A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, assinou na última quinta-feira (06) contrato com o banco Santander, vencedor do processo licitatório e, portanto, agora responsável pelo pagamento da folha dos servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas da PMA.
Após o fim do contrato em maio deste ano, a folha deixa de ser administrada pela Caixa Econômica, que desempenhou tal função desde 2012. O Santander prestará o serviço por cinco anos. Os preparativos para a transição já estão sendo providenciados.
“Não há necessidade imediata de buscar a prefeitura ou o banco neste primeiro momento. O Santander terá um prazo para abertura das contas e os servidores serão informados de todo cronograma e locais para cadastro.”, esclareceu o gerente Geral da agência Arcoverde, Inaldo Freitas.
Durante o ato da assinatura do contrato, também estiveram presentes o gerente Regional de pessoa física da Regional Pernambuco, David Leite; o secretário de Finanças, Luciano Britto; o secretário de Governo, Carlos Britto; a diretora da Tesouraria, Mônica Miro; o secretário de Administração, Aluísio Brito e o diretor de Recursos Humanos, Pedro Rinaldo.
Audiência acontece na Câmara Municipal de Vereadores A Prefeitura de Carnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo uma audiência pública para prestação de contas dos recursos aplicados na área da saúde durante o terceiro quadrimestre de 2023. O evento está agendado para a próxima segunda-feira, dia 1º de abril, na Câmara de […]
Audiência acontece na Câmara Municipal de Vereadores
A Prefeitura de Carnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo uma audiência pública para prestação de contas dos recursos aplicados na área da saúde durante o terceiro quadrimestre de 2023. O evento está agendado para a próxima segunda-feira, dia 1º de abril, na Câmara de Vereadores, com início previsto para às 9h.
O principal objetivo da audiência é fornecer à população um panorama detalhado dos investimentos realizados no setor de saúde, permitindo que os cidadãos acompanhem de perto a destinação dos recursos públicos. Além disso, a participação da comunidade é essencial para a fiscalização e transparência na aplicação desses recursos, promovendo uma maior interação entre o Poder Público e os munícipes.
Durante o evento, serão apresentados dados e informações relevantes sobre os gastos, programas e ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde ao longo do terceiro quadrimestre de 2023. É uma oportunidade única para que os moradores de Carnaíba possam conhecer de forma detalhada como o dinheiro público está sendo utilizado para promover melhorias na área da saúde.
A Audiência Pública da Saúde é um espaço democrático e participativo, onde a população pode fazer perguntas, tirar dúvidas e contribuir com sugestões para o aprimoramento dos serviços de saúde oferecidos pelo município. Portanto, a presença de todos é fundamental para fortalecer a transparência e a responsabilidade na gestão dos recursos públicos.
A polícia militar foi um dos órgãos que recebeu a segunda leva de álcool gel produzido no campus Desde que as aulas presenciais foram interrompidas em decorrência da pandemia da Covid-19, o IF Sertão-PE tem promovido meios de contribuir para a prevenção da doença, e em todos os campi, servidores e estudantes executam projetos voltados […]
A polícia militar foi um dos órgãos que recebeu a segunda leva de álcool gel produzido no campus
Desde que as aulas presenciais foram interrompidas em decorrência da pandemia da Covid-19, o IF Sertão-PE tem promovido meios de contribuir para a prevenção da doença, e em todos os campi, servidores e estudantes executam projetos voltados a esta finalidade.
Em Serra Talhada, sob orientação do professor de Química, Tarcísio David, estudantes do curso de Licenciatura em Física, estão produzindo álcool gel no laboratório do campus, unindo assim os conhecimentos adquiridos durante as aulas, com esforços para minimizar a proliferação do vírus na região.
A primeira ação do projeto foi realizada no dia 7 de outubro, quando os alunos bolsistas Alânio Lima e Rogério Souza, junto ao professor Tarcísio, distribuíram kits com álcool gel 70% fabricado no campus, assim como máscaras de proteção aos caminhoneiros, motoristas e passageiros de ônibus e vans que passavam pelo posto fiscal da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Serra Talhada. A PRF, inclusive, foi uma das parceiras na distribuição e conscientização da população.
Na última segunda-feira (23), as doações continuaram. Para tanto, foram doados 300 litros de álcool gel para o Hospital Regional Prof. Agamenon Magalhães (HOSPAM), 180 litros para a Polícia Militar e 250 litros para a Secretaria Municipal de Educação de Serra Talhada, além de 600 máscaras de algodão. A ideia é que esses órgãos também distribuam entre seus profissionais os kits produzidos no IF Sertão-PE.
“Essas ações são importantes, pois mostram a preocupação em ajudar a comunidade que o campus está inserido, fazendo-nos presentes junto à população” afirmou o professor Tarcísio, idealizador do projeto. As atividades do projeto ainda não pararam e até o final do ano letivo, mais álcool será produzido e distribuído para a comunidade.
Redução atingirá, por exemplo, a Capes, paralisando mais de 400 mil pesquisas em andamento no Brasil O deputado Danilo Cabral (PSB/PE), presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, vai apresentar proposta de moção de repúdio a eventuais vetos à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que atingem o orçamento de 2019 para educação. Também apresentará […]
Redução atingirá, por exemplo, a Capes, paralisando mais de 400 mil pesquisas em andamento no Brasil
O deputado Danilo Cabral (PSB/PE), presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, vai apresentar proposta de moção de repúdio a eventuais vetos à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que atingem o orçamento de 2019 para educação. Também apresentará requerimentos para convocação dos ministros Esteves Colnago, de Planejamento, e Eduardo Guardia, da Fazenda, para esclarecerem cortes nos recursos da educação. O colegiado se reunirá na próxima semana, com a retomada das atividades legislativas no Congresso Nacional.
“Depois de reduzir o orçamento de programas importantes, como de assistência estudantil das universidades, do Fies, do Ciência sem Fronteiras, a área econômica do governo Temer anuncia profundos cortes na área de pesquisa do Brasil, mais um duro golpe contra a educação pública brasileira”, critica Danilo Cabral. O deputado destaca que, caso o governo realize o orçamento de 2019 proposto a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), mais de 400 mil pesquisas em todo o País serão paralisadas no segundo semestre do próximo ano.
Dois dispositivos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2019 podem ser alvo de veto do presidente Temer por sugestão de sua equipe econômica. Um deles estabelece a correção inflacionária do orçamento do setor. Ou seja, defende a manutenção do orçamento da educação em 2019 com correção no IPCA, garantindo R$ 5 bilhões mais para o setor. O outro artigo que pode ser vetado, de autoria de Danilo Cabral, assegura às universidades terem receitas próprias sem a obrigação de devolução ao Tesouro.
Nesse momento, a LDO está para sanção ou não presidencial, o prazo para a resposta é até dia 14 de agosto. O texto da LDO é base para o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2019, que ainda não foi divulgado oficialmente pelo governo federal. “Por isso, a necessidade de mobilizar a sociedade brasileira para que o governo garanta os recursos necessários para a educação pública do País”, destaca Danilo Cabral.
A chuva forte que atinge o Grande Recife há dois dias provocou um deslizamento de barreira no Córrego da Bica, no bairro do Passarinho, na Zona Norte da capital pernambucana, nesta quinta-feira (6). Segundo a prefeitura, duas pessoas morreram: mãe e filha. Além disso, uma mulher morreu após sofrer um choque elétrico no município de Paulista na noite da […]
A chuva forte que atinge o Grande Recife há dois dias provocou um deslizamento de barreira no Córrego da Bica, no bairro do Passarinho, na Zona Norte da capital pernambucana, nesta quinta-feira (6). Segundo a prefeitura, duas pessoas morreram: mãe e filha.
Além disso, uma mulher morreu após sofrer um choque elétrico no município de Paulista na noite da quarta (5). Com isso, subiu para seis o número de mortes em decorrência de acidentes provocados pelo grande volume de chuvas.
Em três horas, só na capital pernambucana choveu o volume esperado para todo o mês. O temporal provocou alagamentos, deslizamentos de barreiras, quedas de árvores e desabamentos de casas ao longo do dia.
Por conta das inundações, 90 pessoas ficaram desalojadas no Recife e outras 17 em Jaboatão dos Guararapes. Em Paulista, 20 famílias tiveram que deixar suas casas.
A primeira morte aconteceu pela manhã, quando um homem morreu numa área que alagou no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. À tarde, os corpos de outros dois homens foram achados na Zona Oeste da cidade e em Camaragibe, na Região Metropolitana.
O caso registrado no bairro da Boa Vista se deu na Rua Dom Bosco. Segundo testemunhas, a vítima sofreu um choque elétrico e morreu na hora, caindo no meio do alagamento. O corpo ficou submerso no local até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O Samu informou que foi acionado para uma ocorrência de choque elétrico às 8h54, mas, ao chegar ao local, constatou que o homem já estava morto. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil como “morte a esclarecer”.
A área ficou isolada e com o fornecimento de energia suspenso até a conclusão dos trabalhos do Samu, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e do Instituto de Criminalística (IC).
Durante a tarde, outros dois corpos foram encontrados. Um deles é o de um homem encontrado no bairro da Estância, na Zona Oeste da capital. A segunda vítima foi outro homem, achado numa ponte no bairro da Vila da Fábrica, em Camaragibe.
Não há detalhes sobre as circunstâncias em que as mortes ocorreram. Segundo testemunhas, os dois foram arrastados pela correnteza de canais que transbordaram com a chuva intensa.
O governo de Pernambuco prorrogou até 30 de junho de 2023 o estado de emergência em saúde pública causado pela pandemia de Covid-19. O estado justificou a medida, alegando o baixo índice de aplicação de doses de reforço. Esta é a segunda vez que o governo e Raquel Lyra (PSDB) prorroga o estado de emergência […]
O governo de Pernambuco prorrogou até 30 de junho de 2023 o estado de emergência em saúde pública causado pela pandemia de Covid-19. O estado justificou a medida, alegando o baixo índice de aplicação de doses de reforço.
Esta é a segunda vez que o governo e Raquel Lyra (PSDB) prorroga o estado de emergência em saúde por causa da pandemia, em vigor desde 2020. A primeira renovação do decreto aconteceu no dia 2 de janeiro, logo depois da posse da governadora.
O novo decreto foi publicado no Diário oficial de Pernambuco nesta sexta (31). O estado de emergência significa uma situação menos grave do que o estado de calamidade pública, que ficou em vigor durante dois anos.
Quando o estado de emergência está em vigor, o governo busca manter o funcionamento do sistema de saúde e “evitar perturbações sociais e econômicas, sucessivamente”.
O documento justifica que houve uma variação do número de casos notificados e confirmados do vírus no primeiro trimestre do ano.
Além disso, de acordo com a nota técnica da Secretaria de Saúde do estado, a população pernambucana aponta baixos índices de imunização contra a Covid, sobretudo, nas doses de reforço necessárias para crianças, adolescentes, adultos, gestantes e demais grupos vulneráveis.
O decreto 54.525 considera também que, no momento, “existem surtos de Covid-19 em vários países e regiões do mundo, persistindo o estado de emergência declarado pela OMS”.
Por causa desses aumentos, é necessário, segundo o decreto, manter a possibilidade da necessidade imediata da “ativação contingencial de diferentes componentes da resposta coordenada ao Covid-19 no âmbito da saúde pública”.
Estatísticas
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, entre os adolescentes de 12 a 17 anos, o índice de aplicação de doses de reforço está em 26%.
Além disso, só 3% das crianças tomaram a terceira dose. Entre pessoas de 18 a 29 anos, o índice é de 35%.
Os últimos dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), atualizados na terça (28) também mostram que, desde o início da pandemia, em 2020, Pernambuco acumula 1.163.039 casos da Covid-19 e 22.724 mortes. As informações são do g1.
Você precisa fazer login para comentar.