Notícias

Bispo-auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife é notificado pelo TRE por discurso político

Por André Luis

De acordo com o Tribunal, notificação foi emitida após denúncia de um fiel que estava presente na pregação

Do JC Online

O bispo-auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Limacêdo Antonio da Silva, foi notificado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) para que “se abstenha de fazer propaganda eleitoral de qualquer natureza (direta ou indireta) em benefício de quaisquer dos candidatos em templos religiosos”. O documento, emitido nessa quinta-feira (25), é assinado pelos juízes da Propaganda Eleitoral do Recife Dr. Heraldo José dos Santos, Dr. André Vicente Pires Rosa e Dr. Flávio Augusto Fontes de Lima.

A denúncia, por meio do aplicativo Pardal, ocorreu após homilia na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Olinda, na segunda-feira (22). Em um vídeo, que teria sido gravado durante a celebração, o bispo fala sobre não votar “em quem defende a tortura”. “Quem viveu a ditadura não vota em quem defende”, afirmou Limacêdo.

“A gente não pode votar em quem defende a tortura, minha gente. Se defender a tortura, não está defendendo o respeito à vida. Pode até dizer que defende a vida, mas na prática não defende. Defender a vida é defender políticas públicas para que as pessoas possam estudar, ter acesso a universidades”, disse o bispo.

De acordo com o assessor-chefe da Corregedoria Regional Eleitoral, Orson Santiago Lemos, não é a primeira vez que isso acontece em Pernambuco. No primeiro turno, outras notificações sobre propaganda eleitoral foram emitidas.

“O Paulo Garcia [arcebispo de Igreja Episcopal Carismática], o Padre Evilásio, do Pina, também foram [notificados]. A Faculdade de Direito do Recife também. Se trata de um atendimento a uma denúncia de um fiel da igreja onde ele fez a pregação, que entendeu a fala dele como propaganda política”, afirmou Orson. Garcia foi notificado por usar slogans de Bolsonaro em suas pregações.

Lemos explicou que a notificação não gera abertura de processo. “A postura do TRE é a de notificar para que ele se abstenha de fazer comentários políticos em suas pregações, pois isso pode ser entendido como propaganda eleitoral, o que é crime. Mas essa notificação não gera abertura de processo, é apenas uma advertência”, esclareceu.

A Assessoria de Imprensa da Arquidiocese de Olinda e Recife confirmou o recebimento da notificação por dom Limacêdo. Segundo a instituição, o religioso não citou o nome de nenhum presidenciável em seu discurso.

Outras Notícias

Luciano Torres, Djalma e vereadores tomam posse em Ingazeira

Também foi definida a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores Nesta quarta-feira 1° de janeiro de 2025, aconteceu a solenidade de posse do prefeito reeleito de Ingazeira, Luciano Torres e do vice-prefeito Djalma do Minadouro, ambos do PSB-PE. O evento também marcou a posse dos vereadores eleitos para o mandato de 2025 a 2028.  O […]

Também foi definida a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores

Nesta quarta-feira 1° de janeiro de 2025, aconteceu a solenidade de posse do prefeito reeleito de Ingazeira, Luciano Torres e do vice-prefeito Djalma do Minadouro, ambos do PSB-PE. O evento também marcou a posse dos vereadores eleitos para o mandato de 2025 a 2028. 

O dia teve início com uma Missa em Ação de Graças, realizada às 8 horas da manhã no Salão Paroquial da cidade e presidida pelo pároco Pe. Rogério Nunes Marinho. Este momento religioso foi uma oportunidade para agradecer pela vitória nas eleições e pedir bênçãos para o novo mandato que se inicia.

Após a missa, às 9 horas, ocorreu a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores no Centro de Atividades Econômicas (CAE) onde foi eleito presidente Djalminha Veras (PSB-PE), na primeira secretaria Deorlanda Carvalho (PSB-PE) e segunda secretaria Dorneles Alencar (PT-PE). Em seguida, os novos gestores tomaram posse oficialmente no mesmo local, onde iniciaram suas funções com o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento da cidade.

Os vereadores que assumiram seus postos junto ao prefeito e ao vice-prefeito são:

Djalminha Veras (PSB)

Gustavo Veras (PSB)

Neto Nunes (PSB)

Deorlanda Carvalho (PSB)

Luciano Moreira (PSDB)

Lino Filho (PSB)

Argemiro da Caiçara (PSB)

Chico Bandeira (PSB)

Dorneles Alencar (PT)

Durante as celebrações, Luciano Torres expressou sua gratidão à população pela confiança depositada em sua candidatura: “Estamos prontos para trabalhar em prol de nossa cidade e esperamos contar com a participação de todos nesse novo ciclo.”

Djalma do Minadouro também destacou a importância da união entre os novos gestores e a comunidade: “Nossa missão é fazer uma gestão transparente e voltada para as necessidades do povo ingazeirense.”

Debate sobre Pacto Federativo em Serra Talhada terá status regional

O deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) tem discutido  a defesa dos municípios e a necessidade de se repactuar a distribuição de recursos federais, que hoje são distribuídos de forma desigual, com 70% do dinheiro ficando com a União e apenas 30% repassados aos estados e municípios. Segundo nota ao blog, Tadeu tem atuado, em Brasília e no […]

tadeu-alencar

O deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) tem discutido  a defesa dos municípios e a necessidade de se repactuar a distribuição de recursos federais, que hoje são distribuídos de forma desigual, com 70% do dinheiro ficando com a União e apenas 30% repassados aos estados e municípios.

O vereador Marcos Oliveira
O vereador Marcos Oliveira

Segundo nota ao blog, Tadeu tem atuado, em Brasília e no Estado, promovendo debates e participando audiências públicas. Uma delas vai acontecer na próxima segunda-feira (19), na Câmara Municipal de Serra Talhada, por proposição do vereador Marcos Oliveira.

Segundo o vereador ao blog, lideranças regionais estão sendo confirmadas no evento. “Teremos políticos de outras cidades, pois o tema é muito importante”, afirmou. Uma delas é o Presidente da Amupe, José Patriota.

Ao longo deste fim de semana, Tadeu estará percorrendo algumas cidades do Pajeú. Antes de Serra Talhada, no sábado (17) ele estará em São José do Egito, Tabira e Afogados da Ingazeira. E no domingo visita Custódia e Santa Cruz da Baixa Verde.

Alencar também tem debatido como a reforma política – de cuja comissão especial ele foi um dos vice-presidentes – além da luta contra a redução da maioridade penal.

Arcoverde celebra o Dia de São João com programação diversificada e grandes shows

Nesta terça-feira (24), Dia de São João, Arcoverde segue com a programação oficial do São João 2025 oferecendo uma agenda cultural diversificada, que promete movimentar os polos espalhados pela cidade e atrair um grande público ao longo do dia e da noite. No Polo Multicultural, a festa começa a partir das 20h com a banda […]

Nesta terça-feira (24), Dia de São João, Arcoverde segue com a programação oficial do São João 2025 oferecendo uma agenda cultural diversificada, que promete movimentar os polos espalhados pela cidade e atrair um grande público ao longo do dia e da noite.

No Polo Multicultural, a festa começa a partir das 20h com a banda Seu Desejo, seguida por George Silva, encerrando com o consagrado grupo Jorge de Altinho, levando o melhor do forró ao público.

A programação nos demais polos culturais tem início ainda pela manhã. No Polo da Estação da Cultura, a partir das 10h, os visitantes poderão conferir a exposição temática “Estações”, que segue em cartaz. No Polo do CGA, o forró começa ao meio-dia com Marquinho Pernambucano. O Polo Pé de Serra também inicia ao meio-dia, com o grupo Forró Pé de Serra animando o público.

No Polo da Poesia, a partir das 14h, o destaque é o poeta Neguinho de Arcoverde. Às 15h, o Polo da Cruz abre com Zezito Santos. Já o Polo Raízes do Coco Lula Calixto recebe, às 17h, o grupo Samba de Coco Eremim.

A partir das 19h, o Corredor Cultural será palco do Maracatu Batuque do Sertão, e às 20h, o Polo das Artes traz o Samba de Coco Quebra Coco Aliança. Encerrando as primeiras atrações, o Polo Alternativo inicia às 21h com a banda Woordera, levando uma proposta musical voltada ao público jovem.

Além dessas, cada polo seguirá com outras atrações ao longo da noite. “Isso reforça o compromisso da Prefeitura de Arcoverde em oferecer um São João acessível, seguro e com programação para todos os gostos e faixas etárias”, diz a prefeitura em nota.

Paredes de ex-presídio são demolidas para área de lazer

Antigo presídio, que nunca funcionou, é símbolo do desperdício de dinheiro público A Prefeitura de Afogados da Ingazeira concluiu na manhã desta terça (27) a derrubada das paredes do antigo presídio desativado, no conjunto residencial Miguel Arraes. Essa é uma reivindicação antiga da comunidade, que já chegou, inclusive, a interditar a rodovia cobrando uma solução […]

derrubadaAntigo presídio, que nunca funcionou, é símbolo do desperdício de dinheiro público

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira concluiu na manhã desta terça (27) a derrubada das paredes do antigo presídio desativado, no conjunto residencial Miguel Arraes.

Essa é uma reivindicação antiga da comunidade, que já chegou, inclusive, a interditar a rodovia cobrando uma solução para o local.

A área de 3.975 m² foi cedida ao município pelo Governo do Estado. No local, antes espaço para o consumo de drogas e abrigo de marginais, a Prefeitura irá construir um parque com equipamentos de lazer.

“Estamos dando início à concretização de um sonho, de uma antiga cobrança deles. Vamos tirar o pesadelo para implantar um equipamento público que trará alegria, convivência e saúde para todos,” destacou o Prefeito José Patriota, que acompanhou a demolição ao lado dos vereadores Augusto Martins, Luiz Besourão, Raimundo Lima e Renon de Ninô.

História: o mini presídio foi inaugurado no final da gestão Jarbas Vasconcelos e foi construído com recursos estaduais e federais. O que era para garantir uma unidade regional para abrigar detentos, virou piada.

Antes da inauguração, um PM com os braços, sem sequer um martelo, arrancou as grades de uma das celas. O presídio foi demolido e virou símbolo de desperdício de dinheiro público. Até hoje não há notícias de que alguém tenha sido responsabilizado. O povo não quis mais o presídio no local e ficaram as velhas paredes, agora demolidas.

“Eu votei sim, mas isso não presta para o Brasil”, diz Gonzaga Patriota sobre a PEC Kamikaze

Por André Luis O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), afirmou durante entrevista ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú, que votou a favor da aprovação da PEC Kamikaze, reconhecidamente eleitoreira pelos próprios parlamentares, que vai permitir ao Governo Federal gastar por fora do teto de gastos mais R$ 41,25 bilhões até o fim do ano […]

Por André Luis

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), afirmou durante entrevista ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú, que votou a favor da aprovação da PEC Kamikaze, reconhecidamente eleitoreira pelos próprios parlamentares, que vai permitir ao Governo Federal gastar por fora do teto de gastos mais R$ 41,25 bilhões até o fim do ano para aumentar benefícios sociais, conceder ajuda financeira a caminhoneiros e taxistas, ampliar a compra de alimentos para pessoas de baixa renda e diminuir tributos do etanol. Uma bomba que vai explodir no colo do próximo presidente da República que assumirá em janeiro de 2023 e no bolso dos pagadores de impostos. 

O deputado justificou seu voto dizendo que o seu partido, o PSB pediu para que votasse pela aprovação. “Eu votei com o partido, votei sim, mas acho que isso não presta”, afirmou Gonzaga, revelando que teve vontade de se abster da votação, mas acabou fazendo o que o PSB pediu. “O partido pediu que eu votasse, e eu votei sim, mas é uma PEC que não presta para o Brasil”, reafirmou.

Mas Gonzaga não foi o único parlamentar da oposição a votar a favor da PEC, mesmo reconhecendo o desastre que irá provocar nas contas públicas do país. Usando o “Isso é ruim, mas eu aprovo”, todos os outros parlamentares considerados de oposição votaram a favor da sua aprovação. Apenas dezessete parlamentares votaram contra, entres eles os deputados do NOVO e alguns do União Brasil, PSDB e PSD.

Agora vai entender! Se é ruim para o país, como os próprios parlamentares denunciaram, por que aprovaram? A resposta está numa palavra de nove letras: reeleição. Nossos parlamentares preferem afundar ainda mais nosso país num buraco do que correr o risco de não serem reeleitos. 

E você caro pagador de imposto, se prepare, pois em janeiro esta conta vai chegar e é no seu bolso que ela será descontada.