Notícias

Arcoverde: Prefeitura apresenta propostas selecionadas para compor a programação do Muirá Ubi

Por André Luis

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Cultura e Comunicação e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, em parceria com o Sesc Arcoverde, apresenta as propostas selecionadas para compor a programação do Muirá Ubi – Festival de Artes de Arcoverde.

O festival, criado em comemoração ao aniversário da cidade, traz uma programação diversa, montada segundo critérios acordados com a comunidade artística de Arcoverde quando da publicação do edital de São João, priorizando aquelas e aqueles artistas que se inscreveram e não foram contempladas no edital anterior.

Este é o terceiro edital aberto pela Secretaria de Cultura e Comunicação no ano de 2021 (edital emergencial, São João #Dendicasa e Muirá Ubi), reforçando o compromisso de distribuir renda e fortalecer a cadeia produtiva da arte e da cultura arcoverdenses.

As gravações serão realizadas entre os dias 06 e 08 de setembro, e a programação presencial será realizada no dia 11 de setembro, a partir das 12h, no Centro de Gastronomia e Artesanato.  Os programas gravados serão veiculados do dia 12 ao dia 16 de setembro, através do canal do YouTube e das redes sociais oficiais da Prefeitura Municipal de Arcoverde.

A lista completa das propostas selecionadas para compor a programação do Muirá Ubi – Festival de Artes de Arcoverde, encontra-se disponível aqui:  www.arcoverde.pe.gov.br/pag/muira-ubi .

Outras Notícias

Vélez Rodríguez e Sérgio Moro assinam acordo para investigar indícios de corrupção no MEC

Uma investigação feita pela nova gestão do MEC pode dar início à Lava Jato da Educação. A afirmação foi feita nesta quinta-feira, 14, pelo ministro, professor Ricardo Vélez Rodríguez, em reunião de assinatura do protocolo de intenções que tem como objetivo apurar indícios de corrupção, desvios e outros tipos de atos lesivos à administração pública […]

Uma investigação feita pela nova gestão do MEC pode dar início à Lava Jato da Educação.

A afirmação foi feita nesta quinta-feira, 14, pelo ministro, professor Ricardo Vélez Rodríguez, em reunião de assinatura do protocolo de intenções que tem como objetivo apurar indícios de corrupção, desvios e outros tipos de atos lesivos à administração pública no âmbito do MEC e de suas autarquias nas gestões anteriores. O acordo é o marco inicial para uma ampla investigação interministerial.

Dos vários casos apurados até agora, foram apresentados exemplos emblemáticos, como favorecimentos indevidos no Programa Universidade para Todos (ProUni), desvios no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) envolvendo o sistema S, concessão ilegal de bolsas de ensino a distância e irregularidades em universidades federais. A audiência deu transparência ao funcionamento e atos do MEC, seguindo as orientações do presidente Jair Bolsonaro para todos os ministérios e instituições federais.

O documento foi assinado pelos ministros da Educação; da Justiça, Sérgio Moro; da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, e pelo Advogado-Geral da União, André Mendonça. Também participou da reunião o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, que será peça fundamental na apuração dos fatos.

A investigação é uma das principais metas em desenvolvimento pelo ministério dentro do plano de ações dos 100 primeiros dias. A partir de agora, o MEC encaminhará os documentos necessários para que Ministério da Justiça, Polícia Federal, Advocacia-Geral da União (AGU) e Controladoria-Geral da União (CGU) possam aprofundar as investigações, instaurar inquéritos e propor as medidas judiciais cabíveis.

O ministro da Justiça, o advogado-geral da União, o ministro da Controladoria-Geral da União e o diretor-geral da Polícia Federal elogiaram a iniciativa do ministro da Educação e se colocaram à disposição para apurar todos os casos apresentados. De acordo com Vélez Rodríguez, o intuito é ser totalmente transparente para a sociedade. “Queremos apurar todos os desvios praticados por pessoas que usaram o MEC e as suas autarquias como instrumentos para desvios.”

Anchieta Patriota busca recursos em Brasília em encontro com Humberto Costa

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), dedicou esta terça-feira (9) a uma série de reuniões na capital federal, em busca de novos recursos para o desenvolvimento do município. Por meio de suas redes sociais, ele compartilhou detalhes de seu dia, destacando um encontro com o senador Humberto Costa (PT). “Hoje foi um dia produtivo […]

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), dedicou esta terça-feira (9) a uma série de reuniões na capital federal, em busca de novos recursos para o desenvolvimento do município.

Por meio de suas redes sociais, ele compartilhou detalhes de seu dia, destacando um encontro com o senador Humberto Costa (PT).

“Hoje foi um dia produtivo em Brasília. Estive em reuniões buscando novos recursos para nosso município, sempre com o objetivo de melhorar a vida da nossa população”, afirmou o prefeito.

Durante sua estadia na capital federal, Anchieta Patriota teve a oportunidade de se encontrar com o senador Humberto Costa, a quem agradeceu pela parceria e contribuições significativas para o desenvolvimento de Carnaíba, por meio de emendas parlamentares. O prefeito ressaltou ainda a cortesia com que sempre é recebido pelo senador.

TRE-PE fará auditoria para comprovar segurança das urnas

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realiza, neste sábado (6/10), véspera da Eleição, o início de uma operação que demonstra claramente, para todos os interessados, a segurança das urnas eletrônicas. Trata-se da Auditoria da Votação Eletrônica, antes chamada de “Votação Paralela”. O presidente do TRE, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, fará a abertura da solenidade, […]

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realiza, neste sábado (6/10), véspera da Eleição, o início de uma operação que demonstra claramente, para todos os interessados, a segurança das urnas eletrônicas.

Trata-se da Auditoria da Votação Eletrônica, antes chamada de “Votação Paralela”. O presidente do TRE, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, fará a abertura da solenidade, às 9h, no auditório do Pleno do TRE (Avenida Agamenom Magalhães, 1160, Graças).

O processo é simples. Neste sábado, serão sorteadas quatro das cerca de 20 mil urnas que, a partir das 8h do domingo, estarão ativas nas seções eleitorais de todo o estado. Imediatamente após a realização do sorteio, o presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, o juiz Eduardo Guilliod, comunicará o resultado ao juiz eleitoral da zona correspondente a cada seção sorteada.  O juiz da seção, então, lacrará imediatamente a caixa da urna sorteada e a enviará para o TRE, onde ficará, em local seguro, até o momento da auditoria.

Para que os eleitores da seção sorteada não fiquem sem ter onde votar, uma urna substituta será preparada, com ata circunstanciada, também assinada pelo juiz responsável, pelo representante  do Ministério Público e pelos fiscais dos partidos presentes.

Pois bem, as quatro urnas sorteadas, já no domingo, dia da Eleição,  estarão prontas para a auditoria. Este processo acontecerá no Auditório Augusto Duque, Anexo da Rui Barbosa, 320, Graças, no mesmo dia e horário da votação oficial (das 8h às 17h).

Às 7h do dia da votação (domingo), em uma sala especialmente preparada, com um microcomputador, uma impressora, uma filmadora e o respectivo monitor para cada urna sorteada, além de uma câmera filmando todo o ambiente, serão iniciados os trabalhos de auditoria.

Após serem desembaladas e ligadas, as urnas e os computadores, na presença do Procurador Regional da República designado e dos representantes dos partidos, coligações e entidades credenciados, são emitidos os relatórios “Zerésima” das urnas e do Sistema de Apoio à Auditoria de cada computador. Esses relatórios são assim chamados porque comprovam que todos os candidatos concorrentes estão com votação igual a “zero”.

Às 8h, no mesmo horário da votação oficial, o Sistema de Apoio à Auditoria de cada urna auditada é alimentado com os votos dados a candidatos reais, originados de cédulas de votação em papel, previamente preenchidas por alunos de escolas participantes do Programa Eleitor do Futuro e de universidades, depositados em urnas de lona aleatoriamente atribuídas a cada uma das urnas eletrônicas sorteadas.

O processo de auditoria é realizado por servidores da Justiça Eleitoral. Inicialmente, um servidor retira a cédula de papel da urna de lona, mostra-a aos presentes e afixa uma etiqueta numerada, passando-a a outro servidor, que digita os votos dados na cédula no Sistema de Apoio à Auditoria e imprime-os, em duas vias, contendo o número da etiqueta, a data e hora em que foram digitados.

Uma dessas vias é grampeada na cédula correspondente e armazenada, para futura conferência, enquanto outro servidor, agindo como mesário, libera a urna eletrônica para receber a votação.

A outra via é entregue a um quarto servidor, que a exibe por alguns segundos sobre o visor da urna, para que a câmera registre essa imagem, e insere esses votos na urna eletrônica, enquanto pronuncia, claramente, em um microfone acoplado à filmadora, cada algarismo de cada voto, para cada cargo.

Um fim de semana de articulações para Paulo Câmara

do Diário de Pernambuco Os bastidores políticos prometem ficar mais aquecidos que o de costume entre nestes sábado (13) e domingo (14), quando o governador eleito Paulo Câmara dedica tempo para finalizar as conversas com os partidos que compõem a Frente Popular para definição do novo secretariado. No processo, os presidentes das legendas têm sido […]

20141212213139800955u (1)

do Diário de Pernambuco

Os bastidores políticos prometem ficar mais aquecidos que o de costume entre nestes sábado (13) e domingo (14), quando o governador eleito Paulo Câmara dedica tempo para finalizar as conversas com os partidos que compõem a Frente Popular para definição do novo secretariado. No processo, os presidentes das legendas têm sido diretamente ouvidos e indicado nomes, alguns dos quais, porém, ainda precisam ser aprovados. “Os partidos estão sendo ouvidos, têm as indicações, mas existem critérios de aceitabilidade, porque (os nomes) precisam estar compatíveis com a função que vão ocupar”, disse ontem Paulo Câmara, ressaltando que a preocupação será em formar uma equipe tecnicamente apurada.

Apesar das especulações dos últimos dias, nenhum nome foi confirmado, à exceção do jornalista Ennio Benning para a Secretaria de Comunicação. A possibilidade de puxar secretários da Prefeitura do Recife foi dada por como certa pelo socialista. Deputados eleitos, tanto para a Assembleia Legislativa quanto para a Câmara Federal, também devem integrar o grupo. A expectativa é por dois de cada Casa. Ao mesmo tempo, algumas pessoas devem ser mantidas. “As surpresas maiores serão as de alguns nomes que hoje não compõem o governo”, comentou Câmara.

A reforma administrativa a ser proposta por Câmara inclui, ainda, fusão e criação de secretarias. Um dos pleitos ouvidos por ele durante a eleição foi o de que recriasse as pastas de Esportes e Integração Racial. “Tudo o que ouvimos será contemplado da melhor forma. O anúncio será na segunda”, disse o governador eleito, evitando adiantar qualquer detalhe. As mudanças estruturais, no entanto, serão feitas apenas no ano que vem, pois dependem de projeto de lei e a Assembleia só estará em atividade a partir de fevereiro.

O segundo escalão e demais cargos dentro das pastas também têm integrado as conversas de Paulo Câmara com os partidos da Frente Popular. Essas definições, porém, se prolongarão pelos próximos dias. “Não há pretensão de resolver tudo até segunda-feira”, ressaltou. Nesta data, é esperado apenas o anúncio dos nomes do primeiro escalão.

Aneel prorroga até 31 de julho proibição de corte de energia elétrica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prorrogou até o fim de julho a proibição do corte de energia elétrica dos consumidores inadimplentes residenciais urbanos e rurais. A proibição do corte de energia por 90 dias foi aprovada pela agência no fim de março, com validade também para os serviços considerados essenciais no enfrentamento da […]

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prorrogou até o fim de julho a proibição do corte de energia elétrica dos consumidores inadimplentes residenciais urbanos e rurais.

A proibição do corte de energia por 90 dias foi aprovada pela agência no fim de março, com validade também para os serviços considerados essenciais no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Com a decisão dessa segunda-feira (15), a medida, que perderia validade na próxima semana, ficará em vigor até o dia 31 de julho.

Ao justificar a prorrogação, a diretora da Aneel Elisa Bastos Silva, relatora do processo, argumentou que, na maior parte dos estados, continuam as ações de isolamento social e de restrição à circulação e aglomeração de pessoas para evitar a propagação da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Segundo a relatora, os efeitos da pandemia no setor elétrico levaram a um aumento da inadimplência dos consumidores e à redução do mercado das distribuidoras, em virtude da diminuição na atividade econômica e da necessidade de manutenção do serviço