Notícias

Ato de gestão rende multa eleitoral a Soraya Murioka

Por Nill Júnior

img_1142Com informações de Júnior Campos

Em Flores, Soraya Morioka do PR, que busca o segundo mandato de prefeita do mesmo município, foi alvo de ação da coligação adversária, liderada por Marconi Santana do PSB.

O motivo,  irregularidades na entrega de “kit bebê,mediante sorteio de presentes e brindes na II Semana do Bebê, dentro período vedado pela legislação eleitoral”

O evento aconteceu em maio, mas lá já havia vedações e proibição a promoção promoção pessoal e ligação de atos ao período de pré campanha.

A Juíza da 67ª Vara Eleitoral, Larissa Barreto acatou a representação. Sua leitura foi de que houve infração à legislação eleitoral, no tocante à distribuição de bens durante o período vedado, sem que a hipótese se encaixasse perfeitamente nas exceções previstas na lei.

Ao final,  julgou procedente a pretensão, reconhecendo a violação ao § 10 do artigo 73 da Lei n. 9.504/97. “Extingo o feito, com resolução do mérito, para condenar a requerida, Soraya Defensora Rodrigues de Medeiros, qualificada nos autos, a pagar multa no valor de 10 (dez) mil Ufir, nos termos do § 4º do artigo 73 da Lei n. 9.504/97. Confirmo a liminar concedida, tornando-a definitiva”.

Outras Notícias

STF julgará nesta quinta afastamento de Cunha

O Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou na tarde desta quarta-feira (4) que julgará nesta quinta-feira (5) o pedido de afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A ação foi protocolada na Corte pela da Rede Sustentabilidade e está sob a relatoria do ministro Marco Aurélio Mello. O partido sustenta que Cunha não pode […]

Eduardo-CunhaO Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou na tarde desta quarta-feira (4) que julgará nesta quinta-feira (5) o pedido de afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A ação foi protocolada na Corte pela da Rede Sustentabilidade e está sob a relatoria do ministro Marco Aurélio Mello.

O partido sustenta que Cunha não pode permanecer na presidência da Câmara por ser réu em uma ação penal que tramita no STF sobre o suposto recebimento de US$ 5 milhões de propina em contratos de navios-sonda da Petrobras.

A ação visa evitar que Cunha eventualmente ocupasse a Presidência da República, o que aconteceria durante ausências do atual vice-presidente Michel Temer, caso o afastamento de Dilma Rousseff seja confirmado pelo Senado. Consitucionalmente, o cargo de presidente da República não pode ser exercido por um réu.

Nesta terça-feira (3), o presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski, recebeu parlamentares de seis partidos que cobravam o julgamento de outra ação que pede o afastamento de Cunha da presidência da Câmara, apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em dezembro do ano passado.

A ação está sob relatoria do ministro Teori Zavascki, que sinalizou a intenção de levar o pedido a plenário, mas ainda não agendou o julgamento.

Operação Hades vinha sendo articulada a oito meses, revelou Delegado

Coordenador da Operação “Hades”, que cumpriu  nesta quinta-feira (21) 25 mandados de prisão preventiva e 37 de busca e apreensão contra integrantes de uma associação criminosa no Sertão de Pernambuco, o Delegado Ubiratan Rocha comemorou muito a repercussão e o resultado da operação. O grupo é suspeito de roubos, homicídios, tráfico de drogas e comércio de armas […]

Ubiratan Rocha: investigação detalhada e participação de PM e Civil chegou a 88% de prisões previstas
Ubiratan Rocha: investigação detalhada e participação de PM e Civil chegou a 88% de prisões previstas

Coordenador da Operação “Hades”, que cumpriu  nesta quinta-feira (21) 25 mandados de prisão preventiva e 37 de busca e apreensão contra integrantes de uma associação criminosa no Sertão de Pernambuco, o Delegado Ubiratan Rocha comemorou muito a repercussão e o resultado da operação. O grupo é suspeito de roubos, homicídios, tráfico de drogas e comércio de armas de fogo.

A ação foi realizada nas cidades de São José do Egito, Itapetim, Salgueiro, Verdejante e Arcoverde. “Essa operação se dá dentro do planejamento da chefia de polícia que se chama Operação de Repressão Qualificada que tem o objetivo de prender só organizações criminosas. A oito meses estamos fazendo investigações e várias prisões em flagrante para caracterizar essa quadrilha”, informou o delegado, comemorando 88% de efetividade nas prisões previstas, autorizadas pelo Judiciário. “A gente ainda não parou o trabalho de investigação e perseguição. Vamos chegar as 100%”, afirmou.

Ainda de acordo com a polícia, dos 25 mandados de prisão preventiva, sete foram expedidos em contra “detentos recolhidos no sistema prisional”. Os presos e os materiais apreendidos na operação foram  encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de São José do Egito. Houve apoio do delegado Regional Jorge Damasceno e os comandos do 23º BPM de Afogados e Companhia de São José do Egito. Foram 286 policiais, 150 policiais civis e 136 policiais militares. Mais detalhes da investigação e operação serão divulgados na terça-feira (26), às 9h30, na sede Operacional da Polícia Civil, no Recife.

“É a justificativa do nome operação Hades, um Deus grego do mundo inferior, onde reinava a tristeza, a melancolia, a desgraça do ser humano. É o que as drogas estão fazendo no ambiente familiar. Faço questão de manter esse tipo de operação. Fizemos várias focando sempre a segurança da sociedade para que as famílias possam criar seus filhos pacificamente” concluiu.

Sertânia: alunos da rede municipal de ensino recebem kits escolares

A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Educação, iniciou a entrega de 4.950 kits escolares para os alunos da rede municipal de ensino. A ação tem como proposta auxiliar nas atividades em casa, já que os estudantes estão participando de aulas remotas por causa da pandemia da Covid-19. A iniciativa representa, também, uma […]

A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Educação, iniciou a entrega de 4.950 kits escolares para os alunos da rede municipal de ensino. A ação tem como proposta auxiliar nas atividades em casa, já que os estudantes estão participando de aulas remotas por causa da pandemia da Covid-19. A iniciativa representa, também, uma economia no orçamento familiar.

A lista contém apontador, borracha, chamequinho, cola, lápis, lápis de cera, lápis de cor, grafite, massa de modelar, tesoura, tinta, caneta, corretivo, régua e outros. São três kits diferentes montados de acordo com as necessidades pedagógicas dos estudantes. 

Para a compra dos itens foi feito um investimento de R$ 94.681,50, em recursos próprios. A finalidade é dar condições aos alunos para realizarem as atividades passadas pelos professores. 

As entregas estão sendo feitas nas próprias escolas com todos os protocolos sanitários de segurança para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Desde 8 de fevereiro, quando houve o retorno às aulas, a Secretaria Municipal de Educação de Sertânia está disponibilizando material didático por meio do ambiente virtual. 

Os alunos que não têm acesso à internet devem pegar as atividades na escola em que estão matriculados. 

Na educação infantil estão sendo encaminhados exercícios lúdicos para que os pais ou responsáveis trabalhem junto com as crianças. O município de Sertânia está atualmente com 28 escolas e duas creches.

“Estamos entregando esse material para fazer com que as crianças e adolescentes se mantenham motivados a estudar e continuem aprendendo em casa. A ação representa mais um investimento na educação de Sertânia, que é tratada como prioridade e com muita responsabilidade por nossa gestão, pois acreditamos que é a partir dela que conseguiremos o desenvolvimento do nosso município”, disse o prefeito Ângelo Ferreira. 

A entrega de material escolar para os alunos da rede municipal de ensino é uma prática que vem sendo adotada desde a primeira gestão do prefeito Ângelo Ferreira.

Reservatórios que abastecem Itapetim apresentam baixo nível hídrico

Barragem da Boa Vista, principal reservatório que abastece Itapetim. Foto: Teresa Pereira. Repórter do Sertão | blog Marcello Patriota Mesmo com um acumulado de quase mil milímetros de chuva de janeiro até agora em Itapetim, os principais reservatórios que abastecem a cidade acumularam pouca água e estão com um baixo nível hídrico. De acordo com o […]

Barragem da Boa Vista, principal reservatório que abastece Itapetim. Foto: Teresa Pereira.

Repórter do Sertão | blog Marcello Patriota

Mesmo com um acumulado de quase mil milímetros de chuva de janeiro até agora em Itapetim, os principais reservatórios que abastecem a cidade acumularam pouca água e estão com um baixo nível hídrico.

De acordo com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), já choveu em 2020 no Ventre imortal da poesia 966 mm. O volume pode ter sido menor na área onde estão localizados os mananciais e suas cabeceiras, o que explicaria a pouca quantidade de água que entrou nos reservatórios este ano.

A barragem da Boa Vista fica no Rio da Boa Vista e Caramucuqui está localizada no Rio Pajeú, ambos os ribeirinhos nascem no município de Brejinho onde o volume de chuva é de 789.3 milímetros do início do ano até o momento, conforme o IPA.

Segundo dados repassados essa semana ao blog do Marcello Patriota pelo funcionário da Compesa, Sílvio Jordão, Boa Vista está atualmente com 106.000 m³, quantidade que corresponde a apenas 6.5 % da capacidade. Já Caramucuqui está com 62.000 m³ (8% do seu volume total).

O mês de junho se aproxima e a tendência é de diminuição das chuvas. Se a água das barragens não aumentar, o líquido precioso pode faltar na torneira dos itapetinenses daqui a três ou quatro meses.

A esperança se concentra na Adutora do Pajeú que está com a obra pronta, mas a água do São Francisco ainda não chegou a Itapetim. A previsão da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), responsável pela operação do sistema, era que a adutora entrasse em funcionamento no mês de abril o que não aconteceu.

Em fevereiro a Compesa informou que necessitaria de uma ligação por parte da Celpe na EE 9 em São José do Egito. Nesta sexta-feira (29) a Celpe disse em nota enviada ao Repórter do Sertão que já realizou a obra de extensão da rede para o abastecimento da estação.

A companhia também informou que comunicou à Compesa a necessidade de adequação nas instalações da Estação. A Celpe disse ainda que aguarda a confirmação da finalização da obra por parte da Compesa para realizar a ligação definitiva de energia do empreendimento. Leia nota abaixo.

Com relação ao fornecimento de energia para a Estação Elevatória de Água 09 em São José do Egito, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) esclarece que realizou a obra de extensão da rede para abastecimento da estação, concluindo o serviço e comunicando ao cliente a necessidade de adequação nas instalações do empreendimento, de responsabilidade do consumidor, para finalização da ligação de energia com a rede elétrica.

No dia 17 de março, a distribuidora forneceu, ainda, os equipamentos auxiliares de medição para a empresa responsável pelas instalações elétricas da estação elevatória. A concessionária aguarda a confirmação da finalização da obra por parte da Compesa para realizar a ligação definitiva de energia do empreendimento. A Celpe se coloca à disposição.

Através do WhatsApp o Repórter do Sertão procurou saber da Gerência Regional da Compesa os motivos que impedem o início da operação da adutora, mas até a publicação desta matéria não houve resposta.

O prefeito Adelmo Moura também já fez cobranças junto a Compesa para que a adutora entre em operação.

Ilma Valério é condenada a pagar multa por disseminação de fake news em Carnaíba

Blog do Magno Candidata a prefeita de Carnaíba pela oposição, Ilma Valério (Republicanos), foi condenada pela Justiça Eleitoral por propaganda antecipada negativa e disseminação de fake news. Além dela, o sub-tenente da Polícia José Eder Praxedes da Silva, que é irmão de Ilma e  autor das postagens com conteúdos difamatórios contra o candidato Berg Gomes […]

Blog do Magno

Candidata a prefeita de Carnaíba pela oposição, Ilma Valério (Republicanos), foi condenada pela Justiça Eleitoral por propaganda antecipada negativa e disseminação de fake news.

Além dela, o sub-tenente da Polícia José Eder Praxedes da Silva, que é irmão de Ilma e  autor das postagens com conteúdos difamatórios contra o candidato Berg Gomes (PSB), que disputa a sucessão do prefeito Anchieta Patriota.

Na ação, a coligação “Carnaíba daqui pra melhor” relata que em postagens feitas por José Eder Praxedes, a candidata Ilma Valério teria reforçado os conteúdos através de interações. Em período extemporâneo, atribuiu-se ao candidato Berg Gomes as acusações de “mentiroso, covarde e traiçoeiro”, por exemplo. A defesa de Berg alega que, embora a liberdade de expressão seja garantida, não se trata de um direito absoluto, especialmente quando há ofensa à honra ou disseminação de informações falsas que afetam o processo eleitoral. 

Em sua sentença, o juiz eleitoral Bruno Querino Olimpio condenou Ilma Valério ao pagamento de uma multa de R$ 20 mil e o seu irmão, José Eder, autor das postagens, ao pagamento de  R$ 5 mil, além de determinar a retirada do conteúdo do ar sob pena de multa diária de R$ 5 mil. As postagens contidas na ação foram retiradas do ar pelo autor das publicações.