Notícias

Ataque às tradições, soberba e estrelismo contamina parte dos prefeitos de Pernambuco

Por Nill Júnior

Situações como as de Sivaldo Albino (Garanhuns) e Rodrigo Pinheiro (Caruaru) são tendência no universo dos gestores do Estado. Saiba reconhecer um

Uma safra de novos gestores de Pernambuco está contaminada pela necessidade de aparecer como influencers, ticktokers e afins, com uma novidade: a dificuldade de lidar com o contraditório.

O exemplo mais recente vem de Garanhuns: o prefeito Sivaldo Albino conseguiu a façanha de acabar com a história do Festival de Inverno de Garanhuns. Os eventos tem volume de público, mas parte das atrações não tem relação nenhuma com o evento, justificando a política pão e circo.

Essa semana que passou, levou como atração o MC Anderson Neiff, conhecido pelas canções pornográficas e cujos shows são um convite à violência. Mais uma vez, a nova onda dos gestores, de participarem no palco com a atração, foi destacada. Em uma única frase com pelo menos cinco palavrões, o prefeito foi chamado ao palco sob a alcunha de “gostoso”. Tudo desenhado e arquitetado para Sivaldo capitalizar politicamente.

Quando de forma educada o cantor Zeca Baleiro reclamou da distância do palco para o público, num desenho que também foge à tradição do FIG, Albino rebateu com grosseria e desrespeito. Em vez de absorver a observação, sinalizou que nunca mais Baleiro pisa no palco. Mas Neiff está confirmado no próximo ano.

Em Caruaru, Rodrigo Pinheiro é especialista nesse tipo de atitude. Não soube separar a divergência da cultura. Fulô de Mandacaru não pisa mais no palco do São João. Mas Anderson Neiff está confirmado no São João de Caruaru 2026. Pinheiro é um dos patronos do fim da tradição junina na maior festa da cidade, transformado num festival onde o menos importante é o que construiu essa história.

Vai ficar marcado pela decisão inédita de vetar uma emissora no espaço de transmissão dos camarotes, por mera discondância de sua linha editorial. Aliás, os ditadores da era moderna estão espalhados pelo estado. Tive notícias de gestor que, por não aceitar questionamento sobre o espaço à imprensa no São João, agiu de forma grosseira com seus representantes e até mandou emissário perguntando o preço da linha editorial da emissora. Isso em pleno 2025…

Esse tipo de arroubo de estrelismo e soberba está correndo frouxo em parte por conta da aceitação da política do pão e circo, e em parte pela inércia de MPE e TCE no caso dos prefeitos no palco, como já exaustivamente denunciado. Uma desmoralização que dá fôlego pra esse novo perfil de gestor em Pernambuco.

Outras Notícias

Deputado defende manutenção de comarcas no Sertão de Pernambuco 

O deputado estadual Fabrizio Ferraz reuniu-se com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Fernando Cerqueira, para tratar do Projeto de Readequação de Unidades Judiciárias do Estado de Pernambuco.  A proposta inicial prevê a extinção de 42 comarcas judiciais no interior do Estado, algumas delas no Sertão.  A conversa aconteceu nessa quarta (29), […]

O deputado estadual Fabrizio Ferraz reuniu-se com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Fernando Cerqueira, para tratar do Projeto de Readequação de Unidades Judiciárias do Estado de Pernambuco. 

A proposta inicial prevê a extinção de 42 comarcas judiciais no interior do Estado, algumas delas no Sertão. 

A conversa aconteceu nessa quarta (29), por videoconferência, no âmbito da Comissão de Administração Pública da Alepe. De acordo com o parlamentar, essa possibilidade pode gerar sérios prejuízos ao cidadão que precise recorrer à Justiça.

“Na última semana, quando fomos surpreendidos com essa informação, manifestamos nossa preocupação e encaminhamos um ofício ao presidente do TJPE solicitando a manutenção dessas comarcas, reforçando a importância do acesso irrestrito à Justiça como instrumento assegurador do estado democrático de direito”, disse Ferraz.

Ainda segundo o deputado, a informação é de que já nesse primeiro encontro, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário chegaram a um consenso. “O desembargador Fernando Cerqueira nos assegurou que até o final do ano, nenhuma comarca será desinstalada. Agora, nós iremos manter o diálogo junto ao Judiciário e trabalhar em parceria para manter o funcionamento dessas comarcas”, finalizou.

PSB cogita liberar os diretórios estaduais a escolherem seus candidatos a presidente

Do Blog da Folha Após o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, desistir de disputar a Presidência da República pelo PSB, o partido passou a considerar a possibilidade de não apoiar oficialmente nenhum outro candidato. A legenda trabalha, agora, com a hipótese de liberar seus diretórios estaduais, diante das divergências internas, que podem […]

Paulo Câmara (PSB) está empenhado na recomposição do primeiro escalão. Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Do Blog da Folha

Após o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, desistir de disputar a Presidência da República pelo PSB, o partido passou a considerar a possibilidade de não apoiar oficialmente nenhum outro candidato. A legenda trabalha, agora, com a hipótese de liberar seus diretórios estaduais, diante das divergências internas, que podem atrapalhar as alianças a nível local. A tese foi exposta nesta quinta-feira (10), tanto pelo presidente estadual da agremiação, Sileno Guedes, quanto pelo próprio governador Paulo Câmara.

“A gente teve que recomeçar. Nós tivemos um pré-candidato que se inscreveu no partido no limite do prazo da inscrição e algumas semanas depois desistiu. Essa discussão, certamente, o presidente nacional deverá convocar a executiva, o diretório. Há quem defenda que o partido fique livre nos estados para poder fazer as alianças que forem necessárias para garantir esse crescimento do partido. E há quem defenda um alinhamento com outras forças políticas também”, disse Sileno, em entrevista ao programa Folha Política, da Rádio Folha 96,7 FM.

Já o governador Paulo Câmara colocou três caminhos prováveis para o PSB: Insistir em uma candidatura própria, fazer aliança com algum partido que se situa dentro do campo da centro-esquerda, ou liberar os diretórios para seguirem o rumo que acharem mais conveniente, desde que optem por alguém que esteja no mesmo campo político.

“O que está muito claro e o PSB já colocou isso é que vamos seguir por este caminho. Ou vai ter candidatura própria, que agora com a desistência de Joaquim Barbosa, se for surgir um novo debate sobre candidatura própria, vai surgir do zero, ou aliança com partidos de centro-esquerda ou liberação de todos diretórios estaduais a seguirem o caminho que entendam dentro do campo de centro-esquerda. Então vamos discutir isso no partido com muita tranquilidade. Ainda tem tempo. Só vamos encontrar um caminho que seja bom para o Brasil e para o PSB se sentarmos à mesa e tivermos capacidade de diálogo com todos os partidos do nosso campo”, afirmou o gestor.

Com informações de Marcelo Montanini, repórter do Caderno de Política.

Solidão: Djalma Alves faz reunião para implantação de sistema de monitoramento

O Prefeito do município de Solidão, Djalma Alves, realizou na última segunda – feira, (23) a primeira reunião para implantação do sistema de monitoramento e avaliar os primeiros dias da sua gestão. Participaram do encontro todos os secretários municipais e equipe de apoio do governo. A reunião aconteceu na sede da secretaria municipal de educação […]

O Prefeito do município de Solidão, Djalma Alves, realizou na última segunda – feira, (23) a primeira reunião para implantação do sistema de monitoramento e avaliar os primeiros dias da sua gestão.

Participaram do encontro todos os secretários municipais e equipe de apoio do governo. A reunião aconteceu na sede da secretaria municipal de educação e foi avaliada como de extrema importância para um governo que quer fazer a diferença no município.

A implantação do sistema de monitoramento contou com o apoio da Secretária de Administração de Afogados da Ingazeira, Flaviana Rosa, e sua equipe em visita realizada a sede da secretaria de Afogados, pelos Secretários de Administração, Maurício Batista, e pela Secretária de Educação, Aparecida Ramos.

Professores da UFPE e UFRPE são nomeados como secretários do Ministério da Pesca

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, anunciou, nessa quarta-feira (4), os nomes que comporão as secretarias nacionais da pasta. Entre os indicados, estão professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).  Os novos secretários, defende o ministério, “têm perfil técnico e ampla experiência no setor”. […]

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, anunciou, nessa quarta-feira (4), os nomes que comporão as secretarias nacionais da pasta. Entre os indicados, estão professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

Os novos secretários, defende o ministério, “têm perfil técnico e ampla experiência no setor”.

A Secretaria Nacional de Pesca Artesanal será conduzida pelo professor Cristiano Wellington Noberto Ramalho, doutor em Ciências Sociais pela Unicamp eatualmente professor do Departamento de Sociologia da UFPE e pesquisador do CNPq. 

A engenheira de pesca, professora, mestre e doutora, Flávia Lucena Frédou ficará à frente da Secretaria Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa. Ela, atualmente, é professora titular da UFRPE, atuando principalmente na avaliação e gestão dos recursos pesqueiros, inclusive em comitês Nacionais e Internacionais da pesca.

Já o zootecnista Carlos Mello, mestre e doutor em Aquicultura, ocupará a Secretaria Nacional de Pesca Industrial. Ele tem graduação em Zootecnia pela UFRPE, mestrado e doutorado em Aquicultura pela UFSC. Atua na área de zootecnia e recursos pesqueiros há mais de 20 anos. É consultor técnico da Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Cristiano Ramalho e Flávia Frédou integraram a coordenação do Grupo Técnico de Pesca, no âmbito da Comissão de Transição Governamental 2022. As informações são do Blog da Folha de Pernambuco.

Siqueirinha diz entender desejo por deputado “da terra”, mas destaca dificuldade em eleger nomes locais

Durante participação no LW Cast na última quinta-feira (8), o vice-prefeito de Arcoverde, Siqueirinha, comentou sobre a expectativa de parte do eleitorado em eleger candidatos naturais do município para os cargos de deputado estadual ou federal.  Embora tenha afirmado compreender o sentimento, Siqueirinha foi direto ao dizer que é “difícil emplacar um mandato” com um […]

Durante participação no LW Cast na última quinta-feira (8), o vice-prefeito de Arcoverde, Siqueirinha, comentou sobre a expectativa de parte do eleitorado em eleger candidatos naturais do município para os cargos de deputado estadual ou federal. 

Embora tenha afirmado compreender o sentimento, Siqueirinha foi direto ao dizer que é “difícil emplacar um mandato” com um nome local.

Siqueirinha segue o prefeito Zeca Cavalcanti no Estadual: Gustavo Gouveia, mas vota em Guilherme Uchôa Júnior para Federal.  Resumindo, deixou claro não existir Deputado Municipal.