Notícias

Beto da OARA será um dos homenageados do Prêmio Persona

Por André Luis

A 13ª edição da premiação também homenageará o jornalista Magno Martins e a TV Tribuna

No próximo dia 14 de janeiro de 2023, o salão de festas do SESC Arcoverde vai receber os vencedores e homenageados do Prêmio Persona Pernambuco, os destaques de 2022. 

Os grandes homenageados serão o músico Beto da OARA, o jornalista Magno Martins e a TV Tribuna/Band. O evento que chega aos seus 13 anos de sucesso e credibilidade promete uma grande noite com as presenças de personalidades e empresas que se destacaram ao longo do ano. 

“Depois de homenagearmos importantes expressões sociais, políticas e empresariais na edição de 2021, agora vamos render homenagens a três grandes ícones de Pernambuco, cada um em sua área: na música (Beto da OARA), no jornalismo (Magno Martins) e na comunicação (TV Tribuna). 

Será com certeza uma grande noite de glamour quando empresas e personalidades de todo o estado vão estar aqui, em Arcoverde, no Persona Pernambuco”, afirmou Adriano Ferreira, da Senso Eventos, um dos organizadores do evento. 

Mais de 70 empresas, políticos, personalidades da sociedade, profissionais liberais já confirmaram presenças e ao longo das próximas semanas a Senso estará divulgando os primeiros homenageados que subirão ao palco da festa no sábado, 14 de janeiro, a partir das 20h00. A expectativa de mais de 100 homenageados.

Organizado pela Senso Eventos e Pesquisas e a Ânima Comunicação, a 13ª edição do Prêmio Persona Pernambuco terá como um dos seus grandes homenageados o maestro e criador da Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos – OARA, Egerton Verçosa do Amaral, Beto da OARA, que celebra seus 90 anos de vida. 

Natural de Carnaíba, Sertão do Pajeú, Beto fez história na Terra do Cardeal. Ainda muito jovem, foi ao Rio de Janeiro atraído pela música. 

Voltou a sua terra natal por dois motivos: assumir um emprego de “agente arrecadador” e para se casar com “Dona” Marlí, com quem vive até hoje e dividiu a criação dos dez filhos, muitos deles também seguiram a carreira da música. 

Hoje, aos 90 anos, traz no currículo, além da música, a política onde foi vereador e vice-prefeito de Arcoverde. 

Já o jornalista Magno Martins, natural de Afogados da Ingazeira, também no Pajeú, chega à marca de 40 anos da trajetória profissional. Já passou pela redação do Correio Brasiliense, O Globo, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco, entre outros. 

O jornalista também criou a Agência Nordeste de Notícias, que transmite o Programa Frente a Frente; autor de vários livros, entre eles “Reféns da Seca”, “O Nordeste Que Deu Certo” e “Perto do Coração” atua como âncora do programa político transmitido diariamente para mais de 40 emissoras. 

Em 2022, comemorou também os 16 anos do Blog do Magno, o blog de política mais lido do Nordeste. 

O terceiro grande homenageado é a TV Tribuna/Band, no ar desde novembro de 1991, portanto há 31 anos. Começou a transmitir seu sinal digital em Recife em 6 de janeiro de 2012, através do canal 20 UHF. Porém, apenas em 28 de junho de 2021 passou a transmitir sua programação local em alta definição. 

Hoje possui retransmissoras com sinal digital em Caruaru, Belo Jardim e Garanhuns e analógico em todo o estado.

“Não promovemos no Persona Pernambuco o melhor, mas os destaques, aqueles que ao longo do ano conseguiram enfrentar as adversidades, e superaram, inovaram em seus métodos, seja no campo empresarial, social ou político e estão chegando ao final de 2022 com o sabor da vitória, mesmo em meio a tantas dificuldades e desafios. 

É um coroamento de lutas, trabalho e dedicação aquilo que se faz em cada segmento. Um reconhecimento que torna-se um importante instrumento de marketing para começar 2023 com o pé direito”, ressaltou Adriano Ferreira.

Outras Notícias

Afogados: Prefeitura mantém aquisição de alimentos do PAA

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira,  tem mantido, em tempos de pandemia, as aquisições de produtos oriundos da agricultura familiar afogadense. Nesta segunda (22), foram adquiridos quatro mil quilos de alimentos, entre frutas, verduras, legumes e hortaliças, num investimento de compra direta da ordem de doze mil Reais, recursos injetados na economia local que ajuda […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira,  tem mantido, em tempos de pandemia, as aquisições de produtos oriundos da agricultura familiar afogadense. Nesta segunda (22), foram adquiridos quatro mil quilos de alimentos, entre frutas, verduras, legumes e hortaliças, num investimento de compra direta da ordem de doze mil Reais, recursos injetados na economia local que ajuda e fortalece as demais cadeias produtivas do município.

O Programa de Aquisição de Alimentos em Afogados é coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio da Secretaria de Agricultura. Nesta segunda foram adquiridos produtos como milho verde, beterraba, mamão, feijão verde, batata doce, macaxeira entre outros. Os alimentos abastecem as unidades da rede de proteção sócio assistencial do município, e a rede escolar.

“Esse é um investimento muito importante, pois gera renda para os agricultores e suas famílias, nesse momento em que todos nós estamos passando por grandes dificuldades em decorrência da pandemia,” destacou o Prefeito José Patriota.

Ao todo, sessenta e sete agricultores familiares estão cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos e aptos para vender seus produtos à gestão municipal. 

Reforma política será debatida em Petrolina

Os pontos mais importantes e mais polêmicos da reforma política serão analisados em uma audiência pública, nesta sexta-feira, às 14h, na Câmara Municipal de Petrolina. Prefeitos, vereadores, secretários municipais, reitores universitários, dirigentes partidários, sindicais e estudantis de várias cidades do Sertão do São Francisco foram convidados para participar do debate com o vice-presidente da Comissão […]

tadeu-alencar2-e1325013734411-199x300Os pontos mais importantes e mais polêmicos da reforma política serão analisados em uma audiência pública, nesta sexta-feira, às 14h, na Câmara Municipal de Petrolina. Prefeitos, vereadores, secretários municipais, reitores universitários, dirigentes partidários, sindicais e estudantis de várias cidades do Sertão do São Francisco foram convidados para participar do debate com o vice-presidente da Comissão Especial de Reforma Política da Câmara dos Deputados, Tadeu Alencar (PSB).

A sessão foi convocada por iniciativa dos vereadores Elena Alencar (PSB), Osório Siqueira (PSB) e Alvorlande Cruz (PRTB), após conhecerem os resultados da audiência pública realizada pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados na Assembleia Legislativa de Pernambuco, no dia 6 de abril, que reuniu centenas de pessoas no debate sobre as mudanças necessárias no sistema eleitoral e partidário do País.

Na palestra de abertura, o deputado Tadeu Alencar vai contar como tem sido o trabalho da comissão em Brasília e discutirá temas polêmicos e consensuais. Já a vereadora Elena Alencar destaca como aspectos de maior interesse dos parlamentares a questão da coincidência de todas as eleições em um só ano – o que pode demandar um mandato de seis anos para prefeitos e vereadores eleitos em 2016 – além do fim da reeleição, o financiamento das campanhas, a cláusula de barreira e as possíveis mudanças no sistema eleitoral.

“A ideia é aprofundar ao máximo as discussões e colher o máximo de opiniões da sociedade civil. Isso está sendo feito por todo o País em audiências públicas e seminários, para que tudo seja feito de acordo com os anseios da população, que foi às ruas pedir mudanças”, justificou Tadeu Alencar.

Sebastião Dias e Dinca acompanham programação do governador

Sem a participação do ex-prefeito Josete Amaral (PSB) que tinha plantão médico em Hospital da área metropolitana do Recife, o Prefeito Sebastião Dias (PTB) e o ex-prefeito Dinca Brandino (MDB), este aliado do governador, participaram da visita a primeira etapa concluída do Curral do Gado e inauguração do Entreposto do Mel e entrega de 200 […]

Informações de Anchieta Santos

Sem a participação do ex-prefeito Josete Amaral (PSB) que tinha plantão médico em Hospital da área metropolitana do Recife, o Prefeito Sebastião Dias (PTB) e o ex-prefeito Dinca Brandino (MDB), este aliado do governador, participaram da visita a primeira etapa concluída do Curral do Gado e inauguração do Entreposto do Mel e entrega de 200 Kits do Caracter Produtivo.

Das lideranças tabirenses também compareceram os vereadores Marcos Crente, Nely Sampaio, Claudiceia Rocha, Marcílio Pires, Dicinha do Calçamento, Djalma das Almofadas e Aristóteles Monteiro, o vice-prefeito Jose Amaral, os empresários Paulo Manú, Pedro Bezerra e Pipi da Verdura, mais o Secretário Flávio Marques.

Acompanham a agenda nomes como os deputados estaduais Waldemar Borges, Nilton Mota e Lucas Ramos, o federal Tadeu Alencar, mais os prefeitos José Patriota (Afogados), Zeinha Torres(Iguaracy), Lino Morais (Ingazeira), Tânia Maria (Brejinho), Adelmo Moura ( Itapetim), Anchieta Patriota (Carnaíba), Djalma Alves ( Solidão), Geovanne Martins (Santa Terezinha), Evandro Valadares (São José do Egito).

De integrantes da equipe de governo, o Secretário Estadual de Agricultura Welington Batista, o Presidente da Compesa Roberto Tavares, mais o Diretor da Compesa Aldo Santos, o pré-candidato João Campos, o vice de Afogados Alessandro Palmeira,  vereadores de Sertânia Fiapo e Rocha, além de outras lideranças.

Difundido de forma irresponsável, tratamento precoce contra Covid agrava quadro e aumenta mortes

Falsos especialistas,  extremistas e até adeptos da medicina ideológica tem levado pessoas a mais complicações.  Falta de punição faz do Brasil país ideal sem punição alguma para quem difunde e ajuda a matar O chamado “tratamento precoce” contra a Covid-19 foi propagandeado por negacionistas e até alguns profissionais de saúde na região. Estudos científicos ao redor do […]

Falsos especialistas,  extremistas e até adeptos da medicina ideológica tem levado pessoas a mais complicações.  Falta de punição faz do Brasil país ideal sem punição alguma para quem difunde e ajuda a matar

O chamado “tratamento precoce” contra a Covid-19 foi propagandeado por negacionistas e até alguns profissionais de saúde na região.

Estudos científicos ao redor do mundo já certificavam a ineficácia de qualquer tratamento preventivo para a doença. No entanto, o “kit covid” continuou a ser difundido pelas autoridades federais brasileiras e pelo próprio Ministério da Saúde, alémde médicos que, morassem em outro país teriam registro cassado e seriam presos. 

A onda negacionista da vez enchendo as redes de fake news vem de Chapecó.  O prefeito João Rodrigues pregou o tratamento sem eficácia,  os casos explodiram e ele foi obrigado a decretar um lockdown de 15 dias. Os casos caíram e ele atribuiu o fato à causa do aumento,  a liberação de eventos e o tratamento ineficaz.

Passadas mais de 330 mil mortes pela Covid-19 no país, médicos relatam efeitos colaterais graves em pacientes que tomaram medicamentos antes de diagnosticados sem comprovação científica para o vírus, como lesão renal, arritmia cardíaca e dificuldade no tratamento de casos graves. 

O “kit covid”, pregado Brasil afora, inclui drogas como hidroxicloroquina, ivermectina, corticoides, azitromicina e anticoagulantes.

“O que tem preocupado muito [os médicos] é que as pessoas estão desesperadas para tomar algum tipo de tratamento. Muitas vezes, elas não só lançam mão do ‘kit covid’, mas de várias outras coisas, como vitamina D, de anti-inflamatórios, corticoides. Não tem sido incomum a gente ver pacientes com muitos efeitos colaterais decorrentes desse tipo de medicação”, relatou o Dr. Christian Morinaga, gerente do Pronto Atendimento do Hospital Sírio-Libanês. 

Dr. Carlos Carvalho, chefe de pneumologia do Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas (Faculdade de Medicina da USP), confirma a incidência de lesão em ductos na região do fígado em pacientes que fizeram uso de ivermectina, droga usada para combater verminoses. Em alguns casos, ele relata a necessidade de transplante hepático (fígado). O médico afirma que há a impressão que as infecções mais graves pela Covid-19 são notadas em pacientes que fizeram uso do “kit covid”. 

“Aqui nós temos hoje 150 pacientes internados no InCor. Se eu fizer uma enquete, eu te diria que dois terços a três quartos desses pacientes que estão aqui internados, sendo a maioria deles intubados, tomaram o kit covid antes de adquirir a doença ou no início dos sintomas”, descreve o pneumologista.

“Quem falou que deu o ‘kit covid’ para população e disse que o resultado foi estupendo não vivenciou o doente grave que tá aqui nas UTIs e no Hospital. A maior parte dos que estão aqui hoje tomaram”, continua.

Para os pacientes que fizeram uso da cloroquina ou hidroxicloroquina e contraíram a Covid-19, os médicos relatam alterações no ritmo cardíaco.

O Dr. Christian diz que o uso indevido da ivermectina e da azitromicina pode inflamar o fígado. Nos pacientes infectados com a Covid-19 em um estágio avançado da doença, quando é necessário outras medicações para o tratamento, a inflamação e os demais efeitos colaterais prejudicam a cura da infecção.

“Quanto mais órgãos vitais forem inflamados e lesados maior é a letalidade dessa doença”, explica Dr. Carlos Carvalho.

“Os casos de hepatite medicamentosa têm aumentado, mas a gente não teve notícia de nenhum caso grave, felizmente. Nestes casos, com a suspensão da medicação, houve melhora. Porém, é um quadro potencialmente grave que, num pior cenário, pode prejudicar muito o tratamento”, explica Christian sobre os casos no Sírio-Libanês.

Tratamento precoce contra Covid com eficácia comprovada até existe segundo especialistas realmente preocupados com a vida: chama-se vacina.

Auditoria do TCE em hospital gera economia de R$ 6 milhões para o Estado

Uma Auditoria Especial realizada pelo Tribunal de Contas em um contrato, de 2020, da Secretaria Estadual de Saúde, referente ao Hospital de Campanha Petrolina, gerou uma economia de R$ 6.252.225,82 para os cofres públicos do Estado. O objetivo da auditoria (processo 21100691-9), que teve como relator o conselheiro Carlos Porto, foi analisar se, no encerramento […]

Uma Auditoria Especial realizada pelo Tribunal de Contas em um contrato, de 2020, da Secretaria Estadual de Saúde, referente ao Hospital de Campanha Petrolina, gerou uma economia de R$ 6.252.225,82 para os cofres públicos do Estado.

O objetivo da auditoria (processo 21100691-9), que teve como relator o conselheiro Carlos Porto, foi analisar se, no encerramento do Contrato de Gestão nº 007/2020, foi realizada a devida proporcionalidade entre os leitos efetivamente implantados e os repasses financeiros enviados pelo Fundo Estadual de Saúde à Organização Social de Saúde-OSS contratada, o Instituto Social Medianeiras da Paz (ISMEP), assim como, verificar se tais repasses tiveram sua utilização devidamente comprovada na gestão e operacionalização do Hospital.

De acordo com o levantamento realizado pela equipe de Gestão de Auditoria da Saúde, a partir das prestações de contas mensais enviadas ao TCE, verificou-se que, no encerramento do contrato, o valor total gasto com o custeio do Hospital de Campanha Petrolina, durante o período da vigência contratual, foi inferior ao que foi repassado no mesmo período a ISMEP.

Embora constassem nos documentos analisados que a proporcionalidade do pagamento seria concretizada a partir da segunda parcela de custeio, a equipe de auditoria entendeu que, ao término da execução do contrato, o saldo mensal, se não comprovadamente utilizado, deveria ser devolvido aos cofres públicos, incluindo-se também o saldo da primeira parcela repassada por meio do contrato de gestão. A soma dos saldos totalizou R$ 6.252.225,82.

Em resposta ao Alerta de Responsabilização enviado pelo TCE durante a auditoria, o Secretário Estadual de Saúde ressaltou que, “com o encerramento do contrato, deverá haver a devolução de recursos financeiros, caso a unidade apresente-se superavitária e/ou caso as contas apresentadas sejam glosadas”. Contas glosadas são aquelas consideradas irregulares.

Em 30/11/2021, o Tribunal de Contas solicitou a apresentação dos documentos comprobatórios da restituição aos cofres públicos do total dos saldos, pelo ISMEP, tendo sido realizada e comprovada. 

“Assim, diante da análise realizada por esta auditoria, a prestação de contas final relativa ao contrato de gestão nº 007/2020 e o Relatório Financeiro nº 002/2021, ambos apresentados pela SES/PE, assim como a notificação realizada ao ISMEP e a comprovação da devolução dos R$ 6.252.225,82 superavitários aos cofres públicos, conclui-se que a gestão da Secretaria Estadual de Saúde atuou em conformidade com as normas vigentes, e que este Tribunal foi parte fundamental para que houvesse tempestividade nas ações que culminaram com tal devolução, sendo o montante referido registrado como benefício gerado ao Estado de Pernambuco”, concluiu o relatório de Auditoria.