Notícias

Armando sobre nome da oposição em 2022: “é hora de renovação”

Por Nill Júnior

O ex-senador Armando Monteiro defendeu em entrevista a este blogueiro no Programa Manhã Total, da Rádio Pajeú renovação na disputa estadual, dando a entender que um nome mais jovem deve disputar pelas oposições.

“Tô pra ajudar nessa composição. Disputei em das vezes e infelizmente não fui bem sucedido. Mas teremos palanque forte, competitivo”.

E seguiu: “É hora de renovação. Não me considero velho, mas é momento de quadros que vem se destacando em Pernambuco”. Perguntado sobre Raquel Lira, de seu partido, Anderson Ferreira e Miguel Coelho, apesar de dizer que todos tem credenciais, defendeu a tucana. “Raquel tem um perfil extraordinário. Secretária de estado, entrou na vida pública como servidora. Já se submeteu em Caruaru, foi eleita e reeleita de maneira consagradora. Pernambuco conhece, respeita, pessoa ética, limpa ao longo da vida pública”.

Armando defendeu maturidade e discernimento para a melhor estratégia, se com duas candidaturas em razão dos palanques nacionais ou se com candidatura única. “Vou estar ajudando nessa construção”.

Perguntado se pode disputar a Câmara dos Deputados, disse não estar no seu radar. “Mas sou homem de missão. Estou sem mandato, mas não tem nada definido. Mandato de Deputado é honroso, mas não está nos meus planos. Mas se for considerado necessário…”

Outras Notícias

Deputado Gonzaga Patriota prestigia convenções em diversas cidades de PE‏

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) participou, neste final de semana, de uma série de convenções partidárias em Pernambuco. O parlamentar referendou candidaturas e destacou a importância da eleição de aliados políticos para melhorar a qualidade de vida da população que precisa das ações do poder público municipal. O primeiro compromisso foi na cidade de […]

ImageProxy

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) participou, neste final de semana, de uma série de convenções partidárias em Pernambuco. O parlamentar referendou candidaturas e destacou a importância da eleição de aliados políticos para melhorar a qualidade de vida da população que precisa das ações do poder público municipal.

O primeiro compromisso foi na cidade de Bonito, onde Gonzaga Patriota prestigiou, ao lado do prefeito Ruy Barbosa, a convenção que homologou a candidatura de Gustavo Adolfo a prefeito e Edson Monteiro a vice. Milhares de pessoas marcaram presença na festa popular.

Dando continuidade à agenda, Patriota marcou presença em Ingazeira, na convenção que oficializou a candidatura de Lino Morais a prefeito e Juarez Ferreira vice, além de 18 candidatos a vereador.

Em Afogados da Ingazeira, diante de um grande público no Cine São José, a Frente Popular confirmou a chapa José Patriota (candidato à reeleição) e Alessandro Palmeira (vice).  Os outros pré-candidatos a vice que também estavam na disputa para compor a chapa, Totonho Valadares, Eraldo Feijó, Igor Mariano e Augusto Martins, compareceram à convenção, usaram a palavra e ressaltaram a importância da unidade da Frente Popular. Este ano, a coligação contará com a presença de 17 partidos e 34 candidatos a vereador.

Para finalizar a agenda, Gonzaga Patriota esteve na convenção de Itapetim que homologou as candidaturas de Adelmo Moura e Junior Moreira, a prefeito e vice-prefeito, respectivamente. O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Antônio Piancó Sobrinho e reuniu milhares de militantes.

ALEPE debate em Audiência Pública situação no ensino superior

O vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura da ALEPE, o deputado Professor Paulo Dutra (PSB), está mobilizando os educadores do estado para participarem da audiência pública nesta segunda (20) que vai debater os cortes nas universidades e institutos federais. Dutra vem convidando os educadores da rede estadual de ensino, onde foi professor e Secretário […]

O vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura da ALEPE, o deputado Professor Paulo Dutra (PSB), está mobilizando os educadores do estado para participarem da audiência pública nesta segunda (20) que vai debater os cortes nas universidades e institutos federais.

Dutra vem convidando os educadores da rede estadual de ensino, onde foi professor e Secretário Executivo, ao mesmo tempo em que demonstra sua preocupação com os reflexos negativos que a falta de investimentos no ensino superior pode causar na educação básica. “Nossa educação básica também será atingida por este sucateamento no nível superior. Precisamos envolver nesta luta os estudantes e professores da educação básica, família e comunidade em geral”, alerta.

Apontando para uma falta de planejamento do Ministério da Educação, Paulo Dutra exaltou a experiência do projeto educacional de Pernambuco que colocou o Estado no topo da educação do Brasil. “Falta para o Governo Federal um projeto de sociedade que priorize a educação. Pernambuco, em 12 anos, já é referência nacional. Lá atrás se planejou para isso sob a liderança de Eduardo Campos e hoje o governador Paulo Câmara continua dando prioridade, indo às escolas e pactuando as metas diretamente com gestores, professores e todos que fazem a educação. É assim que se transforma a vida das pessoas. É dessa forma que se faz educação”, disse o socialista.

Para a audiência pública de segunda-feira, realizada por proposição do Professor Paulo Dutra em conjunto com o deputado Isaltino Nascimento (PSB), estão confirmadas as presenças dos deputados federais Danilo Cabral (PSB) e Túlio Gadelha (PDT), dos reitores das universidades públicas e institutos federais de Pernambuco, além de representantes de entidades estudantis, associações e sindicatos relacionados aos trabalhadores da educação no Estado.

“É urgente que toda a sociedade Brasileira se engaje na defesa da educação pública. Não podemos baixar a guarda. Não podemos permitir que este bloqueio continue ou que entre em vigor qualquer outro projeto que negligencie a formação de nossas crianças e nossos jovens. Não dá para pensar em um país melhor sem investimentos contínuos na educação. Por isso, convidamos todas e todas para estarem conosco na audiência pública da próxima segunda”, convida Paulo Dutra.

A Audiência Pública sobre os impactos dos cortes de verbas das Universidades e Institutos Federais é uma realização da Comissão de Educação e Cultura em conjunto com a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular. O evento acontece na ALEPE – Auditório Senador Sérgio Guerra, nesta segunda-feira (20), a partir das 10h.

Presidente do PT no Recife defende volta da aliança com o PSB e a Frente Popular

Blog da Folha O caminho definitivo que o PT estadual tomará, em 2018, ainda é uma incógnita. Isso porque, apesar de o diretório estadual ter tirado uma resolução opinando pela candidatura própria e já haver movimentações entre petistas para se pavimentar, o isolamento em que o partido se encontra tem feito políticos reverem suas posições. […]

Blog da Folha

O caminho definitivo que o PT estadual tomará, em 2018, ainda é uma incógnita.

Isso porque, apesar de o diretório estadual ter tirado uma resolução opinando pela candidatura própria e já haver movimentações entre petistas para se pavimentar, o isolamento em que o partido se encontra tem feito políticos reverem suas posições. Neste domingo (22), o presidente do PT no Recife, Osmar Ricardo, abriu divergência na orientação estadual ao defender a volta da aliança com o PSB e a Frente Popular.

O entendimento é que para o partido voltar a crescer – com bancadas estaduais e federais, assim como fazer palanque para uma eventual candidatura à presidência do ex-presidente Lula – não pode ficar sozinho. “O PT não pode ficar isolado. Temos que fazer uma aliança com a linha de esquerda”, avaliou Osmar Ricardo.

Na avaliação do petista, uma nova direita está se organizando no Estado com o DEM e o PSDB, o que impõe um rearranjo das forças do campo de esquerda para o enfrentamento político. No caso específico do PT, o dirigente não descarta voltar a caminhar com o PSB, mas com o aval do ex-presidente Lula.

“Defendo o que Lula disser que é para fazer. Se quiser aliança com o PSB vamos ter. Agora não podemos pensar numa aliança por cargos, empregos. O PSB nacional vem demarcando posição à esquerda contra o governo Temer. Então, isso é o retorno do PSB a esquerda. Não isenta o que eles fizeram com o PT, mas a política é dinâmica. Todo mundo pode rever os erros políticos”, avaliou.

Marília: a posição do dirigente expõe o grau de divisão em que a sigla se encontra. Enquanto uma corrente defende a aliança, outra mantém a ideia de candidatura própria, como a vereadora Marília Arraes, que tenta viabilizar o seu nome para a disputa. A parlamentar, inclusive, recebeu a adesão de vereadores do município de Serra Talhada, no Sertão.

Em carta aberta em que atacam o possível aliado – o governador Paulo Câmara (PSB)-, os petistas afirmaram que o Estado anseia por mudanças e que o nome de Marília seria o ideal. “Entre os nomes ventilados, o da companheira Marília Arraes, vereadora do Recife, eleita com mais 11 mil votos, mulher, combativa e qualificada, enraizada nas melhores tradições e práticas da esquerda, reúne as condições de reencantar Pernambuco com o PT e colaborar com a eleição de Lula”, diz documento divulgado no final de semana.

Apesar disso, o dirigente Bruno Ribeiro, afirmou que não existe nome definido. “Nós ainda estamos no roteiro da resolução. É normal e bom quem está defendendo a candidatura própria. Mas ainda é cedo para saber quem será.”

Cadeiras arremessadas e spray de pimenta em Ipojuca

A posse dos vereadores de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, foi marcada por confusão. O candidato Romero Sales (PTB) havia sido o mais votado para prefeito, mas teve o registro indeferido por já ter uma condenação por improbidade administrativa. Quem assume o cargo interinamente é o presidente da Câmara dos Vereadores, até que ocorra […]

whatsapp-image-2017-01-01-at-10-56-12A posse dos vereadores de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, foi marcada por confusão.

O candidato Romero Sales (PTB) havia sido o mais votado para prefeito, mas teve o registro indeferido por já ter uma condenação por improbidade administrativa.

Quem assume o cargo interinamente é o presidente da Câmara dos Vereadores, até que ocorra nova eleição. Durante a sessão de posse dos novos vereadores, o prédio da Câmara ficou repleto de pessoas gritando palavras de ordem.

Com o anúncio da vitória de Ricardo José de Souza (PTC) na disputa pela presidência da Casa (e, consequentemente, pelo cargo provisório de prefeito), cadeiras de plástico foram arremessadas em direção aos vereadores.  Houve correria e gritaria, as agentes de segurança usaram spray de pimenta para dispersar a confusão.

Tabira: Justiça Eleitoral aprova registro de Didi, Kleber, Dicinha, Val, Antônio e Rafael

O juiz João Paulo dos Santos Lima, da 050ª Zona Eleitoral, analisou o recurso interposto pela “Coligação A Mudança Se Faz Com Todas as Forças”  e aprovou, nesta quarta-feira (11), as candidaturas de Didi de Heleno, Kleber Paulino, Dicinha do Calçamento, Xavier da Borborema, Val Anão, Antônio do Ouro e Rafael Lopes, autorizando seus respectivos […]

O juiz João Paulo dos Santos Lima, da 050ª Zona Eleitoral, analisou o recurso interposto pela “Coligação A Mudança Se Faz Com Todas as Forças”  e aprovou, nesta quarta-feira (11), as candidaturas de Didi de Heleno, Kleber Paulino, Dicinha do Calçamento, Xavier da Borborema, Val Anão, Antônio do Ouro e Rafael Lopes, autorizando seus respectivos registros.

Em sua decisão, o magistrado destacou o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que permite a juntada de documentos após o prazo inicial, desde que dentro do trâmite recursal e antes da diplomação.

A referida  coligação apresentou as certidões criminais dos respectivos candidatos após a interposição de recurso eleitoral. Os documentos, que inicialmente não haviam sido emitidos dentro do prazo, foram anexados ao processo, regularizando os registros de candidatura.

De acordo com a assessoria jurídica da coligação, os documentos foram solicitados em tempo hábil junto ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), mas, devido à alta demanda de solicitações, a emissão foi atrasada, só se tornando possível nesta terça-feira. Com a apresentação da documentação, as pendências relativas aos registros dos candidatos foram sanadas.

Com isso, os candidatos da coligação estão aptos a disputar as eleições, e os eleitores podem contar com a presença de seus nomes nas urnas.

Trecho da decisão:

“Em razão do recurso interposto através do ID nº 122971446, exerço juízo de retratação com fundamento no § 6º do art. 267 do Código Eleitoral. Ainda que o candidato tenha incorrido em desídia ao não observar a determinação judicial para apresentação oportuna da documentação necessária, considero o teor da Súmula nº 5 do TRE-PE, que admite a juntada de documentos a processo de registro de candidatura, mesmo em sede recursal, enquanto não esgotadas as instâncias ordinárias e até o advento da diplomação.”