Notícias

Blog vai a local de tragédia na BR 232 e identifica motorista que causou acidente

Por André Luis

Exclusivo

O Blog esteve no local do grave acidente na BR 232, no quilômetro 185, que causou as mortes de Socorro Martins,  Coordenadora do CRAS de Afogados da Ingazeira, e Marcos Vinícius,  de Pesqueira.

A nossa apuração confirmou que a Polícia Rodoviária Federal vai atestar no laudo definitivo que uma ultrapassagem indevida por pessoa não habilitada gerou o acidente na via.

Uma outra informação é sobre a pessoa que guiava o veículo. Ele foi identificado como Júlio Silva,  idade não informada,  natural de Pesqueira.

Ele guiava o Peugeot placas KHH-3870, quando fez a ultrapassagem em faixa contínua.  O carro pertencia formalmente à mãe de Marcos Vinícius que entregou a chave ao amigo. Eles iam para Caruaru.

Uma curiosidade: Júlio guiava o carro com uma lesão de clavícula.  Ele tinha um procedimento cirúrgico agendado,  mas, mesmo com a lesão e sem habilitação, se permitiu dirigir.

A investigação ficará a cargo da Delegacia de Belo Jardim. Júlio pode responder por duplo homicídio doloso,  quando se assume o risco de matar. A Polícia aguarda o laudo definitivo da PRF.

 

Outras Notícias

Fator psicológico e não negacionismo foi a causa de não vacinação de radialista que morreu na PB, diz família

O caso do radialista paraibano que não se vacinou contra a Covid-19 noticiado por sites paraibanos e reproduzido aqui gerou ampla repercussão. A notícia, do Portal 25 Horas, replicada pelo Mais Paraíba, sugeria que Roberto Walkasther, que faleceu ontem em João Pessoa, em decorrência de complicações da doença, era anti-vacinas. Covid-19. “De acordo com informações noticiadas […]

O caso do radialista paraibano que não se vacinou contra a Covid-19 noticiado por sites paraibanos e reproduzido aqui gerou ampla repercussão.

A notícia, do Portal 25 Horas, replicada pelo Mais Paraíba, sugeria que Roberto Walkasther, que faleceu ontem em João Pessoa, em decorrência de complicações da doença, era anti-vacinas. Covid-19.

“De acordo com informações noticiadas em emissoras de rádio de Guarabira, nesta segunda-feira (7), Roberto decidiu não se vacinar contra a Covid, foi infectado, e em razão da agressividade dos sintomas, não resistiu e acabou perdendo a vida. O sepultamento ocorreu em Guarabira”.

Segundo a família em nota, fatores emocionais, psicológicos, e não negacionismo, determinaram a não vacinação. “A familía de Roberto Walkasther informa que diferentemente do que foi noticiado, Roberto Walkasther nunca havia decidido não se vacinar.

Segundo eles, Roberto tinha um histórico desde criança de fobia a agulha e a hospitais. O fator piscológico foi o que estava impedindo ele de se vacinar, não o negacionismo como muitos comentaram após ler essa notícia.

“Sua esposa veio de Brasília e estava fazendo ele passar por um processo de convencimento para tomar a vacina, e ele estava quase se convencendo a se imunizar, atitude contrária do que foi mostrada na matéria que noticiava seu falecimento”, diz, referência á informação repassada pelos sites.

“O mesmo jamais foi contra as vacinas e nunca declarou isso, até apoiava a imunização”. Era católico e todas as vezes que perguntavam a ele a respeito das vacinas, ele sempre respondia que os dois papas se vacinaram e o Papa Francisco recomenda a se vacinar. “Então eu não tenho nada contra”.

Roberto ainda tinha comorbidades,  diabetes, obesidade e hipertensão, doenças que o tornaram mais vulnerável ao vírus. “Quando ele ficava doente ou tinha alteração na glicemia ou na pressão, nunca procurava hospitais para se tratar. Usava chás naturais junto com frutas, legumes e verduras como tratamento. Sempre se recuperava”.

A família rechaça acusações e comentários nas redes de que seria “negacionista”, “ignorante”, “gado” ou “bolsominion”. Afirma que esses comentários machucaram muito. “São seres humanos que estão perdendo na batalha contra a covid. Não existe ato mais desumano e anticristão, do que desejar a morte do próximo, ao tempo em que agradecemos pela homenagem feita ao Roberto Walkasther”.

Calumbi recebe Selo Diamante e atinge 96,85% no Portal da Transparência

O município de Calumbi foi reconhecido na Avaliação Anual do Portal da Transparência, promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Em 2025, a gestão municipal alcançou índice de 96,85% no levantamento, posicionando o município entre as maiores pontuações de Pernambuco. Nos dois últimos anos, Calumbi já havia sido contemplado com […]

O município de Calumbi foi reconhecido na Avaliação Anual do Portal da Transparência, promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Em 2025, a gestão municipal alcançou índice de 96,85% no levantamento, posicionando o município entre as maiores pontuações de Pernambuco.

Nos dois últimos anos, Calumbi já havia sido contemplado com o Selo Prata da Atricon. Em 2025, o município recebeu o Selo Diamante, reconhecimento concedido com base nos critérios de divulgação de informações públicas, acesso a dados administrativos e cumprimento das exigências legais de transparência.

“O resultado é atribuído às ações adotadas pela administração municipal sob a gestão do prefeito Erivaldo José da Silva (Joelson), com atuação da Controladoria Geral do Município na organização e disponibilização das informações à população”, diz o município em nota.

Ao comentar o reconhecimento, o prefeito Joelson afirmou que o resultado reflete o trabalho desenvolvido pela equipe municipal. “Esse reconhecimento demonstra o compromisso da gestão com a transparência e com o acesso da população às informações públicas”, declarou.

A Controladora Geral do Município, Raquel Teles Cavalcanti, foi citada pela administração como responsável pela coordenação das ações técnicas que contribuíram para o desempenho obtido na avaliação.

A Avaliação Anual do Portal da Transparência da Atricon analisa portais de estados e municípios em todo o país, com base em critérios padronizados que medem o nível de acesso e a qualidade das informações disponibilizadas ao cidadão.

127 anos: Prefeitura de Flores divulga programação de shows musicais

A Prefeitura de Flores, mediante a aproximação das comemorações do aniversário da cidade, em parceria com a EMPETUR, divulgou ontem, quarta-feira (28), as primeiras atrações que farão parte da Festa de 127 anos de Emancipação Política do município. Fulô de Mandacaru, grupo musical de shows reconhecidos e apreciados nacionalmente, e a cantora Priscila Senna, a […]

A Prefeitura de Flores, mediante a aproximação das comemorações do aniversário da cidade, em parceria com a EMPETUR, divulgou ontem, quarta-feira (28), as primeiras atrações que farão parte da Festa de 127 anos de Emancipação Política do município.

Fulô de Mandacaru, grupo musical de shows reconhecidos e apreciados nacionalmente, e a cantora Priscila Senna, a ‘Musa do Brega’, considerada a maior estrela musical nordestina na atualidade com 10 anos de carreira, que já passou pelo Festival de Inverno de Garanhuns neste ano, e arrasta multidões por onde se apresenta, vão puxar a animação em Flores no dia 10 de Setembro a partir das 21:00h (nove horas da noite).

A secretária Municipal de Turismo e Eventos, Lucila Santana, destacou: “o nosso povo merece o melhor para comemorar e festejar nossa cidade, onde estamos trabalhando anualmente com o olhar sempre voltado para  a Cultura Popular e Turística do nosso povo. Essa é nossa querida Flores”, garantiu Lucila.

 Marconi Santana, ainda lembra que a semana das festividades será repleta de atividades culturais e artísticas com entregas de novas ações e autorização para construção de novos equipamentos, além do lançamento de um VT Institucional Turístico da cidade.

Paulo Câmara prestigia posse da nova presidente da Amupe

Prefeita de Surubim, Ana Célia, assume o comando da associação municipalista, que pela segunda vez na sua história será comandada por uma mulher O governador Paulo Câmara prestigiou, nesta quinta-feira (31), a cerimônia de transmissão de cargo na presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), que congrega todos os prefeitos do Estado. Em assembleia, realizada […]

Prefeita de Surubim, Ana Célia, assume o comando da associação municipalista, que pela segunda vez na sua história será comandada por uma mulher

O governador Paulo Câmara prestigiou, nesta quinta-feira (31), a cerimônia de transmissão de cargo na presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), que congrega todos os prefeitos do Estado.

Em assembleia, realizada na sede da associação, no Recife, o ex-prefeito José Patriota passou o comando para a prefeita de Surubim, Ana Célia, que ocupava a vice-presidência da entidade.

“Eu não tenho dúvidas que, pela forma como a prefeita Ana Célia cuida do município de Surubim, ela vai continuar sendo uma voz ativa em favor dos interesses dos municípios e do povo que precisa de proteção e trabalho de cada um de nós”, destacou Paulo Câmara.

Essa é a segunda vez na história que a Amupe será comandada por uma mulher, que afirmou o compromisso de continuar contribuindo para o desenvolvimento dos municípios.

“Vamos ajudar no desenvolvimento dos municípios, junto com todas essas parcerias do Governo do Estado, indo sempre em busca das nossas conquistas e melhorias para a população”, enfatizou Ana Célia.

Prestigiaram a solenidade os secretários estaduais André Longo (Saúde) e Sileno Guedes (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude); o deputado federal Danilo Cabral; e o prefeito do Recife, João Campos, que falou em nomes dos demais prefeitos presentes.

Gonzaga visita bases no Sertão

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) fez visitas às suas bases no Sertão. Na sexta-feira (24), o parlamentar participou de uma audiência pública para discutir encaminhamentos da Adutora de Jutaí na Associação dos Vaqueiros do distrito. Com 62 km de extensão no canal principal e cerca de 100 km de ramais, a obra poderá levar […]

Robério Sá

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) fez visitas às suas bases no Sertão. Na sexta-feira (24), o parlamentar participou de uma audiência pública para discutir encaminhamentos da Adutora de Jutaí na Associação dos Vaqueiros do distrito.

Com 62 km de extensão no canal principal e cerca de 100 km de ramais, a obra poderá levar água não apenas para o consumo dos moradores da comunidade, mas de todas as demais em seu caminho e que sofrem, ano após ano, com a estiagem.

Na ocasião, Gonzaga Patriota anunciou uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão para viabilizar o projeto executivo e alega já estar em conversas com outros legisladores para, juntos, apresentarem uma emenda de bancada ainda mais robusta.

“E assim como fizemos no ano passado para viabilizar o novo campus da Univasf em Salgueiro (PE), investindo alí 50 milhões de reais, através de emenda de bancada, em parceria com os deputados Pastor Eurico e Creuza Pereira, em 2018 vamos nos juntar com esses ou com outros deputados, para alocarmos recursos da emenda de bancada, para a Codevasf fazer essa e outras importantes obras hídricas. Se não encontrar esses parceiros, pelo menos já dei a minha parte – dos meus R$ 10 milhões de emendas parlamentares individuais – R$ 1 milhão para os lagoa-grandenses”, anunciou o parlamentar.

A discussão reuniu autoridades políticas e representantes de órgãos estaduais e federais, como o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O superintendente desta entidade, Aurivalter Cordeiro, anunciou que os técnicos deverão ter a licitação para o projeto executivo até 26 de dezembro.

De acordo com o prefeito Vilmar Cappelaro, já houve uma conversa com o comando do Exército, que fará um estudo técnico da adutora. “Já encaminhamos estudos iniciais de topografia para o comando da corporação. É unir forças, juntar o que cada um tem e dizer que estamos à disposição com os equipamentos da Prefeitura, junto com os vereadores que estão conosco também nesta busca e levantando essa bandeira”, assinalou o prefeito Vilmar Cappelaro.

Por volta das 19h, o parlamentar fez a entrega de dois tratores em Afrânio (PE), sendo um para o Sítio Riachinho e outro para a comunidade do Sítio Araçá. Gonzaga foi o autor da emenda parlamentar que possibilitou a aquisição dos tratores.

Na sexta-feira, após tomar café da manhã na Feira da Cohab Massangano, Gonzaga retornou a Lagoa Grande, onde participou da 8º Feira e Exposição de Caprinos do Sítio Baixa Funda. Na ocasião, conversou com os criadores de bodes e carneiros e conferiu a programação, com consultorias sobre palma e oficina de como fazer buchada.

Para a localidade, Gonzaga Patriota está preparando uma emenda parlamentar individual para compra de um trator, que irá não apenas ajudar na aração da terra, mas no transporte de animais.