Arcoverde: nova etapa contra Covid-19 vai vacinar quem tem 20 anos ou mais
Por Nill Júnior
A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Saúde e do PNI Municipal, abre na próxima sexta-feira (13/08), a nova etapa de vacinação da primeira dose contra a Covid-19, para quem tem 20 anos ou mais sem comorbidades.
A vacinação também continuará disponível para pessoas a partir dos 18 anos que possuam comorbidades.
As aplicações acontecem no horário das 8h às 17h, nos pontos da quadra do Sesc Arcoverde, na Aesa e na Praça da Bandeira. Para receber a imunização, é necessário levar RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.
“Com mais esta faixa etária sendo contemplada, nossa cidade ficará fortalecida para que o número de infecções e internações por Covid-19 também diminuam nos próximos meses”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Isaac Salles.
O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (8) a indicação do economista Gabriel Galípolo para assumir a presidência do Banco Central (BC) no período de 2025 a 2028. Em uma votação secreta, foram registrados 66 votos favoráveis e apenas 5 contrários. Galípolo deve ocupar o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025, sucedendo Roberto […]
O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (8) a indicação do economista Gabriel Galípolo para assumir a presidência do Banco Central (BC) no período de 2025 a 2028. Em uma votação secreta, foram registrados 66 votos favoráveis e apenas 5 contrários. Galípolo deve ocupar o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025, sucedendo Roberto Campos Neto, atual presidente da instituição.
De acordo com a nota oficial do Senado, a indicação de Galípolo foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Galípolo, que atualmente exerce o cargo de diretor de Política Monetária do BC, foi sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) pela manhã e aprovado por unanimidade após quatro horas de sessão. O relator da indicação foi o senador Jaques Wagner (PT-BA).
Com 42 anos, Gabriel Galípolo é natural de São Paulo e tem uma carreira sólida no setor econômico. Ele foi secretário-executivo do Ministério da Fazenda no início da gestão de Fernando Haddad e também presidiu o Banco Fator entre 2017 e 2021. Na sabatina, Galípolo enfatizou sua experiência e compromisso com a condução da política monetária. “O Brasil, que enfrentou a hiperinflação nos anos 1980, hoje é reconhecido por sua estabilidade monetária e financeira”, afirmou o economista.
Segundo a nota da CAE, Galípolo destacou os desafios futuros que o país enfrentará, como a necessidade de construir uma economia mais produtiva e sustentável. Ele também reforçou o compromisso do Banco Central no combate à inflação, afirmando que “a função da economia é melhorar a vida da mulher e do homem comuns”.
A nomeação de Galípolo ocorre em um momento delicado, em que a política monetária do Banco Central, especialmente as altas taxas de juros, vem sendo alvo de críticas por parte do presidente Lula e outros setores do governo, que consideram as medidas um entrave à reindustrialização e ao crescimento econômico do país. No entanto, Galípolo assegurou que exercerá sua função com autonomia e que o presidente Lula garantiu liberdade para tomar decisões baseadas no bem-estar da população.
Durante a votação no Senado, alguns parlamentares manifestaram suas preocupações. O senador Marcelo Castro (MDB-PI) votou contra a indicação em protesto pelas altas taxas de juros cobradas pelos bancos públicos. Já o senador Eduardo Braga (MDB-AM) apoiou Galípolo, mas criticou os juros elevados no cartão de crédito e no cheque especial, classificando a taxa do crédito rotativo como uma “vergonha nacional”.
O Banco Central é uma autarquia federal responsável por assegurar a estabilidade de preços, supervisionar o sistema financeiro e implementar a política monetária no Brasil.
A ex-prefeita Madalena Britto (PSB) retomou suas redes sociais neste dia 11 de setembro para celebrar o aniversário de Arcoverde que comemora 95 anos de emancipação política. Em um vídeo, uma mensagem de quem está determinada a buscar novos desafios, sinalizando possibilidade de disputa em 2024. Na mensagem, Madalena ressalta sua contribuição a história de […]
A ex-prefeita Madalena Britto (PSB) retomou suas redes sociais neste dia 11 de setembro para celebrar o aniversário de Arcoverde que comemora 95 anos de emancipação política.
Em um vídeo, uma mensagem de quem está determinada a buscar novos desafios, sinalizando possibilidade de disputa em 2024.
Na mensagem, Madalena ressalta sua contribuição a história de Arcoverde, destacando obras realizadas durante sua administração como o pátio da feira do São Cristóvão, a usina de asfalto, o Parque Linear, pavimentações em toda a cidade, novas unidades de saúde e escolas. Ela aproveita para vislumbrar já o futuro destacando que é preciso ‘avançar’.
“Temos uma vida pública e social que se cruza com a história de nossa amada Arcoverde. Assim pretendemos seguir, sempre com um olhar especial para o desenvolvimento econômico e social de nosso povo. Ainda há muito a fazer para garantirmos oportunidades para todos. É preciso avançar”, diz Madalena. Confira abaixo a mensagem na integra:
Meus amigos e amigas. Hoje, celebramos os 95 anos de nossa querida Arcoverde. Uma cidade que pulsa no coração de Pernambuco e a qual demos nossa contribuição nessa bela história, como prefeita por duas vezes.
Escrevemos importantes capítulos desses 95 anos, como a chegada das águas do São Francisco através da Adutora do Moxotó, um dos grandes sonhos de nosso povo; o pátio da feira do São Cristóvão, a usina de asfalto, o Parque Linear, pavimentações em toda a cidade, novas unidades de saúde, escolas e tantas outras conquistas. Marcos de nossa história.
Temos uma vida pública e social que se cruza com a história de nossa amada Arcoverde. Assim pretendemos seguir, sempre com um olhar especial para o desenvolvimento econômico e social de nosso povo. Ainda há muito a fazer para garantirmos oportunidades para todos. É preciso avançar.
Neste dia 11, só temos a agradecer pelo carinho de todos e parabenizar não apenas a nossa cidade pelos seus 95 anos, mas a você que faz Arcoverde acontecer, com trabalho, dedicação e muito amor.
Contem comigo. O futuro está em nossas mãos, está nas mãos de nosso povo. Parabéns Arcoverde!
Políticos de partidos de esquerda e do MDB participam na noite desta segunda-feira (11) de uma live organizada pela Fundação João Mangabeira (FJM), do PSB. Com início às 19h30, o encontro remoto visa discutir o cenário do País em meio à pandemia do coronavírus e as perspectivas que se apresentam ao Brasil. Entre presidentes das […]
Políticos de partidos de esquerda e do MDB participam na noite desta segunda-feira (11) de uma live organizada pela Fundação João Mangabeira (FJM), do PSB. Com início às 19h30, o encontro remoto visa discutir o cenário do País em meio à pandemia do coronavírus e as perspectivas que se apresentam ao Brasil.
Entre presidentes das siglas, participam do encontro, o do PSB, Carlos Siqueira; a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann; e a presidente do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos.
Também estarão presentes o deputado federal Marcelo Freixo (Psol), o ex-governador do Paraná Roberto Requião (MDB) e o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho, atual presidente da FJM e apresentador da live. O encontro será transmitido pelo canal da FJM no Youtube.
A história do Sicoob Pernambuco e sua estratégia de expansão no Estado foi um dos destaques nos paineis com experiências exitosas do país no Pense Sicoob, evento que reuniu lideranças dos Sistemas Regionais do Sicoob, do Centro Cooperativo Sicoob e de instituições parceiras, além de autoridades e formadores de opinião do Brasil e do mundo. […]
A história do Sicoob Pernambuco e sua estratégia de expansão no Estado foi um dos destaques nos paineis com experiências exitosas do país no Pense Sicoob, evento que reuniu lideranças dos Sistemas Regionais do Sicoob, do Centro Cooperativo Sicoob e de instituições parceiras, além de autoridades e formadores de opinião do Brasil e do mundo.
O Pense Sicoob promoveu debates sobre temas relevantes para a consolidação estratégica do cooperativismo no cenário financeiro nacional.
O Sistema, formado por realidades diversas, encontrou na cooperação a chave para continuar avançando e gerando resultados. O Pense Sicoob reforça esse propósito: aproximar lideranças, compartilhar práticas e consolidar um caminho que já demonstra impactos positivos.
Um dos paineis foi apresentado por Thiago Medeiros, Diretor Organizacional e Riscos do Sicoob Pernambuco, que apresentou a história da cooperativa, que falou do início da Cooperativa, que começou oficialmente em 12 de junho do ano 2000, quando, com capital social de apenas R$ 36 mil e 101 associados, pela atuação de nomes como o atual presidente Evaldo Campos, abriu a primeira agência da então Cooperativa de Crédito Rural do Pajeú – CREDIPAJEÚ.
Thiago destacou o plano estratégico de expansão, dividindo o estado em três regiões de gestão, respeitando as particularidades locais e regionais, com protagonismo local, ultrapassando R$ 1 bilhão em ativos.
Hoje, são mais de 52 mil associados, mais de 40 pontos de atendimento e protagonismo em todo o Estado. espalhados estrategicamente pelo território de atuação. Outro destaque foi o projeto do Centro Sociocultural do Sicoob Pernambuco, que terá obras iniciadas em breve. O espaço será construído com recursos próprios e terá finalidade social, oferecendo à população cursos, atividades físicas, ações de lazer e iniciativas voltadas às demandas das comunidades locais.
Durante a apresentação, Thiago ressaltou que o empreendimento reforça o princípio cooperativista do interesse pela comunidade. Aliás, o princípio cooperativista e as características próprias da filosofia Sicoob é que traduzem o crescimento em Pernambuco, segundo Medeiros.
Na condição de membro do Conselho de Administração e por acreditar no cooperativismo financeiro, também estive participando dos dois dias de imersão do evento.
Destaques para os paineis com Salim Ismail, empreendedor em série canadense, investidor anjo, autor, palestrante e estrategista de tecnologia, Diretor Executivo Fundador da Singularity University e autor principal de Exponential Organizations. Também para a participação do Presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e de Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Sicoob.
Por Juliana Lima Serra Talhada permanece em situação de alerta contra as arboviroses. A informação foi confirmada pelo secretário Executivo de Saúde, Aron Araújo, em entrevista concedida nesta quinta-feira (30) ao Serra FM Notícias, na Rádio Serra FM 87,9. Segundo o secretário, o município tem 502 notificações de dengue e 176 casos confirmados, além de […]
Serra Talhada permanece em situação de alerta contra as arboviroses. A informação foi confirmada pelo secretário Executivo de Saúde, Aron Araújo, em entrevista concedida nesta quinta-feira (30) ao Serra FM Notícias, na Rádio Serra FM 87,9. Segundo o secretário, o município tem 502 notificações de dengue e 176 casos confirmados, além de 03 notificações de chikungunya e 01 caso confirmado e 06 notificações de zika vírus. Os bairros mais preocupantes continuam sendo o Tancredo Neves e Cohab, onde há situação de epidemia de dengue, com 103 notificações e 97 casos confirmados.
“Nós fizemos um plano de enfrentamento emergencial, onde sinalizamos os bairros mais problemáticos e intensificamos as ações de combate ao mosquito e conscientização da população. Também utilizamos o serviço de imagem com drones, onde fizemos um levantamento nos bairros e vimos que a Cohab e Tancredo Neves são os bairros onde tem reservatórios descobertos, tudo isso facilita a proliferação do vetor”, explicou.
Apesar dos números ainda serem altos na Cohab e no Tancredo Neves, o secretário explica que a tendência é que esses números diminuam em virtude da intensificação do serviço de enfrentamento ao Aedes Aegypti no na localidade, onde foram realizados mutirões de limpeza e melhorias urbanas na última semana. “A tendência é que esses números venham a diminuir, desde o último boletim só registramos um único caso a mais que foi notificado e confirmado de dengue”. Ele destacou também a entrega de tablets aos agentes de saúde e endemias realizada pelo município para dar agilidade ao trabalho de campo desses profissionais.
O programa entrevistou também a biomédica do Laboratório de Saúde Pública da XXI GERES, Dayane Nunes, que alertou à população sobre a ameaça de malária em Pernambuco. “Estamos em Pernambuco em momento de alerta em relação à malária devido a alguns casos confirmados em nosso estado vizinho Paraíba, onde desde o começo de abril foram identificados com confirmação laboratorial seis casos de malária que aconteceram dentro do território. É um alerta porque a malária não é comum nessa região, é uma doença comum na região da Amazônia Legal, e quando surgem casos fora daquela região é motivo de alerta”, disse.
Ela descartou, no entanto, a existência de casos de malária até o momento em Pernambuco, mas alertou para a importância da prevenção. “A prevenção é igual a prevenção das demais arboviroses, evitando os locais de risco, onde tenha água parada e vegetação. É importante evitar a horário de maior atividade do mosquito que é fim de tarde a inicio da manhã, quando ele se reproduz e ataca. Mas casos a pessoa seja exposta a esses locais, deve usar roupas como calças e blusas de mangas compridas, além de repelentes”, orientou.
Você precisa fazer login para comentar.