Notícias

Arcoverde: jornalista aliado a Zeca Cavalcanti diz que Madalena persegue ligados a ex-prefeito. “Coronelismo de saias”

Por Nill Júnior
Racha consolidado: mais uma importante cidade sertaneja tem o desmembramento político entre ex-aliados. Eleição apartou Zeca e Madalena
Racha consolidado: mais uma importante cidade sertaneja tem o desmembramento político entre ex-aliados. Eleição apartou Zeca e Madalena

O jornalista Paulo Edson de Carvalho, ligado ao grupo do Deputado Federal eleito e ex-prefeito Zeca Cavalcanti emitiu nota ao blog afirmado que, após a eleição, a gestora Madalena Brito iniciou um processo de perseguição a nomes ligados ao ex-prefeito. Leia na íntegra:

Depois de passar boa parte da pré-campanha e da campanha eleitoral dizendo que “votava” no ex-prefeito Zeca Cavalcanti (eleito federal com mais de 97 mil votos) e em Júlio Cavalcanti (reeleito estadual com mais de 47 mil votos), a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PTB), eleita com o apoio do ex-prefeito trabalhista, colocou as garras pra fora e está promovendo uma ampla e irrestrita perseguição política contra os adeptos dos irmãos Cavalcanti.

Desde a segunda-feira (6), após as eleições, até hoje, a mandatária do executivo municipal já mandou demitir mais de 20 funcionários em função gratificada de várias pastas (saúde, serviços públicos, finanças, assistência social, obras, arcotrans, entre outras). Por coincidência, todas essas pessoas estavam participando das campanhas eleitorais de Zeca, Júlio e Armando Monteiro, sendo que algumas só estavam com os dois irmãos, mas pagaram o pato mesmo assim.

Alguns foram convidados a se demitirem, outros foram mandados pra rua mesmo sem apelação. Além disso, outras pessoas próximas aos deputados eleitos que possuíam veículos prestando serviços à prefeitura também foram “convidados” a saírem do circuito e tiveram seus carros devolvidos com o cancelamento dos contratos. Ainda antes da eleição, outros nomes já tinham sido vítimas da perseguição política da prefeita. A lista ainda deverá ser ampliada, já que a sede de revanchismo da prefeita parece estar em alto grau.

Apesar de promover uma perseguição política somente vista nos idos dos anos 80/90, quando o grupo Guerra comandava a prefeitura local, e mesmo assim não eram tão competentes neste quesito quanto ela, a prefeita colocou carro de som na rua dizendo que fez uma “campanha ética e de respeito as pessoas”. Imagine se não fosse.

Durante as eleições a ordem nas secretarias era uma só: ou fica com os candidatos da prefeita, com certeza Zeca e Júlio não eram pelo que vem acontecendo, ou a pena seria dura. Mostrando ser uma política diferente daquelas que prometem e não cumprem as promessas, ela cumpriu a palavra e inaugurou um velho modelo político de perseguição política no interior do estado de Pernambuco. Arcoverde voltou aos tempos do coronelismo, agora de saia.

Outras Notícias

Temer e Aécio acertam participação de PSDB em eventual governo

O vice-presidente Michel Temer e o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, acertaram na noite desta quinta-feira (28) a participação do partido de oposição no eventual governo do peemedebista caso a presidente Dilma Rousseff seja afastada temporariamente do cargo em maio pelo Senado Federal. Em encontro na capital paulista, Aécio informou a Temer que o […]

15029547
Da Folhapress

O vice-presidente Michel Temer e o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, acertaram na noite desta quinta-feira (28) a participação do partido de oposição no eventual governo do peemedebista caso a presidente Dilma Rousseff seja afastada temporariamente do cargo em maio pelo Senado Federal.

Em encontro na capital paulista, Aécio informou a Temer que o partido aceita integrar a administração interina com a ocupação de cargos na equipe ministerial. Ficou combinado, no entanto, que só serão oficializados convites a tucanos após a entrega pela cúpula nacional do partido de documento com propostas de mudanças para o país, o que está programado para ocorrer na próxima terça-feira (3).

Mais cedo, o senador José Serra (PSDB-SP) foi sondado pela equipe do peemedebista para comandar o Ministério das Relações Exteriores em um eventual governo peemedebista e, segundo a Folha apurou, ele demonstrou disposição de assumir o posto.

Além dele, Temer cogita entregar a Secretaria de Direitos Humanos para a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP). Em um aceno público ao PSDB, o vice-presidente afirmou nesta quinta-feira (28) que não será candidato à sucessão presidencial em 2018 e que apoiará proposta de fim da reeleição no país caso seja apresentada ao Congresso Nacional.

A declaração teve como objetivo atrair o apoio das diferentes alas do maior partido de oposição do país ao peemedebista. Um dos mais resistentes à participação do PSDB no provável governo Temer, o governador Geraldo Alckmin recuou e afirmou nesta quinta que o “partido não vai proibir ninguém de ter cargos” na gestão peemedebista.

“O partido não vai proibir ninguém que queira aceitar participar [do eventual governo Temer], se for convidado”, disse Alckmin. A declaração foi feita depois de Alckmin ter se reunido por mais de uma hora com o presidente nacional do PSDB no Palácio dos Bandeirantes. Antes, também em São Paulo, Aécio se encontrou com ex-presidente Fernando Henrique Cardoso o para discutir a redação final do texto que reúne um conjunto de “sugestões emergenciais” para o país em um provável governo Temer.

De acordo com Aécio, há hoje uma convergência no partido de que o PSDB não deve se negar a dar sua contribuição ao governo Temer, mas que isso “não depende de nenhuma contrapartida de cargos”. “Saio daqui hoje percebendo que há uma absoluta convergência tanto em relação ao que o governador Alckmin pensa, o que o presidente Fernando Henrique pensa e o conjunto do partido”, afirmou Aécio.

Governo Municipal de Itapetim inaugura Centro Administrativo em Piedade do Ouro

O Governo Municipal de Itapetim inaugurou, na manhã desta sexta-feira (19), o Centro Administrativo José Nunes Machado, no distrito de Piedade do Ouro. O espaço recebeu o nome em homenagem a José Nunes Machado, conhecido como seu Zé Machado, morador da comunidade, lembrado pelo legado de trabalho, honestidade e dedicação. De acordo com a gestão, […]

O Governo Municipal de Itapetim inaugurou, na manhã desta sexta-feira (19), o Centro Administrativo José Nunes Machado, no distrito de Piedade do Ouro. O espaço recebeu o nome em homenagem a José Nunes Machado, conhecido como seu Zé Machado, morador da comunidade, lembrado pelo legado de trabalho, honestidade e dedicação.

De acordo com a gestão, o local funcionará semanalmente, sempre às sextas-feiras, como ponto de atendimento à população de Piedade, com a presença da prefeita Aline Karina, do vice-prefeito, além de secretários e diretores municipais. A proposta segue o mesmo modelo já implantado no distrito de São Vicente, aproximando ainda mais os serviços da comunidade e evitando deslocamentos das pessoas até a sede do município.

A solenidade contou com a participação da prefeita Aline Karina, do vice-prefeito Chico, de vereadores, lideranças locais, secretários, diretores municipais e moradores da localidade.

Prêmio Excelência: confira os vencedores do Pajeú

Veja agora o resultado da pesquisa online do Prêmio Excelência 2022, promovido em parceria com o Jornal Folha do Pajeú, para a região do Pajeú, com 17 municípios. A promoção foi da Agência MV4 de Comunicação e Marketing. Algumas categorias, como melhor prefeito, tiveram mudança na ordem, com o prefeito Sandrinho Palmeira em primeiro lugar, seguido […]

Veja agora o resultado da pesquisa online do Prêmio Excelência 2022, promovido em parceria com o Jornal Folha do Pajeú, para a região do Pajeú, com 17 municípios.

A promoção foi da Agência MV4 de Comunicação e Marketing. Algumas categorias, como melhor prefeito, tiveram mudança na ordem, com o prefeito Sandrinho Palmeira em primeiro lugar, seguido de Márcia Conrado. A gestora serra-talhadense venceu a categoria como mais atuante em inclusão social.

Através do site Folha do Pajeú, internautas puderam votar e escolher os mais atuantes de cada categoria na área política e administrativa. Foram 28.701 votos, um recorde.

Vejam ganhadores por categoria nas regiões do Pajeú, por ordem de votação:

Deputado Federal mais atuante – Pajeú

Fernando Monteiro

Ricardo Teobaldo

Carlos Veras

Deputado Estadual mais atuante – Pajeú

Lucas Ramos

João Paulo Costa

Diogo Morais

Senador mais atuante – Pajeú

Humberto Costa

Fernando Bezerra Coelho

Jarbas Vasconcelos

Melhor site institucional – Sertão do Pajeú

Afogados da Ingazeira

Tabira

Brejinho

Vereador mais atuante – Afogados da Ingazeira

Rubinho do São João

Edson Henrique

Vicentinho

Vereador mais atuante – Brejinho

Chico de Dudu

Inácio Teixeira

Francisco de Vera

Vereador mais atuante – Calumbi

Vaqueiro

Severina de Roças Velhas

Edinaldo da Saúde

Vereador mais atuante – Carnaíba

Irmão Paulino de Serra Branca

Calango

Matheus Francisco

Vereador mais atuante – Flores

Jeane Lucas

Luiz Heleno

Adeilton Patriota

Vereador mais atuante – Ingazeira 

Josias Curumba

Deorlanda

Gustavo Veras

Vereador mais atuante – Iguaracy

Jorge Soldado

Amaury da Ração

Manoel Olímpio

Vereador mais atuante – Itapetim

Jordânia Siqueira

Lailton Brito

Junior de Diógenes

Vereador mais atuante – Santa Cruz da Baixa Verde

Larissa de Chiquinho

Professor Daozinho

Dr Marcos

Vereador mais atuante – Santa Terezinha

Charles Lustosa

Carlinho Policial

André Afonsin

Vereador mais atuante – São José do Egito

João de Maria

Alberto de Zé Loló

Aldo da Clipsi

Vereador mais atuante – Serra Talhada

Ronaldo de Dja

Alice Conrado

Gin Oliveira

Vereador mais atuante – Solidão

Neta

Antonio Bujão

Adriana de Agenor

Vereador mais atuante – Tabira

Valdemir Filho

Vianey Justo

Kleber Paulino

Vereador mais atuante – Quixaba

Neudiran

João Vianey

Vaninha do Posto

Vereador mais atuante – Tuparetama

Luciana Paulino

Vandinha da Saúde

Valmir Tunu

Vereador mais atuante – Triunfo

Nego Rico

Leonardo da Areia

Zé Carlos de Solon

Secretário mais atuante do Pajeú – Administração

Renan Carlos Pereira – Serra Talhada

Marcos Henrique – Iguaracy

César Pessoa – Tabira

Secretário mais atuante do Pajeú – Agricultura

Márcio Oliveira – Serra Talhada

Rivelton Santos – Afogados da Ingazeira

Joel Mariano – Tabira

Secretário mais atuante do Pajeú – Assistência Social

Julliany Rabelo – Iguaracy

Raquel Torres – Tuparetama

Emilia Carmem – Brejinho

Secretário mais atuante do Pajeú – Controle Interno

Tehunnas Peixoto – Serra Talhada

Alberto Seabra – Afogados da Ingazeira

Daniela Soares – Flores

Secretário mais atuante do Pajeú – Cultura

Augusto Martins – Afogados da Ingazeira

Anildomá William – Serra Talhada

Ailson Alves – Itapetim

Secretário mais atuante do Pajeú – Educação

Marta Cristina – Serra Talhada

Danilo Cordeiro – Quixaba

Wiviane Fonseca – Afogados da Ingazeira

Secretário mais atuante do Pajeú – Esportes

Lucas Vasconcelos – Itapetim

Augusto Martins – Afogados da Ingazeira

Jackson Helano – Serra Talhada

Secretário mais atuante do Pajeú – Finanças

Lúcia Gomes – Afogados da Ingazeira

Cibelli Alves – Serra Talhada

Edilâyne Alves – Tuparetama

Secretário mais atuante do Pajeú – Infraestrutura

Silvano Brito – Afogados da Ingazeira

Patrícia de Bacana – São José do Egito

Luciano Santana – Iguaracy

Secretário mais atuante do Pajeú – Saúde

Artur Amorim – Afogados da Ingazeira

Lisbeth Rosa – Serra Talhada

Madalena Brito – Flores

Secretário mais atuante do Pajeú – Turismo

Elysandro Nogueira – Serra Talhada

André Vasconcelos – Triunfo

Lucila Marques – Flores

Secretário mais atuante do Pajeú – Transportes

Flaviana Rosa – Afogados da Ingazeira

Francisco Cabral – Quixaba

Duíta – Itapetim

Presidente de Câmara mais atuante – Sertão do Pajeú

Valdemir Filho – Tabira

Rubinho do São João – Afogados da Ingazeira

João de Maria – São José do Egito

Prefeito mais atuante na área de inclusão social – Sertão do Pajeú

Márcia Conrado – Serra Talhada

Sandrinho Palmeira – Afogados da Ingazeira

Zeinha Torres – Iguaracy

Prefeito mais atuante em inovação na gestão pública – Sertão do Pajeú

Sandrinho Palmeira – Afogados da Ingazeira

Adelmo Moura – Itapetim

Nicinha Melo – Tabira

Vice-prefeito mais atuante  – Sertão do Pajeú

Diógenes Patriota – Tuparetama

Márcio Oliveira – Serra Talhada

Daniel Valadares – Afogados da Ingazeira

Prefeito mais atuante – Sertão do Pajeú

Sandrinho Palmeira – Afogados da Ingazeira

Márcia Conrado – Serra Talhada

Gilson Bento – Brejinho

Justiça atende recurso e vereadores do Republicanos mantém mandatos em Santa Cruz da Baixa Verde

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) julgou nesta terça-feira (17) o recurso interposto pelos vereadores eleitos pelo partido Republicanos de Santa Cruz da Baixa Verde e decidiu reverter a decisão da primeira instância, que havia determinado a cassação dos mandatos por suposta fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024. A decisão […]

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) julgou nesta terça-feira (17) o recurso interposto pelos vereadores eleitos pelo partido Republicanos de Santa Cruz da Baixa Verde e decidiu reverter a decisão da primeira instância, que havia determinado a cassação dos mandatos por suposta fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024.

A decisão da 71ª Zona Eleitoral de Serra Talhada, proferida anteriormente, apontava para a nulidade dos votos recebidos pelo partido e a inelegibilidade de dois membros da legenda, além da desconstituição dos diplomas dos vereadores eleitos. No entanto, a defesa dos parlamentares recorreu ao TRE-PE, buscando a revisão do caso.

No julgamento realizado em Recife, sob relatoria do desembargador Fernando Cerqueira, os argumentos apresentados em sustenção oral pela advogada Dra. Tassiana Bezerra foram acolhidos. A defesa destacou que não houve fraude, apresentando documentos que comprovam a efetiva participação da candidata em questão, como atos públicos, discursos, uso de redes sociais e visitas domiciliares.

O Ministério Público Eleitoral também havia emitido parecer favorável à procedência do recurso, reforçando que os elementos do processo não comprovavam a existência de fraude.

Com a decisão, o TRE-PE garantiu a manutenção dos mandatos dos vereadores do Republicanos, afastando o risco de cassação. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas, enquanto isso, os parlamentares seguem exercendo normalmente suas funções.

Ação conjunta resgata 56 pessoas em condições análogas à de escravo em Uruguaiana/RS

Dez menores de idade que trabalhavam em lavouras de arroz estão entre as vítimas resgatadas. Uma operação conjunta entre a Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho, a Gerência Regional do Trabalho resgatou, na tarde desta sexta-feira (10), 56 trabalhadores em condições análogas à escravidão em duas fazendas de arroz no interior do município. Segundo dados […]

Dez menores de idade que trabalhavam em lavouras de arroz estão entre as vítimas resgatadas.

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho, a Gerência Regional do Trabalho resgatou, na tarde desta sexta-feira (10), 56 trabalhadores em condições análogas à escravidão em duas fazendas de arroz no interior do município. Segundo dados da fiscalização do trabalho, este é o maior resgate já registrado em Uruguaiana.

Dos resgatados, todos homens, 10 eram adolescentes com idades entre 14 e 17 anos. Eles trabalhavam fazendo o corte manual do arroz vermelho e a aplicação de agrotóxicos, sem equipamentos de proteção, e chegavam a andar jornadas extenuantes antes mesmo de chegarem à frente de trabalho.

A operação foi realizada em duas propriedades rurais em Uruguaiana, após uma denúncia informar a presença dos jovens na propriedade, trabalhando sem carteira assinada. O grupo móvel de fiscalização se dirigiu ao local e encontrou não apenas os adolescentes, mas trabalhadores adultos em situação análoga à escravidão.

Os trabalhadores eram da própria região, oriundos de Itaqui, São Borja, Alegrete e da própria Uruguaiana. Eles faziam o corte manual do arroz vermelho com instrumentos completamente inapropriados (muitos usavam apenas uma faca doméstica de serrinha), além de aplicar agrotóxicos com as mãos. Em uma das propriedades, era feita a aplicação de veneno pelo método de “barra”, em que dois trabalhadores aplicam o agrotóxico usando uma barra metálica perfurada conectada a latas do produto – um tipo de atividade que exige equipamentos individuais de proteção.

Além disso, os trabalhadores muitas vezes precisavam andar 50 minutos em pleno sol até chegar ao local de trabalho. A comida e as ferramentas de trabalho eram por conta dos empregados. Nessas condições, a comida estragava constantemente e os trabalhadores não comiam nada o dia inteiro. Se algum deles adoecesse, teria remuneração descontada.

O empregador foi preso em flagrante por redução à condição análoga a de escravo (Art. 149 do Código Penal), conduzido à Polícia Federal e será encaminhado ao Sistema Penitenciário.

Os trabalhadores vão receber de imediato três parcelas de seguro-desemprego. Os empregadores serão notificados para assinar a carteira de trabalho dos resgatados e pagar as devidas verbas rescisórias. O MPT vai pleitear depois disso pagamentos de indenizações por danos morais individuais e coletivos. Os trabalhadores foram encaminhados de volta a suas casas.