Armando Monteiro visita Igarassu nesta sexta-feira (17)
Por André Luis
O senador Armando Monteiro (PTB) estará nesta sexta-feira (17) em Igarassu, Litoral Norte do Estado. O parlamentar fará uma visita institucional ao município, reforçando o seu apoio e compromisso com o desenvolvimento da cidade e da região. A agenda inclui reunião na Câmara Municipal, visita a obras, participação da abertura do ano letivo da rede municipal de ensino, entre outras atividades. O prefeito Mário Ricardo (PTB) acompanha o senador.
O primeiro encontro é às 9h, uma visita à Prefeitura de Igarassu, onde o senador será recepcionado pelo prefeito Mário Ricardo e sua equipe. Em seguida, Armando reúne-se com os vereadores do município na Câmara Municipal. De lá, o petebista terá um encontro com lideranças religiosas da cidade, no Convento de Santo Antônio.
Ainda pela manhã, Armando fará uma visita ao Centro de Formação Profissional de Igarassu (Cefopi) e à obra do Cais de Nova Cruz, que conta com recursos de emenda parlamentar do senador. Os compromissos do petebista se encerram com a participação da abertura do ano letivo da rede municipal de ensino, às 14h30, no Espaço Sítio Histórico, localizado no Sítio Histórico do município.
A região somou 2.907,9 milímetros no primeiro mês de 2022. A menor precipitação foi registrada em Carnaíba, com apenas 81 milímetros. Por Juliana Lima Os dezessete municípios que integram a região do Sertão do Pajeú somaram 2.907,9 milímetros de chuvas no último mês de janeiro, segundo dados do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). A maior precipitação […]
A região somou 2.907,9 milímetros no primeiro mês de 2022. A menor precipitação foi registrada em Carnaíba, com apenas 81 milímetros.
Por Juliana Lima
Os dezessete municípios que integram a região do Sertão do Pajeú somaram 2.907,9 milímetros de chuvas no último mês de janeiro, segundo dados do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).
A maior precipitação pluviométrica foi registrada na cidade de Itapetim, com 292 milímetros. Em seguida vêm as cidades de Brejinho, com 231,7 milímetros e Triunfo, com 231,3 milímetros. As precipitações mais baixas no mês foram registradas em Quixaba, com 86,5 milímetros e Carnaíba, com 81 milímetros. Confira:
Itapetim (292), Brejinho (231,7), Triunfo (231.3), São José do Egito (203.5), Ingazeira (202), Santa Cruz da Baixa Verde (177), Flores (176), Santa Terezinha (172.5), Serra Talhada (157.1), Tabira (153), Iguaracy (149.6), Calumbi (143.1), Tuparetama (140), Solidão (139.6), Afogados da Ingazeira (127), Quixaba (86.5) e Carnaíba (81).
O Governo do Estado recebeu, na tarde deste sábado (02.05), do Governo Federal, uma remessa de 30 respiradores, 40 mil testes rápidos e 133 mil Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, como luvas, máscaras, aventais e toucas. Na última terça-feira (28.04), durante reunião por videoconferência com o ministro da Saúde, o governador Paulo Câmara havia […]
O Governo do Estado recebeu, na tarde deste sábado (02.05), do Governo Federal, uma remessa de 30 respiradores, 40 mil testes rápidos e 133 mil Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, como luvas, máscaras, aventais e toucas.
Na última terça-feira (28.04), durante reunião por videoconferência com o ministro da Saúde, o governador Paulo Câmara havia solicitado 65 equipamentos para Pernambuco.
Assim, somando-se aos outros 40 respiradores que chegaram no mês de abril, o Governo Federal enviou a Pernambuco 70 máquinas. Até o momento, o Governo Estadual já comprou, com recursos próprios, 500 respiradores de fornecedores do Brasil e do exterior. Desse total, 35 já foram entregues e os demais são aguardados para as próximas semanas.
Outros 80 respiradores, que já estavam na rede estadual, passaram por serviços de manutenção e recuperação. Essas máquinas estão sendo utilizadas no esforço permanente para ampliar a abertura de novos leitos de UTIs dedicados exclusivamente aos pacientes de covid-19.
A partir desta terça-feira (7) alunos de ensino médio da rede estadual podem se inscrever para concorrer a uma das 1.200 vagas em cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições vão até o próximo dia 12 exclusivamente pelo endereço eletrônico da Secretaria de Educação e Esportes do […]
A partir desta terça-feira (7) alunos de ensino médio da rede estadual podem se inscrever para concorrer a uma das 1.200 vagas em cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições vão até o próximo dia 12 exclusivamente pelo endereço eletrônico da Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) www.educacao.pe.gov.br .
Os cursos serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF SERTÃO-PE) em nove municípios de todo o estado. As vagas são destinadas aos jovens e adultos que estejam cursando, em 2014, 2º ou 3º ano do Ensino Médio nas formas Regular, Integral, Semi-Integral, Médio Integrado e Travessia da rede estadual de educação de Pernambuco.
O critério de avaliação será a média dos candidatos nas disciplinas de matemática e português no primeiro semestre de 2014. Caso haja empate, será classificado o que tiver obtido maior média na disciplina de Língua Portuguesa. Se ainda assim permanecer o empate, será classificado o que tiver maior idade.
O resultado preliminar será divulgado no próximo dia 14, também no site da SEE. Recursos podem ser protocolados no dia 15. O resultado definitivo será divulgado no dia 16. A confirmação das matrículas está marcada para os dias 21, 22 e 23 de outubro na escola escolhida.
Tabira e São José do Egito receberão as formações, que têm incentivo do Governo do Estado através do Funcultura; o sarau de culminância será online e aberto para todos os interessados em literatura de cordel Tem formação gratuita na área de cultura popular chegando em Tabira e São José do Egito, no Sertão de Pernambuco: […]
Tabira e São José do Egito receberão as formações, que têm incentivo do Governo do Estado através do Funcultura; o sarau de culminância será online e aberto para todos os interessados em literatura de cordel
Tem formação gratuita na área de cultura popular chegando em Tabira e São José do Egito, no Sertão de Pernambuco: o projeto “Ciclo do Cordel”, coordenado pelo grupo “Clube do Cordel”, invadirá as escolas Municipais Adeildo Santana Fernandes (Tabira) e Helena Maria De Siqueira Brito (São José do Egito) com muita poesia popular e cordel. As formações ocorrem simultaneamente de 17/6 a 21/6, com sarau online dia 22/6 às 16H.
Os alunos das escolas receberão formação teórica e prática sobre a origem da Literatura de Cordel, suas especificidades técnicas de criação (métrica, rima e oração), escrita criativa, seus meios de circulação, entre outros dados técnicos da manifestação popular. A formação terá um total de 40h/ aula por oficina.
Serão oficineiros os integrantes do Clube do Cordel: Natália Oliveira, Carla Santana, Francisca Araújo, Thaynnara Queiroz e Nilson Gonçalves, grupo que há anos vem fortalecendo a cena do Cordel em eventos e projetos.
A proponência do projeto é de Francisca Araújo e Luna Vitrolira é a idealizadora deste Ciclo do Cordel para o Funcultura; enquanto Taciana Enes assina a produção executiva. A ação tem incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura.
Durante a formação, os alunos ainda serão apresentados aos principais cordelistas do repertório popular, além de destaque para a produção literária feminina. O curso também oferece a criação (diagramação) e impressão de folhetos de cordel. Como culminância, um sarau que será apresentado pelos poetas integrantes do coletivo Clube do Cordel, fomentando a oralidade e a escrita na poesia popular.
FOMENTO AO CORDEL – “Ciclo do Cordel” é uma articulação estratégica que visa promover e propagar a escrita literária por meio da produção de textos de cordel, ressaltando os aspectos estéticos proporcionados pela métrica poética para a promoção e valorização da cultura popular, considerando sua relação com a identidade cultural dos sujeitos aprendentes, público a quem será destinada a proposta de intervenção deste projeto. O ciclo de oficinas foi idealizado por Luna Vitrolira com foco no Funcultura, e fará formações em diversas cidades do Pajeú Pernambucano.
Já o “Clube do Cordel” é uma ação estilo “Clube de Assinaturas”, que organiza editais e promove a impressão de diversos tipos de Cordel de artistas independentes – mais de 30 novos projetos foram lançados, além de uma dezena de alunos de diversas faixas etárias e tipo de formação foram qualificados no universo do Cordel, sem contar a organização de vários eventos e saraus. A união de Luna Vitrolira com o “Clube do Cordel” proporcionará o impulsionamento da formação de ainda mais cordelistas pelo interior de Pernambuco.
Esses dias, conversei com muita gente da política de Serra Talhada. Formei uma convicção: o candidato da oposição será Luciano Duque. Claro, essa análise tem o desconto do imponderável da política, mas vamos aos fatos. Primeiro, não há hoje nenhum outro nome competitivo para enfrentar uma gestão com o perfil do governo Márcia. Além da força […]
Esses dias, conversei com muita gente da política de Serra Talhada. Formei uma convicção: o candidato da oposição será Luciano Duque.
Claro, essa análise tem o desconto do imponderável da política, mas vamos aos fatos.
Primeiro, não há hoje nenhum outro nome competitivo para enfrentar uma gestão com o perfil do governo Márcia. Além da força da máquina, tem entregas. Não é perfeita, mas deve buscar se ajustar no que precisa melhorar para o ano chave, 2024.
Quem vai enfrentá-la com competitividade? Do grupo de Sebastião e Waldemar Oliveira, com todo respeito aos quatro nomes citados por eles para uma pesquisa, hoje não há nenhum competitivo. Pra ser trabalhado em vistas ao futuro, quem sabe o competente Alan Pereira. Mas também não tem capilaridade para esse enfrentamento hoje. Faeca Melo, André Terto, Duquinho? São quadros com importância como grupo, mas para essa missão, não decolam individualmente.
Já mais perto de Luciano, o mesmo se aplica a Ronaldo de Dja. Até deve ter mais tutano eleitoral, mas ainda longe de ameaçar Márcia Conrado. Diz que se pronuncia sábado sobre futuro. O problema é que já deve ter gente em suas bases dizendo que ele não disputa pra vereador. Pra não perder o que já está certo, a vereança, deve se decidir logo.
Falam no filho de Luciano, Miguel Duque. Também não vejo com capilaridade para disputar agora, além da crítica natural de que essa “renovação” sempre pelo “filho de”, tão comum na política, incomoda e não é legal. Dizem ter carisma, futuro, mas, se assim quiserem, melhor que seja trabalhado. Lançá-lo agora é jogá-lo aos leões, num ambiente desfavorável.
E Luciano? Esses dias, conversei com blogueiros da região que tem o mesmo sentimento: sua candidatura é uma questão de sobrevivência política. Ele precisa retomar na pior das hipóteses um palanque competitivo que o faça vivo, já que perdeu isso com o racha. E não terá essa condição sem uma eleição disputada. E eleição disputada hoje, só com ele na cabeça, unindo as oposições. Nessa conjuntura, o caminho já estaria sendo traçado: Duque na cabeça e o grupo dos Oliveira, com Sebá e Waldemar indicaria a vice.
O único problema é interromper o projeto parlamentar em que estava apostando para, se vencer, voltar à ceara local. Fato é que esse é um passo atrás. Mas necessário se quiser tentar retomar seu protagonismo local. Isso porque a reeleição de Márcia pode definhá-lo politicamente. Não esqueçam que ela reeleita vai jogar em 2026 colando um nome à caça dos votos e espaços para torná-lo ainda menor localmente. Mesmo que negue, um dos nomes a ser trabalhado é o de Márcio Oliveira, recém filiado ao PT. Mas podem surgir outros.
Registre-se que se perder, não perde o mandato estadual. Luciano pode disputar sem essa preocupação.
A partir de hoje e daqui pro ano que vem, você vai ouvir muita gente falando sobre suposições, possibilidades, cálculos, pesquisas, desmentindo essa análise, que claro, é uma reflexão pautada na realidade atual e pode sofrer alterações. Mas a levar em conta esses fatores, pra mim, o candidato da oposição será Luciano Duque.
Você precisa fazer login para comentar.