Notícias

Armando propõe à Camex taxar em 17% etanol dos EUA

Por André Luis
Foto: Ana Luisa Souza/Divulgação

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) ocupou a tribuna do plenário para solicitar “sensibilidade” ao conselho de ministros da Camex (Câmara de Comércio Exterior) para aprovar, no próximo dia 25, recomendação do Ministério da Agricultura de taxar em 17% as importações de etanol de milho dos Estados Unidos. Segundo ele, a concorrência desleal do produto ameaça os empregos e a produção de álcool do Nordeste, especialmente de Pernambuco, num momento em que o País começa a sair lentamente da recessão.

Armando participou, em março passado, de audiência com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, solicitada pelo presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco, Renato Cunha, em que produtores de seis estados defenderam a taxação. Nota técnica do Ministério da Agricultura propôs à Camex uma alíquota de 17%.

No discurso em plenário, Armando citou dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo) para informar que as importações de etanol de milho cresceram quase 400% no primeiro semestre, comparativamente a igual período de 2016, atingindo 1,3 bilhão de litros. Tal volume corresponde, de acordo com ele, a 83% de toda a produção anual do Nordeste, da ordem de 1,6 bilhão de litros.

O senador enfatizou que ao solicitar a taxação não está defendendo reserva de mercado para os produtores nacionais de etanol, pois sempre foi favorável à abertura da economia, mas tão somente condições de igualdade na competição. Assinalou que o etanol de milho comprado dos EUA não cumpre obrigações de manutenção de estoques mínimos e outras exigências regulatórias cobradas do produtor nacional.

Armando Monteiro advertiu para “os impactos danosos” que a importação pode causar no emprego e na produção do parque sucroenergético do Nordeste, que representa a maior atividade agroindustrial da região, com 62 usinas, 25 mil fornecedores independentes de cana de açúcar e 250 mil postos de trabalho diretos.

Outras Notícias

Prefeito de Sertânia celebra apoio de Marília Arraes à pré-candidata Rita Rodrigues

Ângelo Ferreira destaca importância do suporte político para fortalecimento de projeto municipal Nesta terça-feira (12), o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), utilizou suas redes sociais para expressar sua gratidão e entusiasmo pelo apoio da ex-deputada federal e presidente estadual do Solidariedade, Marília Arraes, à pré-candidata a prefeita pelo bloco governista, […]

Ângelo Ferreira destaca importância do suporte político para fortalecimento de projeto municipal

Nesta terça-feira (12), o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), utilizou suas redes sociais para expressar sua gratidão e entusiasmo pelo apoio da ex-deputada federal e presidente estadual do Solidariedade, Marília Arraes, à pré-candidata a prefeita pelo bloco governista, Rita Rodrigues.

Em uma publicação no Instagram, Ângelo ressaltou a relevância desse respaldo político, afirmando que a presença de Marília Arraes e do Solidariedade no projeto de Rita Rodrigues enriquece a frente política local. O prefeito destacou ainda a história política da família Arraes, lembrando o legado do saudoso Miguel Arraes, avô de Marília, e sua contribuição para os ideais que norteiam o grupo político.

“Nossa frente política já reúne os principais expoentes de um conjunto político que tem muita entrega. Juntos com o presidente Lula, vamos seguir trabalhando pelo povo de Sertânia”, declarou Ângelo.

A adesão de Marília Arraes e do Solidariedade ao projeto de Rita Rodrigues fortalece ainda mais a base política do bloco governista, consolidando uma aliança estratégica para as próximas eleições municipais.

Gonzaga terá audiência com Temer sobre interligação Tocantins-São Francisco

O deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB) aproveitou a agenda do presidente da República Michel Temer (PMDB) pelo Sertão de Pernambuco, na última segunda-feira (31), para agendar uma audiência sobre o Projeto de Lei 6569/13, de sua autoria, que trata da interligação do Rio Tocantins ao Rio São Francisco. Segundo o parlamentar, o encontro deve acontecer logo após […]

O deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB) aproveitou a agenda do presidente da República Michel Temer (PMDB) pelo Sertão de Pernambuco, na última segunda-feira (31), para agendar uma audiência sobre o Projeto de Lei 6569/13, de sua autoria, que trata da interligação do Rio Tocantins ao Rio São Francisco.

Segundo o parlamentar, o encontro deve acontecer logo após as comissões serem definidas na Câmara, no início do mês de março. “A Transposição do Rio São Francisco segue avançando e é preciso regularizar a oferta de água no curso do Velho Chico. Com essa obra, poderemos regularizar o nível da barragem de Sobradinho, no Estado da Bahia – hoje com 10,4% de sua capacidade – e, tornar possível atender, também, as crescentes demandas à jusante, principalmente as usinas hidrelétricas”, explicou Patriota.

O projeto propõe, além da interligação hidroviária, a transposição de água do rio Tocantins, com ponto de captação na margem direita, ao sul da cidade de Porto Nacional, no Estado do Tocantins, para o rio São Francisco. “A ideia é exigir a menor intervenção possível de obras de engenharia e, consequentemente, reduzindo os custos do projeto”, adicionou o parlamentar.

Barragem Engenheiros Ávidos (PB) pode receber água da Transposição em dezembro‏

A água da Transposição  do Rio São Francisco poderá chegar à barragem Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB), até dezembro de 2016 ou no primeiro de semestre de 2017. A afirmação foi do secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional (MI), Osvaldo Garcia. O gestor acompanha nesta terça-feira (1º/3) o segundo dia da visita […]

25112650010_5a6407a65c_z

A água da Transposição  do Rio São Francisco poderá chegar à barragem Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras (PB), até dezembro de 2016 ou no primeiro de semestre de 2017.

A afirmação foi do secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional (MI), Osvaldo Garcia. O gestor acompanha nesta terça-feira (1º/3) o segundo dia da visita da comitiva da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) às estruturas do projeto – trechos em obras e barragens que receberão as águas do empreendimento.

“A água que vai chegar é suficiente para abastecer 3 milhões de pessoas. Com isso, a possibilidade de que elas não disponham desse bem natural para consumo será zerada”, afirmou Garcia. A barragem Engenheiro Ávidos vai abastecer o estado da Paraíba e suas águas seguirão o curso do Rio Piranhas-Açu até o Rio Grande Norte.

25408266825_dfd6f31378_z

25112649590_e9168a8525_z

Com capacidade de acumular até 255 milhões m³ de água, o reservatório é um dos 24 para os quais o MI, por meio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), tem elaborado estudos e projetos-executivos para recuperação. O investimento nos projetos é de R$ 22 milhões. “Já o valor estimado para recuperação dessas 24 barragens é da ordem de 370 milhões de reais”, disse Osvaldo Garcia. 

Após a visitar o reservatório, os representantes do MI acompanharam a caravana da CNBB até a Vila Produtiva Rural Cacaré, também em São José de Piranhas. Nesta quarta-feira (2), a programação será em Pernambuco: atividade em escritório do MI no município de Salgueiro e visita à primeira Estação de Bombeamento (EBI-1), em Cabrobó.

A caravana da CNBB é formada por oito bispos e outros 100 membros da Igreja, pertencentes à regional Nordeste 2.

Prefeitura comemora funcionamento do trânsito durante São João 2017

A Prefeitura de Arcoverde fez um balanço junto com a Autarquia de Trânsito (Arcotrans) para avaliar seu funcionamento durante as festas juninas deste ano. Em parceria com o Detran de Pernambuco, a Arcotran implantou sinalização horizontal em 48 ruas de vários bairros da cidade (São Cristovão, Centro, São Geraldo, Cohab 1 e 2, Boa Esperança […]

A Prefeitura de Arcoverde fez um balanço junto com a Autarquia de Trânsito (Arcotrans) para avaliar seu funcionamento durante as festas juninas deste ano.

Em parceria com o Detran de Pernambuco, a Arcotran implantou sinalização horizontal em 48 ruas de vários bairros da cidade (São Cristovão, Centro, São Geraldo, Cohab 1 e 2, Boa Esperança e São Miguel), onde foram sinalizadas com estacionamento, eixo e bordo.

Durante os 12 dias de festas foram usados 23 placas de regulamentação, 44 gelos baianos e 34 cavaletes, melhorando a fluidez do trânsito para os veículos e pedestres em todos os polos de animação. Foram disponibilizados três pontos de taxistas e mototaxistas (ao lado do Banco Santander, Bradesco e Receita Federal) com cerca de 80 táxis e mais de 250 mototáxis para atender a demanda da população.

A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, ficou muito otimista com os excelentes resultados e ressaltou a campanha educativa sobre direção defensiva e alcoolemia que foi desenvolvida pela Turma do Fon Fon, no último dia do evento (28).

Do dia 20 a 28 de junho a Equipe da Lei Seca em parceria com o Detran, Polícia Militar e Secretaria de Saúde do Estado, trabalhou mostrando presença nas principais avenidas de Arcoverde, trabalhando na prevenção do uso de bebida alcoólica, armas e veículos roubados. Nesta Operação da Lei Seca foram abordados 1.036 veículos.

O diretor da Arcotrans, Vladimir Cavalcanti, que esteve acompanhando todas as atividades durante o período, agradeceu a colaboração da população, do comércio e de todos, pela compreensão dos transtornos causados.

Rivalidade entre Raquel Lyra e Marília Arraes vira impasse para federação PSDB-Solidariedade

A rivalidade entre a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e a ex-deputada federal e vice-presidente do Solidariedade, Marília Arraes (SD), é o principal entrave para a entrada do Solidariedade na federação PSDB-Cidadania.  Se o acordo entre os partidos for anunciado após as eleições municipais, como prometem os articuladores da ideia, o resultado prático será […]

A rivalidade entre a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e a ex-deputada federal e vice-presidente do Solidariedade, Marília Arraes (SD), é o principal entrave para a entrada do Solidariedade na federação PSDB-Cidadania. 

Se o acordo entre os partidos for anunciado após as eleições municipais, como prometem os articuladores da ideia, o resultado prático será um novo empurrão para Raquel trocar o ninho tucano pelo PSD, avalia o entorno da governadora. Antiga, a negociação fecharia o cinturão lulista no Nordeste. Hoje, só Pernambuco não é aliado ao governo federal.

Após a disputa acirrada entre elas pelo comando do Estado, em 2022, uma reconciliação entre Marília Arraes e Raquel Lyra para uni-las no mesmo grupo político é considerada improvável. PSDB-Cidadania e Solidariedade negociam uma federação para escaparem das restrições da cláusula de barreira. As informações são da Coluna do Estadão.

Principal liderança do Solidariedade, Paulinho da Força entende que a federação entre os partidos é o único caminho, mas reconhece os obstáculos. “Vamos começar a discutir como seria a federação em cada Estado. Pernambuco é um dos problemas”, afirmou.

Marília Arraes diz que, hoje, ser aliada de Raquel Lyra é um cenário impensável. “Nós formamos uma grande frente de oposição a ela, inclusive com o PSB”, lembrou, sobre a aliança entre ela e o primo João Campos. Os dois chegaram a romper nas eleições municipais de 2020, quando disputaram a prefeitura do Recife, mas firmaram um armistício.

De olho no crescimento do Centrão e na polarização entre PT e PL, o sonho da federação é criar uma estrutura de peso. “Estamos falando com PDT e siglas menores. Queremos unir partidos com 20 deputados para baixo em uma federação única. Vamos para 2026 em uma grande frente, para fazer 100 deputados, um quinto da Câmara”, diz Paulinho.