Na reta final da disputa eleitoral, a campanha de Dilma multiplica os atos de rua em todo o Estado. Entre as atividades que estão sendo organizadas estão desde a realização de adesivaços e até uma biciclieta. Uma série de manifestações espontâneas organizadas pela militância também ganham destaque.
É o caso do ato organizada por artistas e movimentos culturais de Pernambuco, amanhã, na Praça do Derby, a partir, das 10h. Nomes como Lirinha, Fábio Trummer, Otto, Rogerman, Isaar e Fred Zero Quatro farão falas de apoio a Dilma. No mesmo ritmo, um dos blocos mais tradicionais de Pernambuco, o Acho É Pouco realiza evento no domingo, a partir das 16h.
A prefeitura de Flores também se manifestou sobre a polêmica das vacinas que estariam vencidas. Segundo a Secretaria de Saúde, as doses foram aplicadas no prazo: De acordo com o levantamento da Folha de São Paulo e divulgado nesta sexta-feira (02), pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos […]
A prefeitura de Flores também se manifestou sobre a polêmica das vacinas que estariam vencidas. Segundo a Secretaria de Saúde, as doses foram aplicadas no prazo:
De acordo com o levantamento da Folha de São Paulo e divulgado nesta sexta-feira (02), pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do Brasil, o que não ocorreu no município Flores.
Todas as doses do lote 4120Z005 com data de vencimento em 14 de abril foram aplicadas no período de 20/01 a 30/03, no público alvo de 80 a 85 anos mais.
Quem passou pelo Pátio Ana das carrancas, neste domingo (16), presenciou mais uma noite de espetáculos. Desta vez, o destaque vai para a valorização da cultura nordestina através da apresentação da quadrilha ‘Império Caipira’, no palco do ‘Melhor São João do Brasil’. Com figurinos bem confeccionados, muitas cores; brilho e animação de sobra, os integrantes […]
Quem passou pelo Pátio Ana das carrancas, neste domingo (16), presenciou mais uma noite de espetáculos. Desta vez, o destaque vai para a valorização da cultura nordestina através da apresentação da quadrilha ‘Império Caipira’, no palco do ‘Melhor São João do Brasil’. Com figurinos bem confeccionados, muitas cores; brilho e animação de sobra, os integrantes encantaram os presentes.
Apresentando pela primeira vez, para um público tão grande e de todos os lugares do Brasil, o presidente da quadrilha, Paulo José, falou da importância dessa parceria com a Prefeitura de Petrolina. “A gente trabalha o ano inteiro para montar tudo e essa parceria com a prefeitura vem para valorizar nossa arte. Temos uma coordenação que nos ajuda a organizar o figurino, coreografia, tudo pensado com muito carinho. Esse é o nosso primeiro ano. Uma coisa linda,” contou.
Resgatando a cultura popular, suas influências e valorizando o folclore brasileiro. Foi assim que o prefeito Miguel Coelho definiu à apresentação. “Cada ano a gente pensa em novidades para deixar nossa festa ainda bonita. E esse ano, as apresentações das quadrilhas vem para reforçar a valorização da cultura. As quadrilhas juninas evoluíram e se transformaram e é muito bonito assistir esses jovens e adolescentes dando um verdadeiro show no nosso São João”, concluiu.
Nos próximos seis dias de festa, a novidade, que já conquistou o público, continuará e a cada noite uma quadrilha diferente vai compor a programação do evento. Os grupos escalados são de Petrolina e disputaram o concurso da prefeitura que aconteceu na última semana.
Não adiantaram as garantias da organização de uma vaquejada em Jabitacá, município de Iguaracy, de que não haveria público e que as normas sanitárias seriam respeitadas. As vaquejadas estão permitidas, mas sem presença de público. Mas, como já era esperado, a III Vaquejada de Jabitacá, realizada no Parque União, foi um show de desrespeito da […]
Não adiantaram as garantias da organização de uma vaquejada em Jabitacá, município de Iguaracy, de que não haveria público e que as normas sanitárias seriam respeitadas.
As vaquejadas estão permitidas, mas sem presença de público. Mas, como já era esperado, a III Vaquejada de Jabitacá, realizada no Parque União, foi um show de desrespeito da madrugada do sábado para o domingo. Nas redes sociais, centenas de pessoas aglomeradas e nenhum respeito a qualquer medida sanitária.
A prefeitura de Iguaracy havia informado ter a garantia da organização de que não haveria presença de público. Pediu apoio da PM, mas novamente foi enganada pela organização, assim como ocorreu em um Bolão semana passada.
Nesse caso, nem adianta informar que “não havia como controlar”, pois o parque é fechado. Para participar, a organização tem que permitir o acesso.
No canal de divulgação de vaquejadas no YouTube, pessoas ligadas à organização convidavam no chat, dizendo que estava liberada a entrada.
No bolão de vaquejada que também viralizou, a desculpa era de que o local era aberto. Mas houve mídia nas redes sociais, provado pela presença de pessoas até de outras cidades.
Entre proibir eventos desse tipo no município e confiar na promessa, a prefeitura preferiu a segunda opção. Em vão. Mais uma vez, Iguaracy é notícia nas redes sociais pelo mal exemplo de descumprimento de medidas sanitárias em meio a uma pandemia que ainda não acabou.
Em Arcoverde, o Avante, do deputado federal Sebastião Oliveira, o Sebá, vai firme com a aposta eleitoral para prefeita na vereadora Cibely Roas, a mais votada nas eleições passadas. A informação é do Blog do Magno. Segundo Sebá, pesquisas internas apontam a vereadora numa posição bastante confortável pelo fato de ser uma parlamentar atuante, identificada […]
Em Arcoverde, o Avante, do deputado federal Sebastião Oliveira, o Sebá, vai firme com a aposta eleitoral para prefeita na vereadora Cibely Roas, a mais votada nas eleições passadas. A informação é do Blog do Magno.
Segundo Sebá, pesquisas internas apontam a vereadora numa posição bastante confortável pelo fato de ser uma parlamentar atuante, identificada com os problemas da população, com forte inserção na área de saúde, a mais precária da gestão de Madalena.
quem aposte numa composição de Cybele com o delegado Israel Rubis, mas isso dependerá de um entendimento entre os partidos PP e Avante em nível estadual. “Temos hoje o melhor quadro para oferecer a Arcoverde. Cybele é preparadíssima e tem amplas chances de ser eleita”, disse o parlamentar.
Foto: Reprodução/TV Globo José Patriota afirmou que, embora municípios pernambucanos estejam se preparando, há uma tendência de atividades em sala só em fevereiro de 2021. Retorno depende de autorização estadual. Por Bianka Carvalho, TV Globo Escolas da rede privada retomaram atividades em sala de aula para todo o ensino fundamental. O governo estadual ainda não […]
José Patriota afirmou que, embora municípios pernambucanos estejam se preparando, há uma tendência de atividades em sala só em fevereiro de 2021. Retorno depende de autorização estadual.
Por Bianka Carvalho, TV Globo
Escolas da rede privada retomaram atividades em sala de aula para todo o ensino fundamental. O governo estadual ainda não liberou o retorno das unidades públicas. Para o presidente de Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, a tendência é de que as aulas presenciais não voltem em 2020.
“Até hoje, não temos manifestação de municípios que queiram voltar integralmente. Vamos deixar que o prefeito tenha essa liberdade de fazer essa escolha. Dificilmente, ao nosso ver, voltarão às aulas neste ano presencialmente na rede municipal”, declarou Patriota em entrevista ao Bom Dia PE.
O representante dos prefeitos pernambucanos lembrou que o estado tem 184 municípios, cada um com uma estrutura própria que precisa ser adaptada para que esse retorno ocorra.
“Todos os municípios estão buscando fazer adequações estruturais nas escolas, aquisição de EPIs [equipamentos de proteção individual] – máscaras, álcool em gel, dispensadores -, adaptações sanitárias, como colocação de pias, abertura de janelas. Aí envolve pequenas reformas, mas que tem um volume muito grande e que a maioria das unidades de ensino precisam dessas adaptações. Isso já está em curso, já está sendo feito”, disse.
Patriota afirmou que a recente variação dos números da Covid-19, com 88% de aumento na média móvel de confirmações de casos no estado, serviu como mais um elemento a ser considerado pelos gestores municipais, que têm demonstrado preferência por manter aulas remotas. O ensino fundamental e infantil são de responsabilidade das prefeituras.
“Os municípios aprenderam e já têm essa estratégia em pleno exercício [de aulas a distância]. Agora o que estamos lutando é pela validação dessas aulas para que a gente possa ter avanço, para que a gente possa medir o aproveitamento dessas crianças. Nesse sentido o esforço tem sido muito grande. Há uma tendência, inclusive, de retorno somente em fevereiro”, disse o presidente da Amupe.
Segundo Patriota, apesar do retorno em 2021, os alunos devem concluir a série que estão. “Remotamente, está todo mundo tendo aula. É um direito”, declarou.
No entanto, se algum município decidir que está pronto para retomar as aulas depois que essas sejam liberadas pelo governo estadual, a Amupe apontou que não vai impor empecilhos. “Se liberar totalmente, […] não vamos criticar ou discordar do município que tem autonomia para fazer a sua retomada”, disse ainda.
As aulas em instituições de ensino foram suspensas em todo o estado em março, para evitar a disseminação do novo coronavírus. Já houve retomada de aulas no ensino superior, em cursos técnicos, profissionalizantes e de idiomas, além do ensino médio das redes privadas e públicas.
Nos colégios particulares, os estudantes do 5° ao 9° ano do ensino fundamental retomaram às atividades no dia 10 de novembro e os do 1º ao 5º ano, na terça (17). O infantil foi autorizado na rede privada a voltar no dia 24 de novembro.
Você precisa fazer login para comentar.