Notícias

Após quase 80 dias de suspensão feira livre de frutas e verduras volta em Tabira

Por André Luis

Foto e texto por Felipe Marques

Depois de exatos 76 dias de suspensão em virtude da pandemia do novo coronavírus e aumento de casos da Covid-19 em Tabira, a feira de frutas e verduras paralisada em 22 de abril,  volta às atividades hoje, quarta-feira (8).

A decisão foi acertada em conjunto na semana passada pelo Gabinete do Prefeito, Secretarias de Saúde, Finanças, Obras, Administração, Vigilância Sanitária, Procuradoria Jurídica, Guarda Municipal e Defesa Civil.

O local da feira, que ocorre semanalmente, permanece no pátio do açougue municipal e só participam feirantes de Tabira, seguindo as normas adotadas nesse “novo normal”. 

Para a feira o formato das bancas foi mudado, em vez de permanecerem enfileiradas lado a lado, elas agora estarão de maneira intercaladas com distância mínima de dois metros entre uma banca e outra. 

Será obrigatório a utilização de máscaras de proteção por comerciantes e frequentadores; o fornecimento de álcool em gel ao público; a higienização constante de balcões e outras superfícies; o cliente somente será atendido se estiver utilizando máscara e a feira sendo encerrada ao meio dia. O objetivo dessas medidas são garantir segurança e evitar a disseminação da Covid-19. 

De acordo com o governo municipal, a feira está sendo de experiência para observar a reação e o comportamento tanto dos feirantes como da população. Caso haja quebra das normas e aglomerações, tudo volta a ser suspenso. A reportagem da Cidade FM esteve hoje pele manhã e fez alguns registros fotográficos, onde pode se observar a organização e o cumprimento do acordado com os feirantes. 

As demais feiras, como: do gado, de roupas, calçados, eletrônicos, missangas, da troca e demais, ainda não tem datas para serem retomadas.

Outras Notícias

TRE-PE promove palestra sobre poder de polícia, em Serra Talhada

Policiais militares e civis receberam informações sobre o poder de polícia quanto à propaganda de rua O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), promoveu, nesta sexta-feira (29), no auditório da Faculdade Integrada do Sertão (FIS), em Serra Talhada, uma palestra sobre o poder de polícia na campanha eleitoral para oficiais da Polícia Militar e policiais […]

Policiais militares e civis receberam informações sobre o poder de polícia quanto à propaganda de rua

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), promoveu, nesta sexta-feira (29), no auditório da Faculdade Integrada do Sertão (FIS), em Serra Talhada, uma palestra sobre o poder de polícia na campanha eleitoral para oficiais da Polícia Militar e policiais civis da região e municípios circunvizinhos. 

A iniciativa integra uma série de ações preparatórias promovidas pela Justiça Eleitoral pernambucana junto aos vários envolvidos no processo eleitoral.

Cerca de 60 policiais estiveram presentes à palestra. Na sua explanação, o diretor-geral do TRE, Orson Lemos, ressaltou o trabalho da Polícia Militar no apoio aos juízes eleitorais nos municípios, já que, nas eleições gerais, cabe a este o poder de polícia quanto à propaganda de rua. 

Na palestra, Orson mostrou o que permite e o que proíbe a legislação eleitoral quanto à propaganda e os procedimentos a serem tomados pelos magistrados para cumprimento pelos policiais.

Participaram do evento, além do diretor-geral, o assessor de segurança do TRE, coronel Emerson Lima; e o coordenador da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Eduardo Japiassú.

Declaração de Temer sobre “querer ser melhor da história para NE” é piada diz Humberto

O líder do PT no senado, Humberto Costa, criticou a fala do presidente Michel Temer, que afirmou, na última terça-feira (27), durante visita a Alagoas, que pretende ser “o maior presidente que o Nordeste já teve”. “É uma piada pronta, pois ao contrário do que o golpista diz, o que temos visto é a redução […]

thumbnail_foto_-asscom-hc-2O líder do PT no senado, Humberto Costa, criticou a fala do presidente Michel Temer, que afirmou, na última terça-feira (27), durante visita a Alagoas, que pretende ser “o maior presidente que o Nordeste já teve”.

“É uma piada pronta, pois ao contrário do que o golpista diz, o que temos visto é a redução de recursos para o Nordeste”, disse o senador.

Humberto lembrou o tema da negociação do Governo Federal com a dívida dos estados brasileiros como o exemplo do tratamento dado por Temer à região. “Os estados nordestinos, que sempre cumpriram religiosamente a lei de Responsabilidade Fiscal, não tiveram qualquer tratamento especial por parte do governo. Como é que ele tem a coragem de vir à região e falar uma barbaridade dessas? É pra rir mesmo”, ironizou.

Para o senador petista, nem agora nem nunca o “governo não eleito de Michel Temer” poderá ser comparado às ações prioritárias das gestões de Lula e Dilma. “O Brasil e, em especial, o Nordeste cresceram durante os governos do PT. Foram milhares de ações que transformaram a vida dos mais necessitados. A desigualdade social caiu vertiginosamente. Uma prova disso é cerca de 10% dos mais pobres tiveram crescimento de renda quase três vezes maior que os 10% dos mais ricos”, assinalou.

Humberto lembrou as ações voltadas para o Nordeste e Pernambuco. “O presidente Lula trouxe a Refinaria, o Estaleiro, a Hemobrás e promoveu tantas outras ações como o fortalecimento de políticas sociais a exemplo dos programas Luz para Todos, do Minha Casa Minha Vida e do próprio Bolsa-Família. Não tem como Temer se comparar”, analisou o senador.

O líder do PT também falou sobre as políticas de arrocho de Temer para os trabalhadores e as propostas de emenda que reduzem drasticamente os investimentos e que vão prejudicar todos os brasileiros. “Além de todo o processo de desmonte de políticas públicas importantes, como a política de educação, assistência social e da própria política habitacional, ainda temos a PEC 55 que congela os gastos durante 20 anos e as reformas da Previdência e Trabalhista”, criticou Humberto Costa.

 

Vereadores dizem que Gonzaga Patriota pagou passagens para Marcha

Participando do Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, o Presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira Frankilin Nazário informou que o valor dos custos da Marcha dos Municípios em Brasília, semana passada foi partilhado entre eles, a Casa e o Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB). “O Deputado Federal Gonzaga […]

IMG-20160516-WA0011

Participando do Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, o Presidente da Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira Frankilin Nazário informou que o valor dos custos da Marcha dos Municípios em Brasília, semana passada foi partilhado entre eles, a Casa e o Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB).

“O Deputado Federal Gonzaga Patriota nos cedeu as passagens aéreas de ida e volta e a Câmara custeou as diárias de hotel, orçadas entre R$ 1.200 e R$ 1.300,00 por vereador”. O total teria ficado entre R$ 9.600,00 e R$ 10.400,00.  Augusto Martins falou ainda na liberação de diárias por parlamentar que não foi diferente das diárias que recebem por eventos no estado. “O orçamento da Câmara fica na ordem de 70% para pessoal e 30% para custeio”, disse.

Eles também questionaram o vereador Zé Negão pelo posicionamento que consideraram antiético ao questionar os colegas e ainda foi criticado e acusado de não ter presença nos Congressos dos quais participa. “Ele não tem presença na Câmara e nós sabemos que vai aos congressos , recebe o certificado e não participa. Foi o que recebeu mais diárias em 2015. Não tem  moral para nos criticar”, criticou Igor Sá Mariano.

O vereador Zé Carlos revelou ter votado em Dilma no segundo turno e que não foi a Brasília ver sua queda. “Queria que me desse os números da Mega Sena”. Raimundo Lima disse ter consciência da importância desses encontros e acusou Zé Negão de não honrar acordo de devolver dinheiro por faltar às sessões.

Apicultores do Sertão Central são contemplados com curso de capacitação

Por Kátia Gonçalves Equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf/Petrolina), por meio do Programa Brasil Sem Miséria, com eixo na Inclusão Produtiva, em parceria com o Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), encerrou na tarde desta quarta-feira, o curso de capacitação básica em apicultura. Os contemplados com […]

Por Kátia Gonçalves

Equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf/Petrolina), por meio do Programa Brasil Sem Miséria, com eixo na Inclusão Produtiva, em parceria com o Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), encerrou na tarde desta quarta-feira, o curso de capacitação básica em apicultura. Os contemplados com as 16h de aulas, entre teórica e prática, foram os/as associados/as da Associação de Apicultores do Sertão Central do estado de Pernambuco.

11132416_797887673620798_1124474051_o

A abertura da oficina aconteceu na manhã desta terça-feira, no auditório do Cecor, onde os participantes receberam uma apostila didática, contendo informações importantes no processo de auxiliar o pequeno produtor apícola nos tratos diários do apiário. No decorrer do curso, foram abordados temas relacionados à organização social e desenvolvimento das abelhas, equipamentos utilizados na criação, práticas de manejo e introdução ao beneficiamento do mel.

O mel, produzido a partir do néctar que as abelhas operárias armazenam nos favos, é uma substância orgânica rica em ácidos, sais minerais, vitaminas, enzimas, proteínas, aminoácidos e hormônios. É também muito utilizado na alimentação humana, em cosméticos e como remédio, destacou Francisco Pereira da Silva, um dos ministrantes do curso. “Pernambuco está de parabéns pelo avanço na área de apicultura. Esse desempenho se deve também à vegetação semiárida que é riquíssima, o que contribui para uma produção anual de mel”, falou Francisco.

essa

Para Maria Silvolúsia Mendes, única apicultora da Associação, os dois dias foram de muito aprendizado. “Uma das necessidades da gente é ter acesso a momentos de formação que nos qualifiquem mais. Nos preocupamos em reciclar nossos conhecimentos práticos e teóricos para aumentar  nosso manejo produtivo e comercial”, explicou Silvolúsia.

Hoje, os 26 associados saíram mais cedo de suas residências para adquirirem conhecimentos práticos no apiário do senhor Edvaldo de Andrade, localizado na comunidade Malhada Grande, em Serra Talhada. No local, os técnicos em agropecuária, Jorlando Souza Silva e Paulo Roberto Alves de Souza, ensinaram como utilizar devidamente os equipamentos de segurança e a preparar os locais para instalação. Ainda durante a aula prática, os/as apicultores/as aprenderam sobre o processo de produção, extração e análises de flores, mel, própolis, pólen, cera e geleia real.

AASC – A Associação de Apicultores do Sertão Central , fundada em novembro de 2003, possui  45 associados que  produzem  cerca de 7 toneladas de mel por ano.   A sede da Instituição fica no Sítio Oiticica, S/N, Zona Rural de Triunfo.

MP discute Orçamento Participativo em Quixaba

O Promotor de Justiça de Carnaíba, Ariano Tércio Silva de Aguiar, esteve reunido com políticos e populares de Quixaba, muitos representantes de comunidades para discutir a execução do orçamento público municipal. Ariano falou ainda da importância de ter uma gestão participativa, transparente e eficiente. Na oportunidade, a Promotoria de Justiça Itinerante também realizou atendimento ao […]

O Promotor de Justiça de Carnaíba, Ariano Tércio Silva de Aguiar, esteve reunido com políticos e populares de Quixaba, muitos representantes de comunidades para discutir a execução do orçamento público municipal.

Ariano falou ainda da importância de ter uma gestão participativa, transparente e eficiente. Na oportunidade, a Promotoria de Justiça Itinerante também realizou atendimento ao público.

A reunião teve a participação do prefeito do município Tião de Gaudêncio, de vereadores a exemplo do ex-prefeito Antonio Pezão e nomes da equipe de governo.