Notícias

Após polêmica com Lóssio, REDE declara apoio a Dani Portela em PE

Por Nill Júnior

Após a expulsão do ex-prefeito de Petrolina e candidato ao Governo de Pernambuco, Julio Lossio, por infidelidade partidária, a Rede Sustentabilidade em Pernambuco pode subir no palanque da advogada Dani Portela (Psol).

A Executiva Estadual do partido aprovou uma resolução neste domingo (30) em que sugere à militância votar na candidata. Segundo a agremiação em informação do Portal OP9, Dani teria ideias semelhantes às da Rede.

A decisão foi tomada enquanto a sigla espera a Justiça Eleitoral decidir se acata o pedido de cancelamento do registro da candidatura de Lossio. Caso o requerimento seja deferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a sigla pode oficializar apoio à coligação adversária. Apesar disso, o nome de Julio Lossio estará nas urnas no próximo dia 7. Caso a candidatura caia depois, os votos dados a ele serão anulados. A chapa proporcional e a postulação ao Senado permanecem.

Lossio foi expulso no dia 21 de setembro por unanimidade. O motivo foi a aliança com personagens ligados ao deputado federal e presidenciável, Jair Bolsonaro (PSL). A união com os candidatos a deputado federal coronel Luiz Meira (PRP), e estadual, Gilson Machado Neto (PSL) teria causado um mal estar na campanha ao Planalto de Marina Silva (Rede).

Em campanha no Nordeste, Marina Silva pode desembarcar no Recife na noite desta segunda-feira (01). A expectativa é que ela participe de um ato evangélico em uma igreja localizada na Cruz Cabugá, em Santo Amaro. A agenda é tratada, porém, como de natureza pessoal. Na pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte( CNT), a presidenciável aparece com  2,6% dos votos.

Outras Notícias

Triunfo mantém a tradição dos Caretas

Blog do Magno Tradicional polo carnavalesco do Estado, Triunfo, a 440 km do Recife, terá uma festa do momo em alto astral, com grandes atrações e destaque para o desfile do bloco ‘Os Caretas’, que arrasta uma multidão pelas ladeiras da cidade. O prefeito Luciano Bonfim (Avante) inovou este ano, descentralizando a festa, com palcos […]

Blog do Magno

Tradicional polo carnavalesco do Estado, Triunfo, a 440 km do Recife, terá uma festa do momo em alto astral, com grandes atrações e destaque para o desfile do bloco ‘Os Caretas’, que arrasta uma multidão pelas ladeiras da cidade. O prefeito Luciano Bonfim (Avante) inovou este ano, descentralizando a festa, com palcos em vários polos, inclusive nos distritos.

“Vamos fazer um carnaval à altura das tradições de Triunfo”, disse Bonfim. Segundo ele, a cidade está lotada de turistas. “Não há mais vagas nos hotéis e pousadas. O comércio festeja a invasão de tantos turistas”, acrescenta.

O Governo do Estado também está apoiando a festa. “A governadora nos atendeu com uma cota para pagamento dos cachês artísticos, disse Bonfim, que também se preocupou com a questão do abastecimento d’água. “Estamos esperando a boa vontade da Neonergia para garantir o novo sistema adutor da Compesa”, explicou.

O prefeito comemora a pavimentação do trecho da estrada que liga Triunfo a Serra Talhada, inaugurado recentemente, mas espera que a governadora também restaure o trecho que dá acesso a Flores, em estado precaríssimo.

Preocupado com o aumento do fluxo de automóveis durante o carnaval, que triplica neste período, Bonfim fez uma parceria com o DER numa operação tapa buraco. “A estrada tem trechos acentuados com verdadeiras crateras e isso coloca em risco a vida de quem vem passar o carnaval conosco”, disse Bonfim.

Com o tema “Tradição que encanta, folia que contagia”, o carnaval de Triunfo promete unir a magia dos Caretas, a alegria dos blocos de rua e a animação dos shows em uma programação especial que celebra a cultura e a identidade local.

Realizado pela Prefeitura de Triunfo, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Desenvolvimento e Eventos, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, Empetur, Secretaria de Cultura e Fundarpe, o Carnaval dos Caretas 2025 reafirma o compromisso de valorizar as manifestações culturais e fortalecer o turismo na região.

A tradição dos Caretas, com suas máscaras coloridas, chocalhos e performances irreverentes, segue como o grande símbolo do carnaval triunfense, atraindo visitantes de todo o Brasil para vivenciar essa expressão única do folclore pernambucano.

Outro destaque é a Orquestra Isaías Lima, que, com seu frevo contagiante, embala os blocos de rua e mantém viva a essência do carnaval de Pernambuco. A programação deste ano conta com uma mistura de tradição e atualidade, garantindo diversão para todas as idades.

Programação Oficial – Carnaval dos Caretas 2025 – Pátio de Eventos Maestro Madureira

SÁBADO (01/03)

20h – Bloco Zé Pereira & Vitalina

21h – Grupo Intimidade

22h30 – Grupo Meu & Seu

00h – Bloco “O Cariri”

DOMINGO (02/03)

16h – Orquestra Edição Extra

18h – Priscila Senna

20h – Padu Frajola

22h – Alysson

SEGUNDA-FEIRA (03/03)

16h – Desfile dos Caretas em direção ao Pátio de Eventos

17h – Encontro dos Caretas no Pátio de Eventos Maestro Madureira

18h – Orquestra de Frevos Isaías Lima

20h – Beto Hortiz

22h – Jéssica Caitano

TERÇA-FEIRA (04/03)

16h – Banda Reviver

17h30 – Guilherme Ferri

19h30 – Fulô de Mandacaru

21h30 – Cezinha Badallê

23h – Projeto Tonhão

Programação dos Blocos de Rua

Sexta-feira – 28/02/2025

08h – Bloco Geração Folia

08h30 – Crescer Folia

18h – Bloco das Estrelas

22h30 – Bloco da Galinha

Sábado – 01/03/2025

11h – Favela Folia

17h – Bloco do Hostel Pajeú

18h – Galera da Vilinha

19h – Os Atrevidos

19h – Bons Cabelos

20h – Bloco do Zé Pereira

00h – Bloco do Cariri

Domingo – 02/03/2025

08h – Alto Folia

12h – Línguas Ferinas

13h – Bloco Nunca Nem Vi

16h – Chego Já da RC

Segunda-feira – 03/03/2025

10h – Cana Folia

12h – Bloco do Pioião

15h – Caretinhas Kids na Folia

18h – Freire Folia Ano 3

19h – Bloco Equipe Pressão

20h – Master’s Folia

Terça-feira – 04/03/2025

10h – Teleteco na Folia

15h – Cortejo Brincantes de Pernambuco

16h30 – Juventus Folia e os Desprezados

18h – Equipe Carrego

Quarta-feira – 05/03/2025

16h – Bacalhau na Vara

19h30 – O Último Bloco

Belo Jarfim - Cidade Limpa
Tabira comemora 76 anos com entregas e inaugurações

O prefeito de Tabira detalhou, nesta segunda-feira (26), em entrevista ao Blog do Nill Júnior, as ações que integram a programação pelos 76 anos de emancipação política do município. As atividades incluem inaugurações, entrega de equipamentos e ações voltadas para o abastecimento de água. Na zona rural, foram inaugurados poços artesianos nos sítios Queimada do […]

O prefeito de Tabira detalhou, nesta segunda-feira (26), em entrevista ao Blog do Nill Júnior, as ações que integram a programação pelos 76 anos de emancipação política do município. As atividades incluem inaugurações, entrega de equipamentos e ações voltadas para o abastecimento de água.

Na zona rural, foram inaugurados poços artesianos nos sítios Queimada do Milho, Olho d’Água e Santa Clara. De acordo com o prefeito, a iniciativa contou com a parceria da Codevasf e o apoio do deputado federal Carlos Veras. “Comunidades que sofriam com a falta d’água agora celebram essa conquista”, disse.

O prefeito também anunciou a chegada de cinco novos veículos para reforçar a frota municipal: uma ambulância, uma Fiorino destinada ao transporte da merenda escolar, uma retroescavadeira, um ônibus escolar e um trator agrícola com implementos. Segundo ele, em fevereiro, o município já havia recebido duas ambulâncias e um ônibus escolar, totalizando oito novos veículos em cinco meses de gestão.

“Estamos comemorando com entregas que vão mudar o dia a dia da nossa gente”, afirmou. O gestor agradeceu ao Governo do Estado de Pernambuco, à Codevasf e ao deputado Carlos Veras pelo apoio às ações realizadas.

A programação de aniversário inclui ainda outras inaugurações, ações de atendimento à população e apresentações musicais.

Afogados mantém liderança após empate com Petrolina

Por Rodrigo Lima – Ascom O Afogados da Ingazeira Futebol Clube empatou em um a um com o Petrolina ontem, fora de casa, e manteve-se na liderança do grupo A do Campeonato Pernambucano categoria sub-23. Com catorze pontos, mesma pontuação do Petrolina, mas ganhando no saldo de gols – 13 contra 6 do adversário – […]

Presidente Ênio Amorim

Por Rodrigo Lima – Ascom

O Afogados da Ingazeira Futebol Clube empatou em um a um com o Petrolina ontem, fora de casa, e manteve-se na liderança do grupo A do Campeonato Pernambucano categoria sub-23. Com catorze pontos, mesma pontuação do Petrolina, mas ganhando no saldo de gols – 13 contra 6 do adversário – o Afogados vem mostrando um futebol de bom nível.

Os gols aconteceram no primeiro tempo com Pedro Maicon para o Afogados FC e Jean empatando para o Petrolina. O Petrolina jogou a maior parte do 2º tempo com um a menos. Público de 337 pagantes com R$ 2.525,00.

Com uma equipe entrosada, um treinador competente e com larga bagagem no futebol, o time também traz como trunfo, a eficiente organização logística fora das quatro linhas, essencial para dar tranquilidade para quem entra em campo.

Tudo isso tem sido possível, segundo palavras do Presidente do Clube, Ênio Amorim, graças a dois fatores: o apoio de torcedores e comerciantes do município, e o patrocínio master da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, pelo segundo ano consecutivo.

“O patrocínio da Prefeitura, posso dizer com toda a certeza, é responsável por arcar com parte expressiva de nossas despesas. O Prefeito José Patriota é um grande desportista, vai aos jogos, participa, e não tem se furtado em dar todo o apoio ao clube,” afirmou Ênio.

E não é só o patrocínio. A Prefeitura também tem garantido que o Vianão tenha as melhores condições para a prática do futebol. “Duplicamos as arquibancadas, construímos novas bilheterias, novos acessos, reformamos os vestiários, os banheiros e plantamos um novo gramado, que tem sido bem cuidado e é hoje um dos melhores gramados de Pernambuco,” avaliou o Prefeito José Patriota.

Em Afogados, não há a menor possibilidade de faltarem gandulas, médicos ou ambulância, sempre posta à disposição do clube, em dias de jogos, pela Prefeitura. E domingo tem jogo, a liderança será posta mais uma vez em disputa, dessa vez contra o Belo Jardim. O jogo será no Vianão, a partir das 15 horas.

Solução  – a Prefeitura de Afogados apoiou os jovens Firmino e Derek, ex-jogadores do Afogadense, que estavam sem poder retornar para suas casas. O Prefeito Patriota levou o jovem Derek para o Recife, de onde o mesmo pegou um voo para o Mato Grosso, seu Estado de origem. A passagem foi custeada pela Prefeitura. Já ao Firmino, foi oferecida uma passagem de ônibus para Brasília, por ser menos distante, e o mesmo preferiu continuar em Afogados

Posses em Câmaras movimentaram região

A vereadora Deorlanda Maria da Silva Carvalho (PSB) tomou posse como nova presidente da Câmara Municipal de Ingazeira em Sessão Solene na noite de terça-feira (1°), na sede do Poder Legislativo. Além de Deorlanda, os vereadores empossados foram: Djalma Nunes, Primeiro Secretário e Genivaldo Souza Segundo Secretário. Estiveram presentes o prefeito Lino e o vice Juarez. Em Santa Terezinha,  […]

A vereadora Deorlanda Maria da Silva Carvalho (PSB) tomou posse como nova presidente da Câmara Municipal de Ingazeira em Sessão Solene na noite de terça-feira (1°), na sede do Poder Legislativo.

Além de Deorlanda, os vereadores empossados foram: Djalma Nunes, Primeiro Secretário e Genivaldo Souza Segundo Secretário. Estiveram presentes o prefeito Lino e o vice Juarez.

Em Santa Terezinha,  Manoel Grampão entregou a presidência da Câmara de Vereadores ao seu correligionário Adalberto Júnior.

A nova mesa diretora foi eleita em meados do mês passado. Além do presidente, Helder de Viana , Primeiro Secretário e Lindomar Leite, Segundo Secretário também tomaram posse.

Várias autoridades estiveram presentes na posse, como vereadores de cidades vizinhas, o prefeito de Imaculada Dada Lustosa, seu irmão, o ex-prefeito Delson Lustosa e Adeval Ferreira, esses que comandam a oposição em Santa Terezinha.

Em Carnaíba, o  vereador Gleybson Martins (PDT) foi empossado na manhã desta terça-feira (1º) como novo presidente da Câmara Municipal de Vereadores.

A cerimônia de foi realizada no plenário da Casa Major Saturnino Bezerra e contou com um bom público. Aos 31 anos, Gleybson Roberto da Silva é o presidente mais novo da história da Câmara de Carnaíba. O parlamentar está no primeiro mandato.

Também foram empossados: Anchieta Crente (PR) vice-presidente Irmão Adilson (PSB) primeiro-secretário.Estiveram presentes na cerimônia de posse do pedetista os ex-prefeitos José Francisco Filho (Didi) e José Mário Cassiano, também o ex-vereador Aloísio Baião.

Em Iguaracy,  tomou posse em sessão solene o vereador Manoel Olímpio,do PDT, que comandará o legislativo até 31 de janeiro de 2020. Ele era da oposição e foi eleito graças a uma arrumação com o grupo do prefeito Zeinha Torres (PSB).

Também tomou posse o Primeiro Secretário Everaldo Pereira e o Segundo Secretário José Jorge da Silva. O prefeito Zeinha Torres (PSB) participou da cerimônia.

Marcelo Patriota, especial para o blog.

José Eduardo: de Tabira para o vôlei de praia internacional

José Eduardo, um jovem talentoso de Tabira, está conquistando o cenário do vôlei de praia. Filho de Tádeia Luciana, auxiliar de serviços gerais, e José Valdenez, conhecido como Xerém, agricultor, o jovem de 17 anos e 1,98 metros de altura foi descoberto durante os jogos escolares de 2022. Sua performance impressionante no vôlei de quadra […]

José Eduardo, um jovem talentoso de Tabira, está conquistando o cenário do vôlei de praia. Filho de Tádeia Luciana, auxiliar de serviços gerais, e José Valdenez, conhecido como Xerém, agricultor, o jovem de 17 anos e 1,98 metros de altura foi descoberto durante os jogos escolares de 2022. Sua performance impressionante no vôlei de quadra chamou a atenção de olheiros em Recife, onde recebeu várias ofertas de bolsas de estudo. Ele optou pelo Colégio Boa Viagem e pelo clube Náutico.

Em janeiro de 2023, José Eduardo participou de um campeonato de vôlei de praia pelo Náutico, onde recebeu um convite para se mudar para Maringá, no Paraná. Desde fevereiro de 2023, ele mora em Maringá e joga pela Associação Maringaense de Vôlei de Praia, participando de várias competições em todo o Brasil, incluindo Natal e Recife.

Seu talento não passou despercebido, e entre fevereiro e março deste ano, José Eduardo treinou no Centro de Treinamento da Seleção Brasileira de Vôlei de Praia no Rio de Janeiro, integrando a categoria de base sub-19. Representando a seleção brasileira, ele já participou de campeonatos em Brasília e, recentemente, foi selecionado para competir na França.

A trajetória de José Eduardo destaca não apenas seu talento, mas também o apoio de sua família e a dedicação ao esporte. Com um futuro promissor pela frente, ele continua a representar sua cidade natal e o Brasil no cenário internacional do vôlei de praia.