Notícias

Artista sertaniense faz live solidária logo mais

Por Nill Júnior

Neste sábado, às oito da noite, a dica é  acompanhar a live com o cantor sertaniense José Brasiliano, o Charuto.

A live do artista, que fez parte do célebre e inesquecível Conjunto Musical Marajoara, será em prol da construção do Memorial Padre Cristiano e será transmitido pelo canal YouTube Mídia em Ação.

Charuto trará em seu repertório canções inesquecíveis e que foram sucesso nos anos 60, 70 e 80, com todo romantismo que o caracteriza.

Também fará homenagem a Sertânia na véspera do aniversário da cidade. Charuto  traz em sua história musical e de educador todo o amor pela princesa do Moxotó.

Não vamos esquecer que o evento será em prol da Construção do memorial Padre Cristiano.

Outras Notícias

Afogados: Estádio Vianão tem reparos concluídos

O palco do jogo de logo mais entre Afogados x Sport, está preparado para sediar mais um grande espetáculo, infelizmente ainda sem a presença do torcedor.  A Prefeitura realizou serviços de manutenção corretiva e preventiva como a  Pintura das Cabines de Imprensa, banheiros, lanchonete, das arquibancadas e bancos de reservas. Reparos nos vestiários, serviços de […]

O palco do jogo de logo mais entre Afogados x Sport, está preparado para sediar mais um grande espetáculo, infelizmente ainda sem a presença do torcedor. 

A Prefeitura realizou serviços de manutenção corretiva e preventiva como a 

Pintura das Cabines de Imprensa, banheiros, lanchonete, das arquibancadas e bancos de reservas.

Reparos nos vestiários, serviços de drenagem de água da chuva nos bancos de reservas e da arbitragem, pintura de todos os portões, além da confecção e instalação de um novo placar.

“Sem contar o nosso trabalho permanente de manutenção do gramado, um verdadeiro tapete, que faz com que Afogados tenha hoje um dos melhores e mais bem cuidados gramados do Brasil,” destacou o Secretário de Cultura e Esportes, Augusto Martins.

SJE: prefeitura anuncia equipamento eficaz no diagnóstico da Covid

A prefeitura de São José do Egito adquiriu um equipamento de ensaio de Imunofluorescência para combate à Covid-19. O equipamento auxilia no diagnóstico complementar da COVID-19 e permite a descentralização do laboratório. Segundo a Secretaria,  é o primeiro adquirido na região. O Secretário Paulo Jucá destacou o apoio da Câmara de Vereadores, que doou recursos […]

A prefeitura de São José do Egito adquiriu um equipamento de ensaio de Imunofluorescência para combate à Covid-19.

O equipamento auxilia no diagnóstico complementar da COVID-19 e permite a descentralização do laboratório. Segundo a Secretaria,  é o primeiro adquirido na região. O Secretário Paulo Jucá destacou o apoio da Câmara de Vereadores, que doou recursos que possibilitaram a compra.

O vereador Rogaciano Jorge, presidente da Câmara comemorou a aquisição: “Estou muito satisfeito como chefe do poder legislativo. O recurso do duodécimo foi bem aplicado pela Secretaria de Saúde, na compra de equipamento que auxilia no teste rápido, para detectar o coronavirus. Foi consenso de todos os vereadores colaborar no enfrentamento da pandemia e a Câmara continua atenta e parceira da comunidade”.

Pode ficar próximo do paciente em leitos de UTI, CTI, unidades de pronto-atendimento, unidades básicas de saúde e em outros lugares com concentração de pacientes com suspeita e diagnóstico positivo de COVID-19.

Dentre o seu menu de testes, encontram-se a PCT, Dímero D, Troponina I, PCR e Cistatina C que são testes comprovados no auxílio diagnóstico de pacientes com suspeita de COVID-19, além de outros que podem ser úteis de acordo com a condição clínica de cada paciente.

Dentre as vantagens, é fácil de usar, rápido e preciso (resultados em 10 minutos), plataforma manual e armazenamento em temperatura ambiente.

Cidade tem 54 casos: hoje, a Secretaria de Saúde informou que dois pacientes confirmados com COVID 19, que foram notificados através da realização dos testes rápidos que vem sendo realizados no município.

Os pacientes se encontram bem em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela equipe da secretaria de saúde. Até o dia de hoje já foram realizados 157 testes rápidos, sendo 42 positivos e 115 negativos. São José do Egito chegou a 54 casos confirmados, com 36 curados e um óbito.

Câmara de Tabira retoma atividades nesta segunda-feira

Após o período do recesso parlamentar, a Câmara de Vereadores de Tabira inicia mais um ano legislativo, retomando suas atividades com as sessões ordinárias semanais. A primeira reunião do colegiado acontece nesta segunda-feira (17), a partir das 20h.  As sessões realizadas no prédio do Poder Legislativo, permitirão a presença do público, seguindo todos os protocolos […]

Após o período do recesso parlamentar, a Câmara de Vereadores de Tabira inicia mais um ano legislativo, retomando suas atividades com as sessões ordinárias semanais.

A primeira reunião do colegiado acontece nesta segunda-feira (17), a partir das 20h. 

As sessões realizadas no prédio do Poder Legislativo, permitirão a presença do público, seguindo todos os protocolos sanitários de combate ao coronavírus e da H3N2. As reuniões serão transmitidas ao vivo através da página da Câmara no Facebook e pela Rádio Cidade FM.

De acordo com o presidente, Djalma Nogueira (Djalma das Almofadas), a expectativa para 2022, será intensificar as ações do legislativo municipal, principalmente no que diz respeito à pandemia.

“A Câmara tem sido uma instituição parceira na construção de um futuro melhor para toda a população. Com o aumento dos casos da Covid-19, o surgimento das novas variantes e da síndrome gripal da H3N2, vamos intensificar os trabalhos em torno das questões que visam proteger a população tabirense”, frisou o presidente.

Djalma lembrou que o funcionamento dos setores  internos do Legislativo ficaram suspensos apenas nos feriados de final de ano, mas tiveram o atendimento ao público normalizado nos demais dias.

Serviço

1ª Sessão Ordinária de 2022

Câmara de Vereadores de Tabira

Segunda-feira, 17 de janeiro, às 20h

Transmissão ao vivo através da página Facebook/CasaEduardoDomingosdeLima

Rádio Cidade FM 97,7Pesquisa aponta que maioria pretende vacinar crianças contra a Covid-19

Governo LW faz novas mudanças tentando achar o prumo

Na incessante busca por melhorar a sua imagem desgastada junto à opinião pública, o prefeito Wellington Maciel acaba por deixar a gestão ainda mais nepotista. A nova troca, teve a saída de seu irmão, Lidio Maciel, de Planejamento, para assumir a Articulação Política e Desenvolvimento Institucional. A ideia é ter mais na sua mão a gestão, […]

Na incessante busca por melhorar a sua imagem desgastada junto à opinião pública, o prefeito Wellington Maciel acaba por deixar a gestão ainda mais nepotista.

A nova troca, teve a saída de seu irmão, Lidio Maciel, de Planejamento, para assumir a Articulação Política e Desenvolvimento Institucional.

A ideia é ter mais na sua mão a gestão, jogando à vala comum aliados. Já Wellington Araújo deixa a pasta e assume Planejamento.

Lídio tem sido o camaleão da gestão do irmão, tendo passado antes por Turismo, Finanças e Planejamento. Quando LW desconfia de alguém, chama o irmão.

A tentativa é mais uma para tentar melhorar sua desgastada imagem junto á opinião pública. Problema não é mudar equipe. Desafio é mudar a mentalidade da gestão sem mexer na cabeça, o próprio LW e a primeira dama, Rejane Maciel.

Fogão agroecológico reduz os gastos com gás de cozinha no Sertão do Pajeú

Em meio à pandemia do coronavírus, o número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza triplicou, e atinge cerca de 27 milhões da população brasileira. O levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) também aponta que muitas famílias tentam sobreviver com o valor de R$ 246,00 por mês, e as mulheres são as […]

Em meio à pandemia do coronavírus, o número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza triplicou, e atinge cerca de 27 milhões da população brasileira. O levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) também aponta que muitas famílias tentam sobreviver com o valor de R$ 246,00 por mês, e as mulheres são as mais vulneráveis. Para quem sobrevive com esse valor, deixar de comprar o gás de cozinha, significa a compra de outros itens de comida no prato.

“Esse fogão pra mim foi uma realização de um sonho. Ele diminuiu o tempo que eu gastava na cozinha fazendo comida e também o uso do gás de cozinha. Com galhos secos do quintal, o forno esquenta e a gente consegue assar tudo nele. Para mim é uma conquista ter esse fogão, sempre quis fazer, mas as condições não permitiam. E chegou a CMN para presentear a gente, e com certeza será útil para a minha produção”. Contou a agricultora Maria de Lourdes Nascimento.

Ela representa uma das 80 mulheres que são acompanhadas pela Casa da Mulher do Nordeste e foram beneficiadas com a tecnologia do fogão agroecológico, por meio do Projeto Mulheres Construindo Tecnologias e Gerando Renda no Sertão do Pajeú, com o apoio da Fundação Banco do Brasil e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

Na comunidade de Sítio Retiro, no município de São José do Egito, mora a agricultora Poliana Maria, mãe de dois filhos, tanto ela, como sua irmã e sua mãe foram contempladas com a implantação do fogão agroecológico. A tecnologia contribui para a renda da família e do grupo produtivo na comunidade.

“Eu já estou fazendo a produção nele pra levar pra feira agrícola, como pamonha, doce, bolo de milho verde, de mandioca e de caco. Também utilizo em casa para cozinhar o almoço, o café, a janta. Só vi benefício com o fogão”, disse.

O consumo de gás de cozinha reduziu também em decorrência do maior uso do fogão agroecológico.  Além disso, ela conta que a tecnologia também contribui para o meio ambiente. “Para fazer o fogo a gente usa aqui restos de galhos secos, resto da caatinga morta, e assim a gente preserva a natureza”.

Sobre o fogão agroecológico

O Fogão agroecológico é uma tecnologia social desenvolvida e construída pela Casa da Mulher do Nordeste agregando elementos trazidos pelas mulheres beneficiadas. Todo o processo de desenvolvimento e implementação da tecnologia, acontece de forma participativa.

A dinâmica de construção se dá a partir de oficinas práticas que possibilitam a replicação da tecnologia.  No Sertão do Pajeú, as oficinas foram realizadas em Afogados, São José do Egito, Ingazeira, Solidão, Tabira, Itapetim, Flores e Mirandiba.