorias setoriais da legenda para apresentar propostas e fazer reivindicações à coligação Pernambuco Vai Mais Longe. O encontro terá a participação do candidato a governador, Armando Monteiro (PTB), a vice, Paulo Rubem (PDT) e a senador, João Paulo (PT).
O local ainda não foi definido, mas tudo indica que será no auditório de algum sindicato ligado ao PT. O objetivo da reunião será debater as propostas em áreas como saúde, educação, políticas sociais, políticas para mulheres, entre outras.
Na noite da última segunda-feira (28), o PT reuniu os diretórios das 14 cidades da Região Metropolitana no Recife para debater os rumos da campanha. Estiveram presentes João Paulo, Paulo Rubem, e o senador Humberto Costa, que coordena a campanha da reeleição da presidente Dilma Rousseff no Estado. Entre os assuntos abordados, o engajamento da militância no projeto.
Humberto também falou sobre as ações de campanha da presidente Dilma. As primeiras peças devem chegar ao Estado na próxima semana. Também estão previstas duas vindas da presidente a Pernambuco. As datas e os formatos do ato não estão definidos.
Você precisa fazer login para comentar.