Notícias

Amupe, OAB/PE e Defensoria Pública unidas contra o fechamento de comarcas em Pernambuco

Por André Luis

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco e a Defensoria Pública promoveram na tarde desta quarta-feira (09/12), um ato conjunto de repúdio ao projeto do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que diz respeito ao fechamento de 43 comarcas em todo o estado.

Os presidentes da OAB-PE, Bruno Baptista, e da Amupe, José Patriota, informaram que irão abrir diálogo com o Judiciário e também com a Assembleia Legislativa para tentar barrar a proposta.

Ao término do ato, as instituições formalizaram uma nota pública onde enumeram razões jurídicas e sociais para rejeitar a proposta de fechamento de comarcas. Entre as razões jurídicas está a disposição no artigo 81 da Constituição Estadual de que todo município deve ser sede de comarca.

Além disso, a Constituição Federal, a Constituição Estadual e o Código de Organização Judiciária do Estado (art. 13 da Lei Complementar Estadual 100/2007) preveem a necessidade de lei para a desativação de comarcas. Confira a nota completa no site da Amupe, no www.amupe.org.

“Os prefeitos são parceiros do Judiciário, do Ministério Público, com a cessão de servidores e imóveis para o funcionamento de fóruns. O que vai acontecer com o fechamento dos fóruns é que as prefeituras podem ficar sobrecarregadas, tendo que ajudar as pessoas mais carentes com o deslocamento para participarem de audiências”, afirmou o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota.

“O projeto de fechamento das comarcas, como está sendo proposto, além de inconstitucional, pelas razões expostas, terá um impacto social enorme nos municípios atingidos. A prestação jurisdicional é direito fundamental, como o acesso à saúde, à educação. Em alguns casos, nos municípios que terão suas comarcas fechadas, o cidadão terá que percorrer até 70 quilômetros para participar de um ato processual. E a economia apresentada pelo tribunal, de R$ 10 milhões anuais, é um pingo no oceano do seu orçamento. Não justifica essa mudança”, concluiu o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista.

Outras Notícias

Nill Júnior Podcast: por impunidade, morte de músico vira mera estatística

Em Serra Talhada, luto com a morte do músico Rudimar de Assis Lima, o Toshiba, de 45 anos. Toshiba era músico e membro da Filarmônica Vilabelense. O falecimento deixou a comunidade enlutada e revoltada com o problema recorrente de animais soltos nas estradas. A legislação é leve com proprietarios que deixam animais nas rodovias, sem […]

Em Serra Talhada, luto com a morte do músico Rudimar de Assis Lima, o Toshiba, de 45 anos.

Toshiba era músico e membro da Filarmônica Vilabelense. O falecimento deixou a comunidade enlutada e revoltada com o problema recorrente de animais soltos nas estradas.

A legislação é leve com proprietarios que deixam animais nas rodovias, sem punições graves previstas, mesmo quando o dono é identificado. Episódios no trânsito não temn o rigor da lei. Prova disso é que o motorista do Porche só foi preso pela pressão popular. Em casos similares não há punição. Da mesma forma, não se enquadra como homicídio doloso o caso de quem solta animais nas restradas assumindo o risco de matar, como aconteceu ontem.

Ouça as impressões desse jornalista sobre o tema no Nill Júnior Podcast , analisando os fatos da política pernambucana, regional e do cotidiano. o episódio foi ao ar no Sertão Notícias,  da Cultura FM.

Siga, ouça, compartilhe! É só seguir o Nill Júnior Podcast no Spotify e demais plataformas de áudio, como Google Podcast e Amazon Music.

Em áudio bomba, Romério ataca vereadores da oposição e Zé Marcos. “Caducando”

Áudio foi mal recebido no bloco e pode isolar ex-prefeito  Um áudio vazado enviado pelo ex-prefeito Romério Guimarães está dando o que falar em São José do Egito. Endereçado ao petista Eduí e depois compartilhado com outros nomes até correr trecho, Romério comenta a volta de Patrícia de Bacana ao bloco do prefeito Evandro Valadares. […]

Áudio foi mal recebido no bloco e pode isolar ex-prefeito 

Um áudio vazado enviado pelo ex-prefeito Romério Guimarães está dando o que falar em São José do Egito.

Endereçado ao petista Eduí e depois compartilhado com outros nomes até correr trecho, Romério comenta a volta de Patrícia de Bacana ao bloco do prefeito Evandro Valadares.

“Pra mim não foi novidade nenhuma Patrícia de Bacana estar lá de novo, porque na realidade ela nunca saiu de lá. Aí João de Maria com essa confusão na Câmara também” , disse, sobre o imbróglio jurídico da Câmara.

E continuou: “a oposição prega a união mas não se une. Zé Marcos caducando e dizendo que é candidato em todo canto só pra atrapalhar o processo”.

Bateu também nos vereadores da oposição. “Aí tem os Dudu,  Maurício do São João, Albérico , que ficam alimentando essas besteiras Zé Marcos e tomando café nas Melancia dia de domingo. Eu não me passo pra isso. Não vou”.

Ele conclui afirmando que o que resta é o PT se organizar e lançar candidatura própria. “Pra ser oposição de verdade em São José, porque o resto é barca furada. Dá tempo se unir, se organizar e enfrentar essa batalha. Seja quem for o candidato da oposição, sendo contra Evandro, pode contar comigo”.

A fala não foi bem recebida e pode isolar ainda mais Romério que, pelo tom, já admite que não pode disputar por problemas jurídicos. Os vereadores da oposição prometem participar de uma espécie de “café desagravo” com Zé Marcos neste domingo.

Ouça o áudio de Romério que corre trecho nas redes sociais:

O blog e a história: Arraes era mito no Sertão

Em 3 de agosto de 2015 Fui surpreendido neste domingo por uma postagem do blogueiro amigo Magno Martins em seu Instagram de uma foto da década de 90, registrando uma das inúmeras vindas do governador Miguel Arraes ao Pajeú, sempre um acontecimento que movimentava a mídia local. Era o segundo mandato de Arraes, que havia […]

Em 3 de agosto de 2015

Fui surpreendido neste domingo por uma postagem do blogueiro amigo Magno Martins em seu Instagram de uma foto da década de 90, registrando uma das inúmeras vindas do governador Miguel Arraes ao Pajeú, sempre um acontecimento que movimentava a mídia local.

Era o segundo mandato de Arraes, que havia sido eleito mais uma vez governador em 1994, aos 78 anos, sendo um dos principais opositores ao governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.

Foi também seu último mandato como governador, de 95 a 99, marcado pela grave crise financeira do estado e pela greve das polícias civil e militar.

Arraes perderia a reeleição em 1998 para seu ex-aliado e ex-prefeito do Recife Jarbas Vasconcelos, que obteve mais de 64% dos votos válidos.

Mas no Sertão, para muitos, a vinda de Arraes tinha status de grande acontecimento. A imagem de mito o fazia quase ser cultuado por estas terras. No episódio específico, Arraes discursava para sertanejos de Afogados da Ingazeira em uma estrutura que não existe mais, na Praça Arruda Câmara.

Ao lado dele, o então prefeito Totonho Valadares, na época com cinquenta anos, no vigor da vida pública, recém eleito apoiado por Orisvaldo Inácio, que encerrava um mandato histórico ao derrotar João Ézio, o candidato de Antonio Mariano, pondo fim a um ciclo, e Giza Simões, que seria eleita apoiada por Totonho e Orisvaldo dois  anos depois.

Ao fundo na foto, este blogueiro e Aldo Vidal, no início da vida jornalística, mas já ávidos pela busca da informação. A carreira de ambos não chegava a meia década. Hoje, já se passaram mais de vinte anos. O mundo mudou,  os personagens da política também, salvo exceções.

Sem contar Mendonça e João Lyra com mandatos tampão, vieram Jarbas com sua história e serenidade, Eduardo com seu carisma e agora Câmara buscando se firmar. Mas é certo dizer que poucos líderes políticos atraíram olhares de sertanejos como Miguel Arraes de Alencar.

Albérico Rocha se reúne com Waldemar Oliveira

Nesta sexta-feira (12), Albérico Rocha, pré-candidato a prefeito de Iguaracy pelo PSB, anunciou em suas redes sociais um encontro com o deputado federal Waldemar Oliveira (Avante). O encontro, que ocorreu em um momento estratégico para a pré-campanha, foi destacado como um passo importante na preparação para a convenção do partido. “Encontro com o deputado Waldemar […]

Nesta sexta-feira (12), Albérico Rocha, pré-candidato a prefeito de Iguaracy pelo PSB, anunciou em suas redes sociais um encontro com o deputado federal Waldemar Oliveira (Avante).

O encontro, que ocorreu em um momento estratégico para a pré-campanha, foi destacado como um passo importante na preparação para a convenção do partido.

“Encontro com o deputado Waldemar Oliveira, onde discutimos a pré-campanha e alguns procedimentos para a nossa convenção. Seguimos firmes”, escreveu Albérico Rocha em sua publicação.

Rocha também enfatizou o apoio do deputado Waldemar Oliveira, tido  como fundamental na sua pré-campanha. 

O deputado Waldemar Oliveira reforçou o apoio e a cooperação entre os partidos aliados, essencial para o fortalecimento das pré-candidaturas.

Ainda nesta sexta-feira, Albérico prestigiou o aniversário do deputado estadual Waldemar Borges. 

Lucas Ramos participa de comício com Danilo Cabral em Surubim

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) esteve no loteamento São Tirso, em Surubim,  ao lado do anfitrião, o deputado federal Danilo Cabral (PSB), da prefeita Ana Célia (PSB) e outros quadros da legenda – como o vice Guilherme Nóbrega e o ex-prefeito Flávio Nóbrega. Durante o evento, Lucas ressaltou a importância da eleição da chapa […]

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) esteve no loteamento São Tirso, em Surubim,  ao lado do anfitrião, o deputado federal Danilo Cabral (PSB), da prefeita Ana Célia (PSB) e outros quadros da legenda – como o vice Guilherme Nóbrega e o ex-prefeito Flávio Nóbrega.

Durante o evento, Lucas ressaltou a importância da eleição da chapa majoritária como etapa essencial para a continuidade do projeto de desenvolvimento de Pernambuco. “A gente precisa unir nossas forças para lutar contra aqueles que querem jogar o Brasil décadas para trás. Por isso, precisamos eleger a chapa majoritária do time do governador Paulo Câmara”, justificou.

Concorrendo a reeleição para o Congresso, Danilo Cabral elogiou Lucas. “Eu acompanho o trabalho de Lucas de perto há muito tempo. Referências que vêm desde Miguel Arraes e Eduardo Campos. Quem votar no 4010, vota também no 40110.” A prefeita Ana Célia também declarou depositar confiança no parlamentar.